ou

Hoje vou começar uma nova série de posts no blog sobre GTD e estudos. Venho ensaiando trabalhar esse tema já há algum tempo, sem ter muita certeza de qual seria o melhor formato, e a ideia é poder ir orientando e tirando as dúvidas de vocês à medida que essa série bem artesanal de posts for sendo publicada.

O propósito desta série é mostrar como o método GTD pode potencializar a produtividade de quem precisa organizar seus estudos, tem projetos relacionados, metas (como por exemplo passar no vestibular ou em um concurso público). Por meio de exemplos específicos, pretendo demonstrar como aprender a usar o método também.

Pretendo explorar as diversas áreas relacionadas a estudos: crianças em idade escolar? adolescentes com TDAH? vestibulandos? pessoal na faculdade? pós-graduação? cursos de idiomas? cursos livres diversos? mestrado? doutorado? E assim ir além. Espero contar com a participação de vocês. Se você já passou por uma dessas situações e quiser compartilhar histórias de sucesso ou desafios, fique à vontade para deixar comentários aqui neste post! Eles serão observados e levados em consideração na produção dos futuros conteúdos relacionados.

Este é um post de apresentação. Portanto, gostaria de pedir a sua ajuda para me ajudar a construir esta série. Por favor, preencha o questionário aqui (leva menos de 2 minutos) e envie suas sugestões. Muito obrigada!

Thais Godinho
23/06/2017
Veja mais sobre:
GTD e Estudos
39
Algumas mudanças nas categorias do blog
Como organizar: Estudos na faculdade
Como usar GTD™

 

  1. mal posso esperar! 🙂

  2. Rita 23/06/2017

    Thais,

    Legal, mas sugiro que troque “adolescentes com TDAH” por pessoas com TDAH.

    • Thais Godinho respondeu Rita 23/06/2017

      Obrigada pela sugestão.

  3. Larissa 23/06/2017

    Oi Thais,
    O resultado do Exame da OAB saiu terça-feira e eu fui aprovada antes de me formar, enquanto faço Monografia, estudo pra concurso, tenho minha própria casa, um cachorro e uma avó pra cuidar! Isso nunca seria possível sem o GTD!
    Estava nos meus projetos, e segui todos os passos do gtd até a conclusão.
    Com o GTD e a revisão semanal, fui estabelecendo as próximas ações, incluindo, inclusive, os mínimos detalhes como separar os documentos e as canetas no dia anterior. E fazer uma revisão de tudo na semana anterior.
    Foi excelente!
    Essa série será ótima! Vou acompanhar!
    Abraços!

    • Brena Soares respondeu Larissa 25/06/2017

      Que dedicada você é Larissa! Meus parabéns! Estou ansiosa para implementar o GTD nos estudos e obter bons resultados como você. Siga nos motivando com suas experiências nos comentários. 😉
      Beijos

      • Larissa respondeu Brena Soares 29/06/2017

        Brena, hoje li uma frase muito verdadeira: “Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito.” – Aristóteles. Insista que os bons resultados estão chegando! Beijos

    • Priscilla respondeu Larissa 28/06/2017

      Nossa, Larissa!! Que inspiração pra mim foi esse comentário!! Continue dividindo suas experiências!

      • Larissa respondeu Priscilla 29/06/2017

        Oi Priscilla!
        Obrigada pelo comentário!
        Tenho certeza que se você está estudando pra concurso ou OAB passará em breve!
        O GTD salva vidas!
        Esperando ansiosamente por essa série da Thaís!
        :*

  4. Bia 23/06/2017

    Gostei do tema da série, vou acompanhar!

    Uma sugestão: como usar o planejamento natural para organizar a redação de um artigo/monografia

    =D

  5. Beatriz 24/06/2017

    Preencher o formulário leva menos que um minuto. 😁 Amei o tema!

  6. Ingrid 24/06/2017

    Adorei a ideia, neste momento estou precisando deste tipo de conteúdo.

  7. Sabrina Mix 24/06/2017

    Muito bacana!

    Queria algo relacionado a concursos públicos, não encontrei uma opção que se encaixasse…

    Beijos e sucesso!!!

  8. Natalia 24/06/2017

    Adorei a ideia dos posts. Sempre acompanho o blog, mas nunca parei pra ler a fundo sobre GTD.
    No meu caso, estou fazendo um curso técnico para futuramente mudar de profissão. Sou servidora pública e estudo gastronomia. Enquanto isso, permaneço no meu trabalho atual. A carga horária está desgastante. Como lidar com essa rotina dupla? Como conseguir tempo e pique para estudar o novo, quando o antigo demanda bastante e não mais estimula?
    Sempre falam que temos que organizar o tempo, mas para quem trabalha e estuda, e ainda precisa aprofundar os conhecimentos na prática, fica difícil criar esse espaço na agenda sem abrir mão do restante da vida. Gostaria de veer algo sobre esse planejamento. 😉

  9. Lucas 24/06/2017

    Comecei a usar o Todoist para me organizar no estudos para o vestibular esse ano, li recentemente o livro A Arte de Fazer Acontecer, queria implementar o método GTD, só que ainda esta muito confuso para mim. No Todoist eu tenho um projeto, e dentro dele eu uso as ações para o conclusão do mesmo, o que acaba se tornando as próximas ações e no fim se torna uma agenda, já que as ações desse projeto é uma rotina. Uso o calendário para marcar datas de simulados, provas e inicio das apostilas e o Evernote e Google Drive uso para armazenar material de referencia.

  10. Matheus 24/06/2017

    De fato, uma série muito rica e muito útil! Ansioso pelos posts!

  11. Tiago M. 24/06/2017

    Um tema que gosto muito. Já deixei minha sugestão lá no questionário.

    • Thais Godinho respondeu Tiago M. 25/06/2017

      Obrigada!

  12. Debora 24/06/2017

    Tema super relevante este! amo!

    Um dos maiores desafios de estudo que ja tive foi me preparar para a certificacao de ingles para estudar fora.
    Agora já estou quase terminando a pós graduação.
    Mas estudar é pra sempre e minha lista atual inclui
    – mais um semestre de pós
    – terioa musical
    – canto
    – refinamento do ingles (porque o ingles do dia a dia é beeemmm diferente do aprendido na escola)
    – Atualização profissional (Agile)
    – auto desenvolvimento

    Ano que vem acaba a pós e entra o próximo idioma (ou francês ou espanhol)

    • Brena Soares respondeu Debora 25/06/2017

      Debora! Que bom ler seu comentário e ver que é possível se dedicar a tantas coisas simultaneamente, rs um dia chego lá! 😉
      Beijos

      • Debora respondeu Brena Soares 27/06/2017

        Brena, eh como a historia do equilibrar varios pratinhos, nao eh muito facil, mas com motivacao vai. Para mim sempre tem uma atividade prioritaria que toma muito mais horas de estudo que as outras, no caso agora estou de ferias da pos. Entao faco um estagio na minha area e que tambem me possibilita algum tempo durante o dia para aprender coisas relativas a minha carreira (e eh meu primeiro trabalho em uma grande empresa no exterior, entao o ingles vai no vacuo). Uma vez por semana a noite faco um curso de canto. As outras tarefas de estudo (menos prioritarias) sao atividades curtas de 15 a 30min que faco em transito, hora do almoco, ou sobrinhas de tempo (teoria musical no Coursera e podcasts/youtube aulas para refinar o ingles). Quando a pos voltar em setembro, ai nao sobra muito tempo porque tem muiiiitos trabalhos e provas. Os estudos menos prioritarios diminuem um pouco a frequencia, mas constancia eh importante. Tenho motivacao para nao deixar cair os pratinhos pq a carreira eh importante e o ingles essencial para minha sobrevivencia aqui, mas eu amo musica, eh minha terapia, e o auto desenvolvimento tem a ver com minha meta de vida. As tecnicas que a Thais ensina aqui no blog me ajudam muito nos processos para manter esses pratinhos girando.

  13. Lanna Freitas 24/06/2017

    Quero muiutoooooooo <3 especialmente para OAB/concurso público

  14. Aline Freitas da Silva Xavier 25/06/2017

    Estou ansiosa pelas postagens!
    Já venho a alguns anos te acompanhando e tentando aplicar o GTD na minha vida e conseguir incluir os estudos de forma específica será muito bom.
    Vou fazer um ano no doutorado e tenho certeza que esta série ajudará muito.

    sucesso!!

  15. Glauce 25/06/2017

    Oi Taís. Acompanho seu blog há um tempinho, mas voltei a lê-lo com mais frequência nos últimos meses, pois tenho um objetivo de conseguir me organizar para iniciar o Doutorado dentro de três ou quatro anos. Nesse meio tempo preciso aprimorar meu inglês que é muito ruim. Tenho um filho de dois anos e meio e estou de licença maternidade por conta de uma filha de quase dois meses. Fiz o Mestrado sem filhos em 2012/2014 e foi uma loucura! Quase total desprendimento da minha vida pessoal para conseguir concluir… Foi desgastante demais e aquela rotina é totalmente impensável no meu contexto atual. Como falei quero fazer Doutorado e sei que preciso de uma organização diferente para dar conta de trabalho, filhos, marido, casa, ainda que trabalhe apenas 3 dias na semana (no ambiente de trabalho. Sou professora e trago trabalho para casa) e todas as tarefas aqui sejam divididas com meu companheiro… Estabeleci como projeto para a licença maternidade (que dura 6 meses) me aproximar de algum método de organização e estou pensando no GTD. Uma das ações é comprar o livro, mas ainda não fiz isso, por conta da doidera que é ter filho pequeno e filho recém-nascido em casa sem contar com diarista ou babá… Enfim, ansiosa pelos nova série. Seus posts já tem me ajudado bastante! Parabéns pelo trabalho. Sucesso!!!

  16. Monique 25/06/2017

    Oi, Thais. Amei a nova série, inclusive fiz uma sugestão de post no formulário.

    Mas me veio à cabeça também outra sugestão: você poderia falar como aplica o GTD às finanças (se o faz) atualmente, qual ferramenta usa pra anotar os gastos no dia a dia e como controla o orçamento. Seria bem bacana!

    Um abraço

    • Thais Godinho respondeu Monique 26/06/2017

      Obrigada pela sugestão.

  17. Aline 26/06/2017

    Precisando muito dessa série. Implantar (ou tentar) com os filhos e anotar as sugestões para tentar retomar a faculdade. Ansiosa.

  18. Juliana 26/06/2017

    Ansiosa pela série. Já deixei minha sugestão!

  19. Ednice 26/06/2017

    Ansiosa pela série !

    Tenho um adolescente com TDAH no ensino médio e tem sido um desafio ajudá-lo e estou tentando estudar inglês sozinha. Ou seja, será de GRANDE ajuda 🙂

  20. Jess 26/06/2017

    extremamente relevante. Já deixei uma sugestão no questionário e já estou animada para acompanhar a série 🙂

  21. Daniella 26/06/2017

    Eu me enquadro em mais de uma categoria de estudante. A ideia é preencher só uma mesmo?

    • Thais Godinho respondeu Daniella 26/06/2017

      É só para dar uma ideia do público. 😉

  22. Hugo 26/06/2017

    Thais, vc poderia falar sobre como viabilizar as revisoes espacadas sugeridas pelo Alexandre Meireles com o metodo GTD?

    • Thais Godinho respondeu Hugo 26/06/2017

      Quando eu usava, colocava no calendário. Tinha uma agenda do Google só para a revisões.

  23. Clarissa 27/06/2017

    Adorei a proposta!!! Já estou ansiosa pelos posts!

  24. Priscilla 28/06/2017

    Oi Thais! Obrigada pela iniciativa!
    Estou aflita e urgentemente necessitada de aprender a trabalhar o GTD especificamente em projetos! Tenho que defender meu doutorado até o fim do ano e não consigo estabelecer as próximas ações “fracionadas” dentro do “Projeto doutorado”. Então assisto os dias passarem e o meu desespero só aumenta. Comprei o livro do David Allen e os seus dois livros, mas não estou conseguindo parar para lê-los e entender a parte de estabelecer próximas ações dentro de um projeto, de um planejamento. Só entendi o fluxograma de próximas ações que se encerram nelas mesmas, que não demandam uma nova ação.
    Sei que você recebe muitas mensagens e pedidos e que eu sou só mais uma nesse mar de pessoas em busca de ajuda, mas se você puder me dar atenção e me ajudar, mudará a minha vida! Estou na fase mais difícil dela…
    Muito obrigada!
    Grande beijo!

  25. […] Pessoal Carreira Felicidade Finanças Lazer Motivação Saúde GTD e Estudos: Introdução 4 dicas práticas para dormir melhor Como lidar com a procrastinação na […]

  26. Luiz Alberto 03/07/2017

    Oi Thaís,

    Muito legal a sua iniciativa!

    Estudo para concursos, e é um grande desafio conciliar família, trabaho, vida social e outras demandas…tenho certeza de que irá ajudar, e muito!
    Obrigado, e parabéns.
    Luiz

  27. Luiz Alberto 03/07/2017

    Oi Thaís,

    Muito legal a sua iniciativa!

    Estudo para concursos, e é um grande desafio conciliar família, trabalho, vida social e outras demandas…tenho certeza de que irá ajudar, e muito!
    Obrigado, e parabéns.
    Luiz