Microgerenciamento pode ser uma armadilha! Não dedique um tempo desnecessário preocupado em organizar demais suas tarefas e detalhes de projetos!

Quando você foca em apenas se tornar uma pessoa mais organizada, fica faltando um ponto crucial: a necessidade de pensar e o poder de decisão intuitivo para realmente ver o trabalho feito.

Não adianta achar que você vai construir ou chegar a ter um sistema que vai automatizar tudo a ponto de você poder dizer: “ufa! agora não preciso pensar mais!”. Isso não vai rolar! E, mesmo que rolasse – mesmo que um sistema incrível te dissesse que sua próxima ação é ligar para o fulano – ainda assim você você teria que considerar uma porção de outras coisas que talvez tenham chegado depois e que você tenha que lidar ao mesmo tempo.

NENHUM SISTEMA SUBSTITUI A NECESSIDADE DE ESCLARECER O QUE VOCÊ TIROU DA MENTE!

O David diz que ele recebe dezenas de e-mails e mensagens e de pessoas perguntando “qual a melhor ferramenta para organizar projetos?”. E, em 99% do tempo, a resposta dele é: “Uma vez por semana, faça uma revisão total de todos os seus projetos em andamento. Se você fizer isso, seus sistemas funcionarão. Se não fizer, mesmo o sistema mais fantásico do universo não fará nada.”

Não deixe que seu engajamento com a forma (organização) tire seu foco da sua função (resultado).

Cheers!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCriatividade no dia a dia: decoração
Próximo artigoComo eu uso o Trello
Meu nome é Thais Godinho e meu guarda-chuva profissional engloba três temas: produtividade, organização pessoal e criatividade. As formas de operacionalizar esse trabalho que eu amo são essas: escrevendo no blog, publicando livros, estudando, ministrando cursos e fazendo atendimentos individuais, ajudando as pessoas a se organizarem. Você pode acompanhar minha trajetória pessoal e profissional neste blog, que existe desde 2006.

6 Comentários

  1. Oi, Thais!
    Realmente, o nosso maior erro é a falta de disciplina. Qualquer coisa que a gente vai empreender, se não tiver disciplina e resiliência, não vai muito pra frente! Eu tenho que estar sempre me fiscalizando nisso. Ainda não consigo realizar tudo o que gostaria de fazer de mudança na minha vida, mas a culpa toda é falta de disciplina para algumas áreas. Onde eu consigo criar um hábito, uma disciplina, mesmo que tenha uma certa flexibilidade, consigo levar à frente! Sempre tiro boas ideias de seus conselhos! Obrigada por seu trabalho em prol de pessoas como eu.
    Grande abraço,
    Drica.

  2. Thaís, mais um texto maravilhoso como sempre. Às vezes, criamos tantas regras e procedimentos de controles que aumentamos ainda mais nossa lista de tarefas…Obrigada por compartilhar seu conhecimento, mais e mais sucesso…
    Xoxo

  3. Thais adorei o texto. Obrigada por tornar as coisas sobre organização tão práticas e tão reias e além disso tão atrativas. Tenho aprendido muito sobre esse assunto com vc.
    E espero continuar aprendendo mais ainda.

  4. Thais, adorei! Isso é que mais me pega! Tento não ficar revisitando muito minhas listas, senão fico CRAZY!
    Estou sempre acompanhando suas matérias! Sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA