Pular para o conteúdo

Como lidar com a procrastinação na segunda-feira

Este post traz algumas dicas práticas para lidar com a procrastinação nessa segunda-feira e outras para você incorporar aos poucos na sua vida.

  1. Esclareça melhor as coisas que você precisa fazer. No geral, deixamos para depois o que parece chato ou difícil. Esclarecer melhor significa pensar nas suas coisas. Se você precisa “montar uma apresentação”, o que exatamente significa isso? Dê uma explicação de dois minutos para você mesmo(a) e veja como tudo se torna mais claro. Depois…
  2. Quebre uma mesma tarefa em pedacinhos menores – até ridículos. No caso da apresentação, faça uma lista com itens como: “criar o arquivo PPT”, “inserir títulos nos slides”, “baixar imagens”, “escrever slide 1” e por aí vai. Riscar coisas da lista aumenta nosso nível de empolgação no cérebro, mesmo que sejam itens pequenos. Quando você quebra uma tarefa menor em outras menores, fica mais fácil fazer uma coisa de cada vez.
  3. Tenha na sua agenda do dia somente aquilo que precisa ser feito hoje – o “do or die” (faça ou morra). Nada de encher a agenda de afazeres só porque é segunda-feira! Você pode ter uma lista assim, mas não coloque na agenda. Sua agenda deve ser um guia confiável do que precisa ser feito hoje, em absoluto. E aí foque nela. Não ouse olhar outras listas enquanto não finalizar os prazos do dia.
  4. Para ajudar a focar em alguma atividade, utilize a técnica Pomodoro. Basicamente, acerte seu timer para 25 minutos e trabalhe unicamente nessa tarefa, sem parar, até o fim do tempo.
  5. Trabalhe em um ambiente diferente. Muitas pessoas procrastinam porque se irritam com a rotina. Pode ajudar (se você puder) pegar seu computador e trabalhar em uma mesa, sala ou local diferente.
  6. Dê-se pequenos prêmios como forma de compensar a não procrastinação. Por exemplo: “só vou pegar meu café quando terminar o relatório”.
  7. Pare de reclamar. Isso serve para tudo na vida, não só para a procrastinação, mas especialmente nesse caso ajuda bastante a ver as coisas de uma outra forma.
  8. Muitas vezes, quem procrastina na verdade é perfeccionista. Se for o seu caso, tente baixar um pouco a guarda e as expectativas. Feito é melhor que o perfeito não feito. E pense assim: quanto antes você terminar, mais tempo terá para revisar e fazer ajustes. Então foque nisso.
  9. Se for interrompido(a), anote em um papel e lide com a interrupção apenas quando terminar o que estiver fazendo.
  10. No entanto, tudo o que for rápido de fazer (se levar menos de dois minutos), faça na hora. Mesmo que não tenha alta prioridade. É melhor tirar logo da frente do que escrever em uma lista para fazer depois.
  11. Sempre pergunte-se, ao longo do dia, qual é a próxima coisa mais importante que você deve fazer. Mesmo que você tenha muitas listas, muitos prazos, olhar para o montante pode te sobrecarregar. Assim, foque em uma coisa de cada vez. Muitas vezes, a coisa mais importante poderá ser “parar e dar uma volta para desestressar”. Você verá o poder dessa pergunta!
  12. Use boas ferramentas de organização para ter controle sobre as suas atividades. Eu recomendo uma boa agenda (ex: agenda do Google), um bom gerenciador de listas (ex: Todoist) e um bom gerenciador de informações (ex: Evernote). Essa dica vai funcionar melhor a médio e longo prazo, mas você precisa começar a partir de algum lugar.

Boa segunda-feira!

Autor

12 comentários em “Como lidar com a procrastinação na segunda-feira”

  1. Oi Thaís, como sempre seus posts me fazem refletir um pouco. Trabalho com uma quantidade enorme de demandas e ser interrompida durante a resolução de alguma pendência é muito comum. Tenho o costume de fazer listas em um caderno, mas sempre opto por colocar coisas a ser resolvidas no mesmo dia.
    Post incrível como sempre.
    Beijos!

  2. Que post maravilhoso! Caiu como uma luva na minha segunda-feira. Esse tipo de conteúdo é muito enriquecedor, porque toca exatamente na ferida, você oferece saídas práticas e executáveis, além de estar programado para pular no nosso email no dia que mais precisamos ler isso… seu planejamento de conteúdo é sensacional, Thaís!

  3. Oi, Thaís!

    Realmente dividir a tarefa em pedacinhos menores ajuda bastante.
    Ano passado concluí minha graduação e para tornar o processo da monografia menos sofrível utilizei essa técnica de dividir as tarefas em atividades menores, me ajudou bastante.

    Boa semana!

  4. Muito bom. Eu lido bem com a organização na segunda feira, porque estou no boost de ideias do domingo. O difícil é manter durante a semana.

  5. Adorei o “de uma explicação de dois minutos a você mesmo” já falo sozinha, agora então vou disparar. Brincadeiras a parte, estou conseguindo terminar meu artigo dividindo o em mini tarefas. No começo pareciam ridículas de tão pequenas, depois comecei a me empolgar. Entrego o bendito artigo essa semana…esse eu procastinei até, mas consegui finalizar. Bjus ótimo post

  6. Adoro teu jeito de falar o que não temos coragem de pensar… A palavra proscratinação (super na moda! #sqn) está ficando cada dia mais presente nas nossas vidas. Infelizmente! Queremos mais tempo no dia, mas a falta de prioridades e a ‘preguiça’ (falada como falta de tempo) nos deixa acumular até pequenas tarefas e retornos…
    Detalhe: estou escrevendo pra mim mesma!
    tks Thais!!!!

  7. Olha Thais, eu acho que sou um caso perdido! Procrastinação é pouco pra mim!!! Vi a chamada do post e pensei: depois preciso ler isso! E olha no que deu: hj é dia 18/07. O pior é que sofro muito com isso! Obrigada pelo post.
    Vc toca na ferida! Precisamos de vc! Grande abraço.

  8. Olá,
    Thais admiro muito seu trabalho e principalmente sua forma de escrita leve e limpa, didática e sempre fácil de entender.
    A algum tempo percebi que procrastinava justamente porque queria tudo em um nível de perfeição que não existe, aí não fazia nada… hoje como disse no item acima, prefiro feito do que não feito. Com algumas ferramentas de coaching(sou Master Coach pela SBC) desenvolvi um ótimo método de especificação de objetivos e isso me ajudou demais a parar com a procrastinação.
    Ansiosa pelo próximo livro.
    Parabéns pelo seu trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *