Casa

14 Mar 2015

Encontrando seu estilo de decoração e como isso influencia na organização da casa

Não sou arquiteta nem designer de interiores – apenas adoro o assunto decoração e pesquiso sobre isso para postar aqui. Logo, leitores do ramo, se eu falar qualquer besteira, fiquem à vontade para me corrigir nos comentários. :)

Imagem: Binti Home

Imagem: Binti Home

Eu venho pensando no assunto “estilo de decoração” desde que conheci o blog da Nicole, Making it lovely (em inglês), por volta de 2009. Na época, achava o estilo dela tão formado, tão certinho, que anseava por encontrar o meu estilo de decoração para casa também. E por quê? Bem, nos últimos quatro anos, nossa família teve cinco casas diferentes. Nesse meio tempo, eu percebi algumas coisas com relação à decoração e ao por que é legal encontrar seu próprio estilo para decorar:

  • Não dá para ficar fazendo aquisições permanentes caras para o imóvel que você mora de aluguel, a não ser que isso seja descontado no valor mensal. Mas, mesmo assim, acho que isso só vale para aquisições práticas, como instalar as portas do box, por exemplo, ou fechar a varanda com vidro. Não vale a pena, por exemplo, trocar o piso ou instalar um painel de parede que vai servir somente nessa residência. Porém, aquisições precisam ser feitas. Como saber no que investir e no que não investir?
  • Ter um estilo de decoração pode ajudar você a fazer boas compras para a sua casa, assim como saber o que pode ser comprado “mais baratinho” (ou sem ser um investimento). Você sabe seu estilo e pode comprar uma cadeira que tenha a ver com ele, fazendo um investimento, pois poderá tê-la para sempre com você, mesmo se mudar de casa muitas vezes. Você não precisa pagar caro por um guarda-roupa, por exemplo, que pode precisar ser vendido quando você se mudar e já tiver um guarda-roupa embutido no local. Como saber quais são esses objetos que você vai querer para sempre?

Eu notei também que, enquanto eu não tinha um estilo de decoração muito definido, ficava mais confusa ao fazer compras para a minha casa. Eu acabava comprando algo pelo meu gosto pessoal mas nem sempre um objeto combinava com o outro e mesmo a mistura de estilos tem que ter uma ordenação para ficar legal. Tinha muita coisa que eu achava linda também mas que, na prática, não tinha nada a ver comigo. Eu estava perdida.

A utilidade real do Pinterest

No decorrer dos anos, então, eu fiquei em busca do meu estilo de decoração, observando o que eu gostava mais e tendo isso como referência. O Pinterest foi muito útil porque, quando você começa a alimentar seu canal com bastante conteúdo, aquilo vira um grande álbum de referências que você pode sempre consultar e se inspirar.

Então, quando eu pinava alguma imagem relacionada à decoração, eu me obrigava a pensar: Por que eu gosto desta imagem? É a disposição do sofá ou simplesmente as cores? Será que não é apenas a luz do ambiente que me agrada? Perguntas simples como essa me fizeram pensar sobre o que eu realmente gostava.

Deu muito certo porque comecei a ver que meu marido e eu tínhamos muitos gostos em comum (e várias coisas não, haha, mas faz parte). Então começamos a prestar atenção nessas referências que gostávamos em comum para pensarmos no que seria legal fazer em casa. Chegamos a algumas palavras-chave: industrial, rústico, urbano, contemporâneo, vintage. Alguns termos parecem se contradizer, mas de algum modo expressam o que consideramos nosso estilo de decoração preferido.

Imagem: The Grounds of Alexandria by nicoalaryjr

Imagem: The Grounds of Alexandria by nicoalaryjr

Isso também se reflete nos materiais que mais gostamos, que são: madeira, concreto, metais, vidro, tecidos naturais.

Imagem: Second Shout Out

Imagem: Second Shout Out

Além dos materiais, observamos também as cores que mais gostávamos quando compramos alguma coisa para a nossa casa: preto, branco, cinza, metais no geral, tons terrosos.

140315-decor04

Com base nessas informações, começamos a apurar melhor o que gostaríamos de fazer e ter em casa. Isso foi bom para não comprarmos e gastarmos dinheiro à toa. Também nos ajuda a ter um lar que nos agrade e nos deixe feliz.

Estou compartilhando isso com vocês porque notei que, depois que nosso estilo ficou claro para a gente, passamos a fazer aquisições mais certeiras e a economizar também, porque poderíamos buscar referências de transformações de objetos, por exemplo.  Recentemente, apliquei um papel contact de madeira na minha mesa do escritório e aproveitei para arrumá-la com alguns itens que eu já tinha e que expressam bem o que eu sou hoje.

140315-decor05

Tirando o papel contact que precisei comprar e paguei R$13,90 pelo rolo na Kalunga, todo o resto eu já tinha. Eu simplesmente precisava apenas “me encontrar” e passar a usar melhor os meus objetos. Ali no canto superior esquerdo da mesa vocês podem ver um cestinho de metal com os roteadores de Internet dentro. Sabem o que era isso? Um cesto para produtos de banho, que eu comprei há uns quatro anos.

E não é para sair comprando e gastando só porque descobriu seu estilo de decoração. Não! A ideia é que, sempre que você precisar comprar algo, agora você tem uma referência e a escolha fica mais fácil, mais certeira. Além disso, quando você precisar encontrar soluções diversas (como eu precisei para organizar os roteadores), ter um estilo pessoal pode te ajudar a reaproveitar objetos que você tem em sua própria casa e que provavelmente já foram comprados porque, no fundo, você sabe do que gosta.

E vale lembrar que a decoração da nossa casa expressa a nossa personalidade, assim como a expressamos nas roupas que usamos, por exemplo. Construir esse estilo pessoal é o trabalho de uma vida inteira mas, quando você sente que entrou no caminho certo, o restante fica mais tranquilo e direcionado. Eu me sinto à vontade no dia a dia porque sei que estou sendo autêntica até mesmo nessas coisas materiais do cotidiano.

E você, tem um estilo de decoração? Fale um pouco sobre a sua experiência nos comentários!

14 Nov 2014

Decoração para o verão

Já está calor em diversos pontos do Brasil e, por isso, é natural que a gente queira preparar a nossa casa para a chegada da estação mais quente do ano usando cores que tragam sensação de refrescância e tranquilidade. Vale a pena inserir pequenos toques na decoração para refletir dentro de casa o que está acontecendo lá fora. Veja abaixo algumas sugestões de itens que podem cumprir esse papel:

decor-verao-2

Como você está dando as boas-vindas ao verão na sua casa?

Este post não é um publieditorial!

07 Sep 2014

Missões da semana: zona 2, cozinha

Hoje eu vim falar um pouquinho sobre as missões da semana da FLY Lady. Estamos na zona (área) 2 que, na minha casa, corresponde à cozinha, assim como na versão original da FLY Lady.

No último post a respeito, surgiram muitas dúvidas já respondidas aqui no blog sobre as zonas de limpeza na casa. Para um esclarecimento geral sobre como funciona esse método, por favor, leia: Como funciona a limpeza por zonas da FLY Lady. Obrigada!

As missões desta semana são as seguintes:

Segunda

A missão desta segunda-feira é limpar embaixo da pia.

Tirar todos os recipientes vazios, esponjas, sacos de supermercado, produtos de limpeza que não são usados e todo o resto que acaba gerando uma grande desordem porque acaba acumulando ali. Pegue um saco de lixo para jogar o que for lixo e mãos à obra!

O que pertencer a outro lugar, deixe separado e guarde na sequência.

Terça

Hoje nós vamos atacar nossos potes de plástico! Será que você tem tampas demais para poucos potes? Potes manchados ou derretidos? Potes de margarina ou sorvete em demasia?

Livre-se dos recipientes que não têm tampa e das tampas que estão órfãs. Se puder separar para reciclagem ou utilizar em algum projeto de artesanato, tanto melhor.

Sim, potes são úteis e precisamos deles, mas não de tantos. Você sabe o seu limite. Hoje é o dia de fazer essa seleção.

Quarta

A missão de quarta é arrumar a despensa (ou o armário que você utiliza para guardar alimentos). Analise o que tem lá dentro e tire itens vencidos, caixas vazias e outros itens que já não deveriam estar ali.

Se tiver alimentos quase em período de vencimento, separe-os para preparar algo esta semana. Se deixá-los ali novamente, vai se esquecer e eles vão estragar.

Quinta

Hoje é dia de dar um trato nos eletrodomésticos grandes. Não é para limpar o forno ou as prateleiras da geladeira – vamos limpar as impressões digitais, os respingos e alimentos secos que ficaram presos no fogão, na máquina de lavar louça e na geladeira.

Limpe as portas, os puxadores e as superfícies.

