18 Feb 2013

Entendendo as formas de publicidade no Vida Organizada

Eu comentei em um post anterior que o blog voltaria a fazer publieditoriais depois de a maioria dos leitores terem dito, na pesquisa, que isso não os incomodava. De qualquer forma, eu quis fazer um post explicando quais são as formas de publicidade existentes no Vida Organizada para que vocês saibam identificar, está bem?

Quando uma marca entra em contato comigo através desta página, eu envio o media kit do blog, que basicamente é um documento com informações de acesso, número de visitas, páginas visualizadas, quantas pessoas curtem o blog no Facebook, esses dados. Também constam lá os formatos de publicidade no blog, assim como os seus valores. Se a marca continuar interessada, nós vamos conversando até chegar ao melhor formato para a situação.

As formas de publicidade permitidas no blog são as seguintes:

  1. Publieditoriais - Publieditoriais são posts patrocinados. Posts escritos por mim (eu não publico conteúdo pronto de terceiros), patrocinados por alguma marca ou empresa que pretende divulgar os seus serviços, algum produto ou promoção. Veja um exemplo de publieditorial recente aqui. Meu cuidado com a volta dos publis no blog é continuar oferecendo um conteúdo de qualidade. O que a marca faz é pagar para que alguma ação sua seja divulgada no post em questão. Ela paga pela divulgação no espaço, basicamente. Os publis são a forma de publicidade mais cara do blog de propósito, porque eu penso assim: para entrar no espaço mais sagrado de todos, que é o planejamento editorial, precisa ser um valor que realmente compense essa “intervenção”. Isso também é uma forma de reduzir o número de publis. Como eu já falei aqui, eu não dependo financeiramente do blog, então não preciso aceitar todo tipo de publi. Nada contra quem faz isso e ganha seu dim-dim dessa forma, mas eu sou muito chata com o conteúdo do blog e, para algo assim entrar, quero que seja bem-feito. Então é assim que funciona, basicamente. Todos os publieditoriais estão identificados com a categoria “Publieditoriais” e uma frase no final (“Este post é um publieditorial”).
  2. Resenhas - As resenhas são posts falando sobre o teste que eu fiz com determinados produtos. Eu não cobro para fazer qualquer resenha – basta a marca entrar em contato comigo e, se, e somente se, o produto realmente tiver a ver com o blog, eu aceito recebê-lo para fazer um teste e postar aqui (a marca envia pelo correio), com opinião independente. Quer dizer, se eu achar o produto ruim, eu vou dizer. No entanto, dificilmente isso acontece, pois o que eu faço é mostrar todos os prós e os contras, além de dizer para quem é mais indicado. Dificilmente um produto é horroroso e inútil porque, quando é assim, eu já digo no próprio e-mail de contato para a marca que não seria interessante resenhar aquilo. Nem todas as resenhas são feitas com produtos enviados pelas marcas – muitas vezes, eu mesma compro e resenho o produto porque acredito que seria interessante para os leitores saber um pouco mais sobre ele. Tudo o que eu faço no blog é pensado no leitor em primeiro lugar. Eu não me importo em fazer a resenha “de graça” e divulgar a marca, porque o meu interesse é em gerar conteúdo de qualidade. Se uma marca X me envia um organizador novo para testar, eu tenho certeza que esse review vai interessar aos leitores, pois esse é o tema do blog. Todas as resenhas de produtos enviados pelas marcas estão sob a categoria “Resenha” e as resenhas no geral, de produtos enviados pelas marcas ou comprados por mim, estão na categoria “Selo de aprovação”, separadas em ordem alfabética.
  3. Sorteios - O blog não realiza mais sorteios por diversos motivos. O principal é que não é um procedimento simples, envolve a Caixa Econômica Federal, regulamentos gerais, prazos que a marca pode não cumprir, gastos com Correio que não posso arcar, disponibilidade de tempo para enviar esses produtos etc. Por esses e outros motivos, eu decidi não realizar mais sorteios no blog, mas as marcas podem divulgar seus concursos e sorteios através de publieditoriais, sem problemas.
  4. Banners - Banners são imagens inseridas em locais distintos do blog para uma marca divulgar um link, que pode ir para o seu site ou para um produto específico. Os banners podem estar localizados na barra lateral ou dentro dos posts.
  5. Links - Algumas marcas entram em contato querendo “alugar” uma palavra-chave em determinado post durante algum período de tempo. Um exemplo: um post sobre agendas 2013 que uma papelaria tenha “alugado” durante um mês o link na palavra “agenda semanal” para direcionar a uma página em sua loja virtual só com agendas semanais. Isso é só um exemplo.

