Montando um ambiente de estudo em casa

Ter um lugar para estudar em casa é básico quando estamos estudando. Quando nós fomos alugar nosso apartamento, eu fiz questão de ter um terceiro quarto só para mim, pelos seguintes motivos:

  • Guardar meus livros, já que tenho muitos, e deixar na sala poderia fazer com que ficassem engordurados, pois geralmente as cozinhas são abertas nesses apartamentos novos;
  • Guardar meus livros II, pois meu marido ia achar a sala muito cheia de coisas;
  • Ter um lugar para eu me isolar caso precisasse escrever (ou seja, sempre) ou estudar;
  • Ter um cantinho só meu.

Eu sei que muita gente não tem essa possibilidade por enquanto, e eu mesma demorei anos para ter. Antes disso, meu canto de estudos ficava no meu quarto, como acaba sendo o caso da maioria. Eu tinha uma estante muito menor para os meus livros, que acabavam sendo divididos entre ela e pilhas na minha mesa. A situação não estava nem perto do ideal, mas pelo menos eu tinha um canto só meu para cuidar daquilo. Um canto para estudar.

Para montar um ambiente de estudos eficiente em casa, eu dou as seguintes dicas:

1. Tenha um canto só seu, não importa se não for um cômodo inteiro

É muito chato ter que levar todo o seu material para a mesa de jantar e depois ter que guardar novamente. Procure estabelecer um canto da casa como o seu canto de estudo, nem que seja mínimo.

2. Tenha uma mesa e uma cadeira

Pode parecer óbvio, mas quantas pessoas não estudam deitadas na cama? Existem mesas bem pequenas que podem ser encaixadas em qualquer cantinho, especialmente aquelas mesas próprias para computador que são vendidas em grandes lojas. Não precisa ser nada caro ou sofisticado. A importância de ter uma mesa é, muito além da ergonomia, a oficialização do seu cantinho. E uma cadeira que deixe seu corpo confortável também é indispensável.

 3. Cuide da iluminação

Se puder escolher o lugar onde colocará a mesa, priorize o local próximo à janela. Mesmo assim, tenha uma luz em sua mesa – pode ser uma luminária simples. Cuidar da iluminação conservará a sua visão. Eu inicialmente coloquei um abajour na minha mesa, e só depois comprei uma luminária mais focada. Contar somente com a luz do lustre é um desastre.

4. Organize seu material

Faça o melhor possível para manter seu material organizado. Se puder adquirir uma estante ou outra solução de armazenamento, melhor. Se não tiver como, vá se virando com os recursos que você tem disponíveis. O importante é manter seu material organizado, tudo junto, colocando os papéis em pastas separadas por categorias, livros do mesmo assunto alocados juntos etc.

5. Providencie o seu silêncio

Quis escrever assim porque o silêncio não depende só da gente quando moramos com outras pessoas, então precisamos dar um jeito para conseguir providenciá-lo. Se puder fechar a porta e se isolar enquanto estuda, excelente!  Se precisar estudar na sala ou em outro ambiente com outras pessoas, providencie um abafador de ruídos para usar nos ouvidos! Há aqueles mais simples vendidos em farmácia mas, se você quiser ir além, pode comprar os abafadores maiores em lojas de materiais industriais, que os profissionais usam ao lidar com grande ruído. É a melhor solução nesse caso.

Com esses cinco passos, acredito que já seja possível montar um canto de estudos satisfatório na sua casa. Você concorda?

Thais Godinho

Organizadora profissional e publicitária, criou o blog para ajudar as pessoas a se organizarem.

Mais posts - Website

19 Comments

  1. Shirley
  2. Danusy
  3. dani77cano
  4. Nina
  5. Wilma
  6. Érica Patente Nascimento
  7. Soraya Gutierrez
  8. Re
  9. nina
  10. Paula
  11. Yasmin Amaral
  12. Emilie
  13. Gabriela Lima
  14. kacau
  15. Raianny

Responder