A ideia não é perder um tempão nisso, mas apenas 15 minutos fazendo o melhor que puder nas superfícies.

Sexta

Hoje é o nosso último dia na zona 2, a cozinha. Vamos varrer muito bem o chão da cozinha e, em seguida, esfregar com água e sabão na sequência. Não há jeito certo ou errado de se fazer isso. Apenas faça como costuma fazer.

Como diz a FLY Lady, mesmo o trabalho de casa feito “incorretamente” ou de forma incompleta ainda abençoa a sua família. ;D Nada de perfeição.

Me contem se estão conseguindo fazer as missões junto comigo. Obrigada!

31 Aug 2014

Missões da semana da FLY Lady: zona 1, área de serviço

Hoje eu vim falar um pouquinho sobre as missões da semana da FLY Lady. Estamos na zona (área) 1 que, na minha casa, corresponde à área de serviço e ao pequeno banheiro de serviço que fica anexo. Na versão original da FLY Lady, a zona 1 representa somente a entrada, a porta da frente e a sala de jantar.

No último post a respeito, surgiram muitas dúvidas já respondidas aqui no blog sobre as zonas de limpeza na casa. Para um esclarecimento geral sobre como funciona esse método, por favor, leia: Como funciona a limpeza por zonas da FLY Lady. Obrigada!

Esta semana, vou focar no destralhamento desses dois cômodos (meu marido encheu o banheiro com coisas depois da mudança) e em modificações que quero fazer na área (tirar medidas, comprar cestinhos organizadores, essas coisas). Portanto, vou traduzir as missões da FLY Lady de acordo com a designação original que ela deu para a zona 1.

As missões desta semana são as seguintes:

Segunda

A missão de hoje é varrer a porta da frente, sacudir o tapete de boas-vindas e limpar a porta, pois isso faz muita diferença na primeira impressão que a casa causa.

Terça

A missão de terça é apagar os incêndios que estão começando a aparecer na entrada! Guarde os sapatos, bolsas, casacos e outros objetos que estão se acumulando ali. Atenção: não adianta tirar dali e jogar em outro lugar, hein? Precisa guardar no lugar certo.

Quarta

A FLY Lady propõe que nesta quarta-feira a gente limpe as manchas nas paredes da entrada, com suavidade para não tirar a tinta. Especialmente quem tem animais de estimação e filhos pequenos pode já ter percebido que essa é uma tarefa que deve ser feita com uma frequência maior. Portanto, mãos à obra!

Quinta

A missão de hoje é muito parecida com a missão de terça: pegar o que estiver fora do lugar na entrada e guardar no lugar certo. Você pode aplicar à sua sala de jantar também.

Sexta

Último dia na zona 1! A ideia hoje é limpar as luminárias, lustres, batentes e rodapés. Se tiver ventilador de teto, limpe também.

As missões desta semana também são bastante simples. Acho que as mais complicadinhas são as da cozinha e dos banheiros.

Me contem se estão conseguindo fazer as missões junto comigo. Obrigada!

25 Aug 2014

Lista de limpeza detalhada da entrada, sala e varanda

Aproveitando que esta semana estamos falando da zona 5 – entrada, sala e varanda, vou postar aqui a nossa lista de limpeza detalhada para cada um deles.

Listas de limpeza detalhada são checklists onde inserimos todas as tarefas que precisamos fazer para deixar determinado cômodo limpo. Sabe o dia de faxina? Aquele que a gente limpa tudo, tudinho o que deveria ser limpo para o cômodo ficar do jeito que a gente quer? Então, isso é a lista de limpeza detalhada. As listas de limpeza detalhadas devem ser adaptadas para cada casa e para cada família. Portanto, veja este post como um exemplo e faça as adequações necessárias. A lista de limpeza detalhada também funciona melhor se o cômodo já estiver destralhado, então concentre-se nesse destralhamento 15 minutos por dia antes de começar a limpar propriamente. Para saber mais sobre as listas de limpeza detalhadas e como montar para a sua casa, clique aqui.