Outras formas de remuneração através do blog

  • Google AdSense - Ferramenta do Google utilizada para geração de anúncios semânticos, ou seja – o Google “rastreia” o que você está vendo na web e gera um anúncio que tenha a ver com o assunto. Eu acho isso genial! Esses anúncios estão inseridos na lateral do blog e abaixo dos posts. Tomo bastante cuidado para não interferir na leitura de vocês.
  • Programa de afiliados - O único programa de afiliados que eu tenho atualmente no blog é o da Livraria Cultura, que eu sou fã. Por enquanto, só uso os banners (da mesma forma que os do Google), mas a ideia é utilizar sempre que eu falar de livros, pois assim posso linkar para a página deles.
  • Palestras, cursos e treinamentos - Muitas vezes, sou convidada por algumas marcas ou pessoas para realizar palestras sobre organização e isso me traz um retorno financeiro, pois as palestras são pagas (afinal, preciso deixar filho, marido e outros afazeres de lado para conseguir realizar um evento desses, que tem todo um preparo antes de pesquisar, montar a apresentação etc). Quando as palestras são públicas, eu divulgo aqui no blog, mas o que acontece é que muitas vezes elas são para um grupo fechado de pessoas, como para empresas, por exemplo. Eu também costumo realizar palestras sobre a minha profissão (publicidade), e recentemente me juntei ao pessoal do evento Social Media São Paulo para participar sempre e ajudar na organização (estou empolgadíssima!). Isso não está ligado diretamente ao blog mas, como eu falo sobre a minha experiência, que envolve o blog, acaba sendo relacionado, de certa forma.
  • Produção de textos para terceiros - Algumas marcas me convidam ocasionalmente para produzir conteúdo para os seus canais de comunicação, como blogs corporativos ou jornais internos. Geralmente são empresas que gostam dos textos do blog e querem ter algo exclusivo voltado para o seu público. Eu também, por trabalhar com publicidade e mídias sociais, produzo conteúdo de outros assuntos diversos sob demanda, mas isso não acontece através do blog.

Esses dois últimos itens dão uma ideia da quantidade de coisas que eu faço na vida além do trabalho, blog, família, estudos etc.

É isso! Se vocês tiverem mais alguma dúvida sobre esse assunto, por favor, postem nos comentários. =)

23 comentários . Comentar via blog

  1. Marcela

    Como sempre transparente!!! Parabéns
    Vc ia dar aulas esse semestre não ia?

    Responder
    1. Thais Godinho

      Só semestre que vem por questões contratuais.

      Responder
      1. Marcela

        Legal! #torcendoporvc

        Responder
  2. Léslie

    Agora eu entendi! =)
    Beijoss!

    Responder
  3. Nivia

    Olá Thais.

    Tenho acompanhado seu blog há algum tempo e gosto muito. Achei muito interessante seu esclarecimento sobre publicidade no blog. Obrigada!
    Escrevo um blog há quase 5 anos, mas não divulgo porque parece um diário mesmo, mas ainda assim algumas pessoas aparecem por lá. Eu comecei como forma de elaborar o luto do meu pai,que faleceu qdo eu estava grávida de 2 meses e era uma forma tb de deixar um registro da minha vida com ele para que minha filha pudesse conhecê-lo um dia. Mas neste tempo passei por diversas fases da minha vida e em alguns textos foram deixados alguns comentários que, demonstram, minhas inquietações provocam reflexões e fazem bem a quem lê. Por isso sempre penso em ampliar essas reflexões. Todos os seus posts sobre como deve ser um blog são muito esclarecedores e inspiradores e só posso agradecer você por compartilhar sua experiência. Vou aprendendo a me organizar e vou amadurecendo uma ideia que pode virar um projeto.

    Pra vc me conhecer um pouquinho, sou psicóloga, 36 anos, tenho um consultório, mas desde que minha filha nasceu não consegui voltar à minha rotina de trabalho. Ela já vai fazer 4 anos e eu venho estudando uma forma de, ou voltar pro mercado de trabalho num emprego mesmo, ganhando o suficiente para terceirizar grande parte das minhas multitarefas, ou buscar uma alternativa de ganhar dinheiro de uma forma mais criativa e que não me custe uma rotina de 8 horas de trabalho por dia fora de casa, mais os deslocamentos todos, moro em SP. Uma amiga me falou do seu blog numa fase em que eu lutava com a bagunça, mas todos os dias eu tinha a certeza de que ela iria me engolir rsrs. Todas as dicas que tenho lido aqui tem me ajudado a vencer essa batalha todos os dias. Obrigada!!! Um grande abraço pra vc, sua vida me inspira.

    Responder
  4. Oi, Thais. Confesso que ando meio perdida por aqui! :) É que agora tudo me parece diferente – e está!!! Os posts de outras pessoas, os assuntos específicos por mês… Não tenho noção do que seja um blog realmente, como deve ser sua estrutura ou coisa assim. Mas agora o “Vida Organizada” me parece ficou meio, digamos, profissional. Pra mim, ele perdeu aquela carinha de “hoje tô com vontade de contar pra vocês sobre meu fim de semana!” Ou: “vejam como é fácil limpar os azulejos da cozinha!”. Ficou mais sério, sei lá… Continuo gostando muuuuuito dos posts, das dicas, da sua honestidade(transparência) com os leitores, mas, confesso, fiquei meio deslocada com tantos posts sobre “a mesma coisa” (volta às aulas, por exemplo). Talvez por não me identificar tanto… Não sei… não o sinto mais espontâneo como antes… Isso aconteceu mesmo ou eu estou “viajando”? rsrsrs.
    É só uma observação. De qualquer forma, continuo por aqui.
    Um grande abraço,

    Responder
    1. Thais Godinho

      Obrigada pelo retorno, Rê. Tudo é muito novo e está em fase de testes mesmo. A questão dos temas, as novas colaboradoras. Mas os meus posts continuam – em vez de ter um post por dia, agora temos dois. Os meus continuam de qualquer forma.

