Neste post, vou mostrar para vocês como estou organizando as minhas listas de Algum dia / talvez no Evernote.

Tenho uma pilha de cadernos:

Esta é a lista que eu ainda não terminei de passar tudo para o Evernote. Tenho notas a processar na pilha de backlog e também em formato de papel. Porém, uso as categorias acima, a saber:

  • Filmes para assistir: Auto-explicativa! Salvo muio rapidamente indicações de filmes e resenhas que leio na web para filmes aqui.
  • Gadgets para comprar: Coisas eletrônicas, apetrechos e equipamentos diversos entram aqui. Exemplo: fragmentadora de papel.
  • Ideias para podcasts / posts / vídeos: Aqui eu vou agrupando ideias diversas que vou tendo para esses formatos de conteúdos. Quando vou montar um calendário editorial novo ou quero planejar algo diferente a cada semana, consulto essas listas.
  • Incubados (next): É só uma maneira de colocar projetos que vão entrar na sequência de alguns que estejam em andamento e não quis classificar em nenhuma outra categoria. Geralmente estão associados a eventos no calendário, como viagens mais distantes ou eventos a serem organizados.
  • Para fazer antes de morrer: Coisas que quero fazer pelo menos uma vez na vida antes de morrer. Exemplo: ver a aurora boreal. Ainda falta bastante coisa aqui!
  • Receitas para testar: Eu tenho uma categoria de referência para receitas também, mas aqui criei esta lista para revisar semanalmente para ver se estou a fim de testar alguma dessas receitas no menu da semana. Percebam que o que diferencia uma categoria de outra é simplesmente o quanto quero revisar aquilo.
  • Casa e família: Coisas para fazer em casa ou envolvendo a minha família. Exemplo: trocar as janelas de casa.
  • Criatividade: Aprender a tocar violoncelo, fazer um curso de aquarela e outros estão aqui.
  • Estilo de vida: Coisas que têm a ver com o estilo de vida que estou construindo para mim, mas não estão em andamento no momento simplesmente porque não quero ou não posso alocar recursos no momento. Exemplo: fazer aulas de tênis.
  • Habilidades: Habilidades que quero desenvolver tanto pessoal quanto profissionalmente. Exemplo: fazer aulas de francês.
  • Oportunidades: Minha cabeça fervilha de ideias o tempo todo. Se eu não tiver uma categoria como essa para despejar as oportunidades que descubro no dia a dia, eu vou querer fazer tudo ao mesmo tempo e não terei foco. Que seja abençoada essa categoria! Exemplo: desenvolver um curso sobre assunto X.
  • Problemas: Todos os problemas que eu quero resolver mas que ainda não disponho de energia ou vontade de trabalhar neles no momento. Exemplo: cancelar uma das minhas contas no banco.
  • Processos: Processos ou procedimentos que podem ser melhores, mas no momento não tenho como alocar tempo e/ou recursos para melhorá-los. Exemplo: catalogar meus livros em uma outra ferramenta.
  • Viagens: Todas as viagens que ainda quero fazer nesta vida. Exemplo: conhecer Liverpool.
  • Travados por algum motivo: Projetos que estavam caminhando mas, por motivos diversos (ex: corte de orçamento), precisaram ser incubados até segunda ordem.

A lista de Algum dia / talvez é a melhor coisa dentro do sistema para aliviar a lista de projetos em andamento. Ela pode ser entendida como “agora não”. Nela, você pode inserir todos os projetos que não precisa ou não quer tocar no momento, mas pode ser que algum dia queira fazer isso. Reviso semanalmente e, muitas vezes, levo projetos dela para a lista de projetos em andamento, assim como deleto aqueles que já não me interessam.

Um ponto legal de reflexão aqui, é que é natural essa lista ser enorme (significa tudo o que já me chamou a atenção mas não está em andamento, mas pode ser que um dia sim). Mas essa lista hoje já é muito menor do que já foi. Eu acredito que seja pela idade e noção de quanto tempo de vida eu possa ter. Não dá pra fazer tudo. Penso de verdade que, com o passar dos anos, ela vá ficando mais focada e mais enxuta mesmo.

