06 Jun 2011

10 dicas para transformar o seu quarto

{Imagem: Apartment Therapy}

Algumas dicas para você transformar seu quarto em um lugar mais tranquilo para descansar.

1. Tire a TV

Muita gente está acostumada a ter uma TV no quarto para assistir um filme antes de dormir, ou mesmo deixá-la ligada com o timer, para que ela desligue sozinha depois que já pegou no sono. Eu mesma fazia isso, antes de ter um filho. Quando ele nasceu, uma das primeiras providências foi tirar a TV de lá, pois eu percebi que estava perturbando muito meu sono. Acho que, quanto mais aparelhos eletrônicos, mais “elétricos” ficamos. Sendo assim, tirei não só a TV como tudo o que poderia atrapalhar (som, carregadores de celular etc). Meu sono não ficou melhor apenas por isso, mas fez uma diferença enorme. Agora, meu quarto é o lugar onde vou relaxar para dormir, e não um lugar agitado por causa da TV.

2. Facilite a roupa de cama

É muito mais difícil manter arrumada uma cama que tem edredom, capa de edredom, saia, mil almofadas, manta… Facilite! Diminua ao mínimo possível e priorize qualidade. Se você tem um lençol de elástico que “arranha” a pele, troque por um de malha de algodão, por exemplo. Eu sei, às vezes pensamos mais na decoração e queremos deixar o quarto lindo, mas ele também pode ser bonito de forma mais simples, além de descomplicar a sua vida.

3. Pegue leve nos aromas

Uma coisa é ter velas aromáticas ou borrifar essência de lavanda de vez em quando. Outra completamente diferente é ter frascos de diversos perfumes, cremes, incensos e outras fragrâncias se misturando no mesmo ambiente. Você pode não perceber, mas seu olfato percebe.

4. Tenha sempre água ao lado da cama

Pode ser um copo, uma moringa ou mesmo uma garrafinha de água mineral – o importante é você ter sempre esse segredinho ao seu lado na hora de dormir e de acordar. Se você acordar com sede, não precisa levantar e ir até a cozinha beber água. Além do que, você mantém seu corpo hidratado ao beber água pela manhã.

5. Use barulho estático

Essa técnica eu aprendi quando meu bebê nasceu: utilizar um barulho estático para quebrar os ruídos que vêm de fora, como carros buzinando ou pessoas gritando na rua. Você pode utilizar um daqueles CDs de sons de chuva (eu não gosto) ou deixar o ventilador ligado. Aquele som único faz seu cérebro desligar de ruídos mais fortes e te proporciona um sono mais tranquilo. Se estiver frio, deixe-o virado para a parede ou para a janela. Eu sei que esse item vai contra o que eu falei antes sobre eletricidade, mas se você tem sono leve e desperta muito com barulhos da rua, pode ser uma solução para você.

6. Cuide da qualidade dos seus travesseiros

Um travesseiro ruim pode não só acabar com a sua noite, como com a sua coluna. Escolha bons travesseiros e em quantidade suficiente para apoiar a cabeça, a barriga (eu gosto de dormir com um travesseiro encostado na barriga, dando apoio para o meu corpo, por exemplo), colocar entre as pernas, ou mesmo embaixo delas, suspendendo os pés. Existem diversas formas de utilizar os travesseiros para te deixar mais confortável, então explore-as.

7. Analise a luz

Tem gente que só consegue dormir com um abajour aceso e outros que não conseguem dormir se as luzes não estiverem todas apagadas. Descubra o que funciona para você. Se você é solteiro, isso é mais fácil. Se você for casado, a dica é usar uma daquelas máscaras de dormir, tapando os olhos, se você gosta de escuridão total e seu companheiro (ou companheira) prefere uma luzinha básica.

8. Acorde olhando algo que te faça sorrir

Se quando você acorda, vê algo que não a agrada (um quadro de flores que já deu, ou um vaso feio), está na hora de substituir. Deixe no quarto somente itens agradáveis na decoração, nem que seja uma foto da sua família. Encontre o que funciona para você.

9. Uma vez por mês, compre flores

As flores têm o poder de rejuvenescer um ambiente instantaneamente. Não precisa ter sempre no quarto (alguns dizem que até faz mal, eu não tenho certeza, mas evite), mas uma vez por mês, não custa nada dar aquela renovada.

10. Considere um tapete

Não há nada mais confortável que levantar da cama pela manhã e ter seus pés abraçados por um fofíssimo tapete. Se sua casa tem piso frio, como é o caso da minha, no inverno um tapete se torna item obrigatório.

E você, o que acha que tem o poder de transformar o quarto em um ambiente mais confortável para dormir?

