Pular para o conteúdo

Inserindo o vencimento das contas e quem paga o que no calendário

Hoje a dica é um pouco iniciante mas, apesar de ser simples, não conheci ninguém nos últimos anos que fizesse dessa forma. Eu acredito que seja uma maneira muito simples de controlar os vencimentos das contas e quem paga o que – especialmente útil para casais ou pessoas que dividem as contas.

A ideia é inserir em seu calendário (por exemplo, na agenda do Google), informações recorrentes sobre vencimentos das contas.

Quando são contas que eu mesma pago, eu insiro assim:

NET ($)
Celular ($)

Se você criar um compromisso e marcá-lo como “dia inteiro”, ele fica acima dos horários na agenda, o que te permite visualizar com mais facilidade. E aí eu coloco com a recorrência da conta, que no caso, a maioria é mensal.

Quando são contas que outra pessoa paga (por ex: meu marido), eu coloco assim:

Luz ($) – Marido
Escola ($) – Marido

Outra informação que gosto de colocar é quando a conta deve ser paga pela minha conta de pessoa jurídica. Aí coloco assim:

Plataforma EAD ($) – PJ
Telefone fixo ($) – PJ

Recomendo fazer isso se você pagar em contas de bancos diferentes também.

O fato de ter a contas listadas assim na minha agenda do Google me ajuda demais a ter uma visão da semana e planejar os pagamentos. No dia a dia também porque, caso eu ainda não tenha pago aquela conta, o lembrete no próprio dia me avisa.

Depois que eu pago, eu edito o evento (não a recorrência inteira) e coloco um “ok” ou um “✓” no nome do evento, porque isso também serve como referência para eu saber que a conta já foi paga (especialmente útil em caso de adiantamentos de pagamentos).

Caso a conta não tenha sido paga por qualquer motivo e passou a data, eu deixo a conta na cor amarela, bem chamativa, que é para eu não perder de vista e providenciar o pagamento o quanto antes.

Bom, é isso! Essa foi uma dica bem simples, mas de aplicação imediata, que você pode organizar hoje mesmo. Espero que ajude!

Autor

8 comentários em “Inserindo o vencimento das contas e quem paga o que no calendário”

  1. Uma outra opção ao OK ou ✔ é mudar a cor do evento usando a cor que para você signifique OK ou ✔. A combinação de ambos os métodos também é legal.

  2. Eu coloco a data de vencimento de todas as minhas contas para o final do mês e crio um checklist recorrente no meu aplicativo de tarefas (Tick Tick). Thaís, pq vc prefere usar a agenda para este controle ao invés do gerenciador de tarefas?

    1. Maria Marta Lino de Oliveira Silva

      Felipe, desculpe intrometer, mas penso que seja porque esses pagamentos tem DATA para serem executados. Como a Thaís utiliza o método GTD, este diz que quando uma tarefa tem data e/ou horário para ser realizada, ela deve ser inserida no Calendário. Espero ter ajudado. Abraços.

  3. Utilizo um sistema de cores para todos os meus compromissos agendados e seus correspondentes. Amarelo para mim, verde para o marido, lilás para a filha, flamingo para meus pais e grafite para os demais. Meu calendário fica todo colorido e é só bater o olho pra saber de quem é aquele compromisso. Adoro e super funciona. Faço isso há dois anos, desde que mudei para o Android.

  4. Maria Marta Lino de Oliveira Silva

    Faço exatamente assim e, acrescento, recebo todas as minhas contas por email. Assim que as recebo eu já agendo o pagamento, pelo app do banco. E não imprimo o recibo. Penso que o Banco deve fazer esse armazenamento para mim, afinal pago mensalmente a tarifa de serviços. Faço desse modo desde 2015. Nunca tive problemas, muito pelo contrário, encontro com facilidade todos os comprovantes pelo extrato bancário e todas as contas pela pasta “Contas” do meu gmail. É libertador não ter papeladas/pastas físicas. Ultimamente, tenho pensado em como manter o arquivo se decidir trocar de banco (?????). Como fazer o backup dessa informações (?????). Mas por enquanto, está super funcional e prático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *