Nas últimas duas semanas, eu passei por um período de transição importante envolvendo novas responsabilidades no trabalho + minha mudança de escritório. E, nesses períodos mais críticos (em que temos que lidar com várias frentes diferentes junto com projetos temporários), que a gente coloca o nosso sistema à prova.

Eu gosto muito de uma definição que o David Allen (autor do método GTD) tem sobre sistema, que é algo como: quando você não pensa no seu sistema – apenas o usa – é porque ele está bem. E eu percebi que o meu sistema de listas no Evernote, apesar de eu gostar muito, não tinha tanta fluidez quanto tinha quando eu usava o Todoist. E aí, naturalmente, eu comecei a organizar algumas ações no Todoist, especialmente para controlar as que tinham prazo, até definitivamente, em uma Revisão Semanal, migrar rapidamente tudo de volta para lá.

E as reações foram ótimas!

Se vocês lerem um post que escrevi há algum tempo (“por que você saiu do Todoist e voltou para o Evernote?”), vocês verão que eu listo alguns features que me faziam bastante falta. Bem, continuaram fazendo. Apesar de eu ter um controle de ações concluídas em uma planilha (para algumas frentes apenas, que preciso registrar), isso não estava muito prático. Com o Todoist, é muito prático voltar e ver o log do que foi feito.

Existe todo um prazer interno em marcar as ações como concluídas no Todoist (rs). Eu sentia falta disso. Pode parecer besteira… mas eu achava melhor e tudo o que impacta na qualidade da nossa produtividade deve ser feito, eu acho. Além do que, a visualização de “hoje” e “7 dias” é muito importante para mim, pois me dá uma noção melhor de volume. “Ah, mas no Evernote também dá pra ver”. Eu sei que dá, mas aí é muito questão de gosto estético mesmo.

Ainda não migrei tudo. Já migrei todos os projetos, as ações, algumas checklists e objetivos, e o restante ainda mantenho no Evernote. O Evernote continua sendo uma ferramenta fantástica. Se eu fosse obrigada a escolher apenas uma ferramenta para usar e centralizar tudo, certamente escolheria o Evernote. Porém, não é o caso, e eu fico feliz que nós tenhamos boas ferramentas para testar e voltar quando preferimos.

Nos meus cursos de GTD, as pessoas vinham em particular me perguntar por que eu deixei de usar o Todoist porque, quando eu demonstro os recursos e a facilidade da ferramenta, eu mostro estar muito apaixonada. E sou mesmo. Sempre que eu demonstrava, eu me perguntava: “poxa, por que deixei de usar uma ferramenta tão boa?”. Então é isso. Voltei, o fluxo está muito eficiente e rápido, e a combinação com o Evernote voltou a ser eficaz.

Ainda não organizei 100% ambas a ponto de fazer um post mostrando tudo para vocês, mas quis contar a novidade.

Viva o Todoist! <3

COMPARTILHAR
Artigo anteriorQuero aprender GTD – por onde começar?
Próximo artigoLinkagem de domingo
Meu nome é Thais Godinho e sou organizadora profissional, o que significa que ajudo as pessoas a se organizarem quando elas precisam de uma forcinha para isso. A maneira que encontrei para ajudar foi criando este blog, ministrando cursos e realizando outros eventos.

33 Comentários

  1. Que coincidência! Estou vivendo algo parecido e voltei a usar o Todoist exatamente essa semana 🙂 Por isso que amo seu blog. Obrigada por compartilhar um pouco conosco. Beijos!! Camilla Carvalho

  2. No meu caso: Google Keep 》 Habitica 》 Google Keep 😁

    Mas antes de (re)migrar, estou pensando em visitar o Todoist novamente. Ele não me agradou de primeira… Quem sabe agora.

    Quem não usa GTD nem imagina que migrar de ferramenta, especialmente de nível H1 para baixo, é tranquilo. Às vezes até saudável.

    • Eu acho ótimo mudar. Consigo repensar todos os meus compromissos. Tendo uma estrutura básica de fundo (GTD), mudar não é problema algum, pelo contrário.

