07 Mar 2013

Como eu me organizei para emagrecer

Imagem retirada do Pinterest (sem fonte)

Imagem retirada do Pinterest (sem fonte)

Depois de já ter comentado um pouco sobre o meu emagrecimento aqui no blog (status atual: 22kg perdidos), recebi alguns pedidos para que eu falasse sobre como eu me organizei para fazer essa dieta. Como eu acho esse um assunto bem importante, resolvi escrever a respeito.

Na verdade, acredito que a melhor forma de se organizar para fazer uma dieta é pesquisar muito, mas muito mesmo sobre ela, antes de começar a fazer. No meu caso, que resolvi fazer a dieta Atkins, muito mistificada, li os dois livros do médico, além de muitas pesquisas a respeito.

Li alguns trechos do livro da dieta Duncan também (ainda não terminei… pretendo fazer uma resenha dele para o blog quando terminar) que me trouxeram insights incríveis sobre a questão do peso. Acho importante manter a mente aberta, mesmo quando temos convicção que um modo de alimentação é melhor para nós que qualquer outro.

To-do list:

  • Ler livros relacionados à dieta que você gostaria de fazer
  • Pesquisar em fontes confiáveis informações sobre os efeitos dessa dieta
Imagem retirada do Pinterest (sem fonte)

Imagem retirada do Pinterest (sem fonte)

Também foi importante obter acompanhamento médico durante todo o processo. Antes de começar a dieta, fui a um endocrinologista, a uma nutricionista e a um cardiologista, que me pediu exames de rotina. Por que isso é importante? Porque você precisa comparar os resultados no seu corpo, além do seu emagrecimento. Pouco mais de seis meses após começar a dieta, além de ter emagrecido 20kg, meu colesterol ruim tinha abaixado bastante e o colesterol bom, aumentado. Agora, imagine se o resultado fosse o contrário? Por isso é fundamental ter esse acompanhamento médico.

To-do list:

  • Marcar consultas médicas relacionadas
  • Contar com apoio profissional
  • Fazer uso de vitaminas, se necessário
  • Realizar exames iniciais
Imagem retirada do Pinterest (sem fonte)

Imagem retirada do Pinterest (sem fonte)

Além disso, conhecendo a dieta, você precisa saber que alimentos pode ingerir e procurar ter em casa somente esses alimentos. Se você mora com outras pessoas, a força de vontade precisa ser ainda maior. O que importa é que, tendo as opções permitidas na sua despensa, a chance de quebrar a dieta é muito menor.

To-do list:

  • Fazer uma lista de compras com os alimentos permitidos
  • Pesquisar receitas permitidas para variar sempre que enjoar de algum alimento
  • Deixe preparados com antecedência os lanches que levará enquanto estiver fora de casa (no trabalho, por exemplo)

O principal, sem dúvida, é ter muita força de vontade. Todos os dias temos oportunidade de sair da dieta. Nesse exato momento, estou morrendo de vontade de comer chocolate (ovo de páscoa de brigadeiro, nhamy). Mas vou comer? Não, nem pensar. Estou há quase um ano fazendo essa dieta e não pretendo jogar todo o meu esforço fora em detrimento de um alimento que eu já comi muito a minha vida inteira e sei que gosto tem. O crime não compensa. o principal item na sua to-do list, então, deve ser ter muita força de vontade! Mas, para se organizar, acredito que os três passos acima descrevam bem como eu fiz e continuo fazendo.

Outros passos incluem agendar uma rotina de exercícios físicos na agenda como se fossem compromissos (e são! com o seu corpo), sessões de estética para quem gosta e até mesmo a inscrição em algum grupo de estímulo à perda de peso específico. Ter apoio é bacana, pois a troca de informações com quem passa pelo mesmo que você sempre é enriquecedora.

E você, como se organiza para fazer uma dieta?

34 comentários . Comentar via blog

  1. Daniela

    Numa situação ideal, o que a pessoa deve fazer também é procurar um especialista,ter acompanhamento nutricional profissional durante a reeducação alimentar. Eu fiz isso e não me arrependi. Mesmo nos meses em que não tinha sucessos para compartilhar, a nutricionista não me deixava desanimar, lembrava meus objetivos e incluía uma vitamina ou suplemento que me ajudaria.

    Responder
  2. NAJARA

    NOSSA… COMO EU GOSTO DESSE BLOG!
    QUANTO CONTEÚDO INTERESSANTE.
    AS SUAS PALAVRAS SÃO MOTIVADORAS.
    EU ME ORGANIZEI DA SEGUINTE FORMA:
    DEFINIR OS HORÁRIOS DAS 6 REFEIÇÕES (DESJEJUM: 08:00/ LANCHE DA MANHÃ: 10:00/ ALMOÇO: 12:00/ LANCHE DA TARDE: 15:00/ JANTAR: 18:00/ CEIA: 21:00) E PROGRAMEI O LEMBRETE DO MEU CELULAR NESSES HORARIOS PARA NÃO ESQUECER, HOJE JÁ VIROU UM HÁBITO.
    FIZ UM DIÁRIO ALIMENTAR NO EXECEL (FOI FEITA UMA PESQUISA NOS EUA E OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE AS PESSOAS QUE ANOTAM AS REFEIÇÕES CONSEGUIRAM EMAGRECER E NÃO VOLTARAM A ENGORDAR) APROVEITO E JA FAÇO A CONTAGEM DE CALORIAS, GERALMENTE OS ROTULOS DOS ALIMENTOS MOSTRAM O VALORES CALORICOS E PARA OS DEMAIS VERIFICO NA CALCULADORA DE CALORIAS DO SITE BOA FORMA DA EDITORA ABRIL E TAMBEM BAXEI ALGUMAS TABELAS EM SITES CONFIAVEIS.
    USO ESTE PROCEDIMENTO E TAMBÉM O ACOMPANHAMENTO DE UMA ENDOCRINO, CONSEGUI ELIMINAR 13,5 SOMENTE COM ALIMENTAÇÃO BALANCEADA E 40 MINUTOS DE CAMINHADA TODOS OS DIAS. COMECEI EM DEZEMBRO DE 2012.
    BJÃO!

    Responder
    1. Thais Godinho

      Muito interessante. Obrigada por comentar.

      Responder
  3. luana

    Desculpa o comentário, mas taí uma coisa que eu espero nunca fazer. Dieta de nome x ou y…parece tão absurdo. E toda dieta que se preze, indica o que a gente devia fazer desde sempre: comer mais alimentos naturais, menos açúcar e gordura ruim, etc. Não vejo como as pessoas ainda preferem biscoito recheado a frutas, mas sei que sim, tem milhões de pessoas assim, sem se dar conta de que o prazer momentâneo só está sobrecarregando o corpo e prejudicando a saúde. Depois se vêem nesse ciclo de fazer dietas drásticas, medicamentos e essa coisa de ‘alimentos proibidos’. [ não estou dizendo que seja o seu caso, só um comentário geral mesmo ]

    Responder
    1. Thais Godinho

      Toda dieta é uma reeducação alimentar, Luana. O pessoal dá nomes porque fica mais fácil de associar cada método. =)

      Responder
  4. Géssica

    Oi Thaís,
    Eu faço a dieta dos pontos com minha endocrinologista, e a dica que ela me deu é registrar num caderninho tudo que eu como.. tudo mesmo, com as quantidades! Porque aí, vendo escrito, parece que tomo mais consciência do que como.
    Por minha conta, também anoto a quantidade de água e o tempo de atividade física diária.. tem dias que dá até vergonha de ver as anotações rs.
    A vantagem é que quando você vê um mês inteirinho no caminho certo, você desiste de fazer uma traquinagem rs.
    Outra coisa que aprendi é o seguinte: saiu da dieta hoje, nada de descontar esses pontos amanhã, se não, você fica sempre em débito e uma hora desiste de toda a dieta!
    Beijinhos

    Responder
    1. Thais Godinho

      Boa dica. Comecei a anotar, mas esqueço. Se você conseguir ter essa disciplina, com certeza é excelente!

      Eu também esqueci de comentar no post que eu registro o meu peso em um app do Android chamado Libra.

