Nosso apartamento

32
309

Bem, como eu falei no post anterior, nossa proposta foi aceita e alugamos o apartamento! Ele é bem perto do que consideramos ideal, com um plus: novo, primeiro aluguel. A parte ruim disso tudo é que existe muita sujeira! Nem vejo como parte ruim porque limpar tudo será divertido (eu sei, caso de internação).

Moço do aluguel: Já pode enviar alguém para limpar o apartamento, se você quiser.
Eu: Não, obrigada, eu mesma vou limpar.
Moço: Você? O apartamento inteiro? Mas está uma bagunça!
Eu: Tudo bem, é meu hobbie.
Moço: (OMG)

Vamos falar um pouquinho do apartamento então.

Desde o início, eu queria um apartamento de três quartos para fazer um quarto para a gente, um para o filhote e outro para o home-office. Pode parecer besteira, mas eu tenho 527 livros (and couting), vários instrumentos musicais e pouca sala para muita coisa. Eu também achei que seria bom ter um cômodo onde “as coisas com muitos fios” pudessem ficar trancadas para deixar o nosso filho circulando à vontade pelo apartamento inteiro. O grande problema é… que apartamentos de três quartos são caros. Por esse motivo, começamos a nos contentar com a busca por um apartamento de dois quartos e, nos momentos de maior desespero, até de um quarto, se os cômodos fossem grandes.

Todo mundo que já procurou apartamento sabe como é difícil, simplesmente difícil encontrar algo ideal. Durante meses nós procuramos pela Internet, andamos pelos bairros da cidade e ligamos nas imobiliárias. Um ou outro interessante aparecia, mas sempre tinha algum defeito meio impossível de ignorar. Para nós, era necessário levar em conta:

A localização – transporte. Afinal, não temos carro e meu trabalho fica fora da cidade. Precisamos ter ônibus por perto e um ponto de táxi 24 horas para quaisquer emergências. Quando estamos acostumados com a estrutura de transporte de uma cidade como São Paulo, fica difícil se acostumar com outra.

A localização – comércios. A cidade é uma graça e cheia de bairros bonitinhos, mas 80% deles não têm nada perto. Ou seja, para ir ao mercado, você precisa ir de carro até um Carrefour da vida no meio da rodovia. Nada de farmácias. Quando muito, uma padaria ou hortifruti. Nós não podíamos viver em um lugar assim, pelo menos não sem carro.

O preço. Meu marido é músico e eu tenho um emprego fixo, o que significa que nossa renda depende basicamente de mim, porque a dele é variável. Isso nos traz uma série de limitações porque, como descobrimos com o tempo, a média de preço de aluguel na cidade é mais alta que a de São Paulo, que já é assustadora. Nós só conseguimos nos decidir por esse apartamento porque fizemos cortes drásticos no orçamento e aceitamos a realidade local. Estamos pagando bem mais do que o planejado inicialmente, simplesmente porque o planejado não existe.

Pois bem. Com isso, chegamos a uma lista de meia dúzia de bairros que seriam interessantes e focamos nossa busca neles. Depois de muita angústia (afinal, o tempo estava passando), de repente, ele apareceu. E foi mais ou menos como o imprinting dos lobisomens (desculpem pela referência crepuscular – eu mesma não gosto da série, mas acompanhei uma amiga na estreia de “Amanhecer”). Era o apartamento perfeito. Tínhamos encontrado. Viva!

O preço era (bem) além do que planejávamos, mas achamos que ele valia a pena por contemplar muitos benefícios no condomínio – além de ter os três quartos. Encontramos muitos apartamentos pelo mesmo preço com nada de condomínio, então achamos que era um investimento que valia a pena por causa do nosso filho. Por exemplo, tem piscina, playground, brinquedoteca e academia. Enfim, tivemos um pouco de medo, mas no geral sabíamos que era um bom negócio.