  3. Bem vinda novamente. Há mais de três meses miguei meus projetos para o Evernote, antes organizados no Todoist. Talvez seja teimosia minha, esse vai e vem entre Todoist e Evernote sempre acontece, e eu acabo com tudo organizado no Todoist. Dessa vez não foi diferente: migrei de novo meus projetos para o Todoist. Todoist wins… again. rsrs

  4. Oi, Thais. Não se já comentou aqui sobre ele, mas tenho utilizado o TickTick como ferramenta principal (Evernote para referências e anotações).
    Migrei do Todoist para o TickTick e não me arrependo (ao menos por enquanto).
    Você conhece essa ferramenta?
    Abraços!

  5. Por isso não dei muita bola… sabe quando vc lê e finge demência!? Kkkkk sabia que vc ia voltar! ✨

  6. Oi, Thais!
    Graças a você eu conheci o Todoist e uso até hoje. É um aplicativo realmente MUITO bom. Mas, Thais, você como embaixadora poderia sugerir melhorias pro serviço deles. Acho que eles realmente levariam em consideração o que você recomendar, certo? Quem sabe ele se torna ainda mais completo pra você *e pra gente* 😀

    • Não sou mais embaixadora há alguns meses. Eles encerraram o programa de embaixadores e a country manager do Brazil (a pessoa que eu tinha contato) não trabalha mais com eles. O melhor canal é enviando a sugestão diretamente em inglês para os desenvolvedores mesmo. 😉

  7. Puxa Thaís, fico feliz que tenha voltado. Sinceramente, nunca entendi bem essa sua mudança para o Evernote. Já o utilizei, mas o Todoist, para GTD, é muito melhor. Voltaremos a falar a mesma língua. Já que voltou, quero compartilhar aqui como tenho usado o Todoist atualmente. Tenho criado os projetos, conforme todas as orientações do GTD, e criei também etiquetas de contextos e de áreas de foco. Para cada próxima ação de um projeto em andamento eu marco o contexto e a área de foco a que pertence esta a ação. Coloco também uma coisa que você não costuma recomendar, mas eu preciso, que é o grau de prioridade daquela ação para a minha vida, não para o projeto. Urgente, se for me causar um problema caso eu não a execute no próximos dias, importante se for gerar um resultado para mim e circunstancial se for algo que preciso fazer mas não tem grande importância e não me causará nenhum problema caso não seja feita. Ficou show! Assim quando clico no contexto vejo exatamente o que preciso fazer primeiro lugar, e quando quero saber como estão as tarefas por área de foco, clico na etiqueta da área e vejo o que tenho listado. Isso me dá uma visão macro, consigo acompanhar em que áreas tem muitas coisas para fazer. Às vezes separo um tempo e dou um gás em uma determinada área.

  8. De repende, o seu blog, que eu amava tanto está perdendo a graça… parece que vc está perdida. Desculpa, quem sou eu, né? Mas penso que qualquer retorno daqueles que acompanham as suas postagens pode, de alguma forma, ser útil.
    Essa história de Evernote, Todoist, Evernote de novo e, de repende, o Todoist ficou melhor… Não sei, me parece que vc vende a bandeira de quem lhe paga mais. Onde estão aquelas velhas dicas de organização pessoal? Dicas práticas para o dia-a-dia? O VIDA ORGANIZADA virou um mix de diário pessoal seu e passo a passo de como usar ferramentas de organização. Queria que voltasse a ser como antes, com idéias inteligentes, fotos bacanas e interessantes.
    Por favor, não me leve a mal. Admiro muito o seu trabalho, mas sinto saudades da dinâmica antiga do blog.
    Um abraço!

    Catia

    • Agradeço a crítica, mas discordo fortemente com relação a “parecer perdida” apenas porque troquei de ferramenta. Nunca tive tanta clareza em todos os aspectos da minha vida, especialmente com o Vida Organizada. Ferramentas pouco importam. O que faz diferença é você ter um método (eu tenho o mesmo, o GTD, há quase 12 anos). Migrar de ferramentas é especialmente saudável, pois isso te dá possibilidade rever todos os seus compromissos e ter ainda mais clareza nas coisas da vida. Mas, se eu tenho que explicar isso, é uma falha na minha comunicação nos posts do blog, então agradeço por apontar.

      Sobre usar a bandeira de quem me paga mais, puxa vida. =/ Olha, só pra esclarecer: eu não ganho nada do Todoist nem do Evernote para falar deles, viu? São ferramentas que eu gosto e que eu uso muito, e as pessoas que também me usam pedem para falar a respeito para tirar dúvidas, então eu faço isso. O conteúdo do blog é voltado ao que os leitores pedem, além de refletir minha vida.

      Sugiro a leitura deste post aqui (http://vidaorganizada.com/2017/09/06/todos-os-lugares-onde-eu-produzo-e-publico-conteudo/), onde falo que estou postando conteúdos em outros canais e espero ver você em outros posts também comentando. Inclusie fiz uma busca aqui pelo seu IP, e descobri que você nunca comentou antes no blog – só tem esse comentário de hoje. Comente nos que gosta também, pois isso é uma maneira mais positiva de eu entender o que agrada você como leitora. 😉 Obrigada.

    • Discordo totalmente do comentário feito pela Catia.
      Inclusive Thais uma coisas que mais gosto é da maneira como você tem conduzido o conteúdo aqui no blog, e você ter migrado para o evernote foi fantástico. Fui de carona e migrei também tudo para o evernote e isso me ajudou a ter muito mais clareza da metodologia GTD. Busquei aplicar ao máximo suas dicas de organização no evernote. Não vejo a hora de você começar a postar sobre sua nova estrutura no Todoist, pois vou migrar junto com você. E se um dia você voltar a por tudo no evernote, embarcarei junto também, pois adoro suas dicas e idéias e consigo aplicar! Obrigado por sempre compartilhar sobre o seu cotidiado! Adoro sua simplicidade, e acho que você faz a diferença na internet. Pois é transmite simplicidade, honestidade, não fica usando terminologias manjadas e enjoativas que o pessoal que posta conteúdo de marketing digital faz.
      Continue assim, e peço de todo coração que não mude, não vire um robô! Continue autêntica! Você é show!

      Um abraço!

  9. EBAAAA!!! nao via a hora disso acontecer!!! estou usando o to do ist business e nao via a hora de voce voltar para nos dar dicas da ferramenta no dia a dia!!! estou aliviada!!!

  10. Na minha vida, esse conflito todoist x evernote só não é mais complicado que o mochila x bolsa de carteiro. =P

  11. Eu já mudei do todoist para o Evernote umas 3 vezes. Sempre volto para o Todoist. A dinâmica do aplicativo é imbatível. O evernote é mais completo, tem mais funções… Mas quando a gente quer colocar um prego na parede é melhor usar um martelo do que um canivete suíço.

    • Lição de vida essa história do martelo e do canivete viu? Ri horrores e faz todo sentido! Vou levar pra vida hahahahaha

  12. Comecei a usar o Todoist por sua causa e só tenho a agradecer. Posso dizer que tem mudado a minha vida! Comecei a implementar o GTD junto com o Todoist esse ano e está sendo uma verdadeira revolução. Me sinto mais produtiva, mais motivada e organizada. Obrigada!

  13. U-huuuuuu! Eu sabia..me mantive no barco e pensei. .daqui a pouco ela volta! Ansiosa por um post do seu sistema atualizado!

  14. hahaha! Eu fiz exatamente como você. Tinha migrado tudo para o Evernote, mas de repente, quando me dei conta já estava organizando e engajando ações no TodoIst.

    Mas não adianta, me sinto muito mais produtivo no TodoIst… acho que o fato de marcar a ação como finalizada dá uma satisfação a mais mesmo 😀

    Eu tenho “burlado” um pouco o sistema GTD e tenho colocado data e hora para ações que não são, necessariamente, parte da agenda. E deixar essas ações separadas no TodoIst tem me ajudado a não embananar toda a minha agenda “oficial” pq muitas vezes eu não cumpro a tarefa no horário, mas é fácil de remanejá-la ali mesmo.

    Pode puxar minha orelha pelo retrabalho, mas é que seu eu não me forçar com data e hora para algumas tarefas eu acabo procrastinando demais.

    Bom saber que você voltou tbm, não me sinto sozinho! hahaha

  15. Eu conheci o Todoist através do seu blog a bom tempo, e amei e desde então não sai.

    Acho legal o Karma e me motiva a continuar.

    Que bom que voltou, porque eu já estava pensando “será que só eu ainda utilizo o Todoist?” kkkk

  16. Thais, preciso compartilhar uma coisa.
    Descobri o GTD através de ti, já faz 1 ano. E nesse 1 ano fui “tentando” colocar em prática, apenas com o conhecimento que você compartilha no blog. Eu já amava o Evernote quando descobri o GTD, então não tive dúvidas em usar ele. No entanto, o sistema não funcionava – e eu confesso que o que me atraia mais do que me organizar era formatar as tarefas com as várias opções que o Evernote tem (sou designer, sou dessas… rsrs) e estudar o assunto no seu blog.