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do blog
(não se preocupe – eu NUNCA enviarei spam):

Por FeedBurner

 

50 comentários . Comentar via blog

  1. Adoreei as dicas!
    Principalmente a de acordar e ver algo que me deixe feliz. Vou colocar em prática!
    Minha mãe costuma levar água para o quarto para beber quando acorda, dizem que faz bem beber água de estômago vazio.

    Visito sempre o seu blog e procuro colocar em prática o que você ensina aqui. Preciso ser mais organizada, e seu cantinho tem me motivado a isso.

    Que Deus te abençoe =)

    Responder
  2. Oi Thais!

    Adoro suas dicas sobre quartos. Tento sempre segui-las.
    Esse desapego com a tv eu ainda não consegui, adoro assistir tv no conforto da minha caminha, mas as outras, como a água do lado da cama e as flores, eu já testei e aprovei! rsrs

    Bjos!
    Ah, realmente estava com problemas de ver as atualização aqui, o site abria mas tipo, 2 segundos, caia a conexão.

    Té mais!

    Responder
    1. bom eu tambem mas quando minha filha nasceu e agora esta com 2 anos eu tirei todos os aparelhos eletronicos do quarto e ficou melhor

      Responder
  3. narinha

    ótimas dicas, aliás, palmas pra mim que já ponho em prática várias delas.
    hoje lembrei de voce e dediquei o dia de folga pra dar uma geral em vááárias gavetas entulhadas. ahh, como estão melhores!!! ainda preciso promover mais o desapego, mas estou me superando a cada dia.
    ja to viciadaaa nesse blog!! valeu!

    Responder
  4. Adorei suas dicas! Estou mesmo a precisar de soluções para alterar a casa sem gastar muito dinheiro…Já comecei…hi! hi!
    um beijo do outro lado do Altlântico

    Responder
  5. No item use barulho estático eu sugiria músicas do tipo mantra indiano/tibetano, porque são bem relaxantes e quase hipnóticos que te levam a dormir tranquilamente. Como não consigo dormir com ruído algum (a não ser qndo estou exausta), esses mantras/músicas bem baixinho me relaxam e me fazem adormercer, assim como música clássica, apenas com instrumentos musicais.
    Obs.: Adoro ler seu blog!
    Beijos =***

    Responder
  6. Adorei, vc tem razão principalmente qto tv no quarto.bjus

    Responder
  7. Eliane

    Putz..para mim a tv funciona como um sonífero, é ligar e 5 minutos depois…fuuuiiiii.

    Responder
  8. Adorei as dicas e coloquei em prática a retirada da TV do quarto, mas em compensassão perdi o marido do meu lado, pois o mesmo só dorme com a TV ligada

    Responder
  9. Valéria Cabral

    Acho corretíssimo quarto sem tv,tirando a musiquinha procuro fazer todas as dicas citadas acima,realmente é td de bom a acrescento a gente sempre ter pelo menos dois tipod de cortinas, acessório que cansamos num médio prazo.
    Parabéns pelas dicas

    Responder
  10. Lys Marie

    Olá Thais!
    Eu gostaria de parabenizá-la pelo blog. Eu encontrei uma referência dele na revista Minha Casa, que eu simplesmente adoro.
    Quanto as suas dicas, eu adorei. Estava pensando em colocar uma TV no meu quarto, mas agora fiquei na dúvida. Vou pensar mais um pouco e colocá-la apenas se realmente precisar (fico pensando que deve ser bom assistir um filminho na caminha com o marido, né?). Quanto à água, flores e tapete, vou aproveitar essas dicas já! Quanto a algo que me deixa feliz logo que acordar, eu já tinha em mente o que adquirir e agora fiquei mais animada ainda em fazê-lo. Afinal de contas, acredito que suas dicas me farão acordar melhor para cuidar do meu Projeto Final da faculdade, que ainda estou fazendo.
    Mais uma vez, parabéns pelo blog! Já está nos meus favoritos!!

    Responder
  11. Adoreiiiii …

    Bjo

    Responder
  12. Karin

    Gostei muito das dicas, pensei da mesma forma sobre TV no quarto, no final todo mundo fica na sua cama, e eu acabava indo pra sala ver o que eu queria. Eu gostaria de ver dicas para decoração de quartos, tenho um quarto e não sei o que fazer para deixa-lo aconchegante e bonito, gosto muito do estilo provençal.
    Parabéns, e um grande abraço.

    Responder
  13. amarilys

    oi, as dicas foram muito boas, realmente bem úteis. Mas, tenho duas sugestões:
    1. que tal trocar o ventilador ( principalmente no inverno) por um sino do ventos (o barulhinho é booom e é bem mais econômico e ecológico)
    2. se quiser manter um vasinho ( ou vasinhos) com flores no quarto (desde de que haja luz suficiente),ao inves de comprar flores uma vez por mês, vai ficar bonito e não faz mal nenhum. Existe essa lenda que as plantas “roubam” nosso oxigênio durante o sono, mas a não ser que seu quarto seja hermeticamente fechado isso é impossível. Com certeza as plantinhas não vão respirar mais que um gato ou cachorrinho , podem ficar tranquilas.

    Responder
  14. Thais Godinho
    Thais Godinho

    Amarilys, mas daí o sino dos ventos não tem a função de barulho estático, que é a ideia do ventilador. Mas pode ser que funcione para outras pessoas. Eu não gosto, acho um pouco irritante para dormir.

    Responder
  15. Sempre me recusei a ter televisão no quarto, excesso de luz ou cobertas que pinicam. Acho que estou no caminho certo. :D

    Responder
  16. Anaiza

    Olá Thais!
    Li as dicas para manter o quarto bonito e organizado…
    Sabe Linda, vc falou que soube que flores no quarto faz mal!?
    Pois eu acho que faz um bem maravilhoso…Morei quinze anos no Japao, e lá aprendi fazer aranjos florais, princípalmente IKEBANAS.
    Ter um aranjo de flores no quarto, uma rosa branca num pequeno vasinho, ate mesmo num copo, tras boas energias para o quarto. Um Ikenana tras boas vibraçoes e muitas energias principalmente no ano novo. Flores nunca fazem mal!
    No meu quarto sempre há um pequeno aranjo de flores ou um Ikebana, e eu me sinto muito bem. Só nao podemos deixar flores murchas nuns ambientes…
    Adoro seu site!
    Abs,
    Anaiza

    Responder
  17. Ezra Reder

    Olá Thais…Adorei seu blog. Nossa! ele é maravilhoso…Tem me ajudado muito viu?!Adoro seus posts. São muito bons…Obrigada por compartilhar tanta informação boa com agente…Q Deus abençoe vc e sua familia!! Bjs linda!!

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Ezra, muito obrigada!

      Responder
  18. Ana

    Olá Thais!

    Adorei seu site! Parabéns pelos POSTS são ótimos! Me lembra muito um programa que adoooooro assistir no GNT, “Santa Ajuda”, você conhece?

    Estou terminando minha falculdade de Administração, Trabalho com consultoria de vendas em tempo integral, e tenho mil coisas para fazer assim que chego na faculdade, é super cansativo e estou tentando me organizar, graças a você e meu super namorado que é muito organizado tbm!

    Beijos!

    Responder
  19. Nossa! Essas dicas têm muito a ver com o Feng Shui!
    Primeira coisa tirar TV, computador e outros eletrônicos do quarto.
    Adorei!
    bjos

    Responder
  20. oi ,
    o meu quarto e perfeito , tem um quarda rou pa preto e branco a cama branca com os traveseiros perfeitos adredoes e leçol nada me encomoda uma estante com meu notebook uma coisa que vc falou mas nunca vou tirar do meu quarto perfumes acho que e importante no quarto de uma menina e tambem variados tipos de maquiagem tem no meu quarto ele e lilás tem adesivo de parede um quadro com eu e minhas melhores amigas 1º Dany , nathalia thays vanessa gaby larissa larissa taysa nicole minhas melhores amo elas de paixão são minha vida .
    Nessa foto eu tou de biquini tomara que caia rosa e a parte de baixo preta a naty e dany de tomara que caia tambem a naty parte de cima branco e a de baixo preto a dany verde e branco o resto das meninas de alça uma de azul a outra amarelo a outra oncinha a outra rosa a outra a outra marron a outra beeje a outra laranja muito cique a gente tava na piscina da minha casa tava muito bom bjss ass: melany apelido : mel espero que aprove meu quarto

    Responder
  21. MÍRIAM

    Coloquei no meu quarto um arranjo de rosas brancas artificiais, são lindas e não exalam cheiro, transmitem muita paz!

    Responder
  22. Olinda

    Gostei das dicas, o meu quarto precisa ser mais leve, porém a dica do barulho estático para mim é um absurdo, pois há outras maneiras para disfarçar o barulho, até tampões de ouvido ou música baixinho, o uso do ventilador virado para a parede me parece um desperdício imenso de eletricidade e não combina com tempos de necessidade da consciência ecológica. Hoje não é apenas um modo de pensar, é realmente urgente. Fico até aflita. De resto, gostei do blog.

