12 Nov 2006

Organizando as contas

Suas contas estão sempre perdidas por aí? Você perde o prazo de vencimento regularmente? Consulte então as seguintes dicas para nunca mais passar por apertos.

Você precisará de:

– 1 pasta comum de elástico para colocar as contas a serem pagas;
– 1 pasta sanfonada para guardar as contas pagas.

A pasta comum você deixará em um lugar de fácil acesso, se possível junto com a sua agenda. Toda vez que receber uma conta, guarde-a na pasta. Isso evitará com que elas fiquem espalhadas por aí e você se esqueça do vencimento.

A pasta sanfonada servirá para você guardar as contas que você já pagou. Ela é sanfonada porque você separará tudo por categorias. Essas categorias devem ser adequadas para você. Alguns exemplos: celular, cartão de crédito, seguro do carro, luz, água etc. Assim que pagar uma conta, você já deve colocá-la ali.

O ideal seria você centralizar todos os pagamentos no mesmo dia, mas nem sempre isso é possível. Estabeleça então um dia da semana para pagar as contas que vencem durante o período em questão, mesmo que seja antecipadamente (aliás, pagar antes do vencimento sempre é melhor). Em hipótese alguma deixe passar o vencimento, para evitar o pagamento de juros desnecessários ou qualquer outro tipo de estresse.

9 comentários . Comentar via blog

  1. João Paulo

    Acho este site bem interessante.
    Quero muito me organizar, então tiro daqui ideias que me ajudam bastante.
    Na questão de organização e controle do pagamento de contas adotei a seguinte medida:
    Como acho muito mais cômodo realizar os pagamentos de via internet, os comprovantes são salvos no próprio computador numa pasta reservada somente para este fim.
    Mesmo as não pagas via internet, assim que pagas, são digitalizadas e salvas da mesma forma.
    Assim, posso ter o controle e comprovações dos pagamentos e evito o acúmulo de papel.

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      João Paulo, o problema disso é não ter um backup, pois você pode perder todos os dados caso algo aconteça com a sua máquina. Além disso, se ele for invadido, seus dados podem ser usados sabe-se lá como… uma boa opção ao que você faz é salvar em um HD externo.

      Responder
  2. Pri Paiva

    Nossa que engraçado… Eu faço tudo que vc fala neste post. Tenho a pastinha com as contas a pagar, sempre deixo ela embaixo da minha agenda, tenho a sanfonada pra arquivar as pagas e concentro meus pagamentos num mesmo dia. Estou gostando de ler o site, são tantas dicas interessantes e estou meio viciada neste lance de educação financeira.

    Responder
  3. Belas dicas, já dei início aos controles…
    Att.,
    Luks

    Responder
  4. Lys Marie

    Adorei essa dica! Antes de ir pra casa hoje ou amanhã logo pela manhã, comprarei as minhas pastas para começar essa organização. Engraçado como tem coisas que são tão simples, mas nem passam pela nossa cabeça… Esse blog é tudo de bom e tem dicas maravilhosas!!

    Parabéns Thais!!

    Responder
  5. Silvana Mazucanti

    Não se esqueçam que contas de água, luz e telefone pagas deverão ser guardadas por 5 anos. Assim como IPTU, IPVA e Imposto de renda!

    Obrigada!!

    Abraços

    Responder
  6. Michele

    Eu faço o seguinte: tenho um gaveteiro pequeno só com duas gavetas, na de cima ficam as contas à pagar e na de baixo as contas pagas, no fim do ano todas as contas pagas são arquivadas em uma pasta sanfonada e na hora de declarar imposto está tudo junto, na pasta sanfonada eu também deixo os boletos e notas fiscais de produtos comprados pela internet.

    Responder

Deixe um comentário