ou

Eu já escrevi um post sobre como nós organizamos a nossa rotina de lavagem de roupa e ele gerou uma polêmica porque eu disse que lavamos roupas todos os dias. Nós modificamos um pouco a coisa toda e hoje em dia está assim:

segunda: roupas escuras e pesadas (jeans, camisetas pretas etc) – se forem poucas, juntamos as coloridas
terça:  roupas do filhote
quarta: roupas claras
quinta:  roupas coloridas (se não lavamos junto na segunda)
sexta: roupas de cama
sábado: roupas de banho (toalhas no geral)
domingo: roupas delicadas ou panos de limpeza

Nossa máquina tem um ciclo chamado “extra-baixo” que é o equivalente a uma bacia de água. Usamos muitas vezes para lavar panos de prato, por exemplo, ou panos de limpeza. Esses são os únicos que dão um pouco mais de trabalho porque deixo de molho um dia antes.

Nos últimos meses, eu simplifiquei algumas coisas por aqui e gostaria de passar essas dicas para vocês:

1. É ok misturar roupas

Eu tinha muita, muita roupa vermelha (não sei de onde veio essa fixação), mas doei a maioria delas e, não sei se por ter enjoado ou não, uso menos as que eu tenho. Logo, eu costumo lavá-las junto com a roupa escura agora, ou no máximo com as coloridas. Não tenho mais um dia de lavagem somente para elas. Meu marido, quando quer lavar a roupa dele porque vai viajar, por exemplo, junta todo tipo de roupa ao mesmo tempo na máquina (jeans, camiseta, meia, cueca) e sai tudo ileso. Eu já fiz isso com as minhas em situações emergenciais e nunca aconteceu nada. O que eu quero dizer é que, se você não tem disposição para lavar a roupa mais de uma vez por semana, não se preocupe. Vai dar tudo certo.

2. Centralize a roupa suja em um único cesto

Nossos banheiros são pequenos e não há espaço para colocar um cesto. Como somos disciplinados quanto a isso, nada de problemas, mas eu recomendo fortemente que quem tem pessoas bagunceiras em casa tenha um cesto nos banheiros para evitar o estresse. No entanto, se todos colaborarem, a melhor coisa é ter um único cesto na área de serviço. Eu tomo banho e já levo minha roupa para lá. Virou um hábito. Acho que dessa forma é mais fácil do que seria se nós tivéssemos mais dois cestos espalhados pela casa.

3. Todo mundo tem que colaborar

Exatamente o que eu comentei no item anterior: todo mundo colabora para o cesto da lavanderia ser o lugar para colocar a roupa suja. Ficar recolhendo roupa dos outros pelo chão é muito chato. Porém, vou fazer uma pequena confissão aqui: particularmente, prefiro passar pelos banheiros uma vez por noite e pegar o que estiver espalhado que ficar recolhendo roupa dentro de cesto. Acho mais rápido!

4. Lave um pouco todos os dias

Quando eu morava com a minha avó, ela costumava lavar a roupa somente uma vez por semana, aos sábados. O problema disso é que você precisa ter um bom estoque de roupas que lhe permitam ficar sem suas peças durante todo esse tempo em que ficaram sujas esperando a lavagem. Particularmente, prefiro lavar um pouco todos os dias e ir aliviando a tarefa. Qualquer tarefa que você acabe acumulando vira uma coisa estafante.

5. Use mais cada peça de roupa

Em vez de usar uma vez e colocar para lavar, examine se realmente precisa fazer isso. Geralmente eu uso camisetas e blusas somente uma vez, mas calças e saias podem ser usadas outras vezes, por exemplo. Roupas de frio devem ser lavadas com uma frequência menor ainda, especialmente para conservar as peças por mais tempo. Avalie.

Espero que você consiga simplificar a sua rotina de lavanderia com as dicas acima.

Você tem alguma dica especial para facilitar o dia-a-dia quando se trata de lavagem de roupas? Compartilhe nos comentários!

Thais Godinho
Veja mais sobre:
33
Para fazer no domingo: separar as roupas que usará durante a semana
Como organizar: Feriado em casa
Regras para armazenar coisas no banheiro

 

  1. Aline v. H. Maas 25/08/2012

    Gostei bastante das dicas =]

  2. Val 25/08/2012

    Thaís, nossa eu venho tendo muito problema em casa com tempo pra lavar roupa e passar, pois tbém não tenho maquina de lavar, só tenho um tanquinho e qdo vou lavar as vezes fico quase o dia inteiro lavando. Vou tentar fazer do jeito que você esta sugerindo, acho que vai dar certo.
    Se vc estiver mais alguma ideia por favor me passa.
    bjuuusss Val

  3. raquel c. 25/08/2012

    Dica 1: para evitar deixar marca do prendedor de roupa em camisas e camisetas mais delicadas, penduro elas num cabide.

    Dica 2: Quando há alguma roupa que está com cheiro de guardado, em vez de lavar direto, eu deixo ela tomando sol, e quase sempre sai.
    Quando você sai à noite e a roupa fica com cheiro de cigarro ou o cheiro do local em q vc foi, a dica é a mesma, deixar a roupa no sol e vento no dia seguinte, que o cheiro sai. Claro, se não sair eu lavo, mas com isso, evito de lavar muito a roupa desnecessariamente, e quanto menos lavagens, mais tempo a roupa dura e mais posso usá-la.

    Dica 3: Passo Spray Scotchgard 3M nas toalhas de mesa, nos calçados e nos blazers/jaquetas. Esse é um spray impermeabilizante maravilhoso (vejam como ele funciona no youtube). Uma lata custa uns 30 reais. Com ela vc impermeabiliza seus calçados, com isso, nos dias de chuva seu tênis, além de não molhar, não fica sujo. Se cair vinho ou molho de tomate na toalha, a toalha não ficará manchada. Ah, pode passar esse sprays nos estofados e tapetes da casa e do carro,para quem tem crianças em casa, é uma maravilha!!!

    • Karen respondeu raquel c. 02/08/2016

      Amei a dica do spray, costumo comprar toalhas hipermeabilizadas, mas poder fazer isso nos calçados é ótima ideia.

  4. Elvira Almeida 25/08/2012

    Adorei seu blog, tem me ajudado bastante nas minhas organizações de maneira geral, inclusive para preparar aulas usei a dica de mapa mental…obrigada.

  5. raquel c. 25/08/2012

    Evito apenas misturar cores claras com escuras, pois se as misturar, ou a roupa escura ficará cheia de pelinhos brancos, ou a roupa branca pode manchar. As roupas que mais soltam esses pelinhos são as de algodão, então, o cuidado maior é com as de algodão.

  6. Gleice 25/08/2012

    Olha, eu moro em casa e tenho um espaço maior para colocar roupa no varal. Por isso acabo lavando roupa de cama e banho a cada 15 dias.
    Eu junto as toalhas e lençóis de 2 semanas e com isso uso a capacidade máxima da máquina e posso lavar lençol com lençol e toalha com toalha sem precisar fazer mistureba.

    A única coisa é que precisa secar bem a tolha de banho antes de colocá-la no cesto. Pra não embolorar.

    Agora as roupas do dia-a-dia eu misturo tudo! Só não as brancas com coloridas.
    Não mancha (ainda mais se vc está lavando roupa escura com alguma que solta tinta).
    E já misturo a roupa do filho (1 ano e 9 meses) com a nossa.
    Ele suja muita coisa e não tem uma quantidade significativa de roupa em estoque.
    Aí se for lavar roupa nossa e tiver algumas pecinhas que nem são suficientes para o ciclo extra baixo elas vão pra máquina normalmente.

    Bjos.

  7. Fernanda 25/08/2012

    Oi Thaís. Te enviei uma dúvida sobre hospedagem de blog. Voc~e pode me responder por favor, sua opinião é importante. Obrigada

    • Thais Godinho respondeu Fernanda 27/08/2012

      Fernanda, não cheguei no seu comentário ainda, mas atualmente hospedo meu blog na Pre-Lude.

  8. Lorena Leandro 25/08/2012

    Aqui não dá pra lavar todo dia porque só tenho um varal pequeno, mas eu lavo sempre que as roupas penduradas estão secas. No verão, é quase todo dia mesmo. O esquema é parecido com o seu, mas em vez de dividir por dia, divido por necessidade. O que há mais no cesto? Roupas pretas, coloridas, brancas? Também misturo os tipos de roupa e nunca tive problemas, facilita bastante.

    • Thais Godinho respondeu Lorena Leandro 27/08/2012

      Lorena, esse esquema de lavar em determinados dias acaba caindo no que você falou também.

