22 Mar 2013

10 coisas para organizar na sexta-feira

Sexta-feira, mesmo para quem não trabalha fora, é um dia voltado a conclusões. Queremos encerrar tudo antes de o final de semana chegar, para na segunda-feira não termos muitas pendências e incêndios para apagar antes de termos entrado novamente no clima da semana. Veja então 10 coisas para você organizar nesta sexta-feira:

1. Faça uma lista de pendências para resolver ainda hoje!

Liste logo pela manhã as três tarefas mais importantes do seu dia. Depois, liste o restante. Mas atenção: somente as tarefas que precisam invariavelmente serem feitas hoje. Nada de adicionar tarefas que seria bom se fossem feitas hoje. Ok?

Duração estimada desta tarefa: 5 minutos.

2. Planeje o seu final de semana

Faça uma listinha simples de tudo o que precisa resolver nesse final de semana, antes da segunda-feira chegar. Liste tudo o que vier à sua cabeça. Mais uma vez, atente para a regra do necessário: colocar somente o que precisa ser feito nesse final de semana em questão, e não o que seria bom se você fizesse nesse final de semana. A ideia é verificar o que você não pode deixar de fazer de jeito nenhum. O supérfluo pode ser feito depois que você concluir essa lista essencial.

Duração estimada desta tarefa: 2 minutos.

3. Esvazie a sua bolsa ou mochila

Ao chegar em casa, esvazie a sua bolsa ou mochila em cima da mesa. “Ah, mas vai ficar uma bagunça…” Exatamente, meus queridos. A ideia é deixar aquela bagunça te incomodando muito a ponto de você dar um jeito nela o mais breve possível. A bolsa? Guardada no seu devido lugar, claro.

Duração estimada desta tarefa: 1 minuto para esvaziar a bolsa, 1 minuto para guardá-la e 10 minutos para organizar a tralha que estava dentro.

4. Separe a sua roupa suja

Se você costuma juntar as roupas semi-limpas durante a semana para lavar tudo de uma vez aos finais de semana, junte todas hoje para não precisar se preocupar com elas amanhã e tê-las todas em um só lugar.

Duração estimada desta tarefa: 5 minutos.

5. Esvazie a sua caixa de entrada

Se você tiver uma caixa de entrada física em casa, esvazie-a hoje guardando os papéis que ali estão nos compartimentos adequados. Esvazie também a sua caixa de e-mails.

Duração estimada desta tarefa: 15 minutos para a caixa de entrada física e 15 minutos para o seu e-mail (faça o melhor que puder nesses 15 minutos e não perca mais tempo com isso hoje).

6. Troque as toalhas dos banheiros

Pode parecer bobagem, mas tomar um banho em uma sexta-feira à noite usando toalhas limpinhas parece ser uma excelente forma de começar o final de semana.

Duração estimada desta tarefa: 2 minutos.

7. Guarde a roupa que estiver fora do lugar

Nada de deixar casacos pendurados na entrada de casa, suéteres no sofá e roupas em cima da cama. Dê um jeito nessas peças antes que virem pilhas (você sabe do que eu estou falando). Guarde-as.

Duração estimada desta tarefa: 5 minutos.

8. Dê uma destralhada básica

Pegue sua sacolinha e percorra a casa em busca de embalagens vazias, papéis sem sentido e outros artigos que são simplesmente lixo. Mas não perca muito tempo com isso. A ideia é fazer o que puder na duração estabelecida. Confie em mim: você pode precisar de mais de uma sacola, se não fizer isso com frequência.

Duração estimada desta tarefa: 15 minutos.

9. Guarde o que estiver fora do lugar

Se a sua casa inteira estiver uma bagunça, faça apenas o melhor que puder. Não veja o cenário inteiro, mas vá aos poucos. Se a sala inteira estiver uma bagunça, comece guardando o que estiver em cima da mesa, por exemplo, depois do rack e assim por diante. Não é para se estressar, mas sim guardar as coisas aos poucos. Um pouco hoje, um pouco amanhã e um pouco diariamente.