    Responder
  23. oi THais adorei seu site e o melhor vou ter um bebe e vou seguir suas regras te adoro sou sua faaa!!!!!!!!!!!1

    Responder
  24. Cris

    Thais, ótimas dicas!

    Posso deixar uma dica também? A dica é usar um “cobre leito” na cama durante o dia. Eu achava que esse negócio de “cobre leito” era coisa antiga, ultrapassada, sem função. Mas descobri recentemente que não. São muito úteis e uma mão na roda!

    O cobre leito é fininho, protege a cama durante o dia, enfeita e ainda por cima é bem mais fácil de lavar por ser mais leve e fininho!

    Essa é exatamente a função do cobre leito: poupar nossos edredons, cobertores e mantas pois eles são mais difíceis (e mais caros) para lavar e na maioria dos casos precisam ir para uma lavanderia profissional para serem limpos, não é?

    Agora eu só uso meus edredons mais quentinhos (e mais grossos) para dormir à noite, e só. Durante o dia eles ficam guardados e protegidos. Durante o dia, uso na cama um cobre leito bem bonito.

    Um gde bj!

    Responder
  25. Luana

    Thais
    há tempos não entrava em blog tão legal..
    vc me fez olhar alguns pontos primordiais em minha vida..
    obrigada,
    Abs
    Luana

    Responder
  26. Thais, amei suas dicas! Estou precisando urgente me organizar melhor, principalmente no meu quarto, que é literalmente uma ZONA! :/
    Preciso aprender a me desapegar de roupas que não uso mais…cadernos que não são mais necessários..cartas, bilhetinhos do ensino médio…ETC kk

    Adorei as dicas!
    Estou seguindo aqui, gostei muito do blog! Parabéns!
    Beijos, Nati
    coisademenina-nat.blogspot.com.br

    Responder
  27. francieli

    oi tenho uma prima chamadA ANA ELA TEM SEU QUARTO SUPRE ORGANIZADO PQ ELA LINPA BEM EMBAIXO DAS COISAS E ARUMA SUA CAMA NÃO DEIXE OQ VC PODE FAZER HOJE PARA FAZER AMANHA. VC PERDERAR MAIS TEMPO…………. <3 <3 <3 <3

    Responder
  28. francieli PINHERO

    OIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII TD BEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM MEU QUARTO E LINDO E SUPRE ORGANIZADO

    Responder
  29. ana paulla

    ola ,como eu posso organizar um quarto pequeno,e que dorme duas pessoas e ainda por cima quase todas as minhas atividades sao nele comer ,acessar internet,estudar etc

    Responder
  30. E um quarto pequeno de casal? Como manter organizado?
    Lá temos materias de trabalho, estudos, condomínio e o básico. Como fazer/

    Responder
  31. Paula

    Sabe que nunca gostei de TV no quarto? acho que as familias se tornam “ilhas” perdem-se as relações familiares..agora vi um outro ponto de vista..qualidade do sono tbm… Gostei!!!
    Gostaria de saber sobre organização de quarto de crianças… mas especificadamente: guarda roupa de crianças.. vamos falar a verdade? cada vez que preciso guardar as roupas … é um parto!!!
    Desculpe se fiz comentário em post errado.. se já tiver sobre isso me avise ok! rsrs
    bjo

    dicasrosa.blogspot.com.br

    Paula

    Responder
  32. OI, adorei esta dica.
    Pena que no meu quarto teno um pc e uma tv, e nao posso tirar, mas queria muito.
    Abç. e Bjs.

    Responder
  33. Magali

    Amei a dica de acordar e ver algo bonito, meu quarto é todo rodeado de guarda roupas na cor tabaco, ao acordar sinto me sufocada, como se estivesse dentro de uma caixa de fosforos, tenho que reavaliar isso urgentemente, mas como não possuo grana, pensei em revestir as portas com tecidos de cores claras, o que vc acha e/ou sugere ??
    Seu blog é show tenho sugerido a várias amigas…

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Pode usar papel contact também!

      Responder
    2. Creide

      Oi, que tal tirar umas duas portas e deixar como se fosse um armário apenas com objetos bonitos e suas roupas acondicionadas em lindas caixas a venda em papelarias.
      E em outra porta ainda, colocar um grande espelho – só não vale refletir sua cama.
      As demais portas reveste com algo claro e bonito, tipo um linho cor palha.

      Gostei muito do site, a Thais tá de parabéns!

