22 Aug 2011

5 coisas para fazer toda segunda-feira

Toda segunda-feira tem aquele toque de recomeço mas, muitas vezes, precisamos de um estímulo para alavancar. Veja então cinco coisas para fazer toda segunda-feira, começando por hoje:

1. Defina um menu para a semana

Se você não fez isso no final de semana, não tem problema. Defina algumas ideias do que pode fazer todos os dias para não ter que pensar isso na hora de fazer. O que você pretende jantar hoje? Se tiver dificuldade, leia o artigo sobre como planejar o menu semanal.

2. Faça um pouco de exercícios

Nem que isso signifique simplesmente se alongar ao acordar ou levantar para dar uma volta a cada 1h30 no trabalho. Movimente-se para não enferrujar, essa é a verdade. E é aquilo: exercício libera endorfina, que nos deixa bem. Faz bastante diferença naquele dia sem muito pique (como costumam ser as segundas-feiras).

3. Planeje a semana com a sua agenda

Verifique seus compromissos para hoje, amanhã e os outros dias, até o final de semana. Tome providências antecipadas para não deixar para última hora. Dificuldade para definir prioridades? Saiba como definí-las e executar tarefas.

4. Trabalhe no destralhamento da sua casa

Sempre é bom fazer uma vistoria para se desfazer do que só está ocupando espaço. Quando puder, pegue um saco de lixo, marque 15 minutos no timer ou no alarme do seu celular e passe pela casa recolhendo embalagens vazias, correspondências inúteis e o que mais achar que pode jogar fora. Para mim, fazer isso sempre dá a sensação de dever cumprido com relação à casa.

5. Não bagunce

Quando chegar em casa, de noite, não deixe o casaco em cima do sofá e os sapatos no meio do corredor. Guarde-os no lugar certo. Lave a louça. Limpe a pia do banheiro. Dê uma geral básica (e sem perder um tempo enorme com isso) na casa apenas para não começar a semana no meio da bagunça.

Toda segunda-feira pode ser um pouquinho melhor do que já é, então espero que você consiga despertar legal por aí colocando a mão na massa.

32 comentários . Comentar via blog

  1. Nessa segunda eu vou me matricular no Pilates e começar a correr com a tabela que encontrei na internet pra adaptar o corpo!
    =DD

    Responder
  2. O vida organizada tem me ajudado demais na organização Thais, vc é fera! :)

    Responder
  3. Fernanda

    Gosto demais de seu blog! Primeira vez que passo aqui para dar um oi :-). Pela casa, muita coisa já faço, mas sempre podemos melhorar, não?! Agora o que tem sido problema é meu escritório, toda semana a pilha de papéis me vence, af!

    Responder
  4. Ju

    No que diz respeito a otimizar espaços para colocar coisas – seja lá quais forem – foge à idéia de vida simples. Meu apto é pequeno, menos de 50 m quadrados, e não tenho nada debaixo da cama, pois acho dificilimo limpar a poeira q acumula, eventualmente mofo, e detesto poeira. Se é pra enfiar coisas debaixo da cama, melhor doar a quem precise.
    Já o aproveitamento de vãos em baixo de escadas, vão, da mesma forma, contra a uma vida e casa simples. Quem tem escadas em casa muito provavelmente não mora em casa pequena, onde o ideal é ter o que se necessita, nem um alfinete a mais. Quem guarda coisas debaixo de escada, guarda inutilidades que acabam deixando de limpar, além da falta de ventilação. Fazer da parte de baixo da escada um lugar para estocar coisas, ou debaixo da cama, vai contra a ‘viver de forma simples’. Sei disso prq minha casa é pequena, leve, ventilada e bem iluminada sem talhas, sobras, e coisas inúteis. A vizinhança adora vir aqui para ver como vivo, muito bem, sem coisas sobrando, como por exemplo, trocar um sofá por uma rede. Coisa que, diga-se de passagem, é mais confortável, facilimo de passar um pano embaixo para limpar a poeira do chão. Tenho duas redes, que se revezam na hora da lavagem. Enfim, não estou querendo ensinar nada a ninguém, apenas dando uns palpites por experiência. E para receber visitas, morando no RJ, nada como umas cadeiras de praia que ofereço quando tem visita. Todo mundo adora, acha diferente, e se diverte.

    Responder
  5. Maria Jose Adami

    Esse blog esta sendo a resposta para tantas questoes em minha vida, que fico pensando o quanto a minha “ficha demorou a cair”. Tenho comportamento caotico. Enfim, esse blog tem me ajudado muito. Mais do que arrumar a casa ” externa”, trata-se de organizar a casa “interna”. Só posso agradecer. No momento estou tentando localizar um post sobre como organizar o criado-mudo. Ainda estou aprendendo a navegar nas paginas. Abraços, Thais e com certeza um 2012 melhor e mais organizado !!

    Responder
  6. Liliana

    Amei as dicas. Tudo é questão de disciplina o que no momento não tenho, até porque manter a casa em ordem com uma criança de 1 ano é complicado. Obrigada!!

    Responder
  7. Estou amando esse site. Tem tudo que eu sempre quis fazer pra ser uma pessoa organizada, mas não sabia como.
    Obrigada pelas dicas!!!