Duração estimada desta tarefa: 15 minutos.

10. Esvazie seu carro

Se você tiver um carro, vá com uma sacolinha e retire tudo de dentro dele.

Duração estimada desta tarefa: 5 minutos.

11. (Plus para quem não tem carro – mas também serve para quem tem)
Esvazie sua geladeira

Dê uma olhada de leve na sua geladeira e jogue fora alimentos vencidos ou estragados.

Duração estimada desta tarefa: 7 minutos.

Pode parecer bastante, mas são tarefas rápidas que colocam a sua vida minimamente em ordem nesta sexta-feira. Bom final de semana. =)

28 comentários . Comentar via blog

  1. Viviane Vieira

    Bom dia Thais,

    Gostaria de deixar meu depoimento. Depois que adotei várias ideias do vida organizada, minha vida mudou. Tenho feito as tarefas da casa todo dia um pouquinho. Sigo a lista de cronograma de limpeza. Hoje é sexta e nem acredito minha casa ta em ordem. Tomei coragem e destalhei lugares que a tempo me incomodavam. Organizei as contas – o jeito de arquivar, arrumar e separar. Enfim o blog vida organizada passou a fazer parte da minha rotina da manhã. Simplesmente adoro…
    Bom trabalho para você e um ótimo final de semana!!!

    Responder
    1. Thais Godinho

      Parabéns pelo esforço, Viviane!

      Responder
  2. Bom dia!! Adorei as dicas Thais, vou tentar fazer hoje a noite quando chegar em casa.
    Um abraço!!

    Responder
  3. Marcela

    ok, as idéias são ótimas .. seu blog está mudando minha vida . obrigada… ah, estou bem melhor, não sei se vc se lembra.. estou fazendo tratamento (depressão) e .. já tenho resultados. Descobri que amo organização, decoração, casa e artesanato e isso tem me ajudado a superar a doença. obrigada

    Responder
    1. Thais Godinho

      Parabens, Marcela. Que notícia boa.

      Responder
    2. ana

      Marcela, também tenho depressão, estou fazendo tratamento e o blog tá me ajudando muito. Sei bem como é isso, nada fácil.

      Responder
  4. Mayra

    Thais, conheci seu blog esse ano, em uma das minhas buscas no google por melhores métodos de organização e desde então, não consigo mais ficar um dia sequer sem entrar aqui para ver as novidades. Ele tem me ajudado demais a deixar a vida um pouco mais leve. Obrigada por dividir seu conhecimento conosco.

    Mas não é só isso, o que mais gosto no seu blog é o conteúdo e redação excelentes, dá para perceber que você dedica certa atenção na hora de escrever os posts, e isso, para mim, é um diferencial especial, pois muitas vezes o conteúdo de alguns blogs é bom, mas a pessoa que escreve não toma certos cuidados com a escrita, o que faz o texto perder um pouco a credibilidade. Parabéns pelo seu trabalho e profissionalismo! Abs., Mayra.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Muito obrigada, Mayra.

      Responder
  5. Amei!!! Estou super animada pra arrumar, destralhar, organizar!!! E deixar tudo lindo pra fim de semana!!! Obrigada!!!
    Bjs,

    Responder
  6. Cristiane

    Adorei as dicas!!!estou de ferias em floripa mas acompanhou seu blog!!! Beijos cris

    Responder
  7. Marcela*

    Ótimo!!! Adoro sexta feira, gosto de fazer tudo o que preciso até deixar a roupa de trabalho de segunda pronta para que meu FDS seja o mais leve possível!!Bjs

    Responder
  8. Ana

    Ótimas dicas para começar o fim de semana!
    Ansiosa para ver o seu livro, rs
    Bjs
    Ana

    Responder
  9. Danusy

    Adorei o post, prático e útil vou aplicar.

    Responder
  10. Linda vai ao meu blog tens lá um miminho para ti!

    Bjs

    Responder
  11. Simone

    Como sempre ótimas dicas! muitas delas eu faço, mas sempre é bom lembrar!