    Até que, agora em agosto, com uma obra em andamento e prestes a nos mudar (marido e filho) precisei que o sistema realmente funcionasse para que meu marido e eu conseguimos trabalhar juntos na missão de acabar a obra e deixar a casa pronta para morar. E foi aí que eu resolvi testar o Todoist. Ele nunca me atraiu, por causa da sua simplicidade. Como falei sou designer e sou muito visual. Mas veja só, em menos de 30 minutos eu consegui colocar todas as nossas demandas da obra e da casa em um projeto, organizar e compartilhar com o meu marido. Sério. Foi mágico! E foi amor a primeira vista. O Todoist realmente (e magicamente) tem uma estrutura e um design que favorece o “fazer”, o “por em prática”. E pela primeira vez o meu sistema funciona e é confiável. O que me fez querer aprofundar ainda mais os conhecimento no GTD – então agora também estou lendo o livro.

    Mas vou dizer, tinha uma pontinha de tristeza de não ver mais os prints do teu sistema no Todoist porque você (justamente agora! haha) estava usando o Evernote. E para minha alegria: você voltou! 🙂

    Abraços!

    • Muito bom, Paula. Seu depoimento só reforça, para mim, como o Todoist é funcional. Obrigada por compartilhar!

  17. Oi Thaís, tudo bem?

    Bom, primeiramente queria te agradecer por todos estes conteúdos INCRÍVEIS que você compartilha por aqui. Te descobri há apenas 3 dias e estou feito louca lendo todos os artigos e pensando: o assunto organização/produtividade é muito mais profundo e complexo do que eu imaginava, e exige mais do que força de vontade: exige método, exige estudo. Eu já desconfiava que era uma pessoa indisciplinada e desorganizada em muitos setores da minha vida. Mas foi neste ano que eu percebi, depois de falhar e prejudicar meus próprios resultados como empreendedora e também na vida pessoal, que preciso mudar isso com urgência. Eu já tinha feito algumas tentativas de mudança, mas nenhuma realmente impactante, ou que tenha tido continuidade. LÓGICO, eu não tinha conhecimento sobre o assunto. Ou o que eu sabia sobre organização e produtividade era superficial demais. Mas graças a você e a todo o seu conhecimento, isso começou a mudar!

    Estou empolgadíssima para colocar em prática tudo que tenho lido e e selecionado aqui para encaixar na minha vida. Ainda estou me familiarizando com o método GTD e pretendo me aprofundar e praticar ao longo do tempo, mas o Evernote e o Todoist foram apps divisores de água, do tipo: como eu vivi sem isso até agora? Como sou nova por aqui, fiquei um pouco confusa sobre qual ferramenta utilizar para concentrar toda a minha organização e meu planejamento, se era o Evernote ou o Todoist. Li primeiro sobre o Todoist, testei, entendi e me apaixonei. Depois li por cima (não toda a série), sobre quando você estava focada no Evernote e quase não entendi mais nada. Eu só conseguia pensar em como aquele método de listas e tags iria dificultar mais a minha vida e não achei nada prático. Na minha visão, o Evernote cumpre com maestria o papel de armazenar arquivos e referências (está me ajudando a organizar muita bagunça digital e física também), mas eu não estava conseguindo relacioná-lo com listas de tarefas e planejamentos diários, semanais, mensais, etc. Confesso que tive preguiça até de ler como organizar tudo isso por lá. Já o Todoist dispensa muitas apresentações, né? Ele é muito prático, até para iniciantes como eu. Enfim, só queria te dizer que a pulguinha atrás da orelha que eu tinha sobre qual ferramenta seguir, foi resolvida neste post. Ou melhor, as conclusões que eu estava tirando foram confirmadas aqui. Claro, não vou descartar para sempre o Evernote para essa finalidade de planejamento, mas estou feliz por tê-lo descartado neste momento, por ter poupado bastante energia e por poder começar – muito segura e decidida – a colocar em prática o Todoist no meu dia-dia. UFA, que bom que você voltou pra ele!!!

    Vou encerrar por aqui esta minha redação, hehehe
    Muito obrigada por tudo, seguirei te acompanhando e torcendo pelo seu sucesso.
    Sou tua fã!

DEIXE UMA RESPOSTA