03 Apr 2013

A importância de cada coisa ter o seu lugar em casa

Imagem: Ikea

Imagem: Ikea

Um dos conceitos mais comuns de organização é dizer que cada coisa deve ter o seu lugar. Ele é tão comum que parece até bobo. Porém, traz uma grande verdade, que é o conceito de ter em casa somente o necessário; aquilo que temos espaço para guardar. Se você não tem espaço para guardar um objetos, das duas, uma:

  1. Ou ele não precisaria estar ali, então pode ser doado, vendido etc;
  2. Ou existe algum objeto menos necessário que ele ocupando o espaço que era para ser seu.

Em resumo, ter lugar em casa para todos os objetos que você possui significa que você é uma pessoa organizada.

É claro que existem exceções como, por exemplo, uma pessoa que acabou de se mudar e ainda não comprou todos os móveis necessários. Ou alguém que recebeu um monte de objetos de um falecido parente e ainda não deu conta deles. Sempre existirão exceções. Porém, se o seu caso não é esse, avalie o que você tem.

Se trata-se de um objeto necessário, encontre uma solução para armazená-lo.

Se trata-se de um objeto decorativo ou afetivo, que você deseja manter, integre-o à decoração.

O que “não pode” é deixar o objeto migrando de um cômodo para o outro, ou empoeirando e estragando jogado em qualquer canto.

Muitas vezes pensamos que precisamos de mais espaço quando precisamos somente de menos coisas.

Será que é o seu caso?

23 comentários . Comentar via blog

  1. Dianick

    O problema lá em casa é minha mãe. Eu to sempre tentando destralhar mas ela não se desfaz de nada. Tem muito apego as coisas e nem usa. Resultado fica um monte de coisa desnecessária, e a casa nunca fica em ordem.

    Responder
    1. Rs identifiquei totalmente!

      Responder
  2. CIRLEI

    É ENGRAÇADO, JÁ TIREI TANTA COISA, SABADO MESMO CHAMEI A FEDERAÇÃO ESPIRITA E ELES LEVARAM MUITAS COISAS, E AGORA JÁ ESTOU JUNTANDO MAIS.” VIDA SIMPLES” JÁ.

    Responder
  3. Marcela*

    Thaís, me considero uma pessoa organizada, meu problema é o perfeccionismo que não deixa que as coisas fiquem organizada pela metade, vejam só (pela metade) não suporto a ideia de fazer algo que não fique perfeito, aí caio naquela não vou fazer agora pq não vou conseguir terminar do jeito que quero hoje!
    Estou administrando a minha vida em duas casas e aguardo ansiosamente por esse post. Para mim é o mais difícil ter uma vida organizada em duas casas :(

    Responder
  4. Adorei sua última frase. É ela que estou tentando seguir em minha casa, desde que comecei a ler seu blog. Viver com menos e o necessário é possível, desde que não tenhamos tanto apegos aos objetos.

    Uma ótima quarta-feira,
    Josy Santos

    Responder
  5. Adorei!!!

    Responder
  6. Paula

    Bom dia Thaís! O meu problema é que eu tenho pena de jogar coisas fora ou doar. Acabo deixando tudo por cima da prateleira e da escrivaninha.. Essa aii então nem se fala, não tem como eu estudar nela.. Ai fico andando pela casa com meus livros e cadernos para estudar na mesa da sala.. E não consigo entender meu problema.. Se arrumo a escrivaninha hoje, amanha já tá toda desorganizada.. :/

    Responder
  7. Eu sempre pensei dessa forma também, que se não uso, não me serve, não tem porque guardar, só ocupa espaço.
    Mas já sofri muito com isso, quando era solteira, porque não podia me desfazer das coisas de outras pessoas. Depois que me casei também, pois meu marido antes tinha mania de acumular coisas. Como o tempo ele percebeu que isso me irritava, e com a chegada dos filhos, mudança para locais menores, ele mesmo foi se desfazendo das coisas.
    Confesso que senti um grande alívio, porque vamos combinar que é um porre você ter que “procurar espaço” pra guardar uma coisa que é totalmente inútil…

    Responder
  8. Vania Lacerda

    A última frase sintetizou muito bem :muitas vezes não é espaço que está faltando, são as coisas que estão sobrando…
    Tenho levado isso muito a sério. Na hora de pendurar as roupas, percebo que não dá pra pendurar uma peça em cada cabide. Está faltando cabide? Não!! Está sobrando roupa.
    Na hora de fazer o almoço, pra usar a travessa tenho que tirar a outra que está em cima dela. Falta espaço no armário? De jeito nenhum! O que acontece é que tem coisas demais dentro dele…
    Conheço pessoas que tem horror a espaço. Não podem ter um cantinho vago em casa que vão logo arrumando jeito de ocupar. Eu já penso que espaço é um de nosso bens mais preciosos. É como nos jardins japoneses: para que os elementos se destaquem, é necessário ter poucos elementos.

    Responder
  9. Anderson

    Estou adorando acompanhar o blog!
    Tenho 33 anos e sou solteiro, sempre gostei de ver tudo organizado, mas SEMPRE tive dificuldade de MANTER limpo e organizado o meu ambiente.
    Desde que conheci o blog, estou destralhando minha casa como em um dos primeiros posts que li por aqui, com a regra dos 15 minutos (na verdade, com “algumas” sessões de 15 minutos por dia… hehehe) e apesar de a tarefa já durar alguns dias, estou realmente gostando do resultado.
    Entro no blog e fico pulando entre os posts relacionados pra aprender mais sobre “a arte da organização”, e na condição de homem solteiro, cada leitura está fazendo uma grande diferença.
    Muito obrigado por tudo e parabéns pelo seu trabalho!

    Responder
  10. Zilda Stock

    Puxa, que puxão de orelhas eu levei agora. Ao mesmo tempo que quero a casa clean, tenho dó de me desfazer de objetos “inúteis”. Sei que viveria melhor com bem menos, e é por isso que estou seguindo esse blog maravilhoso. É um presente do céu! Quero aprender com vc. Vou progredir a cada dia, pois é um objetivo.
    Grata. Zilda.

    Responder
  11. Nem me fale! Esse post foi feito para mim… que tenho muita coisa vagando pela casa sem um lugar especifico… mas estou em processo de doações… cada semana sai uma sacola, no mínimo, prá doação!
    E estou evitando ao máximo levar novas coisas prá casa…
    bjos e boa semana!
    Ro

    Responder
  12. Emanuella

    Aprendo no blog, mas, tb com vcs, que comentam… obrigada tb pelas experiências vivenciadas de uma outra visão…

    Responder
  13. Excelente reflexão Thais!!!

    Responder
  14. Preciso me concentrar… estou ‘sem espaço em casa’ o que quer dizer.. rs
    Sim, preciso destralhar! O pior é q sei que preciso!!! Mas não consigo…

    Responder
  15. Perfeito….
    Tirei 2 sacos hoje. Tiro coisas toda semana, é impressionante como a tralha BROTA em casa…saio doando tudo, e nunca acaba :)

    Responder
  16. Tenho um GRANDE problema de organização e ele se chama “apego”. Me apego a tudo: livros, caixas, sacolas de presente, bonecos, canetas, tudo! Tenho um grande problema para me organizar por causa disso. Desde quando eu comecei a ler o blog ele me ajudou muito em organização dos afazeres e agora estou tentando adaptar as ideias ao meu ambiente (e ao meu super apego hehe).
    Uma coisa que eu morro de dúvida é como você organiza carregadores de celular, notebook, cabos USB, fones e todos esses fios soltos que parecem não se organizar nunca.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    Responder
  17. Eu percebi isso quando tirei a televisão do meu quarto… Eu já não assistia muito, daí pifou o som da TV e eu resolvi ficar uns dias sem antes de mandar consertar. Foi alívio imediato tirar a TV do quarto e não me faz falta alguma! Percebi que a TV era uma tralha disfarçada de utilidade e que estava tomando espaço de coisas que eu precisava mesmo… Enfim, fiz um post sobre isso aqui: http://aprendiasergente.blogspot.com.br/2013/03/o-mundo-e-technicolor.html
    Beijo!

    Responder
    1. O mesmo aconteceu comigo há tempos atrás, com um aparelho de som que tinha na sala. Ele deixou de funcionar na função CD, e continuei ouvindo músicas no computador. O valor para arrumar o defeito era meio alto, e percebi que nem usava o tal aparelho, era só um “juntador de poeira”. Me desfiz dele e nunca fez falta.

      Responder
  18. A organização é ponto chave da minha vida. Minha produtividade se multiplicou quando comecei a simplesmente organizar melhor meu quarto. É incrível!

    Responder
  19. Cleo Stenfeldt

    Eu até me desapego das coisas mas o problema é que sempre tem mais. Estou amando esse blog e estou dando uma organizada geral nas minhas coisas. Obrigada pelas dicas

    Responder
  20. Viviane

    Adoro esse blog!! Muito Bom

    Responder
  21. catia coelho

    adorei,saber de tudo isso,acho que estou precisando de um empurãozinho para destralhar as minhas coisas, tenho uma casa com bom espaço mas não sei como arrumar,gosto de reciclar coisas, tenho jeitinho para arrumar a casa de tudo mundo mas quando chega na minha fico perdida,vou tentar agora com suas dicas, por favor me ajuda!!!!
    Obrigada Catia!!!!

    Responder

Deixe um comentário