Recentemente concluí que um dos meus grandes propósitos de vida é ajudar as pessoas a serem menos estressadas.

Descobri isso quando passei a falar muito sem querer, explicando como funciona o propósito nos horizontes de foco no método GTD. E, de tanto sair natural, percebi que era natural porque de fato é o que eu faço.

Por que isso é importante?

Porque descobrir propósitos ajuda a gente a tomar decisões.

Quando eu falo para as pessoas que tenho um blog chamado “vida Organizada”, recebo quase de bate e pronto a resposta: “ah, então você deve ser fanática por organização!”. E sabe, há todo um trabalho de educação em mostrar que:

  1. Organização não é sinônimo de fanatismo, e sim de praticidade.
  2. Organização não é sinônimo de casa impecavelmente limpa o tempo todo.
  3. Organização não é sinônimo de engessar a vida e “viver sob listas”.

O que é organização, para mim:

  • Levar uma vida coerente com os seus valores, de modo que seus projetos e atividades estejam alinhados com quem você verdadeiramente é.
  • Ter em sua vida, em sua casa, só aquilo que é necessário para você. E isso não tem a ver com quantidade de coisas. Tem a ver com necessidades de vida, de propósito, de alma, e também do dia a dia.
  • Viver uma vida tranquila em todos os aspectos. Pensando no futuro, bem-resolvida com o passado e aproveitando o presente.

Talvez você pense que isso não tenha a ver com organizar. Eu acredito que tenha sim. Significa organizar os pensamentos, os recursos, os projetos, a vida como um todo, através de uma linha coerente.

Quando eu falo sobre reduzir o estresse na vida das pessoas, vou nesse ponto porque sei que é a grande “dor” hoje. Sabe, eu passei por isso. Eu fui uma pessoa estressada. Eu aprendi a como lidar com isso e ser uma pessoa tranquila. Claro que não 100% do tempo (até o Dalai Lama tem seus dilemas…), mas eu sei identificar quando estou estressada e sei ficar tranquila de novo. E devo tudo isso muito mais ao GTD que à meditação (apesar de ambos serem muito bons e terem me influenciado enormemente).

Fico chateada de ver pessoas ao meu redor, em minha família ou em círculo íntimo de amizades, sofrendo com estresse. Fico chateada quando fico sabendo que os amigos dessas pessoas estão sofrendo com estresse. Fico chateada quando chego em uma empresa para ministrar um treinamento e ouço o depoimento das pessoas. Fico chateada quando um leitor do blog compartilha comigo como sua vida está sofrida nesse ponto. E quero ajudar. só isso.

Me sinto abençoada por fazer disso o meu trabalho? Sim e não. Sim pelo fato de estar viva. Essa é uma grande bênção que agradeço diariamente. Não porque não depende apenas de bênçãos. Depende de muita resiliência, muita força de vontade, muito senso de propósito. Mas sim, tudo vem da eterna bênção de estar viva e poder guiar a minha vida…

Compartilho com vocês porque sinto que é legal compartilhar esses pensamentos, para que vocês saibam os rumos que o blog está tomando.

Continuemos.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCurso de GTD: Fundamentos em São Paulo em 28/10
Próximo artigoComo começar: commonplace book
Meu nome é Thais Godinho e meu guarda-chuva profissional engloba três temas: produtividade, organização pessoal e criatividade. As formas de operacionalizar esse trabalho que eu amo são essas: escrevendo no blog, publicando livros, estudando, ministrando cursos e fazendo atendimentos individuais, ajudando as pessoas a se organizarem. Você pode acompanhar minha trajetória pessoal e profissional neste blog, que existe desde 2006.

27 Comentários

  1. Por isso que não largo algumas coisas na vida, como o futebol do final de semana e a leitura diária do teu blog. haha Parabéns, Thais!

  2. Adorei.
    É essa organização que espero um dia alcançar, para não acumular trabalho, tralhas e preocupações e diminuir o estresse.
    Teus posts me inspiram! Parabéns pelo lindo trabalho!

  3. Eu creio que você devia ficar muito orgulhosa com esse propósito, Thais! Você influencia, sim, a vida de muitos, no tratamento de um problema que está de fato muito comum atualmente, como você disse! Queria aproveitar para agradecer por todas as vezes que já me ajudou! E dizer que aposto que muitos leitores se simpatizam com minhas palavras!

  4. Tem absolutamente tudo a ver com organização Thais! minha vida é um verdadeiro caos porque não me organizo, e consequentemente, vivo estressada. Não sei porque não consigo colocar em prática tudo que já sei na teoria lendo livros, vendo vídeos e claro, lendo seu blog já há algum tempo. Você tem alguma ideia do porquê que algumas pessoas tem esse bloqueio para começar a organizar-se? Um beijo!

    • Geralmente é porque não têm clara qual é a próxima ação. Você só precisa dar um pequeno primeiro passo. 😉

  5. Preciso tanto, tanto, TANTO me organizar! As vezes acho que meu casamento vai acabar por conta disso, meu marido é bem organizado com rotinas, limpeza e ordenação das coisas… Fico frustrada com minha desorganização as vezes… Eu achei que fosse melhorar depois que virasse mãe, mas sinto que eu não consegui nem me reorganizar depois do bebe! Espero logo poder $$$ fazer sua consultoria on line ao menos de organização, alguns dos seus posts já me ajudaram tanto, mas fui deixando pra trás e hoje não sei por onde (re)começar, rs!!! Mas seu trabalho é lindo, vc realmente ajuda pessoas.

  6. Thais, adoro seu blog e esses posts mais introspectivos. Eu gosto de fazer esses “balanços” sobre as fases da minha vida também. Você poderia falar sobre o que é estresse? Esses dias me perguntaram se eu estava estressada e eu não soube responder. Parece que essa palavra pode carregar tanta coisa junto dela que fica difícil saber se o que eu sinto é estresse ou algum outro tipo de emoção. Obrigada! <3

  7. Olá, Thais!
    Acompanho o vida organizada desde 2015, li o livro do David Allen e o do Vida Organizada por inspiração do blog. Não consegui solucionar por hora todas as coisas as quais sinto que preciso fazer. Mas sei que estou no caminho e que com as dicas do blog e o GTD, sinto que tudo que preciso e quero fazer é possível, só preciso me propor a fazer que logo consigo. A satisfação por ter essa paz e esse controle é indescritível.
    Agradeço por ter me ajudado a alcançar essa satisfação. Parabéns pelo trabalho.

  8. Obrigada por esse post, Thais! E muito nobre querer se dedicar a diminuir o estresse na vida das pessoas! Concordo 100% com o seu conceito de organização, e o GTD (que aprendi principalmente com você) me ajuda muito a colocar esses conceitos em pratica. A unica coisa que continua a ser fonte de estresse em minha vida, é lidar com a falta de organização de outras pessoas! E quando a gente depende do trabalho de outras pessoas pra fazer avançar o nosso, como faz? Sugiro um post sobre isso se você tiver dicas para compartilhar. 😉

    • Obrigada pela pergunta, Alice. Vou responder em formato de post, porque estava ficando muito grande a resposta. Entra no ar sábado. 🙂

  9. Organização é fundamental para que as coisas funcionem bem em nosso dia a dia e o nosso stresses e cansaço venha a se reduzir cada vez mais. Confesso que não sou a melhor pessoa para falar em organização e que, com os pinotes que minha vida deu esse ano as coisas desandaram consideravelmente. Hoje, feriado, vou tirar o dia para organizar meu quarto (resultado do pinote maior, minha vida se reduziu a um quarto de 2,5×2,5). Terminando o café, colocarei uma música mais animada e partirei para arrumação

  10. Sou super grata a vc por partilhar conosco atitudes de vida q te fazem bem. Saiba q muitas dessas suas atitudes me ajudaram a refletir uma porção de coisas q estavam distantes de mim e como melhor viver a vida.; prezando pelo essencial e dispensando o acessório Obrigada por tudo, amiga. Bjo.

  11. Olá Thais, estou entrando no canal nesse momento a procura de informações para me tornar uma pessoa menos estressada. Agradeço pela sua existência e ajuda. E vamos que vamos!

  12. Olá Thais, já tem um tempo que gostaria de lhe escrever para agradecer as mudanças que tenho feito em minha vida através de seus conhecimentos. Desde menina tenho tentado ser organizada mas sem êxito. As táticas ficavam perdidas com a rotina. Depois que li seu primeiro livro mudei muito e para melhor!! Organizo minha semana, não deixo tarefas em meu trabalho para o dia seguinte e aproveito melhor meu tempo livre. Minha vida não está totalmente organizada mas caminha para isso!! Obrigada, obrigada, obrigada!!

  13. olá , ando numa fase de muito estresse e ansiedade e estou começando a perceber que isto está a atrapalhando o meu relacionamento com as pessoas que convivo , achei muito interessante quando mencionou que busca o equilíbrio para se acalmar , como você busca esse equilíbrio , menina me ajuda to ficando louca kkkkkkkkkk

DEIXE UMA RESPOSTA