15 Jul 2013

Limpe e organize seus pincéis de maquiagem

Imagem: Love Mary Lu

Imagem: Love Mary Lu

Uma coisa que eu quero fazer aos poucos é ter um cantinho para me dedicar aos cuidados comigo no geral. Hoje, no meu quarto, eu tenho uma cômoda onde guardo bijous, maquiagens, perfumes, pashminas, lenços, cintos e outros acessórios. Ela me serve bem mas, como fica no corredor do quarto, não dá para usar como penteadeira, por exemplo. Enfim, organizar esse cantinho com uma penteadeira, espelho, luzes e cadeira é uma meta que eu tenho, mas muito provavelmente em outro apartamento, pois no nosso o espaço ainda é complicado.

Por fim, essa pequena introdução foi para falar um pouco sobre como eu organizo as minhas maquiagens. Eu sempre usei bastante maquiagem até os meus 27, 28 anos, quando engravidei. Depois da gravidez, minha pele mudou demais e passou a ficar mais sensível a qualquer maquiagem. Sempre que eu usava base, por exemplo, ela ficava irritada e ressecada. Testei com três marcas diferentes e parei de usar. Não procurei uma dermatologista porque, quando parei de usar base, o problema passou. Então assim fui levando. Também nunca fui muito fã do visual com base. Acho bastante artificial.

Porém, como eu tenho olheiras e preciso usar corretivo quando faço maquiagem, é importante usar base. E, se não uso base, adeus corretivo. Ê escolha difícil.

Por fim, hoje a minha maquiagem é bastante básica e natural – uso rímel, blush, batom, lápis nos olhos às vezes. Mas gostaria de voltar a me dedicar à maquiagem, pois sinto que minha pele precisa de um up para ir trabalhar e fazer outros eventos no dia a dia. Com o passar da idade, a pele vai ficando mais irregular e ter alguns cuidados pode fazer a diferença entre estar bem apresentável ou não.

Os pincéis de maquiagem que eu tenho são bem básicos: um bom para pó, um bom para blush, e alguns esparsos para sombra e delineador. Eu tenho uma rotina muito simples para cuidados com eles, que se resume a lavá-los com água e shampoo infantil uma vez por semana ou a cada 15 dias, deixar secando sobre uma toalha e guardá-los. Só isso. Como eles são poucos, não demandam muito tempo. Faço isso em 10 minutos.

Eu os guardo em um vasinho bonito que comprei e deixo em cima da tal cômoda, no quarto, pois assim fica fácil de manusear no dia a dia. Não recomendo guardar os pincéis no banheiro, pois a umidade pode ser prejudicial. Outras opções para organizar seus pincéis são:

- Usar canecas bonitas;
- Usar divisórias de gavetas, tipo as usadas em escritórios ou gavetas de cozinha, para talheres;
- Separar os pincéis por tipo, caso você tenha muitos. Se você guardar em canecas, por exemplo, pode deixar uma caneca só para pincéis de olho, outra só para pincéis de base e corretivo e assim vai;
- Usar estojos próprios para guardar pincéis, que são vendidos em lojas do ramo;
- Usar maletas para maquiagem, que também são vendidas em lojas assim.

Na verdade, para organizar não tem muito segredo: precisa ser uma solução prática, especialmente se você os usa todos os dias. Se você não usa, melhor deixar guardados em um lugar fechado, onde não peguem poeira.

O que eu recomendo, apesar de não ser expert em maquiagem, é que você tenha uma rotina de limpeza dos seus pincéis, tenha quantos tiver. Se tiver poucos, pode fazer rapidamente, uma vez por semana, como eu faço. Se tiver muitos, pode limpar os mais usados uma vez por semana e os outros ao longo do mês. Limpá-los é fundamental, pois juntam bastérias, certo? E, como entram em contato com a pele, os olhos etc, é fundamental mantê-los limpos.

Dicas gerais:

- Usar sabonete anti-bacteriano em vez de shampoo;

- Não deixar a água entrar na parte de madeira do pincel, para não estragar;

- Lavar os pincéis até a água sair limpa na mão;

- Algumas pessoas gostam de usar azeite ou condicionador para deixar os pincéis mais macios na hora de lavar.

E você, costuma limpar seus pincéis de maquiagem? Como você faz? Com que frequência?

14 comentários . Comentar via blog

  1. Viviane

    Oi Thaís,
    Este post veio em boa hora. Arrumei minhas maquiagens esse final de semana. Não tenho uma periodicidade em arrumar isso. Faça quando vejo que precisa de uma geral. O que fiz há algum tempo e deu certo foi separar tudo. Tenho potinhos estojos para tudo. Um para brincos, outro colares outro para batons. Não que eu tenha tanta coisa assim. Mas percebi que separados eu localizo mais rápido o que preciso.
    Da penteadeira que você comentou eu já tentei mas eu pessoalmente não gosto de coisas por cima dos móveis. Quanto mais limpo visualmente para mim melhor. Então voltei a guardar tudo dentro da comoda ai quando faço minha maquiagem separo o que preciso e deixo em cima da comoda. Meu espelho é do lado então facilita. Ao terminar guardo tudo. Já que tudo tem seu lugar, faço a maquiagem bem rapidinho. um ótimo dia para você!!

    Responder
  2. Nair

    Ahhh… Meu sonho de consumo é um closet e uma penteadeira como aquelas de antigamente!! hahahahaha… Eu até tinha uma quando era solteira, mas usava como escrivaninha e guardava meus makes de outra forma… Agora, mantenho tudo organizado dentro do guarda-roupas, numa prateleira só pra essas coisas… Tenho uma bancada no quarto q estava pensando em aproveitar como a Vic, do Dia de Beauté… Mas aqui em Brasília a poeira é muita e fico com preguiça de ficar limpando item por item!! :( Meu maior problema, no entanto, é que acabo largando o q eu mais uso na bancada do banheiro… Que não é bom, né??? :(

    Responder
  3. Luciana

    oi, Thais! já tentou usar base mineral ou base orgânica? têm algumas marcas, inclusive brasileiras, que são mais naturais. também tenho a pele sensível e são as que mais me adapto. gosto muito do teu site e tuas dicas. :)

    Responder
    1. Thais Godinho

      Já sim, a da Contém 1g. Usei até acabar, mas ressecou muito a minha pele.

      Responder
  4. Oi Thais, ainda bem que teve esse post hoje, os meus estão há mais de mês sem lavar e eu uso todos os dias!
    Acho que sua pele pode gostar de algum dos BBCream, que é hidratante e pigmenta, pelas fotos que você posta, vai servir para uniformizar sua pele!
    Beijos

    Responder
    1. Thais Godinho

      Estou super querendo testar um BB cream!

      Responder
      1. Nicole Neves

        Oi, Thais!
        Acompanho seu blog já há algum tempo, mas só agora achei que deveria escrever.
        Então, eu sou hiper alérgica a tudo e tem só uma marca de cosméticos que minha pele se adaptou que é a Clinique. Apesar do preço no Brasil ser mais caro do que lá fora, já está num preço razoável por aqui, segundo minhas últimas pesquisas. Tem várias lojas da Clinique no Brasil (por exemplo: shopping Higienópolis em Sampa e Shopping Iguatemi, em Campinas) e a Sephora também vende.
        Já experimentei algumas bases minerais, mas não deram certo…

        Responder
  5. Gabriela

    Olá Thais!

    Eu costumava limpar os meus pincéis assim como você. Colocava umas gotas de shampoo para bebê na minha mão e com movimento circulares ia limpando o pincel. Depois lavava com as cerdas para baixo (sem coloca-los debaixo de água corrente) e deixava secando sobre a minha penteadeira com a parte das cerdas para fora. Assim as cerdas secam de forma homogênea e ficam bem ventiladas. Mas ultimamente tenho usado um produto que eu comprei na “Quem Disse Berenice” e gostei bastante. Ele é apropriado para limpeza de pincéis e não foi tão caro.. se não me falha a memória foi menos de R$30,00. Considerando que um bom pincel custa mais do que isso, acho que vale a pena cuidar deles com muito carinho!

    Só um momento tiete – Adoro seu site!!! :)

    bjs

    Responder
  6. Eu amo maquiagem, leio, estudo, faço cursos e também virei consultora independente Mary Kay. Eu lavo meus pincéis com shampoo infantil, uso qualquer um da minha filha. Pelo menos uma vez por semana eu faço isso, principalmente o de base, que fica mais melecado, por a minha é líquida. A propósito, vi que você não gosta de usar, já experimentou da Mary Kay? Se não, acho que vale a pena, pq ela é tem efeito super natural, tem vários tons e tem a opção para o tipo de pele normal/seca e oleosa/mista.

    Bjs!!

    Responder
  7. Oi, Thais!
    Eu a comentar com você do BB Cream, dá um super resultado e fica bem natural, não fica aquele visu “massa corrida”. Também sou um urso-panda sem corretivo (uso o da Mac, de potinho) e não é toda hora que rola uma base. Por favor, compre o BB da L’Oreal, Maybeline nem pensar! Na Droga Raia (comprei no site), 29,90 + 1,00 de frete! E os meus pincéis? Guardo num estojo com divisórias e ando meio relaxada para limpá-los. Amanhã vou fazer isso! Ah! A indicação do BB é pra ser aplicado com as mãos…
    Bjs e continue linda!

    Responder
    1. Thais Godinho

      Obrigada, Wanice! Hoje testei uma base da Mary Kay e gostei! Acho que vou fazer um teste, mas também quero experimentar o BB cream! O problema é que sou a pior pessoa para saber qual a cor certa de base! Acho que todos os tons ficam bons, ou seja, eu não tenho a menor ideia do que estou fazendo. haha

      Responder
      1. Thais, eu comprei a Clara, porque sou bem clarinha, quanto mais próximo do seu tom de pele, mais natural fica. São 3 tons: clara, média e escura. Acho que para você é clara, não? Eu comprei uma base importada pela internet, escolhi a clara, depois vi que era escura para mim, deveria ter comprado a “rosa”, a mais clarinha, bem que eu intuí…mas estava indisponível…Eu acho que pra você é a clara, mas qualquer coisa, o BB Cream tem um bom custo-benefício, dá até para comprar outro tom e fazer umas misturinhas…rs…Se jogue! Bjs

        Responder
  8. Eu lavo meus pinceis de quinze em quinze dias, porque uso maquiagem só nos fins de semana, no dia-a-dia pra ir pro colégio, só corretivo mesmo, pra não ficar com cara de urso panda e não parecer uma maluca das maquiagens com cílio postiço às 6 da manhã. kkkk. minha organização com as makes é impecável porque gosto muito.
    Thais, quando for comprar base, experimenta ela no rosto todo, passa um tempo com ela, e se você pensa em usar pra festas, tira foto com flash com elas. Tenho um monte de base que fica do tom certo na pele, mas na foto fica branca, principalmente as que tem FPS. Dá uma olhada nisso. Beijos! Adoro seu trabalho.

    Responder
  9. Tive a pele acneida e depois do roacutan ela é sem acne, mas super sensível!!! Do tipo que parece ter brotoeja na face se usasse qq base… minha dermato indicou a diorskin nude, uma facada, fato, mas mudou a minha vida… e dura uma vida!
    To adorando descobrir sobre organização!!!

    Responder

Deixe um comentário