Sempre vá nas fontes oficiais: os materiais do David Allen. O GTD tem um livro base, que foi publicado no Brasil com o título “A arte de fazer acontecer”. (Veja aqui na Amazon a edição certinha: https://www.amazon.com.br/Arte-Fazer-Acontece…/…/ref=sr_1_1…)

Muitas pessoas começam lendo o livro e saem aplicando. Comigo foi assim! Mas depende muito de cada um. Tem gente que prefere aprender fazendo um curso. Outras pessoas preferem aprender colocando a mão na massa com a ajuda de tutoriais. Outras aprendem melhor tendo alguém lado a lado ajudando. Vamos falar sobre todas essas opções.

O grupo GTD Brasil, no Facebook, é uma fonte muito legal para aprendizado. Além do histórico de tópicos com discussões bem bacanas, você pode postar e perguntar o que você quiser, tendo a dúvida que for, e terá muitos pontos de vista para escolher. O grupo também conta com a presença de instrutores certificados da metodologia, além de usuários super experientes, que sempre ajudam e se engajam nas postagens.

Se você lê e entende razoavelmente em inglês, existem tutoriais oficiais no site do GTD (custam 10 dólares cada) para ferramentas diversas. Eles dão um resumo do método GTD e ensinam o passo a passo para implementar nas ferramentas: https://store.gettingthingsdone.com/setup-guides-s/107.htm Aliás, o site inteiro é legal demais! Existem artigos do David no blog e, para quem quiser investir (50 trumps/mês), uma rede chamada GTD Connect com muuuitos materiais exclusivos (webinars, tutoriais, arquivos) e um fórum que o próprio David tem acesso e responde as dúvidas da galera.

Se você é a pessoa dos cursos, existe um programa educacional do GTD que foi desenhado pelo próprio David Allen (autor do método) e que é igual no mundo todo. Aqui no Brasil, quem ministra esses cursos com exclusividade é a Call Daniel, onde euzinha também sou instrutora. Todos os treinamentos abertos (ou seja, que não acontecem dentro de empresas) são organizados e ministrados por mim. Logo, se você se inscrever em algum deles, saiba que serei eu a instrutora. Bem, e quais são esses cursos?

Nível 1 – Os fundamentos do GTD. Curso que serve para você que é iniciante e também para iniciados. O curso ensina GTD. Ponto. Quando eu fiz o curso, eu já usava o método há nove anos e saí de lá “outra pessoa”, com uma diferente percepção e os conceitos muito mais consolidados. Recomendadíssimo.

Nível 2 – Projetos e prioridades. Se você quiser fazer um curso com mais ênfase em projetos e áreas de foco (áreas da vida, equilíbrio entre pessoal e profissional, responsabilidades no trabalho, prioridades), este é um ótimo curso para você. É recomendável que você tenha feito o Nível 1 antes se você for iniciante. Se você já for praticante, pode ser que você queira ir para o Nível 2 direto (eu ainda recomendo fortemente que você faça o 1 antes rsrs sempre aprendemos muita coisa nova).

O curso de Nível 3 ainda não foi lançado (será em 2018), mas focará em níveis mais elevados (objetivos, visão e propósito).

Você pode conferir o calendário de turmas abertas dos cursos acima aqui: http://vidaorganizada.com/cursos ou, se quiser levar para a sua empresa, contate diretamente a Call Daniel, por favor: http://www.calldaniel.com.br

Outra maneira legal é fazer o trabalho de Coaching de GTD. Esse é um formato mais exclusivo e personalizado (e mais caro… você paga por toda essa personalização), mas que também foi desenhado pela David Allen Co. Se você não quiser aprender sozinho nem fazer um curso, pode ser uma boa modalidade para você. Você pode usar os mesmos contatos acima para saber mais informações.

De modo geral, o ponto mais importante de todos é entender que o GTD é uma habilidade para toda a vida. Ou seja, não se implementa da noite para o dia. Você começa hoje e vai desenvolvendo seu caminho, aprendendo coisas novas, incorporando às suas práticas. Então não se preocupe se está “começando certo”, porque isso não existe.

Eu estou bolando um vídeo onde vou contar um pouco da minha história na implementação do método GTD, que postarei em breve por aqui. Talvez ajude mostrar o que eu errei, o que eu acertei, como foi esse caminho de quase 12 anos usando o método GTD.

Não tenha medo de começar! O GTD é maravilhoso quando você o conhece, mas transformador quando vivenciado! Qualquer dúvida, estamos por aqui. 

Se você já tiver experiência no método, por favor, deixe seu depoimento aqui neste post para ajudar outras pessoas que estejam começando. Obrigada!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPlanejando as férias de verão
Próximo artigoFYI: Voltei para o Todoist

Meu nome é Thais Godinho e meu guarda-chuva profissional engloba três temas: produtividade, organização pessoal e criatividade. As formas de operacionalizar esse trabalho que eu amo são essas: escrevendo no blog, publicando livros, estudando, ministrando cursos e fazendo atendimentos individuais, ajudando as pessoas a se organizarem. Você pode acompanhar minha trajetória pessoal e profissional neste blog, que existe desde 2006.

5 Comentários

  1. Muito bom esse texto, Thais! Tava precisando de alguma coisa assim para me auxiliar a dar esses primeiros passos.
    Eu tenho o livro do David Allen há alguns anos, — quatro ou cinco anos. Li-o duas ou três vezes, mas não consegui implementar o GTD de modo eficaz em nenhuma das vezes que tentei. Alguns dias atrás decidi que preciso implementá-lo e estou procurando manter vivo esse firme propósito.

    Agora te pergunto: como fazer para implementá-lo aos poucos? Por exemplo: tenho um projeto muito importante com um prazo apertado, mas tenho um tanto de tarefas que eu quero fazer e outros projetos menos relevantes/prioritários nesse momento. Como eu trabalho a coleta nesse caso? Eu tenho uma tendência a paralisia por análise, então todas as vezes que eu iniciei a implementação os sistemas ficaram complexos e não me auxiliavam a navegar pelas atividades ou o meu próprio planejamento era muito detalhado, mas não necessariamente prático. Tu tem alguma dica nesse sentido? SOCORRO hahaha

  2. Olá Thais. Estou lendo o livro e me interessei muito pelo método. Estava em dúvida se, quando fosse fazer os treinamentos, iniciaria no nível 1 ou 2. Depois de ler este post, concluí que, com certeza, começarei pelo nível 1. Pretendo fazer os treinamentos em Brasília, portanto, espero conhecer você pessoalmente em breve. Um abraço e obrigada pelas dias preciosas.

  3. Adorei essa postagem. Há anos leio seu blog e acompanho. Não terminei de ler o livro do David, tenho a versão antiga. Sempre adio começar a implementar pq acho que vou “fazer errado”, que não vou “ter tempo”… enfim, desculpites… espero que essa postagem e o vídeo que você irá postar me dêem um ânimo para começar a dar um passo de cada vez. Obrigada, Thaís!!

  4. Thaís, te mandei um e-mail perguntando sobre a introdução ao GTD e fiquei super feliz por ver esse post!!! Vou acessar o site para ter mais informações e me programar. Obrigada por ser tão solícita.

  5. Eu já li o livro do David, os seus, e acho q adotei muitos dos hábitos e dicas p minha vida. O q com certeza me ajuda muito.

DEIXE UMA RESPOSTA