04 Mar 2012

Como criar o seu control journal

Control journal (“diário de controle”) foi um termo criado pela FLY Lady para designar um caderno ou fichário onde você guarde todas as informações úteis para ter controle das rotinas da sua casa. Veja o post sobre como iniciar no sistema FLY Lady para entender um pouco sobre como é o método.

Na verdade, não tem muito segredo: basta anotar em um caderno todas as suas rotinas e informações relevantes ou inserir com folhas de fichário. Atualmente, eu tenho um fichário com as informações que estão em papel impresso e mantenho listas no Toodledo para rotinas de atividades.

Para montar seu control journal, siga os seguintes passos:

  1. Arranje um fichário ou caderno. Eu prefiro fichário, mas depende da preferência de cada um.
  2. Acesse esta página no site da FLY Lady. Nela, existem todas as informações básicas que você precisa ter no seu CJ. Se você não sabe inglês, veja orientações no post citado lá em cima ou utilize o Google Translator, que dá uma forcinha.
  3. Insira informações relacionadas à sua casa e família, como telefones, medidas, dados médicos e o que mais você achar importante centralizar.

O que pode ter dentro do seu control journal:

  • rotinas
  • inventário de objetos da casa
  • listas detalhadas de limpeza por cômodo
  • receitas preferidas para o cardápio semanal
  • listas de compras
  • datas de aniversários
  • planejamento de férias
  • planejamento de grandes feriados, como o Natal
  • telefones importantes e de emergência

Duas noções importantes:

1 – Seu CJ tem que ter a cara da sua família. Não existe uma regra ou um modelo a ser seguido. Guarde ali o que considerar importante centralizar de dados a respeito da casa e da família.

2 – O CJ não precisa (nem tem como) ser feito todo em um dia. Ele deve ser construído à medida que a necessidade aparecer.

Você tem um control journal? Como ele é?

15 comentários . Comentar via blog

  1. Natália

    O control journal se aplica só à organização da casa? Ou poderia ser aproveitado pra controlar outros projetos? Acho que o método serviria pra acompanhar a maior parte das iniciativas que temos nas nossas vidas, além de casa, família, etc. Você usa ou usa outra metodologia de acompanhamento?

    Responder
  2. Marina

    Taís, n]ao sabia que isso era um CJ. Bem, na verdade eu n]ao tenho um CJ, mas tenho receitas, lista de compras e aniversários.
    Acho que vou fazer um CJ pra mim!
    Adorei a idéia!
    bjs

    Responder
  3. Léslie

    Thaís, eu estava usando o Toodledo, mas não sei como usá-lo para rotinas de atividades. Dá pra incluir listas nele?

    Obrigada!
    Beijos
    Léslie

    Responder
    1. Thais Godinho

      Oi Leslie, dê uma olhada no post onde eu explico como utilizo o Toodledo. Basicamente, ele é uma ferramenta para criação de listas.

      Responder
  4. Olá Thais!
    Tudo bem?
    Eu conheço o seu blog há algum tempo, porém mais recentemente decidi começar a me organizar. Não sou bagunceira, mas vira e mexe tem alguma coisa que eu vou deixando pelo caminho, sabe.
    Já entrei para o FlyLady e estou fazendo o meu Control Journal.
    Assim que eu obtiver resultados, venho te contar.

    Responder
  5. Marcia Oliveira

    Nem tenho palavras para agradecer as suas dicas, menina eu era desorganizada, bagunceira, fora de série, esquecia tudo, atrasava td e depois que conheci seu blog, minha vida mudou.Tenho anotado tudo feito control journal direitinho ,minhas agendas , aliás tenho várias uma para cada coisa , tipo faculdade, supermercado, contas, afazeres de casa , coisa que nunca pensei que faria, já que sempre fiz tudo no impulso e na necessidade. Hoje mesmo estou aqui digitando depois de um dia de faxina bem feita, casa limpa e coração feliz, sentimento bom de dever cumprido, de coisa boa, você mudou mesmo meus dias e cada post é uma nova descoberta, anoto tudo, faço tudo e tem dado mais que certo, um beijão no seu coração, sucesso e felicidade sempre !

    Responder
  6. Oi, Thais…
    Comecei 2014 com o firme propósito de me organizar. Ainda moro com meus pais e isso complica minha vida. Mas este ano terei minha casa e quero ir prá lá sabendo o que fazer.
    Então quero me tornar uma FLY Lady.
    Gostaria muito de ver imagens do seu CJ… Pode ser?
    Um beijo e obrigada

    Responder
    1. Thais Godinho

      Eu uso no Evernote… escrevi um post sobre ele no outro dia. Bjo

      Responder
  7. Para não juntar mais papelada e cadernos por aqui, resolvi criar o CJ no Evernote – já que me propus, em 2014 a usá-lo! – e estou colocando lá dados como troca de gás, consumo de remédios de uso contínuo, números de documentos importantes, data limite pra entrega da dissertação, como anda a dissertação, orçamentos, telefones importantes…

    Minha mãe veio me perguntar pra que e no final estava me dando números e mais números, dados e datas de coisas importantes para alimentar nele. rs

    Estive lendo o post sobre ser frugal, e uma coisa que me dispus a fazer é me desfazer de CDs. Tirando a minha querida coleção do Metallica, o resto estou anunciando e vendendo, já que eu os tenho no formato digital. Livros, por causa do Kindle, diminui e muito não apenas o custo como também o uso do espaço. Só compro o livro de papel agora se ele for super importante ou se for uma obra da qual gostei muito, como Jogos Vorazes. Mas fora isso, leio tudo no Kindle mesmo e passo boa parte lendo conteúdos no próprio computador.

    Economizo dinheiro com cadernos já que aprendi a fazer cadernos coptas usando sulfite, agulha, linha e papelão. Ou seja, aos poucos estou me desentulhando. O difícil é convencer minha mãe, que é super bagunceira e sempre me pede pra arrumar as coisas. Ela diz que tenho um dom nato para a organização. rs

    :D

    Responder
  8. Gostaria de fazer uma sugestão de post que poderia complementar este daqui. Que tal fazer uma lista de telefones úteis, mas diferente das que encontramos na internet. Por exemplo: se a geladeira quebrar, pra quem ligar? Telefone do gás no seu bairro. Se precisar de algum reparo, para quem eu ligo?
    Outros telefones serão incluídos de acordo com as necessidades da pessoa. Minha dúvida é em relação aos diversos profissionais que eu não conheço e que podem ser úteis nos imprevistos da vida.
    Sucesso! Obrigado.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Ótima sugestão! Obrigada.

      Responder

Deixe um comentário