      Responder
    2. A dieta dos pontos é a única que consigo fazer, porque não restringue determinados alimentos. Funciona muito bem, mas precisa ter disciplina de anotar tudo mesmo.
      Estou sem força de vontade pra voltar a fazer, embora precise, mas já consegui bons resultados com esse método.

      Responder
  5. Tatiana Martini

    Thais, muuuito obrigada pelas dicas!

    Uma curiosidade: desde que começou a dieta, não comeu nenhum chocolate? Pois meu pior problema é esse. Normalmente como um doce/chocolate por semana, mas tem semana que escorrego, pois penso: “Se eu comi aquele dia, não tem problema comer hoje, é só hoje!”… e com isso vou me prejudicando, pois o esforço que fiz na semana, joguei fora.

    Bjão,
    Tati

    Responder
    1. Thais Godinho

      Saí da dieta em janeiro umas 8x e engordei 3kg, mas nada que 1 semana de volta à dieta não tirassem. Cheguei a comer chocolate duas vezes.

      Agora estou descobrindo umas receitinhas que vou poder fazer mais para a frente, quando já estiver perto do peso desejado, usando cacau mesmo.

      Para doces no geral, tem muitas opções.

      Responder
      1. Fabi

        Tem como opção os chocos diet (claro q a pessoa deve comprar as barrinhas pequenas, né? hehehehehe) Minha mãe é diabética e mata a vontade numa boa! Bjs

        Responder
        1. Thais Godinho

          Não tem açúcar mas é cheeeeio de carboidratos, rs. Infelizmente.

          Responder
  6. Rosilene Carvalho

    Thais:

    Conheci a dieta do Dr. Atkins no seu blog e fui pesquisá-la. Li os dois livros e achei muito interessante. Minha filha de 11 anos também apresenta problemas com o excesso de peso e o pediatra dela (que é endocrinologista infantil) autorizou que ela faça esta dieta, mas tenho um grande problema: o lanche da escola! Não consigo encontrar nada que substitua a bisnaguinha ou o pão de forma para colocar na lancheira. Já procurei em lojas que vendem produtos naturais mas não encontro. Como posso substituí-los?

    Responder
    1. Thais Godinho

      Entra nesse grupo aqui, Rosilene:
      https://www.facebook.com/groups/214332288593036/?bookmark_t=group

      Entrei recentemente e revolucionou a minha dieta. Tem muitas receitas, inclusive de pães.

      Boa sorte com a filhota. =)

      Responder
  7. Renata

    Muito bom, Thais.
    Estou lendo o livro do Dr. Dukan e iniciei a dieta essa semana. Aguardo o seu post sobre essa dieta.

    bjs.
    Renata

    Responder
  8. Dona

    Thais,
    Parabéns pelo post, ficou muito bom ^^
    Quando eu e meu namorado começamos a fazer dieta ele já tinha noções de nutrição, e como a mãe dele vendia alguns produtos para emagrecimento, a gente acabou optando por fazer a dieta dos shakes, mas além da substituição de algumas refeições tivemos que também mudar vários hábitos alimentares, e no final preferimos diminuir o consumo de carnes, optando por receitas vegetarianas, o que facilitou bastante nosso dia-a-dia, fora que o custo das refeições também ficou menor. Além disso comer mais frutas durante o dia também me ajudou a controlar a fome que sentia, hoje quase não consumo mais bolachas, que eram um item essencial para mim antigamente. Eu gosto de dieta dos shakes combinada com uma dieta parcialmente vegetariana, mas para chegar nessa combinação a gente pesquisou bastante, e também testou muita coisa para descobrir como a gente se adaptava.

    Responder
  9. Querida Thais, parabéns pela disciplina.
    Eu me inspirei em você e desde o começo do ano, como já comentei aqui, venho fazendo lista de compras, procurando receitas, fazendo exercícios como se fosse um compromisso (e é!) e voltando ao meu peso normal. Estou bem feliz. Bjs e vamos em frente!
    Rafaela

    Responder
    1. Thais Godinho

      Parabéns, que bom. =)

      Responder
  10. Léslie

    Oi Thaís!

