24 Jun 2013

Como organizar seu guarda-roupa

Não sei se vocês já notaram, mas eu não costumo fazer muitos posts genéricos sobre organização aqui no blog, pois acho que esse tipo de dicas todo mundo já pode encontrar em livros e em outros blogs de organização. Porém, notei que estavam faltando alguns posts básicos, caso algo queira ter como referência, e a organização do guarda-roupa é um desses assuntos. Para variar, vou escrever tudo sob o meu ponto de vista, que não é o da organização perfeita.

Como qualquer outro lugar da casa ou da vida, não é possível organizar um guarda-roupa se ele tiver tralha. E o que é tralha no guarda-roupa? Roupas que você não usa, roupas que não servem mais, roupas rasgadas ou precisando de reparos.

Eu entendo que o guarda-roupa desperte alguma espécie de memória afetiva, especialmente nas mulheres. Quem teve a disciplina para manter o mesmo corpo de quando era adolescente deve ter MUITAS roupas acumuladas ao longo dos anos e uma dificuldade tremenda de se desfazer. Eu tenho uma amiga, por exemplo, que quase nunca compra roupa. Isso porque a calça social que ela comprou há uns 15 anos ainda serve. Pois é. Isso é bom guarda-roupa: comprar peças boas, conservá-las e conservar seu peso também. Porque, cada vez que você engorda alguns quilinhos, já é necessário fazer algumas compras. Claro que eu, que engordei dezenas de quilos desde a adolescência, passei minha vida gastando dinheiro com roupas, justamente por causa dessa variação de peso.

Mas, independente disso, a “grande verdade” é que você precisa olhar seu guarda-roupa com uma frieza tal qual consiga eliminar o que não usa mais. Se tiver muita dificuldade para fazer isso, chame um amigo ou amiga. Mãe não vale, por vários motivos. Chame alguém que não esteja envolvido dessa forma com você, e tudo dará certo. Alguém se lembra da clássica cena do filme Sex and the city, quando a Carrie vai selecionar o que ela leva e o que não leva de roupas para o apartamento novo? Ela chama as suas três amigas e elas ajudam na seleção. Pode ser meio irreal, mas a ideia é mais ou menos aquela.

Imagem: Glamour.com / Sex and the city, o filme

Imagem: Glamour.com / Sex and the city, o filme

O pensamento deve ser o seguinte: se a roupa não é incrível, ou extremamente básica, daquelas que você usa com qualquer outra, ou uma peça que você use o tempo inteiro, deve partir. O que eu falei lá no começo, de se desfazer de roupas largas, apertadas, rasgadas, desbotadas, sinceramente, é o mínimo. Mesmo depois dessa triagem inicial, ainda vão sobrar muitas peças e você precisa decidir se realmente precisa delas, ou se ainda refletem o seu estilo hoje. Eu fui montando um guarda-roupa muito mais conservador com o passar do tempo, o que foi até uma surpresa para mim, e há muitas roupas de dez anos atrás que eu não usaria hoje em dia. Não sei se isso é bom ou ruim, mas é a realidade. E para que mesmo a gente quer manter no guarda-roupa peças que não usa?

Feita essa triagem inicial, separe tudo para doação. Se tiver roupas que gostaria de consertar, ou fazer a barra, aquela velha história que já conhecemos, providencie logo. Dê a si mesma(o) o prazo de um mês para resolver esse problema e, se não conseguir, dê adeus à peça. Não estou falando isso para que você desperdice uma peça que goste, muito pelo contrário – espero que esse prazo te dê o empurrão para resolver de vez o problema.

Aí sim você pode começar a pensar em organizar…

A situação é essa: todo mundo precisa de mais espaço no guarda-roupa. Com certeza. Mas, se não é possível no momento, precisamos nos virar com o que temos. A gente pode até tentar descolar algumas soluções baratinhas e simples mas, no geral, em termos de espaço, é importante se conformar. Logo, atenha-se ao espaço que você tem. Isso significa sim reconsiderar manter algumas roupas que simplesmente não caibam no seu guarda-roupa. Eu, por exemplo, toda vez que vejo algum sapato lindo e que gostaria de comprar, deixo de comprá-lo porque não tenho mais espaço no meu guarda-roupa para mais sapatos. Se eu comprar, porque estiver precisando, vou ter que me desfazer de algum deles. Essa é regra. Preciso ser chata porque, quando abrimos exceção, a bagunça toma conta. Conhecer o espaço que se tem e respeitá-lo é o primeiro passo para começar a organizar o guarda-roupa.

Se você acha que tem pouco espaço, na verdade apenas tem coisas demais!

Depois disso, você precisa esquematizar o espaço. Quantas gavetas? Quantas prateleiras? Quantos varões? Faça um desenho em um pedaço de papel (olha aqui para o que serve o famoso caderno de caixa de entrada que eu tanto falo no blog… para não precisar procurar um papel de rascunho uma hora dessas).

Imagem: kwyjibo.com

Imagem: kwyjibo.com

O desenho não precisa ser nada profissional – basta delimitar os espaços. Usei o exemplo acima somente para ilustrar. Eu, quando faço, rabisco uns retângulos gigantes e está tudo certo.

Com esse esquema em mãos, e usando o desenho acima para exemplificar, posso dizer que o guarda-roupa tem, então, dois varões, cinco gavetas, três prateleiras pequenas, seis prateleiras mais largas e uma prateleira larga, porém baixinha. E, com essa consciência de espaço, você vai começar a planejar a sua organização.

Como planejar a organização do guarda-roupa

Separe suas roupas por categorias. Pode ser em cima da cama mesmo. Vamos lá: camiseta com camiseta, calça com calça, saia com saia, vestido com vestido, paletó com paletó, roupas íntimas, meias, toucas, chapéus, camisas etc. Ao fazer isso, você já vai perceber que tem mais de alguns itens que outros. Ok, guarde essa percepção. Você vai precisar dela daqui a pouco.

A diquinha básica de organização é a seguinte: se tiver espaço, pendure o que puder. Mesmo camisetas ficam melhores penduradas que dobradas em prateleiras ou gavetas. No entanto, poucas pessoas dispôem desse espaço, então acabam pendurando somente o inevitável. Vamos lá:

O que você deve pendurar:

Camisas
Paletós
Blazers
Coletes
Blusas de tecido mais fluido
Calças
Saias
Casacos
Vestidos
Bermudas

O que pode ir nas prateleiras:

Camisetas
Malhas
Roupas de academia
Leggings
Moletons
Roupas de cama
Roupas de banho

O que pode ir nas gavetas:

Roupas íntimas
Meias
Artigos de frio (toucas, cachecóis)
Pijamas

Com essa lista acima, basta arrumar.

Alguns truquezinhos de organização profissional

  • Use cabides da mesma cor e material para dar unidade visual ao guarda-roupa. Cabides de materiais e cores diferentes deixam tudo parecendo mais bagunçado do que já é. Sobre os tipos de cabides, o assunto rende um post só para ele, mas o que você precisa saber é que vai do gosto pessoal. Claro que existem cabides de melhor qualidade, e roupas que ficam melhores em um tipo de cabide que em outro, mas este não é o foco do post. Prometo que faço um post sobre isso em breve, tá bem?
  • Use cabides infantis para pendurar calças, pois elas se encaixam melhor. Esta dica se aplica mais para peças femininas. As peças masculinas podem não caber nesses cabides.
  • Separe as peças por categoria e depois por cor. Pode parecer que dá trabalho, mas na verdade dá na mesma. À medida que for pendurando, já coloque da mais escura para a mais clara ou ao contrário – depende do gosto do freguês.
  • Tenha um “gabarito”, que é uma espécie de molde para dobrar as peças que vão em prateleiras, para que elas fiquem da mesma largura e comprimento. Você pode fazer um com papelão e papel contact (é o ideal, porque terá a largura da sua prateleira) ou comprar pronto. Eu uso um que comprei pronto (veja aqui), pois procuro ser prática no dia a dia.
  • Tente caprichar nos detalhes! Se achar que as calcinhas ou cuecas estão sambando dentro da gaveta, compre uma colméia organizadora (vendida nas principais lojas de produtos organizadores pela Internet), por exemplo.
  • Organize itens pequenos em caixas. As caixas substituem gavetas. Se você tiver pouco espaço, pode usá-las para guardar cachecóis, lenços, cintos, toucas, roupas de banho, entre outros acessórios. Lembre-se de etiquetar todas elas.

Organizando itens diferentes

  • Chapéus devem ser acomodados em caixas, de preferências as suas próprias. Apesar de lindos, não vale a pena deixá-los exposto porque, como não são peças tão usadas na maioria das vezes, podem pegar muito pó.
  • Bonés podem ser compactados (quando a gente coloca a parte de trás para dentro do boné, de forma que um encaixe no outro) e guardados em uma caixa ou gaveta.
  • Bolsas podem ser guardadas em prateleiras, umas ao lado das outras. Você pode enchê-las com jornal amassado para que elas fiquem de pé, ou usar forros de almofada, ou mesmo bolsas menores. Carteiras podem ser guardadas em caixas.
  • Mochilas podem ser guardadas dentro de malas de viagem. Aliás, malas de viagem podem armazenar diversos itens, como cobertores ou outros menos usados.
  • Cintos, lenços, cachecóis podem ser guardados em caixas ou gavetas, ou em cabides específicos para isso.
  • Sapatos devem ser guardados em sapateiras, preferencialmente, para não terem contato com as roupas. Se não for possível, devem ficar em um compartimento separado. Se o espaço for um problema, você pode guardá-los em caixas específicas.
  • Gravatas podem ser penduradas em cabides específicos para isso.
  • Jóias podem ser penduradas em ganchinhos na porta do guarda-roupa ou guardadas em porta-bijous (uns mini-gaveteiros vendidos em lojas de organização ou de artesanato).

Ter um guarda-roupa organizado facilita o manuseio no dia a dia, conserva as roupas de forma mais eficiente e faz com que você aproveite mais o que você tem.

55 comentários . Comentar via blog

  1. Curiosamente, acabei de fazer uma pequena reorganização ao guarda-roupa, antes de ler este post. Já tinha feito uma organização profunda, quando mudamos para este apartamento, pelo que esta actividade foi mesmo para manter a organização do espaço (há sempre alguma coisa que precisa ser limpa e há sempre alguma coisa que fica fora do lugar… O meu guarda-roupa é maravilhoso, no que diz respeito à estrutura, pelo que facilita muito o processo… Por outro lado, também não tenho muita roupa, o que permite ter uma visão clara do que está lá dentro…
    Uma das coisas que acrescentei foram uns cestos para recolher cabides. Acho que vai facilitar depois no momento de organizar a roupa para passar a ferro – é só pegar no cesto e levar.
    Neste momento, só não estou muito satisfeita com o modo como tenho os sapatos organizados. Estão dentro de cestos (forrados no fundo), alinhados por tipo (no meu caso tenho um cesto para sandálias e sapatos diversos de verão que estão a uso e outro para sapatilhas), mas esta situação não me satisfaz completamente… :(

    Responder
    1. cleidemarques

      VOCE SABE RENATA QUE TEM LOJAS QUE VENDEM CAIXAS PARA COLOCAR SAPATOS,SANDÁLIAS E BOTAS . SÃO CAIXAS DE PLÁSTICO ,EMPILHAVEIS E CABEM EM QUALQUER LUGAR .EU AS ENCONTREI NO LAR CENTER EM FRENTE O SHOPPING CENTER NORTE ,NA DECATLON. AQUI EM GUARULHOS EU COMPRO NO DEPÓSITO TAKEI. ESPERO QUE ENCONTRE.

      Responder
  2. Gostei muito deste post !acho as dicas muito interessantes e eu preciso urgentemente de organizar o meu roupeiro…Continue a ajudar-nos com estas dicas

    Responder
  3. Dani

    Veio bem a calhar! Me mudei recentemente e ontem eu estava às voltas com a organização no novo guarda roupa. :)

    Responder
  4. Estou de mudança e em busca de um guarda-roupas novo. Não vejo a hora de tudo se resolver para enfim poder organizar minhas roupas de acordo com suas dicas, que achei incríveis!
    Obrigada! (:

    Responder
  5. Natalice

    A Thais tem bola de cristal. E não adianta falar que não tem não porque tem! Toda vez que eu penso em algo, ela posta aqui. Impressionante!!! Vc é ótima! Obrigada por tudo!!!