Eis a minha lista de limpeza detalhada para a entrada, a sala e a varanda:

Entrada

  1. Bater o capacho
  2. Varrer a entrada
  3. Limpar batentes e porta
  4. Limpar maçaneta
  5. Limpar lustre e lâmpada
  6. Tirar pó do aparador
  7. Passar aspirador de pó no chão
  8. Passar pano úmido no chão

Sala

  1. Tirar o tapete e batê-lo
  2. Deixar o tapete ao sol enquanto limpa a sala
  3. Bater as almofadas e deixá-las ao sol enquanto limpa a sala
  4. Limpar batentes e portas
  5. Limpar vidros
  6. Tirar manchas de sujeira na parede
  7. Limpar espelhos de luz e interruptor
  8. Limpar lustre e lâmpada
  9. Limpar luminárias e lâmpadas
  10. Limpar o sofá
  11. Tirar o pó dos móveis e objetos
  12. Limpar o telefone com álcool
  13. Jogar revistas e jornais velhos
  14. Limpar os fios e cabos
  15. Passar aspirador de pó no chão
  16. Passar pano úmido no chão
  17. Passar lustra-móveis

Varanda

  1. Limpar vasos das plantas
  2. Tirar o pó da mureta
  3. Tirar marcas de sujeira da parede
  4. Varrer o chão
  5. Passar aspirador de pó
  6. Limpar o ralo

A ideia da lista de limpeza detalhada é que você dê atenção a essas tarefas pelo menos uma vez por mês, quando estiver trabalhando na zona em questão. Algumas tarefas da lista devem ser feitas com uma frequência maior, então por isso existe um cronograma de limpeza, onde especificamos o que é diário, semanal, mensal etc. Uma coisa não exclui a outra! O que a lista de limpeza detalhada faz é servir como guia para deixar o cômodo limpo. Quem tem empregado/a em casa ou conta com o trabalho de uma diarista pode passar essa lista como guia, para orientar o que deve ser feito.

Para executar a lista de limpeza detalhada, você pode fazer um pouco por dia, ao longo da semana, ou fazer tudo em um único dia. Fica a seu critério. Aqui, como são dois quartos, eu prefiro fazer um quarto por dia, mas faço todas as tarefas de uma vez. Levo cerca de duas horas para limpar cada cômodo desse jeito. O que às vezes deixo para fazer no outro dia é passar o pano úmido no chão, se demorei muito para limpar. Como já aspirei o pó, não tem tanto problema, mas não gosto e prefiro fazer tudo no mesmo dia, na medida do possível.

24 Aug 2014

Missões da semana da FLY Lady: zona 5, entrada, sala e varanda

Hoje eu vim falar um pouquinho sobre as missões da semana da FLY Lady. Estamos na zona (área) 5 que, na minha casa, corresponde à entrada, sala de estar e varanda. Na versão original da FLY Lady, a zona 5 representa somente a sala de estar, mas ela mesma diz que é fundamental adaptarmos à nossa residência.

No último post a respeito, surgiram muitas dúvidas já respondidas aqui no blog sobre as zonas de limpeza na casa. Para um esclarecimento geral sobre como funciona esse método, por favor, leia: Como funciona a limpeza por zonas da FLY Lady. Obrigada!

Só para constar, na semana passada eu não consegui cumprir todas as missões. Faltou uma, que era a de separar pares de sapatos para doar, mas recuperarei esta semana. Eu realmente estou precisando fazer isso porque já identifiquei alguns pares que eu não uso.

As missões desta semana são as seguintes:

Segunda

A missão da segunda-feira é uma tarefa que considero chata: limpar o sofá. Tirar tudo de cima, limpar entre as almofadas e o que mais puder. Faça o melhor possível em até 15 minutos, sem perfeição! Eu dei sorte desta vez, pois meu sofá é novo, então não precisarei limpar. Vou usar meu dia livre para fazer a missão que ficou faltando da semana passada.

Terça

A missão de terça é bem simples, porém necessária: tirar o pó de todos os objetos decorativos da sala. Se der, também dos lustres. 15 minutos!

Quarta

A FLY Lady propõe que nesta quarta-feira a gente passe o aspirador de pó de forma mais completa na sala, pegando os cantos e lugares mais profundos (atrás dos móveis, por exemplo). Tome cuidado para não se machucar arrastando os móveis e fique atento(a) aos fios atrás do rack da tv.

Quinta

A missão de hoje é pegar um pano limpo e úmido para limpar as manchinhas e marcas de dedos nas paredes da sala de estar. Tome cuidado para não esfregar muito, para não sair a tinta.

Sexta

Último dia na sala de estar! A ideia hoje é passar um aspirador ou pano nas portas e janelas, passar um pano com lustra-móveis nos móveis e limpar os fios. Faça o que puder em 15 minutos!

Achei que as missões desta semana estão bem simples de fazer. Talvez eu troque a de quarta pela de quinta (que é mais simples), porque na quarta eu tenho um compromisso.