Além de tudo, o apartamento era novo. Primeiro aluguel. O dono tem mais uns nove apartamentos no mesmo prédio e está locando todos. O nosso foi o penúltimo a ter os armários instalados (foi essa semana) e ainda tem algumas pendências que devem ser encerradas até terça que vem. Eu não sei vocês, mas eu adoro ver tudo novinho e bem cuidado. O apartamento é praticamente um livro novo a ser escrito e isso é muito empolgante!

Estrutura do apartamento: sacada, sala com dois ambientes, cozinha, área de serviço, três quartos e dois banheiros.

Hoje estive lá para fazer a vistoria e aproveitei para tirar algumas (milhares de) fotos e tirar as medidas para ir planejando compras e modificações. Também verifiquei quais as pendências estruturais até o momento, e são várias:

  • a maçaneta da porta principal está meio frouxa;
  • alguns spots de luz estão meio frouxos mas, como eles vão mexer na parte elétrica essa semana, pode ser que já arrumem;
  • alguns detalhes de pintura mal feita na porta e na área de serviço;
  • a sujeira descomunal em decorrência da instalação dos armários e dos boxes;
  • instalar peças básicas, como os espelhos nos banheiros e as tampas dos vasos sanitários.
Nossas principais tarefas essa semana são:
  • verificar, pelas medidas, o que podemos fazer (prateleiras? móveis?);
  • encaixotar mais coisas (o moço da transportadora trará o restante das caixas amanhã);
  • instalar coisas básicas (filtro de água, interfone na parede, prateleiras, cabides etc);
  • limpar, limpar e limpar!

A ideia é fazer uma faxina geral antes da mudança e outra mais leve depois que mudarmos, somente para tirar o pó.

Bom, por enquanto é isso! Fiz um vídeo rápido (a bateria da câmera estava acabando) antes de ir embora. Acho que dá para ter uma visão geral:

Músicas: ‘Planos Pro Ano Que Vem’, Hidrocor, e ‘Jardim Inglês’, Nei Van Soria.

PS – Fiquei devendo mostrar minhas anotações! Fica para um futuro post.

32 Comentários

  1. Meus parabéns pela aquisição Thais, o apartamento parece ser ótimo, espero que tudo de certo nessa nova fase da sua vida.

    (Acompanho o blog faz tempo, mas nunca comentei, eu sei.. desculpe)

  2. Olá!

    “Sigo” seu blog há um tempão, mas nunca tinha comentado aqui. Acompanhando sua busca, aprendi que quando a gente é determinado, pode demorar (aos nossos olhos), mas qdo a gente menos espera, simplesmente as coisas aparecem, e do jeitinho que a gente quer! O apartamento é lindo e eu fiquei muito feliz por vc ter encontrado. Que vocês possam encher esta casa de muita felicidade! Estou ansiosa para ver o que vc vai “aprontar” na decoração do apê. E com certeza vai ficar lindo! Parabéns!

  3. Adorei o apartamento, Thais! Vcs vão viver momentos maravilhosos lá, com certeza! Ele é tão clarinho que fiquei pensando que é uma tela em branco para a sua criatividade e bom gosto. Felicidades!

  4. Lindo apartamento! Você teve uma sorte danada de ter achado esse ap. todo novinho e branquinho, com armários e box! Procurei um imóvel para alugar há uns 2 anos e sei como é difícil, só encontrava “lixo”. Graças a Deus tb encontrei um primeiro aluguel, estou muito feliz e espero que você seja muito feliz tb no seu novo lar. bjs

  5. Que lindo seu novo apartamento! Se mudar é sempre ótimo, assim, no fim de ano então, é melhor ainda! Você vai começar o ano bem melhor. Sejam felizes no novo lar! Realmente, você escolheu bem!

  6. Muito lindo! Parabéns e felicidades no novo lar.
    Queria te dar uma sugestão pra vc mostrar mais fotos da decoração do apto.
    Bjs

  7. Que maravilha!!!! Vale a pena pagar um pouco mais por algo que valha a pena. Quando compramos a casa ela também custou um tanto mais que o nosso orçamento, mas nunca me arrependi!

    Adorei o video, o apartamento é muito bacana! Mas como é novinho, fiquei na dúvida: o dono aceita vcs pintarem as paredes, etc?

