Você dorme mal? Seguem algumas dicas de produtividade e alta performance para dormir melhor.

  1. Exclua de vez da sua vida o botão de “snooze” do celular. Pare também com a mania de colocar o alarme para diversos horários diferentes, para ir acordando aos pouquinhos. Isso não torna seu sono melhor, pelo contrário. Estabeleça um horário para acordar e deixe seu sono rolar até a hora certa de levantar. Que seja um horário limite, mas pelo menos você dormiu de uma vez, em vez de ficar acordando de cinco em cinco minutos.
  2. Planejar o dia na noite anterior também pode ajudar a ter motivação. Quando você olha sua agenda para o dia seguinte, imagina o café-da-manhã saudável que vai tomar, os exercícios que vai fazer, enfim, as atividades que você estabeleceu como importantes para a vida que você tem, isso pode te dar motivação para dormir tranquilo e sabendo que precisa descansar para curtir o dia seguinte.
  3. Ter uma rotina de boa alimentação e de atividade física contribui com o bom sono. Procure profissionais adequados ao estilo de vida que você está construindo e monte um cardápio e um plano de treino adequados para a vida que você tem.
  4. Vá para a cama todos os dias no mesmo horário. Mesmo se estiver sem sono, esteja na cama. Leia um livro, beba um chá, pense na vida, mas esteja na cama no horário determinado. Se você quiser levar sua saúde a sério, faça isso mesmo aos finais de semana. A constância ajuda muito na qualidade do sono.

Talvez você não precise de medicamentos se você tiver uma rotina. 😉

Curso online: Organize a sua agenda

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo lidar com a procrastinação na segunda-feira
Próximo artigoArmário-cápsula de inverno (2017)
Meu nome é Thais Godinho e meu guarda-chuva profissional engloba três temas: produtividade, organização pessoal e criatividade. As formas de operacionalizar esse trabalho que eu amo são essas: escrevendo no blog, publicando livros, estudando, ministrando cursos e fazendo atendimentos individuais, ajudando as pessoas a se organizarem. Você pode acompanhar minha trajetória pessoal e profissional neste blog, que existe desde 2006.

24 Comentários

  1. Preciso confessar que eu superei esse obstáculo.
    Nossa eu parecia um zumbi no dia seguinte, não descanava, passava o dia mau humorada e só melhorei isso tudo quando comecei a policiar meu sono.
    Hoje tenho horário para dormir (finalmente as 22 estou roncando) e amanheço mais animada rs
    Adorei suas dicas !

  2. Tem um aplicativo que pode ajudar a estabelecer essa rotina de sono: SleepTown. Você tem que estabelecer um horário de dormir e acordar. Nesse período, o aplicativo coloca uma ilustração de construção de um prédio. Se mexer no celular, perde a construção. Ele trabalha com a ideia do incentivo de “construir” uma cidade. Vale a pena experimentar.

    • Ah, isso eu já faço também. É tão natural para mim que acabei esquecendo de incluir no post. Você tem toda razão.

  3. oi Thais.
    primeiramente, não sei se é meu pc, mas nunca consigo clicar nos posts relacionados da página inicial, parecem bloqueados 🙁

    sobre o post, são dicas ótimas mesmo. Eu tenho muita dificuldade com a primeira, porque MORRO de medo de atrasar e perder a hora. Dai coloco mil alarmes para garantir que vou levantar 🙁

    • Oi Jess, tudo bem?

      O layout está com uns bugs (como esse que você falou) e estou vendo com os programadores para que eles arrumem todos o quanto antes.

      Obrigada por comentar.

      • Eu sigo seu site pelo Feedly… e lá não tem aparecido mais os posts completos. Isso também é um bug ??

        Adoro seu blog, tem me ajudado muito!! Pensei hoje cedo que tenho que arrumar a minha rotina

        • Oi Bianca, tudo bem? Não, isso não é um bug, mas uma configuração. Durante 11 anos deixei o feed do blog completo (também prefiro assim), mas o blog depende do número de visitas para sobreviver e pagar suas contas. Com o post inteiro via feed, as pessoas estavam deixando de visitar o blog. Eu imaginei que seria uma troca justa – por aqui continuamos com o conteúdo gratuito, diário, e o leitor visita de vez em quando, quando quiser ou puder. Espero que compreenda.

  4. Obrigado, obrigado, muito obrigado Thais por essas dicas maravilhosas que curam (eu diria ensinamentos). Um grande abraço.

  5. Adorei a dica de tirar o snooze do celular… Já vi muita gente fazendo isso. Eu mesma colocava meu celular para despertar primeiro às 6h, e depois 6:15, achava que assim teria menos sono xD
    Agora estou acordando às 6h mesmo!

  6. Não tenho problemas a respeito de quase todas as dicas, exceto tirar a soneca do celular. Aqueles cinco minutinhos… Há uns tempos estava quase me curando desse mal, mas tive uma recaída rs E você tem razão, me sinto bem menos disposta nos dias em que acordo assim!
    Um abraço!

  7. Preciso aderir essa constância, preciso abolir essa agonia mental que vem toda noite antes de eu dormir. Isso acaba com os meus rendimentos no dia seguinte.

  8. Oi Thais!! Gostei muito das dicas. Durmo picado, e percebo que até para dormir temos que nos organizar, hihi. Grata!! Uma perguntinha: qual a diferença do organizado e do metódico? bjs

    • Metódico é quem tem método para tudo. Organizado é quem encontra soluções para os problemas de maneira prática.

  9. Ajudou muito aqui em casa tirar a TV do quarto… sei que tem gente que prefere dormir com a TV ligada, mas pra mim o melhor mesmo foi tirar essa distração!

  10. Thais, as duas primeiras dicas caíram como luva para mim! Fiquei até com vontade de correr para a cama!
    Muito obrigada, sempre! <3

  11. Bom dia Tais. Uma pergunta que não tem relação com o post ( quer dizer tem um pouco sim). Você leu o livro O poder do hábito? Tem alguma resenha? Acho que essa relação com o sono está ligada à maus hábitos que temos. O difícil é mudá-los!

  12. Toda vez que me sinto agoniada com o excesso de coisas pra fazer , venho aqui nesse blog e encontro paz. Obrigada por tudo o que você construiu.

DEIXE UMA RESPOSTA