Pular para o conteúdo

Andamento da mudan̤a Рparte IV

O mês de outubro foi agitado! Não era para ser diferente: a mudança está próxima. A data continua a mesma (primeira quinzena de dezembro), mas ainda não encontramos apartamento. Para falar a verdade, apareceu um apartamento muito bom, no bairro que queríamos, semana passada, mas eu viajei a trabalho, fiquei a semana toda fora e, quando voltei, ele já havia recebido uma proposta. Pode ser que os pensamentos positivos de vocês façam com que a proposta seja recusada e a corretora nos ligue, mas do contrário continuamos procurando. Dá um certo medinho de não encontrar nada até lá porque, se não nos mudarmos na data planejada, vai ficar para janeiro (temos as festas de final de ano etc) e não queremos isso. A ideia é mudar, curtir as festas de final de ano já com essa questão resolvida e ainda aproveitar as minhas férias da pós até fevereiro. Tem que ter pensamento positivo e acreditar que vai dar tudo certo, e é o que estamos tentando fazer!

Eu encaixotei poucas coisas nesse mês que passou porque a empresa que pretendemos contratar para fazer a mudança fornece o material (caixas, plástico-bolha etc). Encaixotei alguns livros e DVDs, mas ainda tenho a esperança de me livrar de todas as capas para reduzir o espaço utilizado no apartamento novo. O único problema é que não encontro os plásticos com divisórias.

No início do mês, cometi a loucura organizacional de anotar todos os nossos pertences. Esse processo durou alguns dias e muitas páginas do meu tradicional caderno de anotações, mas valeu a pena por dar uma noção completa do que temos, do que vamos manter, do que vamos doar etc.

Itens listados no caderno e riscados à medida que passados para a planilha

Depois, a tarefa consistiu em passar para uma planilha todos os itens, divididos nas colunas: item, vai/fica, cômodo onde está, cômodo onde ficará, providência, se já dá para tomar essa providência (pode ser encaixotar) e observações. Fiz essa planilha em menos de uma hora.

Itens organizados em uma planilha. Ufa!

Com o passar do mês, a planilha foi se expandindo para mais categorias:

  • nossos pertences (onde listei os itens descritos acima)
  • compras necessárias: o que precisaremos comprar para nos mudarmos
  • itens de armazenamento: caixas que já tenho, estantes, cestos etc.
  • itens que precisam de armazenamento: livros, discos, pastas, cadernos etc.
  • compras por mês: o que devemos comprar em cada mês até a mudança
  • lista do que vai: separada por cômodos, para facilitar a estimativa da quantidade de caixas

Os itens que iremos levar foram organizados por cômodo

Confesso que estou com um pouco dificuldade para fazer uma estimativa do número de caixas, mesmo com os itens listados aí! As caixas têm tamanhos variados e isso me deixa um pouco confusa. Telefonarei semana que vem para a empresa transportadora e pedirei mais detalhes, então acho que ficará mais fácil.

O que fizemos no mês de outubro, então:

  • encaixotamos algumas coisas
  • listamos todos os nossos itens
  • montamos a_planilha com tudo organizado (não sei o que seria de mim sem ela)
  • compramos mais algumas coisas menores (talheres, panelas)
  • continuamos procurando imóvel
  • ligamos nas imobiliárias e pedimos retorno
  • planejamos as finanças

Eu não queria que fosse assim, mas percebi que as imobiliárias são meio preguiçosas com quem está querendo alugar um imóvel. Eu sei que um comprador em potencial é mais interessante por causa da comissão dos corretores, mas poxa vida. Ligamos em muitas, muitas mesmo, e a atenção é dada durante um dia. No outro, já se esqueceram da gente. Bem que eu gostaria de alugar direto com o proprietário, mas não temos carro para passear pelos bairros e aí fica difícil. Por esse motivo, pelo menos para esse imóvel nós dependemos delas.

Para novembro, nosso planejamento é o seguinte: encontrar o imóvel e terminar de encaixotar a maioria das coisas (deixando somente os itens do dia-a-dia para a última semana). Dá um friozinho na barriga saber que está tão perto, mas é aquele friozinho bom.

Marcações:
Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

20 comentários em “Andamento da mudança – parte IV”

  1. Oi, Thais!

    Muito legal essa planilha, eu acho que não teria coragem não…
    Procurava imóveis para alugar e também senti isso, mas qual não foi a minha surpresa em procurar para comprar e encontrar o mesmo atendimento, às vezes até pior. É triste, mas eles atendem mal de qualquer forma, não é porque você quer alugar não.

    Bjs!

  2. Caixas sempre mais do que a gente pensa! Quando fomos nos mudar, os pais do Ben levaram vaaaarios porta-malas cheios ao longo dos meses. E ainda sim no ultimo final de semana, com “pouca” coisa, Ben jurou que dava em 2 carros, contestei, os pais dele vieram em 2 carros e mesmo 3 carros LOTADOS nao foram suficientes, tivemos que dar coisas para a minha vizinha, incluindo microondas, espelho, etc.

    Eu ja me mudei mais de 10 vezes na vida e aprendi isso: olhando as coisas soltas ou mesmo agrupadas em um montinho a gente sempre sub-estima o numero de caixas/malas, acha que vai caber e nao cabe. Essa eh a minah dica entao: super-estime as caixas e espaco.

    Sobre o aluguel, como eh em SP? Precisa de 2 fiadores com imovel quitado como em Brasilia ou tem seguro-fianca (que eh uma facada?) Lembro que alugar em Brasilia era um terror!

    Bjos

  3. Nossa, eu tô na torcida pra vcs conseguirem o ape q gostaram…a minha mudança será neste sábado e não está sendo como eu esperava
    🙁 tive de dedicar muito tempo no final da obra da casa nova e não deu pra fazer uma boa seleção dos itens da mudança, tbm tive a idéia de fazer o inventário, parecido com o q vc fez…mas…não deu, vamos ver se na hora de colocar as coisas no lugar eu consigo ter mais tempo pra organizar direitinho. Boa sorte pra vcs!! E obrigada pelas dicas!!!

  4. oi venho acompanhando seu blog ha mais ou menos uns 2 meses, e ele está me ajudando muito no meu trabalho de corretora de imoveis, consegui resolver meu problema com excesso de papéis e pastas, muito obrigada

    *** li nesse ultimo post que vocês, estão buscando ainda um imovel para alugar, se lhe interessar, posso ajudar. deixo meu email: angellicasantos@gmail.com

  5. Oi Thais, eu tbm estou procurando apê em SP, mas para comprar e as imobiliárias tbm são lerdinhas. Eu ligo praticamente todos os dias para ter notícias dos apês em que tenho interesse, mas tah difícil. Acho que tanto para comprar como para alugar, está complicado. Haja paciência não é mesmo? Mas uma hora aparece, temos que ser persistentes! rsrsrs Eu tbm fiz esta planilha para saber o que já tenho no enxoval e até me espantei com a qtidade de coisas, muito bacana essa sua idéia, pq nos mostra claramente o q temos e oq precisamos realmente adquirir. Beijinhos e boa sorte!! Erika

  6. Thaís, eu estou para me mudar em maio de 2012 (a casa tem que ficar pronta até lá!hehe) e meu objetivo é levar o mínimo de coisa possível. Quero tudo novo na casa e o que for levar, quero levar só coisas ESSENCIALMENTE necessárias! Não quero nenhuma tralha!
    Nas minhas pesquisas sobre mudanças, acabei chegando nesse site: http://www.br.brookfield.com/organizesuamudanca/

    Você conhece? Eu achei bem interessante e acho que vai me ajudar bastante! Se vc não conhece, fica a dica e espero que ajude! hehe

    Mas voltando à minha mudança… A minha casa está um caos! Não por causa da mudança, mas sim porque tem muita coisa acumulada e sem lugar para guardar. Moro nessa casa há 2 anos e ela é imensa, muito maior do que necessitaríamos (180m2 de área útil para 2 adultos e 1 bb!), e justamente por isso, não tem lugar para guardar as coisas. Temos um ático de 50m2, que por ser grande e além das nossas necessidades, não foi mobiliado ($$$$) e virou depósito de tralha e de tudo que não sabemos onde guardar. Tenho medo de subir até lá!

    Minha sala é revestida de brinquedos da Olívia. Eu tento guardar os brinquedos nas 2 caixas que estão na sala para isso, mas confesso que na maioria das vezes a preguiça reina. (e olha que tenho uma moça que me ajuda 2x por semana!) Sem falar que só posso organizar as coisas depois que Olívia dorme. Chego em casa do trabalho as 19:30/20 horas e meu tempo é dedicado somente a ela. Fico com ela até ela dormir, umas 22:30. Aí é que eu teria tempo pra fazer essas coisas, mas confesso que a essa altura do campeonato, eu só quero é tomar um banho e dar uma lida em meus emails e blogs. Não sobra energia e nem vontade pra organizar!

    Bom, mas a minha dúvida pra vc é a seguinte: VALE A PENA começar o sistema Fly (jogar toda a tralha fora e começar a organizar) agora, sendo que mudarei no ano que vem e não pretendo levar nada junto? Eu imagino que pra decidir o que levar pra casa nova, eu tenha que me desfazer das tralhas, mas depois disso, será que vale a pena investir na organização estando nessa casa? Porque assim, eu não quero investir dinheiro nessa organização nessa casa antiga, sendo que farei tudo novo e organizado na casa nova, entende?

    Todos os móveis e cantos da casa nova serão planejados por uma arquiteta que fará tudo de acordo com os nossos desejos, visando organização e otimização do espaço. Por isso não quero investir em caixas e organizadores nessa casa sendo que pode ser que eu não use na casa nova, entende?

    Ps – Tbm te mandei email chorando minhas pitangas e pedindo ajuda pra nao ficar muita zona aqui nos seus cometnários! hehe

    1. Camila, eu conhecia sim! Estou acompanhando por lá também, haha.

      Não recebi seu e-mail! Me manda de novo?

      Sobre o sistema FLY, vale a pena sempre! Não adie a tralha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *