6 tarefas para fazer quando você não tem tempo para limpar a casa

Fazer alguma coisa é melhor do que não fazer nada – esse deve ser o seu lema nos dias mais difíceis, quando é praticamente impossível encontrar tempo para manter a casa minimamente limpa. Se você estiver se sentindo assim, veja 6 tarefas que você pode fazer para manter as coisas em ordem.

1. Lave a louça

Se sua casa estiver um caos e você tivesse que escolher somente uma tarefa para executar, eu recomendaria a você que lavasse a louça. Por quê? Porque a pia cheia de louça suja nos deixa desanimados. Não sei exatamente o motivo, mas começar por ali dá uma sensação de que tudo está começando a entrar nos eixos novamente. Portanto, se estiver desanimado(a) com a sujeira na sua casa, lave a louça e limpe a pia. Você verá a diferença.

2. Comece a se livrar da tralha

Eu sei que sempre falo sobre isso por aqui, mas é porque dá certo. Quando temos tralha em casa, a tendência é que faltem lugares para guardar as coisas que realmente importam. Você acha que não tem tralha ou que esse não é um problema? Pegue um saco plástico hoje e percorra sua casa jogando dentro tudo o que for lixo. Você vai se surpreender com a quantidade e ainda é capaz de ter que pegar mais de um saquinho para continuar o trabalho.

3. Considere viver de forma minimalista

Não totalmente minimalista, se não for seu estilo, mas ao menos inspirada(o) nisso. Ser minimalista significa fazer e ter somente o que for extremamente necessário ou que você realmente ame em sua vida. Verifique se você não está fazendo coisas desnecessárias demais. Não há qualquer problema nisso – o problema reside quando você não consegue fazer o que é necessário porque está focando nos supérfluos.

4. Limpe aos poucos diariamente

Em vez de limpar a casa inteira uma vez por semana, distribua as tarefas ao longo dos dias. Não é para ficar cansado(a), mas para não perder um dia inteiro nessa função. Além do mais, se você tiver um imprevisto e não conseguir limpar a casa no dia pré-estabelecido, como ficará? Portanto, tente fazer esse teste para ver se funciona para você.

5. Faça listas de limpeza diária, semanal etc.

Aqui no blog eu tenho um post com checklists para limpeza diária, semanal, sazonal etc. Você pode começar a partir dali. Ter listas é bom porque te dá um guia, você sabe o que seguir e o que fazer. Algumas pessoas não gostam, mas elas são extremamente úteis.

6. Esvazie as lixeiras

Essa é outra tarefa que traz alívio imediato na limpeza da casa! Esvazie todas as lixeiras: cozinha, banheiros, escritório e onde mais elas estiverem.

Se você se organizar para limpar a casa todos os dias um pouquinho, ela nunca chegará ao caos novamente. No entanto, se chegar, você já sabe por onde recomeçar!

Deixe um comentário

Comentários

Comentários via Site

  1. comentou em May 7, 2013

    Bom dia, Thaisinha!!! :) Gostaria de te dizer uma coisa muito importante! Sabe aquele post “O lado zen da vida”? Pois é! Ele meio que mudou minha vida definitivamente! Acredito que finalmente entendi tudo o que você tenta dizer durante todo o tempo que acompanho o blog. A organização realmente traz felicidade. Tenho comprovado isso a cada dia. Hoje consigo ver o lado bom de tudo, inclusive do que não parece muito bom! Consigo cozinhar à noite depois de cuidar do meu filhote, de coloca-lo pra dormir e de limpar o meu ap, sem achar ruim! Na verdade tenho dado graças a Deus por ter o que cozinhar! E o melhor: tenho feito com tanto amor que a comida tem sido deliciosa e colorida! rsrsrs. Até mesmo a relação com meu filho mudou… sei lá… nem eu entendi direito, mas estou muuuuuuito mais amorosa e paciente. Com meu marido também! Consigo evitar brigas, discussões… Aquele post me fez refletir muuuuito sobre o meu dia-a-dia e sobre a minha responsabilidade com tudo o que está ao meu redor. No fim, pra gente ser feliz, é o amor que tem que nos mover em tudo!!! Hoje é assim que sinto!
    Obrigada, Thais, por tudo meeeeesmo!!!
    Grande bj,

  2. mãe em fanicos comentou em May 7, 2013

    Adorei, estou precisando muito de organização…

    Até logo

  3. Dani Rabelo comentou em May 7, 2013

    Menina, caí aqui agora, por acaso e… Jesus! Que site fantástico!!!
    Sou mãe de uma menininha de 2 anos e 4 meses, trabalho fora (10h por dia), tenho faxineira 1x por semana e o resto soy yo…

    Adorei, dicas excelentes! A da louça e dos lixos, para mim, são as melhores. Acho mesmo que quando não tem louça suja e lixos estão trocados, a casa fica menos pior. E o resto, vai se ajeitando aos poucos.

    Adorei, adorei, adorei!

    Voltarei aqui diariamente.

  4. Marcela comentou em May 7, 2013

    Thaís!!! Fantástico ando um pouco sumida por aqui, mas acesso diariamente, tenho tentado achar o meu foco para as organizações em minha vida. O difícil é exatamente isso fazer as prioridades e não esquentar com o supérfluo. O problema que para pessoas “perfeccionistas” isso é o fim!!!! Sabe aquele ditadinho ” O ÓTIMO É INIMIGO DO BOM” e tenho lutado contra a PROCRASTINAÇÃO…difícil viu amiga chega ser depressivo!!!

  5. ana maria braga comentou em May 7, 2013

    Gostei as dicas. Bjs

  6. Mônica comentou em May 7, 2013

    Essas dicas são realmente essenciais. No meu caso não foi por falta de tempo que a casa desandou, foi por motivo de doença. Estive bem doente, tenho um bebê de quase seis meses e ninguém pra me ajudar. Então, imagine o acumulo dentro do lar… Então, agradeço muito as dicas, vou pôr em prática. Sucessos no seu blog!!!

  7. Mônica comentou em May 8, 2013

    Olá Thaís, seu blog é maravilhoso. Tenho acompanhado todos os dias desde que encontrei na internet, há mais ou menos dois meses. Então, atualmente moro numa casa que considero grande para minha família de quatro pessoas(marido e casal de filhos com 14 e 19 anos). Até cinco anos atrás morávamos num apartamento e sempre tínhamos ajudantes. Mas, quando falei que vinha morar numa casa, logo fiquei só e de lá para cá tenho preferido não ter ajudante mesmo, pois quando veem a casa querem fazer de qualquer jeito para terminar rápido e eu trabalho muito para receber meu salário… Aí a minha vida já estava num caos completo até eu decidir começar a me organizar, mas como gosto muito de cozinha, sempre dei prioridade à pia limpa com pratos lavados, assim sempre me sinto muito melhor…

  8. Vania Lacerda comentou em May 8, 2013

    Tem uma coisa fundamental, que temos que fazer mesmo qdo não temos tempo pra nada: fazer compras. Facilita demais a vida ter a casa minimamente abastecida. Nada é pior do que perceber que acabou a pasta de dente, ou ter que comer salgadinho porque não há uma única fruta em casa, nem um litro de leite na geladeira…

  9. Marina comentou em May 8, 2013

    Adorei o post ! Preciso de um guia assim !
    Outra coisa que acho que traz alívio é roupa lavada e guardada.

