26 Feb 2013

Montando um ambiente de estudo em casa

Ter um lugar para estudar em casa é básico quando estamos estudando. Quando nós fomos alugar nosso apartamento, eu fiz questão de ter um terceiro quarto só para mim, pelos seguintes motivos:

  • Guardar meus livros, já que tenho muitos, e deixar na sala poderia fazer com que ficassem engordurados, pois geralmente as cozinhas são abertas nesses apartamentos novos;
  • Guardar meus livros II, pois meu marido ia achar a sala muito cheia de coisas;
  • Ter um lugar para eu me isolar caso precisasse escrever (ou seja, sempre) ou estudar;
  • Ter um cantinho só meu.

Eu sei que muita gente não tem essa possibilidade por enquanto, e eu mesma demorei anos para ter. Antes disso, meu canto de estudos ficava no meu quarto, como acaba sendo o caso da maioria. Eu tinha uma estante muito menor para os meus livros, que acabavam sendo divididos entre ela e pilhas na minha mesa. A situação não estava nem perto do ideal, mas pelo menos eu tinha um canto só meu para cuidar daquilo. Um canto para estudar.

Para montar um ambiente de estudos eficiente em casa, eu dou as seguintes dicas:

1. Tenha um canto só seu, não importa se não for um cômodo inteiro

É muito chato ter que levar todo o seu material para a mesa de jantar e depois ter que guardar novamente. Procure estabelecer um canto da casa como o seu canto de estudo, nem que seja mínimo.

2. Tenha uma mesa e uma cadeira

Pode parecer óbvio, mas quantas pessoas não estudam deitadas na cama? Existem mesas bem pequenas que podem ser encaixadas em qualquer cantinho, especialmente aquelas mesas próprias para computador que são vendidas em grandes lojas. Não precisa ser nada caro ou sofisticado. A importância de ter uma mesa é, muito além da ergonomia, a oficialização do seu cantinho. E uma cadeira que deixe seu corpo confortável também é indispensável.

 3. Cuide da iluminação

Se puder escolher o lugar onde colocará a mesa, priorize o local próximo à janela. Mesmo assim, tenha uma luz em sua mesa – pode ser uma luminária simples. Cuidar da iluminação conservará a sua visão. Eu inicialmente coloquei um abajour na minha mesa, e só depois comprei uma luminária mais focada. Contar somente com a luz do lustre é um desastre.

4. Organize seu material

Faça o melhor possível para manter seu material organizado. Se puder adquirir uma estante ou outra solução de armazenamento, melhor. Se não tiver como, vá se virando com os recursos que você tem disponíveis. O importante é manter seu material organizado, tudo junto, colocando os papéis em pastas separadas por categorias, livros do mesmo assunto alocados juntos etc.

5. Providencie o seu silêncio

Quis escrever assim porque o silêncio não depende só da gente quando moramos com outras pessoas, então precisamos dar um jeito para conseguir providenciá-lo. Se puder fechar a porta e se isolar enquanto estuda, excelente!  Se precisar estudar na sala ou em outro ambiente com outras pessoas, providencie um abafador de ruídos para usar nos ouvidos! Há aqueles mais simples vendidos em farmácia mas, se você quiser ir além, pode comprar os abafadores maiores em lojas de materiais industriais, que os profissionais usam ao lidar com grande ruído. É a melhor solução nesse caso.

Com esses cinco passos, acredito que já seja possível montar um canto de estudos satisfatório na sua casa. Você concorda?

19 comentários . Comentar via blog

  1. Shirley

    Excelente!

    Responder
  2. Danusy

    Eu tenho um cantinho de estudos bacana, mas não é só meu, meu marido é estudante também. Então ás vezes o lugar está ocupado.Faço uma graduação a distância, agora estou precisando bastante usar o local. Não sei como vou fazer em relação aos filhos um de 6 anos e outro de 2 anos, o mais velho iniciou este ano o 1° ano então precisa de um cantinho não sei se monto no quarto deles ou no escritório. Gostaria que o lugar fosse para toda família, mas como meu marido é músico temos vários instrumento no local e o mais novo mexe.O papai nem gosta. Não sei o que fazer.

    Responder
  3. dani77cano

    Eu tenho um cantinho para estudar (um antigo quarto de empregada que transformamos em escritório. Mas quando compramos o apartamento, o antigo dono tinha tirado a porta e o portal para aumentar o tamanho da abertura. Aí que nunca colocamos uma porta (até porque fica caro), então nem sempre é legal para estudar, porque quem está na sala com a tv ligada atrapalha com o barulho. Mas achei legal essa ideia do abafador de ruído. Vou tentar um desses.

    Responder
  4. Nina

    Adorei! Eu tenho tanta dificuldade para estudar em casa, que acabo estudando no escritório ou em bibliotecas. Mas acho que o problema maior é esse mesmo: falta de um cantinho oficial e organizado! Obrigada!!

    Responder
  5. Wilma

    Nesse novo endereço ainda estou me adaptando, e ainda não achei oficialmente o lugar certo e definitivo para estudos, na casa anterior eu tinha um quarto todo só pra isso, mas acredite, eu vivia fazendo tudo que podia na cozinha, porque era enorme e tinha uma PAISAGEM inspiradora,lá em Cachoeiras de Macacu, aqui eu já fiquei na sala e agora devido ao calor mantive a minha escrivaninha no meu quarto pra ligar apenas um ar condicionado, mas quando refrescar, me mudo, até mesmo pra chamar o técnico e tal, fica melhor os aparelhos longe do meu quarto e assim evito perder a hora de dormir, porque se tirei a TV do quarto, trouxe o lepitopi,hahahaha e a insônia comparece,claro. Sem dúvida suas dicas são boas e nada como um cantinho para estudar, pesquisar…muito bom!!!

    Responder
  6. Érica Patente Nascimento

    Muito bom! Eu e meu marido temos um escritório em casa, mas o cômodo é pequeno e, além das nossas mesas, coube uma estante pequena para os livros. A alternativa agora é aproveitar o espaço na vertical colocando nichos. Acho que vai ajudar muito na falta de espaço para nossos livros!

    Responder
  7. Ótimo post! Este detalhe de ter uma mesa e cadeira para estudos ao invés de ficar esparramada na cama é importante demais! E ter tudo organizadinho em local onde o material se encontra em fácil acesso dá um ânimo a mais!

    Responder
  8. Soraya Gutierrez

    Eu usava a mesa de jantar e toda hora precisava ligar/desligar laptop e impressora. Cansei. Arrumei um espacinho no meu quarto, já q a família costuma ficar na sala, e quero comprar uma estante como a ERE da Etna, que ocupa pouco espaço e poderei deixar meus eletrônicos ligados na tomada!

    Responder
  9. Re

    Adorei a dica do abafador de ruídos, mas ainda tenho uma dúvida. Quando trabalhamos ou estudamos em casa, temos outros problemas, como o telefone e visitas que não estamos esperando, ou mesmo vendedores de rua. Como lidar com isso? se eu estiver sozinha em casa, só eu poderei atender o telefone ou a porta. Como dizer para a pessoa (se for um amigo, ou parente) que você não pode atender pois está trabalhando ou estudando e mandar a pessoa embora? aqui em casa tem sempre muito movimento, e fica difícil trabalhar em casa.

    Responder
  10. nina

    Re

    Eu também acho difícil quando tem mais gente em casa, digo, quando os outros moradores estão. Se eu estou sozinha, estudando ou trabalhando, não atendo o telefone e algumas vezes nem a porta. Sem o menor remorso, rs. Tudo depende de quão importante é o que estou fazendo e de vários fatores…

    Mas há sempre muitas situações que a gente não consegue contornar, e não vejo muito remédio pra isso. É muito difícil dizer pras pessoas que você não pode ficar jogando conversa fora porque precisa estudar. Mas algumas vezes, se tem mais alguém pra ficar ‘fazendo sala’, eu simplesmente peço licença. Meus amigos mais próximos nunca aparecem em casa sem avisar, nem ficam telefonando sempre. E convenhamos, né? O que temos de melhor e de pior são os parentes, que não querem saber do que a gente tá fazendo :S

    Responder
  11. Paula

    Adorei as dicas, principalmente do abafador de ruídos.
    Momo em condomínio e nem sempre meus vizinhos estão quietos, sempre tem um tv ligada com o volume bem alto e um som.
    Já tenho um espaço oficial de estudos, tenho uma mesa e cadeira, estou providenciando uma luminária adequada, durante o dia não tenho problemas com a iluminação, a janela fica bem em frente a mesa, mas a noite por causa da posição da mesa a luz do quarto fica nas minhas costas e faz muita sombra sobre o que estou trabalhando.

    Responder
  12. Yasmin Amaral

    Thais, tudo bem?
    Estou pensando nessa ideia há um tempo, mas estou vendo se tem como ter um cômodo só pra isso, é melhor, mais privacidade. Se for no cômodo que estou pretendendo fazer, vou ter que inventar meios de deixar bem otimizado, porque é bem pequeno. Estou buscando móveis que possam ser mais adequados em ambientes pequenos, até que parei na mesa para computador. Estou confusa com o modelo que fica melhor. Tem alguma dica pra me dar? Vi alguns modelos nessa loja online http://www.mobly.com.br/moveis/mesas-para-computador/ se conseguir olhar, pode ver se tem alguma que posso escolher?
    Bjs, adorei seu blog.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Yasmin, isso é super pessoal. Escolha a que tiver mais a ver com você. ;D

      Responder
  13. Emilie

    Bom dia, Thais!
    Tenho acompanhado suas dicas de organização e você não imagina o quanto tem me ajudado. Descobri o que eu já sabia: perdia muito tempo do meu dia por falta de organização.
    Gostaria de aproveitar esse post para pedir uma dica relacionada a home office. Temos o espaço destinado a um escritório, mas falta todo o resto. É muito tentador dormir um pouco mais, ver um programa interessante na TV, brincar com as crianças. Como conciliar tudo isso? Beijos e obrigada.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Foco e força de vontade. Não tem segredo. =)

      Responder
  14. Gabriela Lima

    A 5ª dica foi ótima,nunca tinha pensado nisso,no meu caso será excelente,aqui em casa parece uma feira,gente falando todo hora…srsr,a ideia de ter um cantinho dos estudos/leitura é essencial,aqui em casa não tenho um lugar certo,leio na cozinha na sala no quarto,sentada,deitada e por ai vai…o lugar que o silêncio estiver reinando,estarei lá!rsrsr.
    bjs!

    Responder
  15. kacau

    Olá Thaís é incrível como tenho dificuldade de estudar no silêncio, durmo ou perco a concentração. qdo iniciei em Psicologia há 10 anos atráz unico jeito de estudar era no trem, com aquela gritaria, eu me concentrava tanto que quase passava da estação. Hj estou fazendo EAD com três pequenos em casa, só me atrapalham qdo me interrompem e não pelo barulho que fazem.Eu uso fone de ouvido c/música suave, ou falo em voz alta para que percebam que estou estudando.

    Responder
  16. Raianny

    Um dia terei meu cantinho!!!!!! :'( moro de favor com parentes e lugar para uma mesa eu não tenho :'( mas UM DIA!!!!! terei!

    DICA!!! —-> eu ganhei fones de ouvido, daqueles grandes que envolvem o ouvido todo! Eu os coloco e quando a família faz muito barulho eu entro no site rainymood.com e deixo rolar o som de chuva (o som não se repete…)! É ótimo, não tira sua atenção pois não é música, e cancela outros barulhos ao seu redor!!!

    Responder
  17. Obrigada pelas dicas,eu estou precisando tomar coragem para fazer o meu cantinho…Mas olha amiga vc me ajudou muito viu com suas abençoadas dicas obrigada!bjs de luz!!

    Responder

Deixe um comentário