    • Valéria Vieira respondeu Lorena Leandro 27/06/2013

      também faço assim.
      O meu cesto fica no banheiro social.
      no dia que pretendo lavar roupas (não tenho uma rotina para isso), abro o cesto e vou dividindo em as roupas: as brancas pr’um lado, as coloridas pro outro, as pretas lavo sozinhas, e as roupas de banho e cama, juntas, e as do bebê tenho um cesto só dele (que na verdade é uma bacia grande) e lavo separadas.
      aí, faço como vc: lavo a pilha que ficou maior… rs
      se tem poucas roupas pretas, faço como a Thais, lavo com as coloridas. e vice-versa.
      as roupas brancas gosto de deixar de molho.

  9. Adorei as dicas do post – e as dicas da Raquel C. também. Pela correria aqui de casa, eu tenho o costume de lavar todas as roupas no final de semana (mais no domingo), mas está sendo um problema: não há cabides que deem conta de tanta roupa, e as vezes são 03, 04 carregadas na máquina (e ela está começando a não gostar muito disso). Vou tentar colocar pelo menos mais uns 02 dias por semana na lista para ver se melhora.

  10. Fernanda 25/08/2012

    Eu lavo quase todos os dias pois tenho uma criança pequena e um bebê em casa…

  11. Fernanda 25/08/2012

    Thaís vou dar uma sugestão e um pedido. Que tal você criar uma agenda Vida Organizada? Falamos em agenda e está quase na hora de comprar uma…. E o pedido : para 2013…please….

    • Thais Godinho respondeu Fernanda 27/08/2012

      Fernanda, nem me fala. Entrei em contato com uma editora, mas eles já estão vendendo as edições de 2013, então não produzem nada novo, a não ser para 2014, mas ainda não começaram a produzir para esse ano.

  12. Tatiana 25/08/2012

    Thaís, frequento o blog a mais de um ano, apesar de nunca ter comentado, mas hoje eu tinha que dizer: o layout do site está LINDO!! As cores, o logo, a distribuição, as fontes! Você está de parabéns pelo bom gosto!! Me inspira a mudar o meu pra algo mais ou menos assim também!

    Parabéns!!

  13. Julia 25/08/2012

    Adorei as dicas, como sempre! Aqui em casa, como somos só dois (eu e meu marido), não temos cesto de roupa suja. Usamos a própria máquina como cesto. Funciona bem, tiramos a roupa e colocamos lá direto! 😉

    Beijinhos

  14. Nivia 25/08/2012

    OI Thais, sou a Nivia, moro com marido e filha de 3 anos e tenho uma rotina bem parecida com a sua. Até por ter pouco varal, tenho por hábito lavar mais vezes na semana. Minha dica é sujar menos roupas. Mesmo com minha filhinha, se posso, uso 2 dias a calça do uniforme. E tem dado certo. E para me maltratar menos, não deixo roupa acumular nem no cesto de lavar, nem no de passar. Fazendo um pouco por vez diminui aquela sensação de escravidão e tempo perdido! Adoro seu blog e suas dicas.

  15. Narinha 25/08/2012

    aqui tem cesto em cada banheiro pq a turma é bagunceira e ninguemmmm conhece o caminho do banheiro pra area de serviço levar a roupa suja (#fato)
    misturamos as cores todas sem problemas (minha, marido e filho adolesc.).
    A roupa do caçula de 2a e 8m é lavada separada, com sabão de côco apenas, para evitar alergia aos produtos sabao em pó e amaciante e tb acho mto novinho pra ter a roupa misturada com as dos adultos. lavo na mão e coloco só pra centrifugar pq é só o suor/poeira do dia.
    lençois e toalhas vão juntos.
    toalhas de prato na mão, separadas
    a máquina é ligada quase todo dia.
    não aconselho ligar mais de duas vezes no mesmo dia. pode ser que ela não aguente e ficar sem máquina é o fimm.
    se voce nao tem, se programe para comprar. vai lhe poupar tempo, saúde e beleza.
    as roupas de sair, penduro pra secar em cabides, pra evitar marca de pegador de roupa