E vocês, se animaram para fazer as missões desta semana? Como foram na semana passada? Me contem!

20 Aug 2014

Lista de limpeza detalhada dos quartos

Aproveitando que esta semana estamos falando da zona 4 – os quartos, vou postar aqui a nossa lista de limpeza detalhada para cada um deles.

Listas de limpeza detalhada são checklists onde inserimos todas as tarefas que precisamos fazer para deixar determinado cômodo limpo. Sabe o dia de faxina? Aquele que a gente limpa tudo, tudinho o que deveria ser limpo para o cômodo ficar do jeito que a gente quer? Então, isso é a lista de limpeza detalhada.

As listas de limpeza detalhadas devem ser adaptadas para cada casa e para cada família. Portanto, veja este post como um exemplo e faça as adequações necessárias.

A lista de limpeza detalhada também funciona melhor se o cômodo já estiver destralhado, então concentre-se nesse destralhamento 15 minutos por dia antes de começar a limpar propriamente.

Para saber mais sobre as listas de limpeza detalhadas e como montar para a sua casa, clique aqui.

Eis a minha lista de limpeza detalhada para os dois quartos da casa:

Quarto de casal

  1. Tirar tapetes
  2. Tirar a roupa de cama
  3. Bater os travesseiros e deixá-los ao sol
  4. Limpar spots de luz
  5. Tirar o pó do varão da cortina
  6. Passar lustra móveis nas portas do guarda-roupa
  7. Limpar prateleiras superiores do guarda-roupa
  8. Limpar prateleiras inferiores do guarda-roupa
  9. Limpar gavetas
  10. Tirar o pó do criado-mudo
  11. Tirar o pó do abajour
  12. Limpar gavetas do criado-mudo
  13. Limpar manchas nas paredes
  14. Limpar janela
  15. Limpar vidro da janela
  16. Limpar batente da porta
  17. Limpar manchas na porta
  18. Limpar espelhos de tomada e interruptores
  19. Limpar filtro de linha
  20. Afastar a cama e limpar embaixo
  21. Aspirar o pó
  22. Limpar cantos
  23. Passar pano úmido no piso
  24. Trocar a roupa de cama
  25. Tirar a saia da cama para lavar

Quarto do filhote

  1. Tirar tapetes
  2. Tirar a roupa de cama
  3. Bater os travesseiros e bichinhos de pelúcia e deixá-los ao sol
  4. Limpar lustre
  5. Tirar o pó do varão da cortina
  6. Passar lustra móveis nas portas do guarda-roupa
  7. Limpar prateleiras superiores do guarda-roupa
  8. Limpar prateleiras inferiores do guarda-roupa
  9. Limpar gavetas
  10. Tirar o pó do criado-mudo
  11. Tirar o pó do abajour
  12. Limpar manchas nas paredes
  13. Limpar janela
  14. Limpar vidro da janela
  15. Limpar batente da porta
  16. Limpar manchas na porta
  17. Limpar espelhos de tomada e interruptores
  18. Tirar brinquedos e livros da estante
  19. Tirar o pó da estante
  20. Limpar brinquedos
  21. Afastar a cama e limpar embaixo
  22. Aspirar o pó
  23. Limpar cantos
  24. Passar pano úmido no piso
  25. Trocar a roupa de cama

A ideia da lista de limpeza detalhada é que você dê atenção a essas tarefas pelo menos uma vez por mês, quando estiver trabalhando na zona em questão. Algumas tarefas da lista devem ser feitas com uma frequência maior, então por isso existe um cronograma de limpeza, onde especificamos o que é diário, semanal, mensal etc. Uma coisa não exclui a outra! O que a lista de limpeza detalhada faz é servir como guia para deixar o cômodo limpo. Quem tem empregado/a em casa ou conta com o trabalho de uma diarista pode passar essa lista como guia, para orientar o que deve ser feito.

Para executar a lista de limpeza detalhada, você pode fazer um pouco por dia, ao longo da semana, ou fazer tudo em um único dia. Fica a seu critério. Aqui, como são dois quartos, eu prefiro fazer um quarto por dia, mas faço todas as tarefas de uma vez. Levo cerca de duas horas para limpar cada cômodo desse jeito. O que às vezes deixo para fazer no outro dia é passar o pano úmido no chão, se demorei muito para limpar. Como já aspirei o pó, não tem tanto problema, mas não gosto e prefiro fazer tudo no mesmo dia, na medida do possível.