17 Aug 2011

Como ser uma pessoa organizada

Imagem: Getty Images

Se você quer se tornar uma pessoa organizada, seguem algumas dicas de organização que eu já experimentei no meu dia-a-dia e funcionaram para outras pessoas que eram desorganizadas.

Para se tornar uma pessoa organizada, você precisa adquirir alguns hábitos aos poucos, no decorrer do tempo. Ninguém se torna organizada(o) da noite para o dia porque são muitas mudanças de paradigma. É como fazer dieta – se você voltar aos antigos hábitos alimentares, engordará novamente.

As dicas acima são um primeiro passo para você começar hoje mesmo a se organizar.

Qual a sua principal dificuldade? Compartilhe nos comentários para trocarmos figurinhas!

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do blog
(não se preocupe – eu NUNCA enviarei spam):Por FeedBurner

 

56 comentários . Comentar via blog

  1. Beatris

    Minha principal dificuldade é começar, mas eu realmente percebi que preciso me organizar, já que ando perdendo muito tempo, e também perdendo minhas coisas, esqueço onde coloquei, quando vou procurar não acho, e ai perco tempo procurando.
    Acho que aqui tem dicas ótimas, espero conseguir me organizar o mais rápido possível, (antes das provas da facul começarem)
    beijos e o blog é lindo, tem dicas ótimas, entro todo dia!

    Responder
  2. Jane

    Oi Thais,

    Sou sua leitora assídua como sabe…e já percebi que a organização é a jornada não o destino…Pode parecer óbvio, mas quero dizer que todos os dias é necessário recomeçar, pq como vc disse em posts anteriores voltar a bagunça é rápido.

    Todos os dias rependo meu sistema, que ainda esta longe do ideal
    Bjs

    Responder
  3. Eu acho fácil ser organizada porque adoro rotina. =o)

    Responder
  4. Luiza

    Confesso que sou preguiçosa. Eu sei que preciso arrumar, eu QUERO arrumar, mas ficar deitada e ver um filme sempre me parecem uma melhor escolha que arrumar meu armário.
    Mas eu sei que com um pouco de força de vontade é possível!

    Responder
  5. Thais Godinho
    Thais Godinho

    Luiza, o que não pode faltar é boa-vontade, que só nasce da motivação. Você precisa encontrar sua motivação!

    Responder
    1. Thais

      Eu também não tenho motivação prefiro assistir TV, tenho muita preguiça! :/

      Responder
  6. Para ser organizada? Ou isso é nato ou é uma questão de atitude!!!
    É colocar mãos à obra, com um bom planejamento em mãos!
    Excelente blog!
    Parabéns!
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    Responder
  7. Ednice

    Conheci a pouco tempo este blog, então cada dia leio um pouco do que já foi postado.
    Achava que fazendo listas eu ia perder mais tempo e só anotava o que não podia esquecer. Agora tenho anotado tudo o que tem que ser feito e percebi que a gente fica mais focado no que tem que ser feito e não se dispersa à toa.
    E o resultado, quando a gente vê que todas as “missões” foram cumpridas, dá uma sensação de vitória e dever cumprido !
    Parabéns, este serviço é de utilidade pública.
    Tenho pegado muitas dicas e idéias que nem passavam pela minha cabeça (tenho 2 filhos pequenos)se a gente não se organizar parece que passou um furacão em nossa vida.
    Muito obrigado mesmo pelas dicas :D

    Responder
  8. LILIANE

    sempre leio a respeito de organização mas nunca sei port onde começar

    Responder
  9. Vania

    Esta é uma das minhas qualidades;sou uma pessoa organizada e disciplinada em tudo que faço,mas de uma força natural e sem exageros.

    Responder
    1. luana

      bom boa tarde gente,eu sou uma pessoa rogarnisada mas
      acho que perco muito tempo lavando meu banheiro,sou obcecada
      fico toda hora o temp todo so limpando banheiro
      acho que vou fazer uma lista para me organisar melhor

      Responder
  10. vátila

    Boa tarde,
    tenho certeza que consigo, mas parece que o tempo não sobra, preciso saber como organizar o meu tempo e assim consiguir me sentir mais util pra mim mesmo.
    Desde ja agradeço!!!

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Vátila, continue acompanhando o blog =)

      Responder
  11. hevania

    tenho dificuldade com papeis nao consigo organizar

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Hevania, dê uma olhada no texto “Dando um jeito na papelada”. =)

      Responder
  12. Anaiza

    Bom Thais, parabens pelo site! Que bom que tem gente tao organizada que ate organiza um site maravilhoso para nós motivar.Obrigada!
    Adorei tanto seu blog, que ate mandei para minha sobrinha,Tatiana que moro na Suissa , vai casar e é um furaçao em desorganizaçao!
    Eu ate organizo, mas eu mesmo faço uma bangunçinha depois…Mas vou lendo aqui suas postasgem e vou aprendendo…
    Vc é linda! Bjs

    Responder
  13. Pesquisando no google, achei este blog, e estou gostando muito do conteúdo que encontrei aqui. Dicas boas e que ajudam.
    Obrigada por compartilhar com todos!!!

    Responder
  14. Olha… N era bem isso q eu.queria…

    Responder
  15. o meu poblema é que eu sou super destraida e dezorganizada meu garda ropa é horrivel de tão bagaunsado eu nem sei o que eu tenho la mas eu sinto que eu tenho que mudar eu so uma pessoa que tem tudo na vida mas so muito dezorganizada eu so muito inteligente mas o meu defeito é a desorganização mas brigado varias coisas ja mudaram na minha rotina estou consiguindo organizar meu tempo perdido estou sendo mais ousada mais esperta graças a vocês e a Deus muito obrigado.

    Responder
  16. Gezi

    Olha adorei o seu blog, muito interessante principalmente para mim que tenha uma imensa dificuldade em me organizar em todas as áreas de minha vida…rsrrs…só ver o meu quarto na semana passada, agora ta arrumadinho pq chamei uma prima pra me ajudar a organizar tamanha era a bagunça. Em geral assim que arrumo passão-se uns dias e volta tudo. Fico triste e reconheço minha dificuldade de ser organizada, mas tenho bastante força de vontade e estou procurando mudar isso, começando com meu quarto, carro e vida profissional…E suas dicas são simplismente fantásticas, dicas simples que me facilitaram e muito meu objetivo. parabéns pelo site, desde já grata.. bjus

    Responder
  17. bobycarvalho

    ola,preciso de um conselho,sabe preciso mudar de vida ter disciplina e isso tudo me cativa muito acontece que algumas coisas me desmotivam, coisas que aprontei no passado e que quero mudar hoje, quero ser alguem novo dedicado, mas tenho o corpo com bastante tatuagens, que estao meio feias e inacabadas e isso interfere em minhas desisoes pois nao me deixa ter a sensaçao de mudança, me mande um e-mail por favor axo que seu conselho me pode ser mutio util,obrigado

    Responder
  18. Camila

    Não sei ser mtu organizada mais tento ser com mta freqüencia.

    Responder
  19. Franciéli

    Parabéns pelo blog! Vou tentar colocar em prática algumas dicas. Espero conseguir.:)

    Responder
  20. Marcos

    moro sozinho, minha casa é um caos total, foi fican do cada vez pior, chego do trabalho cansado e nao consigo arrumar nada, maximo botar roupra lavar pq senao nao tenho roupa auhuhahua encontrei esse site e posso dizer que ele vai salvar minha vida! hoje vou começar a implantar o sistema 15 minutos de destralhar! rsss

    Responder
  21. Silvani

    Olá!meu nome é Silvani, tenho 45 anos,3 filhos,22,25 e 27 sou completamente desorganizada.Adoro limpar casa isso me deixa feliz e relaxa meu dia.Mas acho que por fazer tudo sozinha e querer ser uma mãe super dedicada acabo não conseguindo dar conta de tudo sem contar os cuidados com o maridão.Peço que me ajude por favor.oque devo fazer em primeira mão.Sou eu que lavo passo cozinho limpo,adoro fazer mas acabo me enrolando.fico aguardando uma força pq realmente esta dificil.

    Responder
  22. Francielle Natasha

    Com certeza eu tenho muitas dificuldades, isso não se limita só a horarios se estende a organização do meu espaço pessoal.Já tentei varias vezes mas nunca consegui pois colocava impecilhos, mas agora me dei conta de que não dá mais, preciso me organizar em todas as areas da minha vida! Essas dicas com certeza vão me ajudar!

    Responder
  23. daniele

    quando eu tento ser organizada eu sinto muita emchaqueca.

    Responder
  24. monica de paula

    percebi que estou perdendo muito tempo,nao estou conseguindo fazer o que preciso,gracas a deus comecei uma rotina de dias,mas ainda estou atrapalhada.um outro grande problema que possuo e com horario,estou lutando comigo mesma,cansei de ser desorganizada,mas acho que encontrei o que precisava!

    Responder
  25. diones

    Bom dia ! acho importante a organização porque me faz sentir mais vivo. Porém no dia dia tenho algumas recaídas.

    Responder
  26. Marcia Santanna

    Olá Thaís td bem?
    Minha linda estou aqui pra te pedir socorro!!
    Eu qro e necessito ser organizada, acompanho seu blog e o morando sozinha já faz um tempo mas confesso q não sei por onde começar. Então gostaria de te pedir uma luz, qria saber o q devo fazer primeiro. Li uma vez q tem um metodo q vc usa, onde tem o caderno de organização, q é o msm q a Fran usa; mas q seria bom ler como ele é completo. Seria esse o primeiro passo? Onde poderia achá-lo? O q eu faço??
    Help-me rsrsrs
    Bjos e obrigada!

    Responder
    1. Thais Godinho

      Oi Marcia, existem no blog diversos textos introdutórios dizendo como começar a se organizar! Comece por eles, tá bem? Sem foco, caderno nenhum resolverá. ;D Bjo.

      Responder
  27. zeigila vieira Lopes

    não gosto de nada bagunçado, mais fica difícil manter a casa organizada com 3 crianças por perto.

    Responder
  28. quero ser organizado!

    Responder
  29. Alexia Tramontini

    Oii,
    Eu sou a pessoa mais desorganizada da vida, mas preciso focar pois quero passar em medicina e já estou no segundo ano de cursinho.Não tenho motivação mais.Me ajudem:)

    Responder
  30. Potoka Ferreira

    SOCORRO!!! Me ajudem saber ser organizada…Mais depois que li este site griteiii e fiquei organizada e minha mãe tem orgulho de min mais ela nao e kkkkk!!!!

    Responder
  31. olá thais,minha maior dificuldade é que eu não gosto desse serviço de casa, mas depois que “te descobri” rsrsrs… melhorei muuuuuuito…trabalho com vendas diretas, então sou eu que faço meus horarios ai ficar mais fácil…

    Responder
  32. Ronaldo da Silva Teixeira

    Acho que tenho que começar do zero , não consigo organizar a minha vida financeira, no trabalho, na família, sinto muita falta , gostei deste blog, e pretendo continuar recebendo informações. Estas informações me deixou mais motivado para poder melhorar.

    Responder
  33. Fabio Carmo

    Fico danda desculpas e as vezes até culpo os outros por minha falta de organização.Para piorar tenho uma empresa de informátia e segurança eletrônica e as vezes levo serviço para casa, ai forma aquela bagunça. Meu falecido pai Sr Alberto do Carmo dizia “se somos bagunceiro é porque nosso cabeça esta um desordem”. Preciso de ajuda Fábio Carmo .abraço a todos!

    Responder
  34. cristina

    amei o blog ! muito bom! vou indicar a outras pessoas assim como eu que desejam saber mais sobre organizacao e outros assuntos interessantes!

    Responder
  35. Vasti Perissoto

    meus filhos são super desorganizados. Como devo ajuda-los?
    Devo deixar a bagunça para eles verem até onde vai ou devo sempre catar as coisas jogadas pelo chão, etc???

    Responder
  36. adorei suas dicas

    Responder
  37. Joyce

    Olá, gostei bastante do seu blog, está me servindo de inspiração!!! Vou me tornar uma pessoa organizada! Continue nos dando essas dicas maravilhosas.

    obs.: Não consigo abrir alguns links, dão erro. Mudei de navegador, mas continua não abrindo as páginas!

    Bjo

    Responder
  38. dayane de sousa

    minha dificuldade e começar e nao terminar ou me sinto desanimada e sem coragem para iniciar. sou preguiçosa.mas quando quero fazer algo sinto uma moleza no corpo parece que carrego um peso enorme em meu corpo.e dificil para arrumar a casa e estressante (muito para si fazer em pouco tempo)acabo desistido quando nao tenho alguem me ajudando.
    no final do dia vejo que pedir de novo a batalha.
    sei que tenho que mudar tudo em mim. desejo muito essa mudança quero ser um mulher independente podendo ser confiante naquilo que faço.claro…nao ser orgulhosa a tal ponto de recusar uma ajuda.

    Responder
  39. Olá,
    1. Nem sei há quanto tempo sou sua leitora quase que diária.Antes do seu BLOG eu tinha “manias” de organização, agora, tenho “métodos” de organização. Obrigada!

    2. Já comentei em várias postagens, principalmente, lamentando o fato de morar muito longe de SP e não poder participar dos seus workshops, e também já pedi que disponibilizasse um treinamento desses on-line.

    3. Minha dificuldade atual é acompanhar no Evernote, com o método GTD claro, meu projeto de estudos para concursos públicos. Li e reli David Allen agora no período das festas e elaborei um esboço do meu projeto.

    4. Sei que és uma pessoa muito requisitada, mas ficaria imensamente feliz se disponibilizasse alguns minutinhos para espiar e opinar sobre meu projeto neste link: https://lemeaderiva.wordpress.com/2015/01/12/projeto-de-estudos-para-concursos-publicos-com-o-metodo-gtd/

    Mil vezes obrigada!

    Responder
    1. Thais Godinho

      Muito legal, Priscila.. parabéns pela iniciativa!

      Responder
  40. Ana Sofia Silva

    Olá Thais, o meu nome é Ana Sofia, sou portuguesa, vivo em Lisboa e este e-mail é para lhe dizer… obrigada, muito obrigada!! E tenho de dizer que está 4 anos atrasado. : ) Porque um dia, em 2011, eu descobri o blog da Thais!

    Foi em Fevereiro de 2011, as minhas filhas gémeas faziam 3 meses, eu estava de volta ao trabalho na empresa que eu criei e que estava a ir completamente abaixo, parecia que não conseguia estar bem em lado nenhum, se estava em casa com as meninas estava preocupada com a minha loja se estava na loja estava preocupada com as meninas, para além disso tinha de gerir a casa, e o que tudo isso implica, compras, limpezas (não tenho empregada), etc, e o meu casamento. Foi então que fiz uma pesquisa no google sobre organização e apareceu o seu blog.
    Comecei a ler e não parei durante horas, fiquei fascinada e tão mas tão feliz, senti-me mais leve! Pela primeira vez eu senti que não estava sozinha no mundo de caos que pode ser a vida de um (recém) adulto e vi a luz no fundo do tunel! Sempre vivi a vida dia a dia, sem me preocupar com qualquer tipo de organização, sempre paguei as contas a tempo e horas e usava agenda para alguns compromissos mas sem planear muito, sem planear nada mesmo! Quando as meninas nasceram e as coisas começaram a correr mal com o meu negócio percebi que tinha de mudar.

    Sempre tive medo da rotina e de não ser criativa o suficiente, por isso sempre lutei contra todo e qualquer plano, eu não conseguia fazer o mesmo caminho 2 vezes na mesma semana, nem sequer guardar a chave de casa no mesmo sítio dentro da mala(!).
    A minha aversão ao planeamento e ao compromisso, que até então só me prejudicava a mim, estava a afetar também as pessoas à minha volta e as pessoas que mais amava no mundo e que menos quero prejudicar.

    Imprimi uma série de artigos do blog da Thais, encadernei e continuei a ler durante dias. Comecei a usar o toodledo, depois passei para o evernote ( que é o que uso agora), comprei o livro do David Alen, sobre o GTD (que entretanto ofereci e agora tenho de comprar outra vez). Aos poucos comecei a ter o controle da minha vida e a sentir que as coisas fazem sentido.

    Ainda estou no processo mas muita coisa já mudou nestes quatro anos estou a cimentar novas rotinas, tanto na vida pessoal como na profissional e até estou à 9 meses sem fumar (embora ache que ainda cedo para fazer uma festa, estou muito feliz com esta conquista em particular!). E cada vez mais gosto da minha vida assim, organizada. É tão bom, ter cada coisa no seu lugar e saber onde estão as chaves de casa!

    Um beijinho de Portugal, muito amor e muito, muito obrigada!

    Responder
    1. Thais Godinho

      Que lindo depoimento. Muito obrigada por compartilhar.

      Responder

Deixe um comentário