ou

As gavetas da cozinha têm muito potencial para bagunça! Se elas não forem organizadas direitinho, isso fica ainda mais fácil de acontecer. Organizar é encontrar soluções, não arrumar. A gente arruma quando já pensou na organização e deixou tudo pronto para arrumar no dia a dia. Se você não consegue manter as suas gavetas arrumadas, pode ser que não tenha encontrado a melhor solução de organização. Por isso, seguem algumas dicas para você organizá-las:

Imagem: retirada do Pinterest - sem fonte

Imagem: retirada do Pinterest – sem fonte

O importante é conhecer o espaço que você tem. Conte o número de gavetas. Aqui em casa, temos quatro. Dessa forma, já fica mais fácil planejar o que irá em cada uma delas.

A primeira gaveta deve ter, via de regra, os talheres mais usados no dia a dia. Já é intuitivo saber que os talheres estarão ali, com fácil acesso. Se a sua primeira gaveta já não vier com separadores embutidos, você pode comprá-los. Eles são vendidos em lojas de 1,99, supermercados, lojas como Tok&Stok e até nas revistas da Avon! São muito populares e bem baratinhos. Encontre um que se encaixe melhor na sua gaveta e instale-o ali. Garfos, colheres, facas, colheres de chá e café, abridores de lata e colheres de pau podem ficar nessa gaveta.

A segunda gaveta pode levar os talheres e utensílios menos usados, mas que ainda assim são usados ocasionalmente, como espremedor de frutas, cortador de pizza e outros do tipo.

Você pode destinar a uma gaveta o armazenamento de panos de prato. Aqui eu faço assim e acho bastante prático, pois troco o pano diariamente – algumas vezes, mais de uma vez por dia. Se couber, você também pode deixar um estoque de esponjas dentro da mesma gaveta.

Na última gaveta, costumo guardar aventais, bolachas para copos, saquinhos plásticos, etiquetas e outros acessórios.

Algumas pessoas gostam de ter uma “gaveta da bagunça”, mas a verdade é que essa gaveta acaba concentrando coisas quebradas e outras tralhas. Sinceramente, evite. Não há nada pior que espaços mal-aproveitados, especialmente se a cozinha for pequena.

Se você tiver uma cozinha grande, com aqueles gavetões, pode ser interessante guardar panelas. Gavetas mais rasas podem ser usadas para guardar mantimentos.

E você, como organiza as gavetas da sua cozinha?

Thais Godinho
Veja mais sobre:
11
Checklist de fevereiro 2015
Checklist de julho 2013
Enquete: Como você trabalha?

 

  1. Mariangela 22/06/2013

    Tb tenho 4 gavetas! Na primeira ficam os talheres! Na segunda coloco as miudezas da cozinha , tipo abridor de latas, saca rolhas, etc. Na terceira fuçam os panos de prato e na ultima as toalhas de mesa , de uso diário , pq as melhores, usadas raramente eu guardo em um armário na sala de jantar!

  2. Vania Lacerda 22/06/2013

    Tenho 2 gavetas normais e 3 gavetões. Uso mais ou menos como vc falou. O terceiro gavetão, que fica bem perto da mesinha de refeições, é que é meu pulo do gato. Nele coloco as coisas de café da manhã (achocolatado, açúcar, nescafé, bolachas, pao de forma, guardanapos). Fica muuuito prático, a gente consegue acessar sem nem se levantar da cadeira…:)

    • Sabrina Mix respondeu Vania Lacerda 09/09/2013

      Ótima dica, Vania!

      Estou projetando minha cozinha e com certeza vou incluir um “gavetão do café da manhã”.

      Beijos e sucesso!!!

  3. Léslie 22/06/2013

    Na minha cozinha que é pequena a arrumação é parecida com a sua:
    1ª gaveta: talheres de uso diário
    2ª gaveta: talheres de preparar e servir alimentos
    3ª gaveta: panos de prato e jogos americanos
    4ª gaveta: toalhas de mesa e descansos de panela

    É tão pequeno que só cabe assim.
    Beijos

  4. Valéria Vieira 22/06/2013

    Eu faço um pouco diferente… na primeira, tb coloco talheres. tenho um divisor com vários espaços, e consigo separar bem direitinho: colher de sopa, sobremesa e chá separadas! Isso me facilita qdo preciso de alguma e não tenho que ficar mexendo para achar…
    Na segunda eu uso para talheres grandes: conchas, escumadeira, colher de arroz, abridor de latas e qquer outro que não vá na gaveta de cima.
    Ai a terceira eu amei fazer: como tenho um gavetão enorme para colocar potes de plástico, às vezes nos estressávamos quando as tampas iam lá pro fundo e não conseguíamos achá-las. Então essa gaveta só guarda tampas de potes diversos!!
    Na última gaveta guardo panos de prato e toalhas de mesa.

    pronto. para mim essa separação funciona muito bem.

    Mas essa foto do post me deixou com vontade de ter uma gaveta só para meus temperos… pena que ainda não tenho espaço para isso!
    No momento guardo-os todos num desses cestinho para pão e dentro de um armário.

    Bjos Thais!!
    muito legal esse post…

  5. Anabela 22/06/2013

    Olá Thais. Cá em casa guardo mais ou menos como falou. Com a diferença de que tenho 10 gavetas (a cozinha é grande). No entanto, como tenho feito um esforço para me livrar da tralha a todo o custo, consigo ter cerca de 3 gavetas vazias e as outras bem organizadas e arrumadas.

    Bjs,
    Anabela

  6. Nena Moura 22/06/2013

    Adoro dicas sobre organização e essas caixinhas de plástico ajudam e muito!
    Te convido a conhecer meu cantinho tbm.
    Bjs carinhosos,
    Nena.
    http://www.blogspot.com

  7. Camila Lacerda 22/06/2013

    Oi, ótima dica com certeza!
    Bom aqui em casa é tudo muito pequeno e apertado, então tenho só duas gavetas!!
    Mas eu preciso organizar meus remédios que ficam jogados em uma delas =s

  8. Karin Filgueira 23/06/2013

    Querida Thais,

    Priorizo o mais que posso organizar minha cozinha, pq é onde passo grde parte do meu tempo, sabe.
    Preciso ter versatilidade nesse aspecto pq embora ela não seja tão pequenina, tbm não é tão grde.
    Herdei o armário de aço do casamento da minha irmã mais velha e tenho paixão por ele – é daqueles antigos, com gavetas/prateleiras fundas, sabe, cabem bastante coisas.

    São três gavetas: 1 p/ talheres, que ficam em divisórias, 1 p/ panos de prato/toalhinhas de café/toalhas de mesa, 1 p/ livros/revistas de culinária. Mas essa pretendo esvaziar p/ colocar outras coisas lá, pq estou planejando usar os livros/revistas como objeto decorativo na cozinha.

    Bjs e obrigada pelo post!

  9. sonia schneider 24/06/2013

    Thais, a minha tb é assim. bjs

  10. Cynthya 24/06/2013

    1ª) Talheres de uso diário;
    2ª) Utensílios de cozinha (concha, escumadeira, colher de arroz, saca-rolhas, abridores de lata etc);
    3ª) Panos de prato e toalhas de mesa;
    4ª) Receitas, etiquetas para utilizar em congelados.
    Bjs.