    Responder
  6. sandrinha

    Thaís,estou assombrada! Li e resolvi tirar todas as roupas do armário. Achei mais de 100 peças que não usava há uns 15 anos ou mais! Não acreditei!! Estou pasma até agora. Enchi sacolas e mais sacolas para doação. Por que a gente faz isso? Não consigo entender, mas não foi tarefa fácil não…
    Obrigada pelas excelentes postagens..

    Responder
  7. Eliane L Marson

    Eu tenho bem noção que tenho coisas que na verdade amo, morro de contade de usar, mas fica dentro do guarda-roupa, exp: Vestido e algumas outras roupas de calor, meu ap não pega sol e msm no verão ele é gelado, e as roupas que eu mais gosto de usar, acabo não vestindo.
    Quando eu conseguir um novo guarda-roupa, mais fortinho que o meu, vou comprar cabide na http://www.cabedes.loja2.com.br, vene aqueles trasparentes e resistentes que todod mndo ama a preços baixíssimos. Par quem quer saber qual roupas manter e qual jogar fora, aconselho a ler o livro A Parisiense antes, é ótimo, ensina a ser elegante com pouco e sem comprar ou gastar muito!!!

    Responder
    1. Tatiana Estanislau

      Eliane,

      comprei nesta loja http://www.equipaloja.com.br. Achei muito mais em conta.

      Bhjinhos!

      Responder
      1. Eliane L Marson

        Oi Tatiana, vc gostou da qualidade deles?bj

        Responder
        1. Tatiana Estanislau

          Olá Eliane!
          Os cabides ainda estão a caminho. rsrsrs… Mas como a diferença de preço era grande resolvi arriscar. Pelo menos são de 8 mm, como os da loja q vc indicou. Assim que chegar posto aqui o que achei. Só que vai demorar, pediram 22 dias para entregar na minha cidade… Vc já conhecia esta loja?
          Abs!

          Responder
          1. Eliane L Marson

            A que você indicou não, eu dei uma boa olhada nela e gostei dos móveis tbm, a para personaalizar um closet sem muita bagunça…

            Responder
            1. Tatiana Estanislau

              Eliane, os cabides chegaram ontem!!! E todos intactos! Muito satisfeita!! Agora minha impressão sobre o produto: são de acrílico 8 mm e por isso não são 100% rígidos na base (se colocar muito peso, cedem um pouco). Contudo, como a ideia foi comprar uma grande quantidade não só para substituir os antigos como também para poder colocar cada peça em um cabide, este fato não irá atrapalhar em nada. :)
              Bom, neste final de semana vou organizar o closet, que está uma bagunça, trocando todos os cabides e aproveitar para fotografar minhas peças de roupa com o celular e montar meu guarda roupa virtual com o aplicativo que encontrei para android, similar ao indicado pela Thais!
              Bjinhos!!!

              Responder
              1. Eliane L Marson

                Depois fala pra mim qual é o programa por favor, eu acho qe o que falta pra mim é um progrmaminha que me ajude a visualizar as peças antes de abrir o guarda roupas… Abraço e feliz pelas dicas.

                Responder
                1. Tatiana Estanislau

                  Eliane, o aplicativo é este aqui https://play.google.com/store/apps/details?id=com.myclo.android.mycloset
                  Ainda não comecei a utilizar. Mas foi o mais próximo do indicado pela Thais que encontrei para android.
                  Bjinhos!

                  Responder
  8. Mara Rúbia

    amei o post! começando a organizar o meu guarda-roupa, estou tirando algumas roupas para doação..fico guardando algumas peça e não uso nunca! bjs!

