GTD

logo-gtdGTD é um método de produtividade criado por David Allen.

Nesta página, você encontrará um guia para implementação do método.

Sou certificada pela David Allen Company e responsável pela coordenação do produto GTD no Brasil, dentro da Call Daniel.

Como começar

Estamos falando sobre um método, então é importante saber duas coisas: (a) não é do dia para a noite que você vai implementar TUDO; e (b) precisa estudar a teoria, conhecer os conceitos, se aperfeiçoar. Vai por mim: vale muito a pena estudar a teoria. Ela dá a base para todo o resto. Para isso, existem algumas maneiras:

  • Ler o livro. Sempre a referência principal. O livro base do GTD chama-se “A arte de fazer acontecer” e sua edição revista foi publicada em 2015 no Brasil pela Editora Sextante.
  • Fazer um curso. A Call Daniel oferece turmas abertas mensalmente em São Paulo e em outras cidades.
  • Acompanhar os novos posts e ler os já publicados aqui no blog e no blog da Call Daniel, além de tirar dúvidas no grupo no Facebook (GTD Brasil).

Depois de conhecer a teoria, vem a parte da implementação. O David sugere no livro que você reserve dois dias inteiros para fazer, o que você pode fazer em um final de semana, férias ou feriado. Porém, se você não quiser dedicar dois dias inteiros dessa forma, você pode dividir essa implementação por blocos.

Assista também o vídeo:

O aprendizado do GTD se dá em três níveis

Há alguns anos, o David vem reformulando seu programa de ensino do GTD em três níveis. O objetivo é facilitar o aprendizado e sua jornada no caminho da maestria no GTD. Os níveis são os seguintes:

  1. Nível 1: Fundamentos do GTD – Aqui você aprenderá o básico sobre o GTD para implementar os cinco hábitos para controlar seu fluxo de trabalho.
  2. Nível 2: Projetos e Prioridades – Aqui você aprenderá como identificar suas prioridades e trabalhar em seus projetos.
  3. Nível 3: Foco e Direção – Aqui você aprenderá como encontrar coerência em todos os âmbitos da sua vida, de modo que seus objetivos, projetos, ações se conversem.

Essa divisão é relativamente nova. Começou a ser implementada em 2014 e, desde então, as franquias oficias ao redor do mundo estão se capacitando e implementando aos poucos o novo formato. A certificação de Nível 3 ainda não foi lançada (previsão: 2017).

Na Call Daniel, temos previsão de ter esses cursos no formato atual até o final do ano de 2016. Estamos em processo de tradução de todos os materiais.

Veja aqui no blog os textos que você encontra relacionados ao método GTD que podem dar suporte ao seu aprendizado: