13 Feb 2012

15 dicas para economizar dinheiro

Dinheiro não traz felicidade, mas traz tranquilidade. Se você faz parte do 1% da humanidade que não precisa se preocupar com dinheiro, considere-se um felizardo. No entanto, se você pertence aos outros 99% e gostaria de economizar um pouco mais, essas dicas podem ser úteis:

  1. Não abra e-mails de ofertas. Não pegue catálogos em lojas.
  2. Em vez de comprar usando cartões ou cheques, use mais dinheiro vivo. Parece que, quando usamos dinheiro, sentimos mais a dorzinha no bolso na hora de comprar e isso nos acende uma luz para economizar mais.
  3. Em vez de dizer que gostaria de guardar $100 todo mês na poupança, transfira $25 por semana. É mais fácil e você não sente tanto.
  4. Compre menos. Pare de comprar coisas durante algum tempo.
  5. Empreste mais as coisas. Você não precisa comprar uma furadeira se alguém puder te emprestar.
  6. Pense em outras formas de renda que você poderia ter, talvez através de um hobbie.
  7. Leia sobre investimentos e veja se são uma boa opção para você, porque podem ser.
  8. Baixe algum aplicativo para registrar seus gastos no celular. Eu uso o Minhas despesas, mas existem vários.
  9. Leve comida de casa para o trabalho.
  10. Procure resolver mais coisas em casa sozinha(o) do que contratando o serviço. De instalar chuveiro novo a pintar a casa.
  11. Pague suas dívidas no início do mês e antes de gastar com qualquer outra coisa.
  12. Cuide mais da sua saúde se alimentando bem, fazendo exercícios regulares e indo com frequência aos médicos fazer check-ups. Se você se cuidar, gastará menos com remédios e tratamentos.
  13. Saia menos. Mesmo os programas gratuitos demandam alguns gastos (transporte, alimentação etc, especialmente com crianças). Sempre que puder fazer um programa caseiro, faça.
  14. Ensine seus filhos sobre economia doméstica e sobre o valor do dinheiro. Explique porque um coleguinha tem um brinquedo que ele não tem, ou uma mochila mais cara.
  15. Doe o que não usa mais para saber de verdade o que tem. Sabendo, você usará mais o que já tem em vez de ter vontade de comprar coisas novas.

São pequenas dicas que podem fazer diferença no seu bolso diariamente. E você, tem alguma dica para economizar dinheiro?

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do blog
(não se preocupe – eu NUNCA enviarei spam):

Por FeedBurner

76 comentários . Comentar via blog

  1. ana paula

    tenho 28 anos, tenho 2 filhos,sou mae solteira.como faço pra economizar pra comprar minha casa propria.naõ sou consumista,consigo me controlar os que os meus olhos deseja.qual e o 1ºpasso que começo.as financiadora não me aprovam. meu salario é r$1.015.nesses casos como faço?

    Responder
    1. Alessandra

      1. passo abra uma poupança (na caixa economica é a melhor na minha opinião), todo dinheiro que sobrar no mês, guarde na poupança.

      Responder
    2. Creide J Santos

      Ana Paula, cadastre-se na sua prefeitura ou entidade que administra o projeto Minha Casa Minha Vida. Aqui em Curitiba as mães solteiras tem prioridade para ficar com uma casa ou apartamento nos conjuntos habitacionais que a prefeitura viabiliza através da COHAB.
      Também sugiro (além da poupança) fazer um trabalho extra qualquer e toda a renda obtida guardar na poupança. Em aniversários e natais, peça o presente em dinheiro para sua casa própria. Geralmente ganha-se coisas inúteis ou supérfluas e o dinheiro do presente irá engordar sua poupança.
      Converse com seus filhos e explique que a prioridade é a casa própria de vocês, um lar onde serão felizes, onde cada um terá seu quarto, etc. Ensine-os a sonhar e a planejar a realização de cada sonho, transformando as metas em tarefas diárias, semanais, mensais, até a completa realização do sonho.
      Anotar esses sonhos numa folha de papel por item também ajuda a se planejar e a visualizar o que se quer.
      Eu conquistei minha casa e tudo o que ela contém de bonito dessa forma.
      Boa caminhada.

      Responder
  2. Thais, parabéns pelo artigo, muito direto o assunto e muito eficaz. Acho que economizar é exatamente fazer dessas dicas um hábito. Sucesso Sempre!

    Responder
  3. vanise nascimento dos santos

    amei todas as dicas vou tentar colocar em pratica, obrigada

    Responder
  4. Luis Henrique

    Nunca empreste algo que vc acabou de comprar, empreste aquilo que vc geralmente não usa muito. Pq dps, vc verá como é ruim emprestar coisas novas.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Para quem é budista, o legal é emprestar aquilo que você é mais apegado. =)

      Responder
  5. marilene

    parabens adorei seu blog me ajudou bastante e ainda vou pesquisar mais .

    Responder
  6. euda

    Só não concordo com a 5 sugestão. Não gosto deste hábito……….

    Responder
  7. Poupar dinheiro é muito difícil, porque numa Cidade como Luanda, poupar é difícil porque se você não tem, então ter que comprar, porque ninguém aceita emprestar, dizem que quem empresta nunca melhora.
    Então poupar é difícil, mas não podemos deixar de poupar o bocado que temos. Vamos economizar.

    Responder
  8. Francisco Guedes

    Eu li o artigo, e gostei muito vou aplicar as 15 formas durante esse final de semestre e veremos no que resulta.

    Grato. Boa Noite

    Responder
  9. Graziele

    Suas dicas são bacanas, e eu tenho uma bem legal.
    Junte moedinhas.
    Faça um cofre de uma maneira que só dê para colocar as moedas e que não dê para tirá-las com facilidade, o cofre também não pode ser transparente, pois assim você não fica tentado a retirar as moedas. estipule um período. Tipo, daqui ha 3 meses, você vai abrir o cofrinho.
    Todas as moedas de troco que for recebendo coloque neste cofrinho, de qualquer valor.
    Na primeira vez que juntei moedinha, fiz por um período de 3 meses e quando abri o cofrinho , tinha mas R$ 250,00 só em moedas. Faço isso sempre agora, e toda vez que começo estipulo um prazo maior.

    Responder
  10. Ola, muito bom este seu artigo! Gostei muitos das dicas!

    tem um site legal em que eu li um artigo falando sobre como economizar dinheiro, e que me ajudou bastante também com este tema, e acho que vale a pena ler…

    http://seuguiadeinvestimentos.com.br/como-economizar-dinheiro/

    Parabens pelo site! Abraços!

    Responder
  11. Maria

    Gostei das sugetões, vou seguir passo a passo
    preciso economizar, sou muito gastadeira…
    e não vale à pena.

    Responder
  12. Nossa Thais!
    que dicas legais que você disponibilizou, eu gostei muito.
    Eu também já tiver muita dificuldade em economizar dinheiro, vivia endividada com muitas contas para pagar, e eu cheguei ate a ter depressão por isso, mas graças a Deus eu conseguir vencer essa situação e consegui ter mais controle com meu dinheiro, e hoje com a minha experiência eu tenho um blog para ajudar as pessoas que tem essa dificuldade.

    Responder
  13. Eliane

    Thais, outra dica e ir ao supermercado depois do jantar, nunca antes. E tambem va com uma listinha do que necessita comprar. Ficar andando no supermercado a toa e com fome vai te levar a gastar mais. Isto tambem vale para os passeios ao shopping sem nenhum proposito, va ao um parque se quiser andar a toa!

    Responder

Paginação de comentários

Deixe um comentário