    Responder
  9. Thaís:
    Há tempos que não comento – normalmente seus posts são tão bons que dispensam comentários ou são sobre algo que não me afeta diretamente – mas acompanho sempre, via e-mail.
    Gostaria de dar uma pequena contribuição porque, como homem, creio que muitas pessoas têm dúvidas sobre como organizar um guarda-roupa masculino.
    Quando mudei para o apartamento novo, em agosto do ano passado, já existia um guarda-roupa que, apesar de parecer grande, não comportou as roupas de duas pessoas + cama e banho adequadamente; tivemos que repensar a estratégia e aí, fizemos o seguinte:
    Colocamos em caixas organizadoras itens como toalhas de banho e rosto para visitas (as de uso ficam na prateleira mais acessível do guarda-roupa); minhas camisetas são dobradas com um “gabarito” como o que você usa (foi uma das minhas melhores aquisições!) e, como ficam em uma gaveta, faço uma dobra final, no meio e elas ficam parecendo um envelope e, exatamente como se fossem cartas, coloco-as “em pé”, uma atrás da outra. Economiza um espaço enorme e, como são camisetas de uso doméstico ou que uso por baixo de camisas no inverno, não tem problemas terem uma marca de dobra (que se desfazem logo após serem vestidas). Somente as polos ficam com as dobras originais e deitadas. Com esse método, uso só uma gaveta (das duas que tenho para mim), para os dois tipos, sem embolar. A outra gaveta tem segunda pele, bonés, luvas, e cachecóis.
    O guarda-roupe é desses que fazem um ‘L’, o que o torna um estorvo, porque o varão em curva do canto aperta as roupas. Ainda assim, acomodo as camisas que mais uso de um lado e os casacos de outro. Essas duas “seções” são separadas por uma sapateira de pendurar que, apesar de ficarem junto com as roupas, não encostam nelas. Claro que tomo o cuidado de deixar os sapatos ventilando pelo menos uma noite antes de guardá-los, o que previne odores desagradáveis.
    Meias de uso constante (sociais e esportivas longas e para tênis), ficam em pequenas caixas organizadoras, em uma prateleira acessível. Meias de inverno, numa caixa organizadora maior, porque são grossas e eu não gosto de enrolá-las para que não deformem. Cintos são enrolados e guardados em caixas pequenas, porque não tenho espaço para pendurá-los.
    Como também não dá para pendurar as calças (e elas são poucas), ficam deitadas mesmo, abaixo das camisas penduradas.
    As caixas organizadoras, de diferentes tamanhos, permitem troca rápida de posição, assim itens de inverno trocam de lugar com itens de verão nas prateleiras, sem que eu gaste mais do que 30 segundos para isso!
    Espero que essas dicas ajudem. Abs.

    Responder
  10. Paula

    Estou “alguns meses” planejando organizar o guarda-roupa .. rsrsrs
    Mesmo porque não tenho muita roupa, mas fico prorrogando … aproveitei algumas dicas que vc escreveu (dobrador de camisetas, achei bárbaro), tenho uma dica para dar : coloco as calças jeans dobradas em cabides (gancho para o fundo do guarda-roupa) e a cava da calça virada para dentro do guarda-roupa assim facilita visualizar a calça… agora uma coisa que ainda não “acertei” em organizar são os vestidos … e não estou falando de vestidos de festas porque esses são faceis de guardar mas sim os vestidos de malha, de algodão e por aí vai … pq eles não param em cabides, ou tenho que usar apenas 1 cabide por vestido e acaba reduzindo o espaço no guarda-roupa … já tentei em prateleiras tb mas não achei pratico … como não vi nada escrito, me dê uma dica de como posso guardar os vestidos ?

    um abraço e obrigada

    Responder
    1. Thais Godinho

      Sempre pendurados, Paula. Para eles ficarem nos cabides, basta colocar algo segurando. Há diversas opções, como por exemplo fita esponja dupla-face – você corta um pedacinho e enrola no cabide, evitando que a alça do vestido escorregue.

      Para vestidos mais fininhos, você pode pendurar mais de um por cabide. Porém, não recomendo, pois fica complicado. O ideal é ter um por cabide. E lembre-se: não é pouco espaço, e sim coisas demais. Considere a quantidade de roupas pelo espaço que você tem.

      Responder
  11. Olá, sou super fã do site, e gosto muito dos seus posts, até porque amo organizar e arrumar as coisa, pena que não tenho muito tempo em casa. E esse post então está ótimo, se puder dá uma passadinha no meu blog para ver o post que fiz de organização do meu closet e me diz o que acha. Até mais
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

    Responder
  12. Yasmin

    Olás Thais!Sou leitora frequente do blog e adoro seus posts.
    Se tem uma parte da minha vida que tenho difculdade de organizar é o que diz respeito roupas e sapatos.
    Volta e meia arrumo meu guarda roupa e me desfaço de muita coisa,mas pouco tempo depois está tudo bagunçado de novo :/
    Adorei suas dicas e espero conseguir organizar de vez (e manter organizado) o meu armário.
    :)

    Responder
    1. Thais Godinho

      Por que você não compra uma sapateira a parte?

      Responder
    2. A melhor coisa é deixar somente o que realmente usa, evitar guardar roupas que nunca são usada.

      Uma ótima opção é o uso de organizadores específicos para guarda roupas como estes que temos em nossa loja http://www.1001novidades.com.br/loja/catalogo-102426-242-closet_e_guarda_roupas .

      Porém há diversas formas de organizar o guarda roupas, onde você pode utilizar inclusive caixas simples que muitas vezes vem de brinde com alguns produtos de supermercado para guardar pequenos objetos, meias e roupas íntimas.

      Responder
  13. Graça Almeida

    Thaís, parabéns, muito boas as dicas. Aproveito para prestar uma contribuição. Quando comprei meu apartamento atual, finalmente tinha bastante espaço para os móveis, inclusive no quarto. Só que tinha ficado sem dinheiro, depois de pagar o apartamento. Um dia, bisbilhotando num brique, encontrei um roupeiro e uma cômoda antigos, de madeira de lei, lindos, muito bem conservados e num preço incrível. Comprei correndo. Isso faz uns oito anos e eles estão cada dia mais bonitos e confirmando a boa qualidade. As generosas gavetas da cômoda guardam toda roupa de cama e de banho e nas gavetinhas ficam a roupa íntima e as meias. No guarda-roupa tem espeço para muita roupa dependurada e nas prateleiras ficam todas as blusas dobradas. E ainda tem uma prateleira larga onde guardo as bolsas. E o melhor: cupim nem tenta furar a madeirona grossa. Deixo a dica: não subestimem os briques, mas sejam muito exigentes na qualidade do móvel, para valer a pena. Para finalizar e sem querer complicar: como você guarda os vestidos? obrigada e abraço.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Pendurados, todos.

      Responder
  14. Vania Lacerda

    Duas frases que adorei: “se vc acha que tem pouco espaço, na verdade tem coisas demais.” e “pendure tudo o que puder”.
    Tenho muito orgulho dos meus armários de roupa: só tenho o que uso, coloco apenas uma peça por cabide, todos os cabides são iguais e virados para o mesmo lado, tudo arrumado…acho que vc os aprovaria, Thais! :)
    Para quem está escolhendo armários: reduza as gavetas, aumente os varões. As gavetas são necessárias para roupa intima, meias, roupa de praia, e pouca coisa mais. Fora isso, são sumidouros de roupas, sempre esquecemos o que tem de fato numa gaveta…rsrs

    Responder
  15. Andrea

    Meu armário é embutido. Tem gavetas super estreitas e baixas. O espaço que tem daria para por prateleiras e gavetas….
    não tenho lugar pra guardar bijus, cintos, lenços, até meus livros ficam sem lugar… a casa é alugada e pode ser que eu mude daqui 2 anos… mas não suporto mais a bagunça!!!! Não sei se mando fazer prateleiras, daí preciso estudar como vou fazer ou se compro uma cômoda que tbém vai me tirar espaço no quarto…. dilema

    Responder
  16. Tamara

    Obrigada pelas dicas. Hoje eu arrumei as roupas e fotografei cada uma no celular pra facilitar saber o que eu tenho, preciso comprar e escolher as roupas da semana, como vc sugeriu.

    Responder
  17. Oi Thais,
    Ótimas as suas dicas, principalmente a de ter apenas o que cabe no armário!
    Beijos

    Responder
  18. Amanda

    Quero deixar uma dica… comprei uma sapateira bem legal que vai embaixo da cama. é ótima porque aproveita um espaço que muitas vezes fica perdido e desocupa um bom espaço no guarda roupas…

    Responder
  19. Francine

    Olá Thais, parabéns pelo blog!! Acompanho diariamente o “Vida Organizada” e para mim é um dos melhores blogs de organização! Gostaria de sugerir um post: Como guardar as roupas que já foram usadas mas que estão limpas? Tenho essa dificuldade pois não gosto de misturar as roupas que estão totalmente limpas (aquelas que acabaram de ser passadas) com as que já usei uma vez mas que ainda estão em condições de uso antes de nova lavagem (exemplo: uma calça que foi usada somente uma vez, ou blusas/casacos que não estiveram em contato direto com o corpo). Atualmente separo um lugar no guarda roupa mas acaba virando uma bagunça…

    Responder
    1. Thais Godinho

      Sugestão anotada!

      Responder
  20. Sofia

    Olá Thais:

    Veio mesmo a calhar este post…. Ontem estive de volta do roupeiro dos meus miúdos. Há dois anos que mudei de casa e com o nascimento de um bébé pelo meio tem sido complicado. Ontem e, claro depois de ler este post, consegui pela primeira vez “fazer” organização dentro do roupeiro que eu tanto queria. Já tinha tentado, mas sem grande sucesso,pois como as coisas não ficaram bem definidas passado uns meses virava sempre bagunça. Sim, agora já sei que organização é diferente de arrumação e era isso que estava faltando. Até tive pena de não ter tirado uma foto do antes e depois.

    Muito Obrigada
    Sofia

    Responder
  21. Segui este post essa semana, e meu guarda roupa ficou impecável, adorei mesmo. Foi incrivel ver como ficou organizado e coube todas as minhas roupas e livros dentro rsrsrrs

    Grato pela dica!!!! Bjão!

    Responder
  22. Dianety

    Olá Thaís!

    Tenho acompanhado seu blog e aprendido muito com as dicas em geral.. É difícil assimilar tanta informação no começo rs, mas estou pondo as orientações em práticas aos poucos e já estou vendo resultados…

    Gostaria de deixar uma sugestão também: tenho dificuldade quanto a organizar uma rotina de limpeza para meus sapatos, pois devido a falta de tempo não consigo limpá-los a medida que uso e também pq não acho prático, então gostaria de saber se você sugere um meio mais eficiente para fazer isso… Por exemplo: sapatos que precisam ser limpos com que frequência, se é bom juntar vários para limpar ou separar um por vez etc. É isso! :)

    Responder
    1. Thais Godinho

      Boa sugestão de post. Obrigada.

      Responder
  23. MARCIA

    Adorei, estava ficando desesperada, pois nunca consegui colocar meu guarda roupa em ordem. Não sabia nem por onde começar. Agora ficou beeeem mais fácil. Obrigada!

    Responder
  24. Maryana Rodovalho

    Olá Thais, tudo bem? Gostaria de saber se existe alguma loja específica de cabides ou que vende a atacado?

    Atenciosamente,

    Maryana Rodovalho

    Responder
    1. Thais Godinho

      Maryana, pela Internet, infelizmente desconheço. No centro de SP, perto da 25 de Março, há diversas lojas que vendem cabides no atacado e com uma variedade imensa. Sempre compro por lá.

      Responder
      1. Tatiana Estanislau

        Meninas,

        Comprei os meus na Equipaloja (www.equipaloja.com.br) mas ainda não recebi. Contudo vi boas opiniões a respeito. Assim que chegar posto aqui minhas impressões.

        Bjinhos!

        Responder
    2. Meire Moraes

      Há uma loja virtual especializada em organização chamada OZ: http://www.lojaoz.com.br/‎
      Comprei colmeias organizadoras para calcinhas, sutiãs e meias. Amei!! Solucionou meu problema. No momento espero meus cabides de veludo e um gabarito para dobrar camisetas de forma precisa! Não vejo a hora!!! A entrega é garantida e ainda ganhei um curso que mudou minha vida e está me fazendo ler tudo sobre organização de closets. Beijão.

      Responder
  25. Mas e os vestidos? Podem ir nas prateleiras ou nas gavetas?
    Obrigada!
    Beijos :D

    Responder
    1. Thais Godinho

      A recomendação é que sejam sempre pendurados.

      Responder
  26. Renata

    Bom, apesar de a recomendação de pendurar tudo o que puder ser ótima, é importante notar o material da peça e qual é a peça.
    Todo peça de material plano pode ser pendurada, no entanto, deve ser usado o cabide certo para aquela roupa.
    Já as peças que têm elasticidade, por menor que seja, devem ser dobradas.
    Sei que ali tá escrito que malhas devem ser dobradas, mas, não esqueçamos da lã, tricoline, algumas camisetas de algodão, etc. Achei importante mencionar isso! Vai que alguém pendura uma blusa fininha de algodão ou de viscolycra e depois a peça fica toda torta?

    Responder
  27. Kika Mendonca

    Oie….

    Alguma dica ara guardar no guarda roupa mais de 100 calças? :( Não estou conseguindo otimizar um espaço para as coitadas..
    Obrigada

    Responder
  28. Meire Moraes

    Achava que essa história de organização por cor, tipo, tamanho fosse pura frescura, aliás, sempre fui uma desorganizada confessa! Depois que assisti a uma palestra e comecei a colocar em prática o que aprendi, minha vida mudou. Comecei pela prática do desapego e já me senti mais leve; depois organizei as gavetas e foi o máximo!! Colocando as peças na vertical consigo ver tudo o que tenho, tudo envelopadinho, durinho e visível! Minha gaveta de roupa de academia está linda e o mais importante: funcional. De manhã abro-a e rapidamente escolho o que vou usar, sem perder tempo e garantindo o uso de todas as peças, antes usava sempre as mesmas porque não via as outras. Parece que eu descobri a roda, ou melhor, a mão na roda que é ser organizada!! Obrigada pelas dicas!! Beijo.

    Responder
  29. Meire Moraes

    Agora nos cabideiros de uma das partes. Já “desapeguei”, reencontrei velhas, esquecidas e sumidas amigas, agora é aguardar a chegada dos meus 90 cabides de madeira e alguns de veludo para tudo ficar lindo e funcional. Não vejo a hora!!!

    No entanto paira uma dúvida: conjunto de calça e blusa, estilo terninho deve ficar no mesmo cabide?

    Obrigada.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Meire, eu deixo separado, mas é uma escolha pessoal (porque gosto de usar as peças separadamente também). Mas, se você preferir guardar junto, sem problemas.

      Responder
  30. Meire Moraes

    Meu armário tem 0.90 cm de varão e profundidade de 0.50 e estou em dúvida quanto à quantidade de cabides que devo colocar. Meus cabides são de madeira. Na parte dos vestidos coloquei cabides de veludo, como são finos, coloquei 20, sem problemas (esta parte é menor, 0.45 cm de largura).

    Voltando à minha pergunta: quantos cabides deve-se colocar em 0.90 de vão?

    Obrigada.

    Meire Moraes.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Meire, caso deseje uma consultoria particular para conhecer suas necessidades de organização, peço que visite a página: http://vidaorganizada.com/servicos Obrigada!

      Responder
  31. Thalita

    Eu fiz o seguinte eu separei pelas que eu mais uso
    penduradas em cima as roupas que eu vou para as festas e eventos
    penduradas em baixo os vestidos que eu uso no dia a dia eu sou fâ de vestidos romanticos
    na prateleira meus jeans calças shorts saias e outras rouas que uso no dia a dia e nas outras preteleiras do guarda roupas cosmeticos e roupas de usar dentro de casa
    bjs xau

    Responder
  32. Jaqueline Seabra

    Thais, gosto demais de suas dicas!

    Grande abraço pra você e parabéns pelo blog!

    Responder

Deixe um comentário