Backlog é tudo aquilo que você capturou, porém deixou inacabado (não processou) na sua vida. Exemplos: e-mails, papéis, objetos, livros, roupas, arquivos digitais…

Você não vai acabar com o backlog da noite para o dia. Portanto, não deixe que essa quantidade de coisas te desanime em seu processo de organização. Processar backlog vai demandar um ou mais projetos, pois levará mais de um passo para concluir o que precisa ser feito.

Eu recomendo que você crie compartimentos temporários para separar o que for backlog daquilo que já esteja organizado. Como:

  • Pasta “Backlog” ou “Processar com calma” nos e-mails
  • Pasta “Backlog” para seus arquivos no computador
  • Caixa “Backlog” para papelada em casa

Você também pode ver um vídeo que postei no YouTube falando sobre o assunto (se não estiver visualizando abaixo, clique aqui):

E você, tem backlog em sua vida? Conte um pouquinho nos comentários.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorLinkagem de domingo
Próximo artigoDica: Templates para projetos recorrentes
Meu nome é Thais Godinho e sou organizadora profissional, o que significa que ajudo as pessoas a se organizarem quando elas precisam de uma forcinha para isso. A maneira que encontrei para ajudar foi criando este blog, ministrando cursos e realizando outros eventos.

12 Comentários

  1. OMG! Não acredito que encontrei exatamente a pessoa em q vai me ajudar… sou um ser humano que não tem blacklog ; eu sou uma blacklog haha sou super proteladora. E isso destrói minha vida física e psicológica…
    A partir de agora não saio mais do seu Blog!!!! Bjao e gratidão total.

  2. Thais, adorei essa abordagem!! Em que lista você inclui esses itens de backlog? Sinto que tenho diversos desses itens na minha lista de próximas ações e que nunca são feitas pois estão longe de serem itens prioritários. Mas também se entrarem em algum dia / talvez, aí mesmo que não serão feitos.

    • Backlog é o que não foi processado.

      Se você tem itens em próximas ações que não está fazendo, talvez valha a pena incubar. É diferente de backlog. 😉

  3. Infelizmente tenho muitos e me incomodam bastante. Tenho uma despensa cheia de papéis q fui juntando e q precisam ser olhados p descarte ou não. Sobra de bagunça de reforma e embora não procrastine em outros setores nesse. Estão na lista de um dia talvez. Gostei da ideia de pequenos projetos de 15 minutos. Quem sabe eu consiga começa r.

  4. Thais,

    Também gosto da idéia de Backlog, utilizo a ideia mais para minhas tarefas semanais com uma adaptação do conceito do SCRUM. Só uma curiosidade, no caso o termo que voce utiliza é pelo SCRUM ou GTD, não lembro se no GTD utilizava esse termo.

    Grato,
    Francismar

    • O termo na verdade é comum e usado em muitas metodologias.

      O uso pelo SCRUM tem outra conotação que não é a mesma do GTD. 😉

  5. Ah Thaís, é sério o amor só cresce por vc…Q conteúdo top!
    Tenho feito pequenas organizações diárias desde o início do 2º semestre com ajuda do seu blog.
    E já estou pensando e organizando tudo para 2018. Uma hora cada ser precisa parar, analisar e se livrar de tralhas e fazer seu dia-a-dia mais organizado, ainda mais após os 30 queremos ficar mais leves hahha. Beijos e mais e mais sucesso!

  6. Thais adorei o vídeo! Eu tenho uma caixa cheia de papéis para organizar um dia. Mas tenho um problema com arquivos digitais, não sei como organizar. Chega uma hora que aquele monte de arquivos me deixa com a sensação de bagunça e coisas pendentes e eu deleto tudo! O que é muito, muito ruim porque não tenho muitas coisas antigas salvas, nem fotos, nem documentos, nem textos. Jogo tudo fora! 😑

DEIXE UMA RESPOSTA