ou

Veja neste post o que é e como se tornar Personal Organizer.

Personal Organizer é o profissional que trabalha com organização, ajudando outras pessoas a se organizarem ou organizando os ambientes em parcerias com outras pessoas.

Existem diversas formas e meios de atuação. Neste post, vou falar de uma maneira mais genérica sobre como se tornar esse profissional.

  1. Capacite-se. Faça cursos. Os cursos servem não apenas para ensinar boas práticas, como também para te ensinar a estruturar o seu negócio. Ter uma certificação também ajuda a construir sua credibilidade no mercado.
  2. Encontre o seu nicho. Aos poucos, descubra o que você mais goste de fazer e especialize-se nisso.
  3. Continue sempre se capacitando. As práticas de organização se atualizam muito rápido (umas áreas mais do que as outras), então é importante que você sempre se capacite. À medida que você for descobrindo o seu nicho, vai ficar mais fácil saber em que cursos investir seu tempo e seu dinheiro.
  4. Aprenda sobre marketing digital para que você consiga divulgar os seus serviços.
  5. Não adianta só gostar de organização! Esse é o ofício, mas você precisa gostar de pessoas, saber se relacionar bem com elas, ter viés empreendedor (afinal, você vai cuidar de um negócio), querer vender, prospectar clientes, se deslocar pra lá e pra cá, desenvolver parcerias e investir (principalmente tempo) em marketing.

Muitas pessoas me perguntam se o mercado para novos organizadores profissionais está saturado. O mercado sempre estará saturado para quem for generalista. Encontre seu nicho, especialize-se e faça seu melhor! Assim você se destacará não apenas como organizador profissional, mas em qualquer profissão.

No vídeo abaixo eu falo um pouco mais sobre como se tornar um(a) personal organizer. Aproveite para se inscrever no canal e ficar sabendo quando tem vídeo novo antes de todo mundo. 🙂

Dúvidas sobre a profissão? Deixe nos comentários. Obrigada!

Thais Godinho
24/07/2017
Veja mais sobre:
Personal Organizers
8
Empreender não é projeto do Pinterest
O que precisa acontecer para você estar realmente presente?
GTD e Estudos: Faculdade

 

  1. Rosana 24/07/2017

    Foi muito bom o seu post, pois vejo muitas pessoas sem nenhuma especialização querendo entrar no mercado, com a idéia que só assistir uns videos, ler livros e aprender a fazer dobras já conseguem se profissionalizar. Ser PO é a arte de integrar o ambiente à pessoa! Saber ouvir, saber entender suas necessidades. E, muito trabalho de divulgação! Eu estou em início de carreira e não tem nada fácil, principalmente a parte de divulgação e prospecção. Infelizmente, nossa cultura ainda é achar que um serviço de organização são só para pessoas com muito dinheiro, centenas de pares de sapatos em um closet do tamanho de uma casa e uma despensa com alimentos para um batalhão… Precisamos mudar essa visão e é o que venho fazendo, dizendo que é possível e está ao alcance de todos ter uma vida equilibrada e organziada.

    • Thais Godinho respondeu Rosana 24/07/2017

      Obrigada pelo comentário, Rosana!

  2. Ana 24/07/2017

    Olá Thaís, boa tarde!
    Primeiramente, vou aproveitar o comentário para parabenizar seus e-mkt. Eu sempre paro meu dia para ler e adoro! 🙂
    E quanto ao post, onde você fez seu curso? Onde você recomenda o curso de Personal Organizer?
    Beijo,
    Ana.

    • Thais Godinho respondeu Ana 24/07/2017

      Oi Ana, tudo bem?

      Eu fiz o curso da OZ! Organize Sua Vida. É o único que posso recomendar, pois não fiz outros.

      Boa sorte. 🙂

  3. Tatiane 24/07/2017

    Thaís, estou interessada na profissão de personal organizer voltado para organização de enxoval e dicas práticas no puerpério, chama-se baby planner, mais conhecida na Europa mas que aos poucos começa a chegar no Brasil. você conhece esse ramo?

    • Thais Godinho respondeu Tatiane 24/07/2017

      Sim, existem muitas profissionais trabalhando nesse nicho aqui no Brasil!

  4. Lud 27/07/2017

    Adorei o post e o vídeo! A organização de ambientes é uma atividade que gera benefícios permanentes, pois melhora o ambiente, as condições de trabalho, saúde e higiene além da conservação do patrimônio e da qualidade de vida!

  5. Thais 02/08/2017

    Oi Thais, acompanho o teu blog há mais de 5 anos! Gosto muito do teu trabalho, parabéns!
    Vou fazer o curso de personal organizer home da OZ. Gostaria de saber como você se associou a NAPO. O que você precisou fazer para se associar?

    • Thais Godinho respondeu Thais 03/08/2017

      É só fazer a inscrição no site deles.

      Este ano não renovei minha associação.