6 dicas para facilitar a arrumação diária

A limpeza e a arrumação da casa sempre ficam mais fáceis quando fazemos um pouco todos os dias. Por isso, seguem seis dicas para ajudar na sua rotina diária:

Guarde o que usar

Por mais bagunçada que a sua casa esteja, procure não bagunçar ainda mais. Se usou, guarde. Se sujou, lave, e por aí vai. É claro que é mais fácil largar em qualquer canto o que você estava na mão, mas tente ser disciplinada(o) nesse sentido, pois só assim você adquirirá o hábito. Se todos os dias você guardar o que usou, a bagunça dificilmente se instaurará na sua casa.

Todos devem ajudar

Se você mora sozinha(o), acabará cuidando de tudo sozinha, mas bagunçando por um só. Se outras pessoas moram com você, todos devem colaborar. Evite usar o termo “ajuda”, porque na verdade ninguém ajuda ninguém – é uma equipe que divide as tarefas. Todos devem limpar, arrumar e cuidar da casa.

É melhor limpar todo dia um pouco

Particularmente, prefiro limpar um pouco a cada dia que perder o sábado inteiro limpando a casa. É claro que algumas tarefas só podem ser feitas quando se tem mais tempo, então deixe somente elas para o seu dia livre. Todas as outras podem ser distribuídas durante a semana e ir sendo feitas aos pouquinhos.

Sempre leve algo quando sair de um cômodo

Essa dica é muito fácil de fazer e surte um resultado enorme. Toda vez que deixar um cômodo, leve algo que não pertence a ele com você. Suponhamos que você tenha deixado um livro na sala. Quando for em direção ao escritório, leve o livro. Isso se chama aproveitamento de tempo e você arruma a casa mesmo sem perceber.

Tenha uma lista de tarefas diárias

Faça uma lista com as tarefas essenciais que devem ser feitas todos os dias: arrumar a cama, lavar a louça, colocar o lixo para fora etc. Cada casa tem suas necessidades. Faça essa lista e deixe em um lugar bem visível, como no seu espelho ou na porta da geladeira. A tendência é que você até decore tudo e comece a fazer as tarefas no piloto automático. Sempre que tiver um tempinho (2, 5 ou 10 minutos), olhe a lista e veja o que pode fazer. Vá riscando à medida que for fazendo.

Reflita antes de comprar algo

Toda vez que quiser comprar algo novo, pense não só no dinheiro gasto como no espaço que aquele objeto vai ocupar na sua casa. Será que vale a pena comprar mais uma revista para deixar naquela pilha? Ou mais uma camiseta que vai ficar enchendo o guarda-roupa? Todos precisamos comprar coisas, mas procure comprar menos e somente quando realmente tiver necessidade. Quanto menos você comprar, menos coisas terá para arrumar.

Com essas dicas, a arrumação diária da sua casa pode ficar mais tranquila. =)

Thais Godinho

Organizadora profissional e publicitária, criou o blog para ajudar as pessoas a se organizarem.

Mais posts - Website

18 Comments

  1. R,
  2. Vanessa
    • Thais Godinho
  3. Tathy Zagoto
  4. Thaís
  5. Juliana
  6. Newww
  7. M.
  8. marcia regina
  9. Adirlene
  10. Denise
  11. lucia
  12. maria
  13. lu guiradello

Responder