      A verdade é que é muito assunto pra pouco tempo!

      Responder
      1. Suellen

        Thais, se me permite, eu também preferia quando os posts do mês não eram tematizados. Acho que a expectativa de entrar no blog e ler sobre vários assuntos durante o mês funcionava melhor. Não está ruim mas, como feedback, eu preferia antes.
        Em relação aos posts de terceiros, desde que o teu conteúdo continue aparecendo, não vejo prejuízo nenhum. Claro que perde um pouco da pessoalidade, mas já deu pra ver que a tua escolha de colaboradores é bem criteriosa.
        E obrigada pelos esclarecimentos quanto à publicidade. É uma demonstração de respeito com os leitores que poucos blogueiros tem.

        Responder
        1. Thais Godinho

          Obrigada, Suellen.

          Responder
  5. Tenho curiosidade pra entender os trâmites do blog como marca/empresa… Não tinha ideia de que sorteios eram tão complicados e que o blog teria que arcar com custos de Correios, sempre achei que isso era de responsabilidade da marca que oferece os produtos. Fico pensando se todos os blogs que têm publicidade são empresas, me parece bem intenso ter que abrir uma empresa só por causa de um blog. E daí o que se faz depois com impostos e tudo mais? Como se conduz uma empresa a partir de um hobby?

    Responder
    1. Thais Godinho

      Vira empresa. Muita gente se dedica exclusivamente ao blog – algumas pessoas com ganhos consideráveis.

      Responder
  6. Claudia

    Ótimo post, Thais, e eu já achei promoções através de seu blog, comprei uns livros que eu tava precisando nas Americanas!!

    Responder
  7. Fernanda Ramos

    Post transparente. Parabens Thaís!!

    Responder
  8. Thais adorei!Obrigada por compartilhar estas dicas! Bjinhos :) Rafa Organize sem frescuras!

    Responder
    1. Thais Godinho

      Oi Rafa, preciso responder seu e-mail! Tô com um montão pendente aqui!

      Responder
  9. Fez muito bem em explicar, Thais. Aqui de fora, não temos noção sobre certas coisas. :)

    Ah, o espaçamento do item 1 (publieditoriais) tá diferente do espaçamento do resto do texto.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Vish, aqui está normal. Deve ser incompatibilidade de navegador.

      Responder
      1. Marcela

        Acho que não pq o meu também está igual da Daniela

        Responder
  10. Thais,

    é uma dúvida de outro tipo: você se importa de algum dos textos publicados no blogue ser divulgado com o devido crédito? Por exemplo, divulgar um texto seu sobre finanças pessoais na época do 13º?
    Falo isso porque trabalho numa empresa e às vezes gostaria de divulgar alguma dica nos veículos de comunicação internos!
    Beijos

    Responder
    1. Thais Godinho

      Thais, somente para fins não comerciais. Nesse caso, seria apropriação de conteúdo de terceiros. ;D

      Responder
  11. Deisy Santana

    Parabéns pela atitude Thais, adorei. Acompanho vários blogs de beleza e muitos deles estão infestados de publicidade e isso me faz questionar a opinião dessas blogueiras sobre determinados produtos. Sou a favor da publicidade nos blogs, pois é algo que toma muito tempo na vida do blogueiro e acho justo que essa atividade tenha uma vantagem pecuniária, entretanto, transparência é fundamental. É a primeira vez que um blog que leio coloca isso de maneira tão clara.

    Responder
  12. Thais, Parabéns pela transparência e respeito com seus leitores. Também tenho blog e tenho sempre em mente que precisa ser verdadeiro, interessante. Fazer só pelo dim dim não dá né! Também não sobrevivo do blog,aliás não ganho dinheiro algum com ele. Fiz com a intenção de me motivar a praticar atividades físicas e estou adorando os resultados. Tenho um emprego na qual amo trabalhar,talvez por isso nos tornamos mais criteriosas.
    Com todas as mudanças que houve senti falta da pessoalidade que você dava ao blog, e achei massante o mês inteiro tratando de um tema. Não que eu não continue visitando diariamente, mas gostava mais como era antes. Sei que você já adotou umas outras providências e adorei a clareza com que fez isso.
    Você é demais! Adoro! Sucesso sempre! Linda e guerreira! Inspiração… Beijos

    Responder
  13. Reinaldo Ogata

    Olá Thais,

    Tenho acompanhado o Vida Organizada após uma pesquisa sobre o aspirador de pó Electrolux Ergorápido, o qual inclusive acabei comprando.
    Agora estou interessado no aspirador e vaporizador SHARK. Mas não vi nenhum comentário a respeito dele no seu blog.
    Aproveito para parabenizá-la pelo site, que ficou muito bonito e principalmente, continua sendo muito útil.
    Abraços.

    Responder

Deixe um comentário