Doe algumas de suas coisas para quem precisa

Imagem: Pinterest (sem fonte)

Imagem: Pinterest (sem fonte)

Viva a vida com menos – isso é o que está escrito acima. E o que significa viver com menos? Passar necessidade? Claro que não. Viver com menos é um pedido de mudança de atitude para uma sociedade que tem coisas demais. Se você tem a possibilidade de estar lendo este post agora, você é uma pessoa privilegiada que possui acesso à Internet. Isso significa que você tem muitas possibilidades na sua vida. Se você tem Internet, certamente tem um trabalho ou a possibilidade de acessar a rede através de algum meio que, de uma forma ou de outra, demande dinheiro. E, se você tem dinheiro para gastar com isso, eu suponho que não falte dinheiro para você viver, se alimentar e descansar, que são as necessidades básicas de um ser humano.

Analise tudo o que você tem, então, e veja se não existe a possibilidade de doar um pouco para quem precisa. Sempre há pessoas precisando de algo que você tenha e não use mais, desde uma roupa ou sapato até livros e filmes. Gente pobre não precisa só de roupa e comida, mas de cultura também.

Eu acredito que, independente da religião de cada um, ou da ausência de religião, é importante termos esse sentimento de compaixão para com todos os seres vivos. Não existe ninguém melhor do que ninguém, mas as pessoas têm possibilidades diferentes. Se você está em uma posição privilegiada, utilize isso para ajudar quem você puder. E não precisa doar dinheiro. Pode doar coisas que você tenha e que não use. Não estou dizendo para doar algo que seja de uso essencial em sua casa, mas objetos que já não lhe têm serventia. E eu posso afirmar com 99% de certeza que você tem pelo menos alguma coisa da qual pode se desfazer nesse exato momento.

Não deixe de doar por achar que não tem como levar em algum lugar, por exemplo. Há instituições, como o Exército da Salvação ou as Casas André Luiz, que recolhem as doações em casa. Você também pode doar  agasalhos, livros e brinquedos quando for ao supermercado e à farmácia, que sempre têm esse tipo de campanha. Livros podem ser dados de presente para amigos que estejam precisando ler aquele livro em questão, ou você pode doar na sua faculdade ou escola. A biblioteca com certeza os aproveitará. Quem tiver lojas de livros usados em sua cidade também pode levar lá. Roupas e donativos podem ser recolhidos em igrejas. Você também pode doar um agasalho ou cobertor para moradores de rua.

O importante é reconhecer que um objeto que você não usa poderia estar sendo melhor aproveitado por outra pessoa. E, dessa forma, ao se desfazer dele, você na verdade está se comprometendo com o universo, fazendo uma boa ação, além de liberar espaço em sua vida para o novo. Pense nisso. Seja caridoso.

Thais Godinho

Organizadora profissional e publicitária, criou o blog para ajudar as pessoas a se organizarem.

Mais posts - Website

26 Comments

  1. Ana
  2. Ro
  3. Mychelle
  4. Elis
  5. Elis
  6. Raquel Leão
  7. Michele Almeida Canhoto
  8. Paula
  9. Fernanda
  10. Marcela
  11. Renata
  12. Vania Lacerda
  13. Fernanda
  14. Bia
  15. Helena

Responder