O mês de novembro aqui no blog será dedicado ao tema planejamento. Muitos textos já foram publicados aqui no blog sobre esse assunto, mas o legal dos blogs é sempre trazer as visões mais atualizadas sobre qualquer tipo de assunto, inclusive esse.

Quero falar sobre o que entendo como planejamento, como planejo meu ano, os meses, as semanas, os dias, os horários, a vida a curto, médio e longo prazo e por aí vai!

Você tem dúvidas sobre que ferramentas usar para se planejar? Vou falar sobre isso também.

Eu penso que planejar seja um grande ato geral que fazemos com a nossa vida de modo a vivê-la mais plenamente. Podemos ir no nível macro, e pensar na vida como um todo, até ir no nível micro, planejando qual a próxima coisa mais importante a se fazer momento a momento. Todos esses planejamentos são importantes – e planejamento é diferente de engessar a vida e tirar toda a sua espontaneidade. Falarei sobre isso também!

Por hora, este post serve para apresentar a temática mensal e também para perguntar: existe algum post sobre esse assunto que você gostaria de ver aqui este mês? Deixe um comentário. Obrigada!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorResumo do mês – Outubro 2017
Próximo artigoChecklist de novembro 2017
Meu nome é Thais Godinho e meu guarda-chuva profissional engloba três temas: produtividade, organização pessoal e criatividade. As formas de operacionalizar esse trabalho que eu amo são essas: escrevendo no blog, publicando livros, estudando, ministrando cursos e fazendo atendimentos individuais, ajudando as pessoas a se organizarem. Você pode acompanhar minha trajetória pessoal e profissional neste blog, que existe desde 2006.

34 Comentários

  1. Cara Thais, se vc achar que tem a ver com o tema do mês, gostaria de ouvir suas dicas para o planejamento semanal no todoist. Como tenho a versão gratis, não consigo ter uma visão geral das tarefas realizadas na semana. Somente sei o que está ainda por fazer. Vc tem sugestões? É melhor fazer o planejamento semanal num caderno então? Super obrigada por tudo!! Abraços, Ana

  2. Olá Thaís!
    Venho te agradecer mais uma vez sobre a tua missão de ajudar pessoas visando a qualidade de vida, pois isso aconteceu comigo. Não é fácil pra quem é desorganizada e convive com outra desorganizada. A organização pra mim tem sido algo diário, trabalho de formiguinha, fazendo cada dia um pouco, onde tenho que deixar a procrastinação de lado, senão as coisas vão se acumulando e me perco, e fico completamente transtornada sem saber por onde começar. Esse blog tem contribuído grandemente na minha vida. Obrigada!
    Outro assunto que eu tenho dúvida é como você define o que é projeto. É o que depende de uma ação/planejamento/justificativa/atingir resultados?
    Estou animada com tema do mês de novembro.
    Grande abraço!

  3. Oi Thais eu gostaria de ver novos posts sobre finanças e organização financeira para o ano de 2018. Obrigada

  4. Otimo tema! Varias duvidas! hahaha 1) Planejar tarefas para dias específicos, como sugere Stephen Covey no planejamento semanal, conflita com o GTD? 2) + de 50 projetos ativos não é coisa demais? Não seria melhor focar nos essenciais? 3) É melhor estabelecer rotinas ou constantemente planejar o que fazer? Obg!

    • Obrigada pela sugestão!

      Sobre a quantidade de projetos, o David que a média das pessoas é de 30 a 100. O volume não importa tanto, mas sim que sejam bem revisados e tenham ações definidas.

  5. Oi Thaís, eu tenho dúvidas sobre planejamento trimestral (que eu acho uma ideia excelente). Você faz todo seu planejamento dessa forma ou vc tem um anual e subdivide em trimestres? Esse planejamento trimestral vc faz para o financeiro também?

  6. Thaís,

    Eu gostaria de um post de organização de compras num geral, como cosméticos e roupas, que são coisas que tem um fluxo de compra, mas que eu particularmente não consigo me organizar para comprar, e aí compro tudo de uma vez só.

  7. Olá Thais! Adorei o tema proposto para Novembro!
    Uma sugestão de ferramenta seria o bullet journal para organização/planejamento. Aqui já tem post sobre, mas seria legal mostrar como utilizá-lo para esses projetos, metas de vida (financeira, saúde, desenvolvimento pessoal, emocional, etc). Abraços.

  8. Olá Thais
    Bom dia!
    Gostaria de sugerir o tema como Planejamento do Aniversário, com ideias do que fazer para inovar; organização de festa, etc.

  9. Ansiosa por todo o conteúdo que você vai nos apresentar…
    Mais planejamento pessoal é show….
    Grande Abraço!

  10. eu quero saber de tudo sobre planejamento, incluindo aplicativos etc… meus hoarios são uma loucura, nunca consigo cumprir.

  11. Oi Thais,
    Não sei se entra como planejamento.. Mas uma coisa que tenho super dificuldade na revisão semanal é de como identificar as “pontas soltas”que preciso colocar no sistema. É a parte da criatividade, sempre fico sem saber como proceder, paro nos projetos e não sigo adiante.

  12. Olá Thaís!

    Parabenizo pelo blog! Tem me ajudado muito em um período difícil da vida!
    Sugiro um post sobre planejamento de pesquisa acadêmica. Sei, através do blog, que estás preparando seu ingresso em um curso de mestrado e talvez seja interessante para alguns de seus leitores.

    Grande abraço!

  13. Oi flor,
    Como sendo sempre importante, parabenizo o site é agradeço a existência dele. Ajuda muitooooo =}
    Sinto muito falta de temas sobre relacionamentos (afetivos e não afetivos), pessoas do trabalho, companheiros, etc. Como vc administra isso

    • Eu dediquei o mês de maio ao tema relacionamentos, então tem alguns textos que têm a ver com esse tema. Mas você gostaria que eu falasse sobre algo específico? Me fala, que eu coloco na programação aqui. 🙂

  14. Thaís, outro dia no twitter você falou que havia aplicado a lei de pareto. Gostaria de um post falando sobre isso, como funciona, como você faz.

  15. Olá Thais! Gostaria muito de ver um post atual sobre a construção de Metas Anuais. Estou nesta fase de estabelecer metas para 2018 para depois fazer os planejamentos mensais. Obrigada

  16. Esse tema em novembro não poderia ter sido mais certeiro! Penso que novembro é o mês ideal para planejar o ano seguinte, sobretudo porque dezembro é um mês bem tumultuado.
    Já estou aguardando váaaarios posts com dicas!
    ps. TODO SANTO DIA abro seu blog rsrsrs

DEIXE UMA RESPOSTA