    Se o apartamento fosse meu eu com certeza quebraria a parede entre a cozinha e sala, fazendo um breakfast bar, ficaria o máximo!

    Bjos e muita sorte pra vcs!

  8. é uma delicia ter uma casinha nova,mas como dá trabalho organizar tudooo… mas a cada coisa organizada a alegria recompensa. parabens, desejo tudo de bom!!
    p.s. morri de rir quando disse q ia ficar com o guarda-roupa pra vc e seu marido ia dividir o outro com o bebê. kkk fiz a mesma coisaaa!!
    bjos, boa sorte.
    eu continuo organizando (destralhando antes)e quando tiver tudo ok, te mando umas fotos pra voce ver se aprendi direitinho e me orientar no que quiser.
    bjaoo

  9. Literalmente uma pagina em branco!!!! Que delícia!!!
    Boa sorte no novo apê, que todas as horas dedicadas a organização dele sejam realmente prazerosas!!! Amamos organizar rsrsrrs….
    Depois posta fotinhas da decoração pra gente se inpirar!!!! bjs

  10. Olá Thais!

    Muito legal o seu novo apartamento! Parabéns!
    E eu simplesmente amei a sapateira do guarda-roupa, rsrsrs!

  11. Oi parabéns! Sua saga tá acabando e a minha vai começar rs começo hoje a procurar casa 2 quartos e quintal pra paola 1 ano e 8 meses e 2 gatos rs vou sair de um apartamento de 1 quarto. Foi uma surpresa e ainda estou digerindo a notícia mas quando o susto passar vou reconhecer que será melhor pra todos. 6 anos já tava acostumada e lendo seu blog nem imaginava que ia passar por isso, agora vou peles com mais atenção todas as dicas rs bjs.

  12. Parabéns, tambem acabei de me mudar e utilizei todas as suas dicas e ficou muito mais prático e organizada minha mudança. Quero te dar uma dica que talvez vc já até saiba, mas é só uma lembrança, coloque logo a rede de proteção, já que vc tem um filhote.

  13. “Moço do aluguel: Já pode enviar alguém para limpar o apartamento, se você quiser.
    Eu: Não, obrigada, eu mesma vou limpar.
    Moço: Você? O apartamento inteiro? Mas está uma bagunça!
    Eu: Tudo bem, é meu hobbie.
    Moço: (OMG)”

    RI MUITO ALTO xD. Me lembrou uma vez q fui me arrumar pra balada na casa da minha irmã e terminada a sessão beauty, fomos começar a recolher as roupas da cama, makes espalhadas etc… To aqui distraída e quando eu olho pra trás, a LOKA ta de salto alto e vestido de festa, com um balde e um rodo, começando a faxinar o quarto inteiroooo.
    Ah…e parabéns pelo ap, é lindo 🙂

  14. Thais, sei que esse post é antiguinho, mas não sei se você atentou para o fato de que a janela em cima do tanque, na área, é perigosa para o seu filho, pois ele pode chegar até ela se subir no tanque! Uma tela ou grade seria bem vinda, não acha?

    • Oi Alessandra, com certeza! Colocamos um portão na entrada da área, ele nunca entra. Não foi possível colocar a rede ali.

  15. Thais..comecei a acompanhar seu blog a pouco tempo e como me tornei “dona de casa” recentemente senti a necessidade de algumas dicas de organização do lar, da vida, da alimentação, enfim…de tudo, e foi então que me deparei com seu blog. Acho ele o máximo e muita coisa mudou aqui em casa depois das suas dicas. Ahhh…fiquei surpresa de saber q você mora em Campinas, sou de Sumaré, aqui do ladinho, rs(a minha historia é parecida com a sua, eu era de Campinas mas por motivos de força maior tive que me mudar para Sumaré, mas amo Campinas e quero voltar assim que possível, é difícil deixar o lugar que agente ama né?)E temos mais uma coisa em comum alem do gosto pelo organização, meu marido também é músico e amamos os Beatles!Um beijo e parabéns pelo seu trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA