Dicas para organizar a entrada de casa

Como eu contei aqui, fevereiro é o mês de organizar a entrada do nosso apartamento. Para entrar no clima, eu quis escrever um post com dicas sobre como fazer isso, pois encontrei diversas ideias bacanas pela internet afora.

Quem me acompanha no blog há algum tempo deve saber que eu adoro a série Sex and the city, e o apartamento da Carrie (a personagem principal) tem uma decoração inspiradora. Um dos lugares que mais aparecem (junto com a cama, talvez) é a entrada de casa, pois ela sempre entra tirando os sapatos e apertando o botão da secretária eletrônica, o que denuncia velhos hábitos.

Entrada do apartamento da Carrie, de Sex and the ciry

A Carrie detesta tarefas domésticas. De fato, eu não sei como o apartamento dela aparece sempre limpo (apesar da visita de um rato em um episódio qualquer da sexta temporada). Mas o fato é que ela não faz a menor questão de ser organizada, como a maioria dos mortais. Só quer que a coisa funcione no dia-a-dia, e funciona. A entrada do apartamento dela tem vários detalhes importantes, fundamentais, eu diria, para manter o restante do apartamento organizado:

  1. Um capacho para limpar os pés antes de passar para a área de estar.
  2. Um aparador.
  3. Luz.
  4. Telefone com secretária eletrônica.
  5. Espaço.

O aparador serve para colocar as chaves e manter a bagunça controlada embaixo, com sacolas de compras, revistas ou jornais velhos. Couberam até dois quadros para deixar tudo mais bonito, porque é New York. Só não tem um espelho porque o banheiro é ao lado e tem duas portas – segundo ela, justamente para dar uma última olhadinha antes de sair de casa.

Mas qual a importância da entrada da nossa casa? Simples: ela é o filtro. O que passa dela, entra definitivamente no nosso lar. E ela precisa atender bem quando vamos sair, deixando organizados todos os itens dos quais precisaremos enquanto estivermos fora. Como fazer, então? Como organizar essa parte tão importante da casa?

Imagem: Revelblog

Um simples aparador resolve? Resolve. É o suficiente? Depende. Ter um aparador é importante para delimitar a área da entrada, mas ele pode servir mais à decoração que à praticidade em si.

Imagem: Abode Love

Vejam só a diferença para um aparador organizado! São as mesmas condições da foto anterior, mas este mostra todo o seu esplendor! Temos luz, um espelho, espaço para coisas no chão e sapatos que ficam ali para não sujar a casa. Pequenas mudanças que fazem toda a diferença.

Imagem: Martha Stewart

Em um mundo de organização nível hard, temos a sugestão da tia Martha, que sempre é arrasadora: porta-guarda-chuvas, caixas e quadros magnéticos com uma cor por morador da casa, pote para chaves, sacola de compras e uma bandeja para os sapatos não sujarem o chão.

Mas nem de aparadores vivem as entradas: você pode utilizar um banco (para se sentar e colocar os sapatos, ou mesmo para colocar as compras quando chegar da rua), cabides de parede (para bolsa, mochila, casaco, boné), pufes, cestos, prateleiras, enfim, use sua criatividade! No Pinterest do Vida Organizada eu adiciono sempre ideias para organizar cada cômodo da casa e as fotos acima e outras estão na categoria “Halls de entrada”, com diversas dicas que você pode conferir aqui.

No final das contas, é uma boa ideia:

  • Colocar um espelho para dar uma última verificada antes de sair de casa
  • Ter porta-canetas e um bloquinho para anotações de última hora (ou talvez post-its)
  • Colocar um capacho do lado de fora da porta para evitar a entrada de sujeira
  • Providenciar uma cesta ou caixa para cada membro da família colocar os seus pertences quando chegar da rua
  • Instalar um relógio e um calendário da família na parede
  • Ter um lugar para colocar a correspondência
  • Deixar ali somente o que é transitório e útil e guardar em outro lugar o que não precisa ficar à mão

Como é a entrada da sua casa? Ela funciona para você? Que dica você acha fundamental?

Thais Godinho

Organizadora profissional e publicitária, criou o blog para ajudar as pessoas a se organizarem.

Mais posts - Website

19 Comments

  1. Cintia
  2. Dany
  3. Fernanda
  4. Flávia
  5. Michele
    • Thais Godinho
  6. Cilene
  7. Michele
    • Thais Godinho
  8. Vivi Lemes
  9. Dora
    • Cecy Gadelha
  10. odete
  11. Heidi
    • Thais Godinho

Responder