Caso tenham dúvidas, por gentileza, postem nos comentários. Obrigada!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorReconexão com a natureza
Próximo artigoGTD e Estudos: Configurando o calendário

Meu nome é Thais Godinho e meu guarda-chuva profissional engloba três temas: produtividade, organização pessoal e criatividade. As formas de operacionalizar esse trabalho que eu amo são essas: escrevendo no blog, publicando livros, estudando, ministrando cursos e fazendo atendimentos individuais, ajudando as pessoas a se organizarem. Você pode acompanhar minha trajetória pessoal e profissional neste blog, que existe desde 2006.

14 Comentários

  1. Gostei das categorias “problemas”, “processos” e “incubados (next)”. Vou copiar 🙂 No meu sistema, gosto de ter 2 subpastas dentro da pasta ALGUM DIA/TALVEZ: Uma se chama LISTA DE DESEJOS. Nela coloco categorias de coisas que desejo fazer algum dia, ex.: Coisas para apreender, livros para ler, ideias etc. A outra se chama ADIADAS. Nesta coloco projetos que já foram ativos e que precisaram ser adiados. Essa separação deixou minha revisão semanal mais ágil.

  2. É verdade! Muitas coisas que vejo tenho vontade de aprender, de fazer, mas comecei a aceitar que não posso fazer tudo. Estou me desfazendo de muitas coisas que guardei para algum momento. Ideias, itens em listas de filmes para assistir/textos para ler, livros não lidos nem tão interessantes da estante, e por aí vai.
    Agradeço pela postagem! Vou copiar algumas categorias rs

  3. Thais, lendo este post agora me surgiu uma dúvida. Como a gente diferencia o que é algum dia/talvez de objetivos? Entendo a teoria, mas na prática ficou um pouco confuso. Por exemplo, estou terminando uma faculdade e quero, após o término, fazer um curso de inglês fora. Isso é um objetivo ou algum dia/talvez? Ou isso depende da forma como eu encaro o curso de inglês? Se eu for fazer com certeza e não depender de mais nada além do término da faculdade é objetivo, mas se depender de mais alguma coisa que não esteja no meu total controle seja algum dia/talvez? Não sei se ficou clara a minha dúvida, mas se você puder me ajudar a esclarecer melhor isso, agradeço imensamente. Obrigada!

  4. Passear com o cachorro pelo bairro! Um passeio sem pressa, andando por ruas mais calmas é uma delícia. Além de ser um momento de afeto com o bichinho, é gostoso demais para relaxar!

  5. Thais, tamo junto na Aurora Boreal. Esse item também está na minha lista de algum dia talvez 😉

  6. Obrigada por compartilhar seu sistema. Estou adorando conhecê-lo e isso está ajudando a simplificar o gtd na minha cabeça.

  7. Oi Thais, tudo bem?
    Você comentou em um post anterior que coloca os projetos relacionados a objetivos no final de cada MPN correspondente.
    Esses projetos linkados nos objetivos ficam em duplicidade na lista de algum dia/talvez, caso ainda não estejam em andamento?
    Obrigada!

    • Não é uma obrigatoriedade colocar no objetivo. Coloco quando estou afim só.

      Não colocaria o que está em algum dia / talvez porque isso não está contribuindo em nada para o objetivo.

      Espero ter ajudado!

  8. Maravilhoso o seu post! Eu o estou utilizando como base para transferir minha lista de Algum dia / Talvez do Todoist para o Evernote. Minha dúvida é, o que você faz quando realiza alguma atividade desta lista. Por exemplo, vc acabou de assistir a um filme que estava na categoria “Filmes para assistir”, o que você faz com a nota correspondente? Deleta? O mesmo vale para os seus Projetos finalizados?

    • Deleto.

      Projetos não, eu arquivo como concluídos. Porque projeto é algo que eu posso querer um dia resgatar o histórico do planejamento.

  9. Você cria uma nota nova para cada uma dessas ideias? O que você escreve na nota?

    Eu normalmente faço uma nota escrita Um Dia/Talvez, e nela coloco todas as ideias sobre o assunto. Parece que fica bem mais bagunçado.

DEIXE UMA RESPOSTA