    Quando eu casei engordei uns 6kg nos primeiros 7 meses de casada porque não comia direito.
    Eu me organizei assim:
    Consultei uma nutricionista, que montou um plano alimentar de 6 a 7 refeições no dia, com intervalos de 3h no máximo.
    A minha dieta foi mais de aprender a comer direito, mais frutas, legumes e verduras, menos farinha branca, mais coisas integrais e tchau açúcar (uso adoçante com sucralose).

    Eu me organizei assim:
    1. Me esforcei MUITO pra aprender a comer as coisas sem açúcar, e assim descobri novos sabores!
    2. Tirei de casa os alimentos que atrapalhariam o processo (especialmente doces). Levando pra amigos, familiares, dando pras visitas, etc, até mesmo quando ganhava.
    3. Anotei por um ano INTEIRINHO tudo o que eu comia, como a Géssica falou. O legal é que como foi no início da dieta, eu estava fazendo tudo certinho, então hoje posso usar aquele caderninho como consulta quando quero fazer algo diferente e saudável.
    É verdade que “quando você vê um mês inteirinho no caminho certo, você desiste de fazer uma traquinagem”, como disse a Géssica.
    4. Procurei ter sempre VÁRIAS opções de alimentos da dieta na despensa. Pra quem mora com pessoas que não estão fazendo a mesma dieta, acho que isso é FUNDAMENTAL, porque se tem só uma ou duas opções, e você enjoa daquilo, pode desanimar e querer comer algo que não vai fazer bem.
    O Google, o médico ou a nutricionista podem dar n sugestões de alternativas saudáveis.
    5. Voltei a fazer natação (depois de 8 meses da dieta).

    Agora já aprendi a comer direitinho, voltei ao meu peso normal, e embora eu tenha voltado a comer doces, são mais esporádicos (2 a 3x na semana), e eu prefiro doces feitos por mim (porque controlo o açúcar deles) do que industrializados.
    A estratégia de dar chocolates quando ganho é uma das melhores.
    Beijo

    Responder
  11. Fabi

    Dps q tive meu 1º filho, eu voltei ao meu peso de antes, fazendo acompanhamento com nutricionista e auriculoterapia (a mesma profissional usava a técnica). Foi ótimo e me possibilitou engravidar de novo magra. Mas dps q tive o 2º filho, voltei para a minha cidade e aqui (mesmo sendo uma capital grande), ainda não achei nenhuma nutri q use essa técnica…
    Estou bem tendente a entrar agora no programa dos Vigilantes do Peso (nunca fiz, mas algumas amigas tiveram bons resultados).
    Bjs, Fabi

    Responder
  12. Gabriela

    Olá Thais,
    desde que mudamos para o Canada (a dois meses atrás), decidimos que teriamos mais tempo para nós e para os nossos filhos, esse foi o motive das nossa mudança para cá, associado a isso, decidimos (eu e meu marido) que teriamos hábitos mais saudáveis, incluindo alimentção saudável e sermos mais ativos.
    Mudamos muitas coisas, substituimos o refrigerante, por água, trocamos os doces, por frutas, incluimos mais verduras na alimentação, não segui nenhuma dieta, pois o nosso obtive é ter uma vida mais saudável e com isso, perdemos os quilos adquiridos, com excessos que vem a longos anos.
    Faço bastante alimentos saudáveis, incluimos quinoa na alimentação, farinhas integrais. Ontem mesmo, fiz um bolinho integral de banana.
    Com isso, já emagrecemos, não sei precisar o quanto, pois ainda não nós pesamos.
    Mas, Reeducação é para a vida toda, por isso, sou totalmente contra a essas dietas super restritivas.
    Não procuramos nenhuma ajuda profissional, pois sou nutricionista.
    Adoro o seu blog, tem me ajudado muito na busca de uma vida mais organizada :)
    Obrigada, Gabriela

    Responder
  13. Mais um ótimo post!
    E me convenci, preciso consultar uma nutricionista!

    Responder
  14. GUADALUPE

    Taís, Amo o seu blog!!!

    Responder
  15. Não sigo uma dieta especifica, minha alimentação é a base de legumes e verduras, como carne vermelha 1 a 2 vezes por semana, equilibro no doce, mas o chocolate é a minha maior perdição.