  16. Fabiana Correa 25/08/2012

    Oi! Adoro seu blog!
    Aqui em casa é assim:
    Lavo duas vezes por semana. Separo as roupas por pessoa: marido, filha, filho e as minhas. Dessa separação, tiro as brancas e bato todas juntas. Bato as brancas.
    As roupas de cama, banho e jeans bato em um dia específico.
    Tem dado certo, mas, pretendo lavar roupa em mais um dia na semana.
    Bjus

  17. R, 26/08/2012

    Cá em casa somos apenas dois, portanto a rotina de lavagem da roupa é mais ou menos simples. A minha máquina de lavar tem capacidade para 7-8 kg, e normalmente lavo à sexta-feira ou sábado logo pela manhã. Em média lavo duas a três cargas por semana – uma de roupa branca e lavo a 40º. As restantes roupas de cor são lavadas todas juntas, normalmente a 30º. Prefiro lavar a temperaturas mais baixas já que tenho a ideia que desgastará menos a roupa. Por vezes, coloco as camisas do meu marido de molho em àgua e sabão durante algumas horas e esfrego os locais mais críticos – colarinho, punhos e na zona das axilas. Calças e casacos de fatos formais são lavados e passados numa lavandaria. Como são peças mais delicadas e que devem durar muito tempo (apesar de no caso do meu marido terem uso diário), faço esse investimento. Tirando estes, não tenho muitos mais cuidados com a roupa.
    O meu maior é pesadelo é passar a ferro. Como o meu marido usa fato e gravata todos os dias, ao fim da semana tenho sempre uma média de 6 camisas formais para engomar, fora o resto da roupa…

  18. Thais 26/08/2012

    Aqui temos 2 cestos, 1 no nosso closet e um no quarto da minha filha, funciona bem. Não temos dias pra lavar, mas a responsabilidade de roupa é toda minha. Temos um acordo: eu detesto lixo e não mexo com nada que tenha a ver (tirar e colocar na rua, tirar o reciclável e colocar lá fora, lavar as lixeiras por dentro, nada. Morro de nojo. Em contrapartida o marido detesta tudo que tenha a ver com lavar/passar roupa. Então ficamos assim, todo o resto é dividido 50/50%, menos lixo e roupa, rs.

    Eu lavo quando os cestos vão ficando cheio, sem dia certo. Na base do olho eu já sei. Facilita porque trabalho de casa 3 dias da semana, então quando faço um intervalo é fácil de colocar a roupa na máquina e nunca acumula. E eu sempre faço de dia porque com a energia solar toda a eletricidade que usamos durante o dia não pagamos. Nunca lavo à noite (porque também é perigoso).

    Eu sempre misturo tudo em termos de cores, tirando quando a roupa é nova e escura ou de cor possível de soltar tinta. Aí eu deixo de molho e lavo à mão a primeira vez pra testar. Depois da primeira lavagem se não soltou, vai tudo misturado. Não lavo nada à mão. Antes eu separava as roupas da filha, mas desencanei. Então a minha separação hoje é assim: roupas de cama/mesa, panos de limpeza/tapetes, nossas roupas. Aí dentro de nossas roupas separo 2 tipos: o que vai passar e o que não precisa (roupa de ficar em casa, legging, etc). Essas vão no programa lavar + secar. As que precisam passar vão no apenas lavar e eu estendo. Como alguém falou em cima, sempre coloco tudo no cabide e seca estendido, facilita passar 1,000,000 de vezes.

    Ah, e também passo a medida que lava, em geral na minha hora de almoço, pra não acumular.

    Bjos

  19. Helen 27/08/2012

    Bom eu casa somos somente eu e meu marido, meu marido fica a semana toda fora trabalhando, então acumulo minha roupa da semana e geralmente na sexta já lavo as minhas (todas misturadas), no sábado lavo as dele, primeiro bato no tanquinho (ele é caminhoneiro) e depois coloco na máquina… roupas de cama, lavo junto com as toalhas de banho e deixo acumular uns dois jogos de cama e toalhas….
    ahh não passo nenhuma roupa pra guardar, costumo recolher as roupas e já dobrar certinhas e não ficam amassadas, procuro sempre deixar secando no sol, aí elas ficam mais lisinhas… só passo qnd alguma amassou na gaveta (odeioo passar roupas)
    comprei a máquina a um mês mais ou menos, antes lavava tudooo no tanquinho até que meu marido voltou em uma sexta feira quase meia noite com a mala cheias de roupas pra eu lavar e já iria viajar novamente no sabado no horário do almoço…. tive q ficar lavando roupas até de madrugada pra dar tempo de secarem, aí resolvi que era a hora de comprar uma máquina principalmente pra centrifugar… a limpeza eu prefiro do tanquinho msmo…

  20. Lilian 27/08/2012

    Oi, Thais.
    A unica ressalva é: jeans NOVOS, recém comprados e toalhas de banho escuras devem ser lavados separados de roupa clara, se vc n quiser que sangrem e manchem. Pq essas coisas sempre desbotam.

