Como começar no sistema FLY Lady

67
13233

FLY Lady é um método de organização criado pela americana que assina com o mesmo nome. Eu sigo o método (apesar de não rigorosamente) há cerca de seis anos e posso dizer que é o melhor método de organização da casa que existe por aí. Os lembretes diários e as rotinas criadas por ela são realmente úteis e conseguem nos manter na linha. Eu falo bastante sobre o método aqui no blog, mas muitas pessoas me pedem dicas de como começar, então este post é um guia para vocês.

Começando

Você pode se inscrever no site oficial (FLYLady.net), se entender inglês. A página no Facebook também é bastante ativa e conta com dicas diárias e depoimentos de outras seguidoras do método. Se prefere em português, você pode participar da lista FLYing Brasil, que envia as mensagens por e-mail.

Rotinas

Crie duas rotinas: uma para quando acordar e outra para antes de dormir. o objetivo dessas rotinas é otimizar o seu dia-a-dia, te colocando no piloto automático para certas coisas e garantindo que você não se esqueça de nada importante. Veja aqui um exemplo de rotina matinal e um de rotina noturna.

Declutter

Declutter significa “destralhar”. A ideia geral é que não é possível organizar o que é tralha. Então, antes de tentar se organizar, você precisa se desfazer do que não serve para mais nada. Comece fazendo 15 minutos por dia: marque 15 minutos em seu timer (daqueles de cozinha, ou o alarme do celular), pegue uma sacola de lixo e vá andando pela casa, jogando fora tudo o que encontrar e que é lixo, como embalagens vazias. 15 minutos por dia parecem pouco, mas já dão uma enorme aliviada. Este é o primeiro hábito que você pode introduzir em sua vida. Quando o alarme tocar, pare e vá fazer outra coisa. Você vai se surpreender com o que consegue fazer em 15 minutos!

Depois de seguir os passos acima, veja o que você pode fazer:

  • Divida sua casa por zonas determinadas por ela, que são: zona 1 (varanda, entrada e sala de jantar), zona 2 (cozinha, área de serviço e quintal), zona 3 (banheiro e segundo quarto), zona 4 (quarto principal) e zona 5 (sala de estar). A ideia é trabalhar cada semana do mês em uma zona, de modo que você não precise limpar tudo de uma vez e a casa se mantenha limpa ao longo do tempo.
  • Comece a fazer a missão do dia, enviada por e-mail pela lista ou vendo pelo site da FLY Lady. Eu também costumo postar no grupo do blog no Facebook, então você pode acompanhar por lá. Cada missão do dia é uma tarefa rápida (geralmente, pode ser feita em 15 minutos) que mantém a sua casa limpa sem muito esforço, fazendo um pouco por dia.
  • Faça a limpeza detalhada de cada cômodo, se ele já estiver livre da tralha. As listas de limpeza detalhadas podem ser encontradas aqui no blog ou acessadas no site da FLY Lady. Mas lembre-se: só devem ser seguidas quando o cômodo estiver “destralhado”. Se já é o seu caso, organize-se de acordo com a zona da semana.
  • Monte seu control journal, que basicamente é um fichário onde você coloca todas as informações da casa, incluindo as rotinas, menus da semana etc. Não tenha pressa quanto a isso, pois ele é montado aos poucos mesmo. Inicialmente, arranje um fichário e insira o que você já tem (listas detalhadas de limpeza, menus e rotinas).
  • Instaure a técnica dos 15 minutos não só para o declutter, mas para outras tarefas. A sala está um caos e você não tem pique para arrumar? Coloque o timer em 15 minutos e faça o melhor que puder nesse tempo.
O sistema FLY Lady é para todos os dias, todas as casas, todas as famílias. Você não precisa seguí-lo ao pé da letra (eu mesma não o sigo), mas só o fato de fazer um pouco por dia já muda a cara da sua casa com toda a certeza. E, se você não sabia por onde começar, agora já sabe. =)

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do blog
(não se preocupe – eu NUNCA enviarei spam):

Por FeedBurner

67 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA