ou

5coisas-desempregado

Geralmente quem está procurando trabalhando pode acabar caindo em um ciclo de desânimo com o tempo se ficar muito tempo sem conseguir. Veja cinco coisas que você pode fazer para aproveitar o tempo enquanto não consegue um trabalho novo:

Aprender GTD

GTD é um método de produtividade que vai trazer muitos benefícios para a sua vida toda, especialmente quando você conseguir um novo trabalho. Vai te ajudar a entregar mais e a ser mais produtivo com menos estresse. Você pode aproveitar esse meio tempo para se dedicar ao aprendizado ao método, lendo o livro, fazendo um curso (se tiver condições de fazer o investimento), ou mesmo acompanhando o vasto conteúdo sobre o tema aqui no blog, no blog na Call Daniel e em toda a Internet. Veja na página GTD tudo o que você precisa saber para aprender como implementar o método.

Ajudar alguém

Fazer trabalho voluntário é algo que sempre é necessário em algum lugar. ONGs, hospitais, escolas. Se você tem tempo que pode doar a alguém, é muito bom se sentir útil de alguma maneira. Você ajudará pessoas que estão precisando, fazendo diferença na vida de alguém. Vale muito a pena.

Destralhar a sua casa

O primeiro passo para organizar a sua casa é começar a destralhá-la. Esse é, porém, um processo contínuo, que não acaba nunca. Aproveite esse meio-tempo e reduza seus itens ao essencial. Destralhar a casa faz com que você mantenha em sua vida apenas aquilo que realmente tem significado para você, o que, de alguma maneira, manda uma mensagem ao universo e mexe com as suas energias, abrindo espaço para o novo. Não se surpreenda com os resultados rápidos que esse ato poderá lhe trazer.

Analise suas coisas por categorias ou por cômodo e vá separando aquilo que percebe que não faz mais sentido manter. Guarde o que quer manter. O que não quiser mais pode ser vendido, doado, dado de presente, reaproveitado de outra maneira, reciclado e, por último, jogado no lixo.

Aperfeiçoar um idioma

Sempre há espaço para melhorias do nosso próprio idioma, então pegue sua gramática de português, veja vídeos no YouTube, faça exercícios de redação e interpretação de textos. Isso vai te ajudar muito em qualquer trabalho que venha a ter futuramente. O mesmo vale para outros idiomas, como inglês, espanhol, francês etc. Há algo a melhorar? Como você pode aproveitar esse meio-tempo livre para aperfeiçoar ou começar a aprender um idioma novo? Hoje, com a Internet, os recursos são infindáveis. Basta ter força de vontade.

Empreender

Muitas vezes ficamos presos a um formato de trabalho porque a insegurança do desemprego e das contas vencendo são mais fortes que qualquer outra coisa. Eu entendo! Mas veja se não existe algo latente dentro de você, uma vocação, um talento escondido, algo que você goste ou saiba fazer, que pode valer algum dinheiro. Se você descobrir algo assim, pode começar devagar e fazer com que isso se torne o negócio da sua vida. Muitos donos de grandes empresas começaram dessa forma e, em vez de procurarem empregos, geraram milhares de outros. Por que não?

Thais Godinho
Veja mais sobre:
13
Use rotinas para melhorar sua produtividade
Contra o conceito da mulher multi-tarefa
Planejando a volta às aulas

 

  1. Elizandra Hoffer 09/05/2016

    Oi Thais ,a muito tempo leio seu blog ,acho ele o máximo !
    Aprendi muito aqui com você e hoje não foi diferente ,estou desempregada,e adoro escrever e cozinhar !
    Depois de tanto babar no seu blog criei coragem de publicar um pra mim também !!!
    Estou adorando !!! Obrigada por nos incentivar todos os dias com os seus posts !

  2. Marcelo Oshiro 09/05/2016

    Oi Thais!
    Faz tempo que leio seu blog, mas só agora decidi postar. Gostei muito deste artigo, irônico que são coisas que pensei em fazer, mas às vezes precisa alguém ordenar para lembrar(bem, a organizadora é você, kkkk). E gosto muito do seu blog, parabéns.

  3. Rebeca 09/05/2016

    Ótimas sugestões, Thais!

    Eu acrescentaria algo que fez toda a diferença pra mim: reflexão. Muitas vezes ficamos buscando uma nova oportunidade de trabalho e, diante da demora, bate o desespero e até aquela sensação de injustiça. Mas acho válido refletirmos sobre:
    – Nos últimos anos eu me atualizei para me tornar competitivo no mercado? (cursos, workshops etc.)
    – Estou disposto a aceitar uma oportunidade inferior ao meu último trabalho? (é o mais comum atualmente)
    – Quando estiver trabalhando, o que posso fazer de diferente para me tornar um profissional melhor? Outra pós graduação? Estudar uma nova língua? Procurar um psicólogo que possa me ajudar nas questões relacionadas a inteligência emocional?

    Enfim, acho muito bacana usar esse momento para voltarmos a nós mesmos e buscar transformar essa situação em algo bom, de alguma forma.

  4. Cris 09/05/2016

    Thais, você é mesmo demais! Estou desempregada e ler seu post foi reconfortante, pois vejo que além de mim tem mais milhões de brasileiros na mesma situação e que você tão sensível, primeiro por já abordar anteriormente em outro post e agora com esse ainda mais positivo. Obrigada!

  5. Ale Watanabe 09/05/2016

    Thais, já estou seguindo algumas das suas dicas (antes mesmo da publicação desse post!).
    Acabei de ler o seu livro, que me fez refletir sobre diversas coisas; estou repensando minha vida, e não só só o aspecto profissional.
    Comecei a ler o livro do David Allen, estou amando!
    Depois vou continuar estudando o método aqui pelo Vida Organizada e também vou dar uma olhada no site da Call Daniel.
    Obrigada!!!

  6. Cris 09/05/2016

    Vlw pelas dicas, Thais.
    Estou desempregada e to aproveitando pra aprender GTD , o que tá sendo muito bom, já estou conseguindo me organizar e ter mais produtividade. Vc tá sendo uma amigona e nem sabe rsrs

  7. leila 11/05/2016

    primeira vez que li e gostei

  8. leila 11/05/2016

    gostei

  9. Lucineide Santos 17/05/2016

    Parabéns Thais pelo blog.

    Muito interessante, pesquisando organização de geladeira achei este e muito legal mesmo. Esse de encontrar um dom, é muito bom, vou me achar kkkk

    Sucesso.

  10. […] de acordar + mandar currículos + dormir, pensando nisso criamos (inspirados no post do blog Vida Organizada), uma listinha das 5 Coisas para fazer enquanto está desempregado e dar um Up em sua vida pessoal […]

  11. Adozindo dos Santos 16/10/2016

    Adorei as dicas