    Consegui me adaptar a comer de 3 em 3horas e isso ajuda muito na aceleração do metabulismo e claro faço atividade física 3x por semana. Com isso consegui manter o peso e ter uma vida mais saudável.

    Responder
  16. Olá! Gosto mto do seu modo de escrever e de todo esse mundo sobre organização.
    E dieta tem tudo a ver, pq exige disciplina, planejamento.
    O ano passado comecei a fazer R.A. (depois de ter ido a uma nutri) e emagreci 10 kgs. Estava super bem e achando que tinha o controle da situação. Engordei tudo de novo e estou me sentindo mto mal com isso, não só fisicamente, mas principalmente pelo sentimento de derrota depois de tantos “nãos”.
    Quero retomar, mas estou numa fase de mudança de casa que tá me consumindo.
    Parabéns e coma uma bela salada de bacalhau desfiado com mtas folhas. Valem mto mais a pena que chocolate (sorry, pra mim é mais fácil falar pq não curto taaaannnnto chocolate)…rs
    Bjs!

    Responder
  17. Paola

    Boa noite! Ótimo post……sou nutricionista e as dicas estão bem pertinentes….so acrescentaria uma coisa: quase todos os comentários citam a palavra dieta…..risquem-na de seu vocabulário. Dieta da a impressão de algo temporário…usem reeducação alimentar, isso e pra vida toda!!!!!!

    Responder
  18. Dann Santos

    Achei seu post um encanto… eu também estou na luta contar a balança, que na vdd é mais uma luta contra mim mesma… Eu me organizei da seguinte maneira, marquei uma consulta com meu médico, fiz os exames e quando vi os resultados eu percebi que só dependi de mim mudar.. Então comecei, eu pesquisei o máximo que eu pude sobre o assunto e comecei minha Reeducação Alimentar no dia 25 de julho de 2012 m 128,1 kg e hoje 08 de março de 2013 estou com 86,5 kg. Eu comecei fazendo a Dieta Nota 10… ainda estou na luta contra o peso, pq ainda não estou no meu peso ideal. Eu sigo sempre suas dicas de organização, eu já deixo minha alimentação toda pronta pra semana… faço minha listinha de comidas possíveis, faço Atividade Física(AF). Hoje eu tenho um grupo de reeducação alimentar no facebook, somos mais de 300 membros.. todos buscando o mesmo objetivo… bom essa é a forma que eu me organizei para emagrecer e continuar emagrecendo.

    Responder
  19. Já estou lendo o livro, marquei os exames e comecei a lista de compras e uma pasta com receitas. Vai dar certo!

    Responder
  20. Caroline

    Oi Thais e leitores (as)!
    Eu uso Herbalife!
    Comecei a sua para emagrecer e agora, p manter meu peso! Amo os produtos!!

    Responder
  21. Juliana

    Oi Thais!
    To tentando fazer uma dieta… Nada de carboidrato… To tendo muita dificuldade e olha que estou na primeira semana…
    Queria saber quais os livros que você leu?
    Parabéns!
    SUCESSO!!!

    Responder
    1. Thais Godinho

      Os dois livros do dr. Atkins.

      Responder
  22. Oi Thais
    Faço Vigilantes do Peso e foi a melhor coisa que me aconteceu nos ultimos 20 anos, estou reaprendendo a comer, coisa que eu achava que sabia rs adorei suas dicas, vão me ajduar a continuar neste arduo caminho… -20k tb ! uhulll bjos

    Val

    Responder
  23. Petita

    Olá!

    Me organizei para emagrecer sendo rigorosa com os horários impostos pelo Nutricionista e observando, sempre!, o que preciso comprar na semana (principalmente frutas e legumes) e os dias para fazer Hortifruti ou feira de bairro.
    Fora isso, a Reeducação Alimentar colabora com horários e juro a toda(o)s aqui que dieta com Nutricionista é possível e estou zero, zero de fome, de ansiedade, de alergias, de prisão de ventre (pelo contrário) e 10 de alegria, motivação e entusiasmo.
    No 1o mes já vi resultados =oD

    beijos muitos

    Responder

Deixe um comentário