  10. WANDY CARLETTI comentou em May 8, 2013

    Thaís, conheci seu blog há pouco tempo e já o acompanho toda semana. Adoro seus textos, suas idéias e de todos do gênero é o que mais gosto. Realmente para nossa vida atual de mulher, mãe, esposa, profissional e vários outros papéis que desempenhamos o mínimo de organização é fundamental. O que estou adotando no momento é LIVRE-SE DAS TRALHAS. Eu estou me vigiando bastante pois realmente só liberando as “energias” de coisas paradas que pode melhorar e também ajudar na limpeza. O que acontece muito comigo é que adoro reciclar e reinventar novos usos para objetos e isso acaba demorando um pouco para eu fazer. Então a maior acumuladora sou eu e também aqui em casa somente eu que limpo e organizo ! Por isso estou usando suas dicas de 15 minutos e DESTRALHE ! Parabéns pelo blog e até breve ! Grata. Wandy

  11. Juliana comentou em May 8, 2013

    Olá Thaís!
    Primeiramente, parabéns pelo blog, como em muitos depoimentos, também encontrei você por acaso, quando buscava na internet sobre organização no lar e como todos falam, suas dicas são mesmo maravilhosas e muito úteis! A parte do destralhar eu adorei! Assim que li já comecei a colocar em prática e é realmente instantâneo o resultado de bem-estar que nos proporciona logo após o primeiro “destralhamento”, pois uma vez que fazemos acaba que nos vicia e vez ou outra temos que destralhar! Muito bom!
    Sobre a louça na pia, concordo com a importância em dar fim nela. Em casa não consigo deixá-la dando sopa, sempre mantenho a pia limpa, dormir com louça para lavar no dia seguinte nem pensar, só de saber que ao acordar encontrarei todos os utensílios e restos do jantar de ontem já dá uma coisa e pode até dar pesadelo…rs… Não há nada melhor do que acordar e ter sua cozinha limpinha e linda te esperando para fazer um delicioso café da manhã!
    Já à visito há alguns meses e sempre passo aqui para ler as novidades e dicas preciosas!
    Abs,
    Juliana

  12. Renata comentou em May 8, 2013

    Adoro suas dicas 😉

  13. Silvana comentou em May 9, 2013

    Thai, adoro seu site, faz um ano que venho acompanhando suas postagens. Para mim a casa está organizada quando vejo pias, mesas e camas arrumadas. Mesas desarrumanas me dão um pânico.

    Mais uma vez parabéns pelo blog, acompanho diariamente.

  14. Silvana comentou em May 9, 2013

    Thais, adoro seu site, faz um ano que venho acompanhando suas postagens. Para mim a casa está organizada quando vejo pias, mesas e camas arrumadas. Mesas desarrumanas me dão um pânico.

    Mais uma vez parabéns pelo blog, acompanho diariamente.

    Leave a Reply
    Name (required)

  15. neide da silva souza severiano comentou em May 14, 2013

    Thais ,também trabalho e chego em casa as 18:00, minhas filhas não conseguem deixar o guarda roupa dela s organizados todos os finais de semana la vou eu lavar passar e organizá-lo

  16. Rafael Danigno comentou em May 24, 2013

    Thais, acho que o terceiro item, viver de forma minimalista, é um dos mais importantes. Todos temos as mesmas horas do dia, 24 horas, e temos que selecionar o que fazer (e o que NÃO fazer). É incrível como quanto mais crescemos na vida, mais enchemos ela e mais coisas entram em nossa lista de “prioridades”.

    Acho muito importante ter uma lista com as prioridades máximas de sua vida (ex: Deus, Família, Trabalho 1, Amigos, Trabalho 2…) e analisar periodicamente (a cada 6 meses?) se seu tempo está dividido conforme sua própria lista de prioridades, riscando alguns itens da lista.

    Inclusive, há uma forma muito legal pra definir suas prioridades máximas na vida: imagine seu funeral! Ao “começar pelo fim”, você entende o que é realmente importante…

  17. Edenilza Amparo dos Santos comentou em October 18, 2013

    É a primeira vez que eu entrei no seu blog estou amando vou pegar várias dicas daqui, a minha vida é muito corrida e eu não consigo organizar a minha casa direito, agora eu vou tentar seguir algumas dicas que eu li aqui, muito obrigada.