    Responder
  12. Gabriela

    Bom Dia Thais,
    São ótimas as dicas, pequenas tarefas que fazem grande diferença.
    Achei muito legal você colocar o tempo aproximado, assim dá para se planejar melhor.

    Obrigada e um ótimo fim de semana,

    Gabriela.

    Responder
  13. ANGELA MENDONÇA PINTO

    Gosto muitíssimo de levar a “vida organizada”. Sempre aproveito alguma dica e colocando em prática, e percebo que tudo fica mais leve. Adoro!!!
    Parabéns pelas idéias e continue assim, antenada e generosa ao dividir com todas nós essas dicas. Bj.

    Responder
  14. Vania Lacerda

    1, 2 e 3 – feitos!
    De 5 a 9 posso pular – fazem parte da rotina diária, já entraram em piloto automático pra mim.
    Vou atacar o item 10 agora! :))

    Responder
  15. Cha

    Thais, amo seu blog e o jeito que vc escreve e quero te pedir ajuda….Comecei a usar a Agenda Google e não estou sabendo usar tudo o que ela oferece além de anotar os compromissos. Poderia me ajudar com isso?

    obrigada!
    bjs

    Responder
    1. Thais Godinho

      Oi Cha, tem um post no blog exatamente sobre esse assunto! Dê uma olhada! ;D

      Responder
  16. Gostei das dicas!
    Não me importo com a casa um pouco desorganizada durante a semana, pq a correria fala mais alto.
    Agora não tem nada pior do que casa desarrumada no fds! E deixar tudo pra fazer no sábado é demais…
    Vou adotar!
    bjs

    Responder
  17. camille

    Eu chego a me emocionar ao ler seus posts… Fico com uma sensação de que existe alguém que passa pela mesma situação de “desorganização” que eu e ainda assim acha tempo para ajudar o próximo. Meu marido me questiona pq vivo lendo seu blog… Está ai a explicação! Bjs

    Responder
  18. Bia Hedegaard

    Abençoado post! Seguios 10 passos e tenho certeza de que além de já estar tornando minha 6a feira mais leve, também tornará meu fim de semana mais agradável. Obrigada por isso e pelas melhoras que você ainda nem sabe que fez na minha vida.

    Responder
  19. Nayara

    Thais, você é fantástica! Eu demoraria uma semana para fazer as tarefas de sexta-feira não fossem esses seus costumeiros toques de genialidade como o “apenas o essencial”e o “tempo máximo”. Obrigada, sempre!

    Responder
  20. Nivia

    Thais, que post inspirador!! Comecei um novo emprego semana passada e ainda não consegui me organizar para ler o blog todo dia. Na semana passada a diarista veio na segunda e a casa ficou em ordem a semana toda. Esta semana veio a vovó, que passou as roupas, mas que não tem o conhecimento da rotina. Conclusão: bastou uma coisinha que não voltou para o lugar pras pilhas se formarem rs. Hoje é sexta, quero usar meu fim de semana para outras coisas e, antes de ler o post, fiz isso: guardei os casacos, coloquei as roupas pra lavar, esvaziei a mochila. Ainda tem coisa pra arrumar e retomar a organização de todo dia, mas agora preciso descansar, mas foi muito legal ler sobre isso pq pensei a mesma coisa. E no novo trabalho tb estabeleci uma meta de manhã, foquei nela e terminei o dia com tudo em dia, não ficou nada pendente. Acho que estou aprendendo :)!!! Obrigada pelas dicas todas! Ótimo fim de semana pra vcs!!! Bjão.

    Responder
  21. “Dê um jeito nessas peças antes que virem pilhas (você sabe do que eu estou falando).” rsss senti que foi pessoal!

    Thais, como vai ser a vida pós-Google Reader? Conta pra gente seu plano?

    Responder
    1. Thais Godinho

      Tem um post agendado sobre isso já!

      Responder
  22. Olá, Thais!
    Parabéns pela inspiração e boa vontade, ao relatar tantas maneiras facilitadoras do cotidiano. Abraço! http://www.bebadosucesso.com.br

    Responder

Deixe um comentário