      Responder
  34. WagaLL Lynkx

    Legal as dicas masss
    tenho q discordar totalmente sobre a TV uma ótima tela plana na parede além de dar um ar de hi-tech ao quarto é ótima para assistir um bom filme em paz

    no quarto das crianças principalmente uma tv além de permitir eles assistirem seus programas preferidos e não assistirem novela da globo .. tbm vai servir pra eles ficarem jogando games o dia todo sem ocupar a tv da sala por ex

    sem falar q programação eh uma coisa mto pessoal ter uma tv em cada quarto acaba com a “briga pelo controle remoto”

    aconselho tbm um notebook na mesa de cabeceira ..

    e sempre colocar o celular no mute antes de dormir ou algum “engano” vai te ligar as 3 da manha

    ^^

    Responder
  35. Obrigada Thais Godinho, melhor que outro site que eu entrei que devem estar pensando que todo mundo é rico!
    O seu site é aceitavel, mas acontece que tenho 12 anos e nao tenho condiçoes de melhorar o quarto, pq não tenho dinheiro nem aquele tipo de pais que fazem tudo que os filhos querem! Meu quarto é simples e queria saber como poder mudar o visual dele sem gastar dinheiro nem comprar as coisas! queria saber sobre as tonalidades e combinaçoes. A e sobre a primeira dica, bem so vou falar minha opnião, a maioria das pessoas que visitam seu site são que não tem condiçoes planas de vida, ou seja não tem tv no quarto, pq quem é rico, com todo respeito a vc, não estaria visitando sua pagina, alem do mais teria tudo e não precisaria de dicas!

    Bjos…com minha opnião…Brenda!!!

    Responder
  36. ANAAA

    AMEI MUITO LINDO OS COMENTARIOS

    Responder
  37. aquiles dias

    Na minha opinião a TV no quarto e um erro grande tira o dialogo das pessoas e a saúde fica comprometida com as radiações emitidas ponto final

    Responder
  38. valquiria

    Adorei as dicas, vou seguir algumas.

    Responder
  39. Bruna Monteiro de Souza

    1-Tirar a TV não deu certo…

    Responder
  40. Pamela

    meu guarda roupa é uma bagunça e meu quarto tbm podem me ajudar?

    Responder
    1. Creide

      É só ler todas as matérias publicadas aqui neste blog e em outros sites de organizadores. Sem teoria fica difícil aplicar na prática.
      Perca algumas horas se instruindo e depois coloca em prática num fim de semana.
      Invista em caixas organizadoras. Tem de todos os tipo.
      Sugiro as transparentes se não ficarem aparentes e as coloridas e com flores para as que ficarem aparentes no quarto ou banheiro.
      Bom trabalho.

      Responder
  41. Aline

    oiee, tudo bem ? Sou de Campinas e encontrei “por acaso” ( não acredito em acaso) seu blog.. Esse ano eu entrei com tudo pra organizar tudo que estava parado e em desordem na minha vida e que estou adiando há tempos.. principalmente minha vida financeira e então achei esse blog que não só de ideias de como se organizar financeiramente me ajuda a organização da minha mente, ansiedade que é absurda , dia a dia .. e como vc mesma fala no blog na vida!! Muito obrigada por tudo e espero continuar devorando suas matérias todos os dias por muitos e muitos anos!

    Responder
  42. kellen santana

    Thais faz um ano que leio seu blog e pego lendo direto as dicas de organização da casa tento por em pratica quando tudo ta virado venho aqui me inspiro e tento de novo…
    mais como eh dificil manter…

    sou casada tenho uma filha de 2 anos estou terminando minha graduação ja viu tcc e etc e tenho esposo trabalho tem a casa tem hora que acho que nao vou conseguir me dê umas susgestoes

    Responder
  43. Eu não recomendo o Som da Chuva para dormir pois pude notar uma pequena, porém significativa, queda na energia e disposição das pessoas que aderiram à essa prática. Eu mesma realizei o experimento e não só senti essa pequena falta de disposição como também muito sono e fadiga em dias chuvosos.
    Mantras indianos e músicas clássicas (como a leitora Carina disse), ou até algumas músicas relaxantes como Coldplay por exemplo, são mais indicadas, porém vale lembrar que o uso diário de fones de ouvido pode causar desconforto, caso optem por ouvi-las dessa forma.

    Mas eu creio que não há nada melhor que focar na sua respiração e aproveitar para cair no sono enquanto medita. Afinal isso ajuda a afastar aqueles pensamentos que as vezes dificulta o adormecer.

    Thais, parabéns pelo seu magnífico trabalho e desejo que você, e que todas as pessoas que vivem a jornada de manter uma vida organizada, equilibrada e feliz, atinjam todos os seus objetivos e se tornem cada vez mais realizados e iluminados.

    Um grande abraço à todos.

    Responder

Deixe um comentário