    Responder
  8. Nana

    Bom dia.
    Adoreiiiiii eu blog! Amei mesmo, primeiramente porque sou totalmente desorganizada com tudo que você imaginar na vida. Vou acompanhar sempre a partir de hoje.
    Um Grande Beijo.

    Responder
  9. tenho dois filhos pequenos,e a organização da casa é o principal para o começo de tudo!

    Responder
  10. Dora

    Segunda tem um gosto bom p/ mim… Começo sempre lavando os cabelos, mesmo que os tenha lavado no domingo a noite, isso me revigora. Também passo pelo menos duas camisas antes de sair de casa, o que tira a sensação de que essa tarefa esta acumulada.

    bjs Thais

    Responder
  11. joice

    Nossa…esse site se encaixou com oque eu pensei em fazer ontem….ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii…..parabens para a cridaora desse site e suas ideias…bj

    Responder
  12. ana pimentel da silva

    oi Thais,seu blog é a minha enciclopedia,estou fazendo o dever de casa direitinho e ainda passo tudo pra minha irmã,que tem amado.
    que Deus continue te iluminando,vc é uma bênçao.
    um bjao.

    Responder
  13. Luciana

    Esse Blog é maravlhoso amei… agora que acabei de casar vou conseguir me organizar ….. !!!

    Responder
  14. Asciudeme

    Segundona é com o Palmeiras…

    Responder
  15. Anaí Nicoli Cabral

    Este blog mudou minha vida e passei para várias pessoas que amaram também…..
    Tudo que é falado já sabemos, mas você coloca em um técnica que é impossível de não executar…parabéns….abraços

    Responder
  16. Adorei seu blog. Muito interessante – e organizado também. ; )

    Responder
  17. Tarciana

    Olá, primeiramente gostaria de parabenizar pelo site, adoreiii, gosto muito de ter tudo em ordem me sinto melhor, este site dá várias dicas e idéias para tonar o dia dia ainda mais fácil. Bjinhos.

    Responder
  18. VANESSA

    BOA TARDE ESTOU CONHECENDO SEU BLOG ESTOU AMANDO ORGANIZAÇAO AMO TUDO ISSO E ACHO QUE SOMOS LIGADAS MINHA MAE É GODINHO TAMBEM PARABENS PELAS SUA DICAS TODAS OTIMAS

    BJOS

    VANESSA

    Responder
  19. Graziela Réa

    Conheci o seu blog hoje e já estou curtindo demais!
    Você é uma gênia…kkkkkkkkk
    PARABÉNS!!
    NÓS AGRADECEMOS POR DISPONIBILIZAR TANTAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE ORGANIZAÇÃO, E O QUE É MELHOR, GRATUITAMENTE! ihih

    Responder
  20. SILVIA LETICIA CAVALHO DE OLIVEIRA GOMES

    NOSSA O SEU BLOG É TUDO DE BOM,ME AJUDOU MUITO!PRINCIPALMENTE COMO ORGANIZAR O CARDÁPIO DA SEMANA!MUITO BOM! VOCÊ TA DE PARABÉNS!CONTINUE SEMPRE ASSIM!BJUS SILVIA LETICIA /SOU DA CIDADE DE MARATAÍZES-ES

    Responder
  21. silvia

    estou precisando muito de uma ajuda estou em casa devido a cirurgia de coluna e me vejo enrolada com as coisa pra fazer tem dias que amanheço e anoiteço organizando e chega no outro dia está tudo bagunçado de novo peço para meus filhos me ajudarem mas mesmo assim não conseguimos nos organizar sssoooooccccooooorrroooo!!!!!

    Responder
    1. Thais Godinho

      Oi Silvia, caaaalma. ;D Primeiro, que organizar é uma coisa, manter arrumado é outra. Segundo, vá aos pouquinhos. Não dá para mudar hábitos da noite para o dia. Vá seguindo as dicas do blog que aos poucos tudo vai caminhando.

      Responder
  22. Fatima

    Boa noite Cris, acompanho todos os dias o seu blog, me ajuda bastante. Obrigada

    Responder
  23. Daniela Rodrigues

    Estava em uma depressão bem forte, e minha casa espelha isso com muita bagunça, lixo espalhado por todos os lados, roupas sujas por todos os cantos. Não tinha vontade de fazer nada até que minha irmã disse que iria me internar, então resolvi buscar ajuda profissional. Foi aí que conheci teu blog e a limpeza e organização que está acontecendo nã minha casa também está ocorrendo na minha vida. Contínuo em tratamento psicológico mas em vista do que tava, hoje tá bem melhor. Obrigada por compartilhar tua experiência com oe outros.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Obrigada por compartilhar, Daniela. Fico muito feliz em saber que o blog esteja te ajudando.

      Responder
  24. Maria

    Só para dar os Parabens, muito criativo seu blog. te desejo muito sucesso

    Responder
  25. Adorei as dicas! Vou estar sempre por aqui e pelo face, me inspirando. Estou tentando me organizar e cuidar com mais carinho da minha família e minha nova casa.

    Responder

Deixe um comentário