30 Mar 2013

Como reaproveitar: meia-calça

Este texto foi originalmente publicado no site E-Cycle, parceiro do blog. Para conferir o texto original, clique aqui.

Imagem: E-Cycle

Imagem: E-Cycle

Quem aqui nunca jogou uma meia-calça fora porque ela rasgou ou desfiou? Veja algumas dicas para reaproveitá-la em vez de se desfazer dela:

1. Faça sachês

Corte e separe as pernas da meia-calça. Depois, corte cada uma das pernas, coloque uma essência com seu aroma favorito e amarre nas pontas para fazer bolinhas. Depois desse processo, basta colocá-las dentro de gavetas e armários.

2. Utilize na limpeza

Meias mais grossas podem servir para tirar o pó. Já as feitas com lã podem ser usadas em superfícies metalizadas e espelhos.

3. Suporte para plantas

Por serem finas e elásticas, as meias-calças podem servir para amarrar plantas em varetas e treliças, ajudando no crescimento sem danificá-las.

4. Proteja suas plantas

Corte a lateral, estique uma meia-calça e cubra sua planta para protegê-la de crianças ou de aves e insetos.

5. Brinque com as crianças

As meias podem ser utilizadas para fazer fantoches, animais de pelúcia ou até mesmo em fantasias confeccionadas para as crianças.

6. Utilize nos primeiros socorros

Seja como tipoia, para estancar o sangue ou para pressionar um curativo em um machucado, a meia-calça pode ser muito útil nos primeiros socorros.

7. Aqueça os braços

As meias-calças feitas de lã podem também servir como aquecedores de braços. Basta cortar as duas pontas.

8. Guarde suas coisas

Corte e utilize as pernas para guardar e organizar suas coisas. Seja papel de parede, pôsteres, jornais antigos ou cartazes que ficariam perdidos pela casa.

Tem alguma outra sugestão? Então escreva nos comentários!

Visite o site do E-Cycle para mais sugestões bacanas como essa.

23 comentários . Comentar via blog

  1. Elástico de cabelo. Uma amiga sempre corta e usa para prender os cabelos. Eu como não uso vivo pegando tiras dela já que tenho que estar sempre com os cabelos presos.

    Responder
  2. Paulo

    Sou leitor do blog, mas nunca comentei nada até o momento, tenho que admitir que gostei da arrumação do menu no topo da página, ele está com uma fonte mais pessoal, como curto webdesign só penso que falta uma cor de fundo nele, notei que aos poucos temos uma alteração aqui, outra ali, sempre prezando a suavidade e o conforto visual, parabéns pelos posts excelentes e pela dedicação amorosa!

    Responder
  3. Eu também só conhecia o elástico de cabelo, sempre usei pra isso. Os outros usos eu nem imaginava, gostei das sugestões.

    Responder
  4. Gabi

    Ai, vou morrer de vergonha de falar isso,mas…Dá pra usar pra manter a escova pro dia seguinte…”Fazer uma touca”, como diziam nossas avós…Usei muito na adolescência! rs!

    Responder
  5. Já vi amigas usando meia calça como elástico de cabelo! Super funcional e não danifica as mechas!! Bjs

    Responder
  6. Irene

    eu gosto de cortar as pernas em várias tiras, e usar como prendedor de cabelo, que por ser de tecido não quebram os fios!

    Responder
  7. Jackie Zaninetti

    Pra encapar a vassoura pra varrer pisos, evita que a estática ‘espante’ as sujeirinhas e o pó.

    Responder
  8. Juba

    Fazer bonecos daqueles com sementes e terra dentro, em que as sementes germinam e parecem cabelos.

    Responder
  9. Carol

    Uso muito para amarrar cabelo e, como ja disseram, já usei muito pra fazer touca, depois de um bobes! Fica muito bom!

    Responder
  10. Oi, Taís!
    Além das suas ideias e das que vi (e já amei), tenho mais uma sugestão: fazer molde para “sock bun”. Como?
    1- Corte as pernas e as extremidades dos pés da meia-calça;
    2- Enrole a meia.
    Pronto! Dá pra fazer aqueles coques das famosas num piscar de olhos!!

    Responder
    1. Lah

      Legal. Bom saber. =)

      Responder
  11. Zilda Stock

    Oi, como adoro bordar e costuro muito à mão, uso uma tirinha de meia-calça umedecida e dentro de uma tigelinha. Prá quê? Pra umedecer as pontas dos dedos e assim não ficar com a boca cheia de pelinhos e pedacinhos de linha, que eu acho horrível.Sabe quando vc dá o nó na linha, ou tem que colocá-la na agulha? Facilita muito e basta só uma gotinha de água na meia. Abraços. Zilda.

    Responder
  12. Dilmara

    Quando eu era comissária de bordo tinha que estar sempre de meia-calça e, devido ao trabalho dentro do avião, elas desfiavam com facilidade. Para poder reaproveitá-las eu cortava a perna estragada na altura da coxa, logo abaixo da calcinha da meia, e fazia a mesma coisa com outra meia-calça que também estivesse com uma perna desfiada.
    Assim eu vestia uma meia em uma perna e outra meia na outra perna. Como ficava com as duas calcinhas das meias ainda ajudava a dar uma amenizada na barriguinha.

    Responder
  13. Emanuella

    gostei muito das idéias das meninas… algumas já usava, touca p/ cabelos, prendedor de cabelo, etc…

    Responder
  14. Zilda Stock

    Incrível, hoje mesmo tive que usar uma meia-calça para algo inusitado.
    Com o perigo da dengue, meus ralos do quintal têm telinha que eu mesma improvisei. Elas são presas por 04 chumbinhos de pescaria e, com o tempo a linha 10 arrebentou e lá se foram os chumbinhos pro fundo do ralo. Para resgatá-los meu marido e eu usamos régua e meia-calça. Fizemos uma espécie de rede para pescá-los. Deu super certo e a meia passou numa boa pela fresta do ralo. Agora sei que o melhor é usar linha de nylon em vez de algodão. Beijos.
    Zilda.

    Responder
  15. Glaucia

    Seguindo a linha de esquentar os braços:

    Corto os pés das 2 pernas, corto o fundo da calcinha (fazendo un decote en V), e visto a meia-calça como blusa: a cabeça passa pelo fundo cortado, os braços passam pelas pernas da meia e a parte da calcinha (do “fundilho” até a a cintura) vira o “corpo” da blusa….
    É uma maneira simples e barata de fazer uma “segunda pele”, nao ocupa espaço debaixo de outra blusa e deixa tudo quentinho!!!

    Responder
  16. Bruna

    Uso meia-calça pra tirar o excesso de esmalte (aprendi com minha tia). Não tenho coordenação pra usar o palito, então enrolo um pedaço pequeno da meia no polegar e limpa super bem :)

    Responder
  17. gisele

    uso para tirar bolinhas das roupas,muito bom!

    Responder
  18. Suely Brandão da Silva

    As meias de nylon além de não serem baratas estragam muito fácil, por isso nunca joguei fora. Me disseram há bastante tempo que dá para reaproveitá-las confeccionando edredon, isto é, as meias seriam o enchimento do edredon, porém nunca consegui encontrar alguem que faça ou que pelo menos saiba como fazer. Tenho uma quantidade enorme de meias guardadas. Ainda vou fazer um EDREDON com as meias que guardei!

    Responder
  19. sandra

    Tenho uma sugestão bolas de meia.Pode-se encher com areia. Na minha escola utilizamos para trabalhar a matemática leve e pesado, jogar a bola a frente em jogos dirigidos no pátio, para ver que consegue jogá-la mais longe.

    Responder
  20. samdra

    Gostei muito do seu site. Limpo, organizado e com assuntos interessantíssimos.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Obrigada!

      Responder

Deixe um comentário