  21. Deborha 27/08/2012

    Neste fim de semana, pela primeira vez na vida misturei roupas coloridas. Resultado: Desbotou. É, fui a sorteada da vez e agora tenho algumas peças manchadas de rosa pink. Graças a Deus, algumas delas eu consegui tirar a mancha com um produto tipo “vanish” (mas é outra marca que eu esqueci o nome agora).

    Eu costumo lavar TODAS as peças de uma vez só a cada 15 dias. Mas, a partir do mês de vem, vou passar mas tempo em casa (home office freelancer) então, pretendo mudar a rotina de lavagem, fazendo um pouquinho a cada dia, pois a economia de tempo fará PROFUNDA diferença nos meus objetivos.

    Beijinhos!

  22. Aldira 14/11/2012

    Máquina nova!!!!!
    Mudamos a quase dois meses p um “apertamento” e MARAVILHA!!!! Compramos uma máquina de lavar roupas. Santo Deus!! Que ótimo!!!! Chega de esfrega, esfrega tarde da noite…(rotina corrida…)
    Thaís, adoro seu blog e vou aproveitar mil dicas aqui. Sou totalmente desorganizada e esquecida. Daquelas que tem agenda mas esquece de usar… rsrsrsrs.. Seu blog inspira a gente a começar a se organizar. e vamos lá!!! Tô dentro!!
    Parabéns!!!!!

  23. Lilian 02/04/2013

    Oi Thais!
    Eu moro na Itália e aqui não existe nem área de serviço e muito menos tanque nas casas. As pessoas ficam horrorizadas quando eu conto que a maioria das pessoas no Brasil tem o costume de lavar tudo na mão! Aqui tudo vai na máquina, inclusive os calçados. Não sei se por causa disso as roupas daqui são mais resistentes, mas eu sempre misturo tudo (não roupa com calçado, pelamordedeus!) e nunca tive nenhum problema. Misturo colorida com branca e sempre a 40 graus. Lavo umas 2x por semana e nos horários mais baratos (das 7 da noite às 7 da manhã), porque aqui a energia elétrica é MUITO cara!
    Amo teu blog!

    Beijos

  24. thamires Scarllat 13/10/2013

    Oi !

    Faz um bom tempo que eu acompanho o seu blog e gostaria de agradecer por ter facilitado tanto a minha vida e incentivar – me por fazer dela organizada.

    Parabéns pelo ótimo trabalho .

    PS: Se por acaso puder fazer um post de incentivo Para pessoas com dificuldade de dar o primeiro passo e de finalizar Com perfeição seria , maravilhoso .Beijos!

  25. […] eu respondi o e-mail de uma leitora que me fez diversas perguntas sobre a rotina de lavanderia. Eu já comentei aqui no blog sobre como é a nossa rotina, mas ela mudou um pouco com o passar do tempo (especialmente agora em Sâo Paulo, com a falta de […]

  26. Beatriz 15/05/2016

    Eu tenho muita vontade de lavar um pouquinho todo dia, mas tanto o meu tanquinho como a minha máquina de lavar só trabalham com muita água. Já pensei até em lavar à mão, mas talvez o trabalho seja maior ainda do que lavar tudo junto no mesmo dia. Você tem alguma sugestão?

  27. Leila Ullmann 16/08/2016

    Oi Thais!

    Comecei a ler o seu blog hoje!!! Estou encantada!!! Parabéns pelo seu trabalho e dedicação!!!
    Bom, eu misturo todas as roupas (brancas – não tenho muitas para lavar, coloridas e escuras). Não tenho o hábito de passar roupas e nem de usar a máquina se não estiver na capacidade máxima – ecochata assumida!
    Coloco as camisas e camisetas em cabides e assim que secam procuro recolher e dobrar, assim evito alguns amassados…

    Ótima semana!
    Leila