Gravei um vídeo explicando como usar o GTD em 11 minutos. Clique aqui ou veja abaixo:

Espero que ajude!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorChecklist de junho
Próximo artigoComo lidar com a procrastinação na segunda-feira
Meu nome é Thais Godinho e meu guarda-chuva profissional engloba três temas: produtividade, organização pessoal e criatividade. As formas de operacionalizar esse trabalho que eu amo são essas: escrevendo no blog, publicando livros, estudando, ministrando cursos e fazendo atendimentos individuais, ajudando as pessoas a se organizarem. Você pode acompanhar minha trajetória pessoal e profissional neste blog, que existe desde 2006.

14 Comentários

  1. Obrigada Thais, mesmo acompanhando o blog e já conhecendo o GTD , é sempre muito bom poder ir relembrando estes aspetos essenciais do método.

    Beijinho.

  2. Olá Thaís! Te acompanho há cerca de 2 anos e há 1 ano e meio venho implementando o GTD. Já comprei o livro do David mas até agora não li (preciso fazer isso logo), tudo o que implementei até agora foi lendo seus posts e assistindo seus vídeos. No começo demorei bastante para me familiarizar com os conceitos e tantos nomes, mas agora já estou me acostumando e já vejo muita diferença no meu dia-a-dia! Tenho uma certa resistência/dificuldade com ferramentas eletrônicas, mas comecei recentemente a usar o Todoist integrado com o Google Calendar e estou gostando bastante dos resultados! Mas uma dúvida que sempre me ocorre é quando tenho uma próxima ação que não tem que ser feita necessariamente em um dia determinado, mas tenho que realizar até uma determinada data. Ela pode ser feita a qualquer momento, mas não pode passar daquele prazo. Se coloco essa ação na lista apenas, fico com medo de perder o prazo. Se coloco no calendário, ela só vai aparecer no dia do prazo final, o que não “permite” que eu a realize antes. Qual sua sugestão?

    Muito obrigada por suas dicas valiosas e por me apresentar o GTD!
    Aline

    • Por isso vale a pena separar calendário do Todoist algumas vezes.

      Aquilo que tem que ser feito no dia determinado, você coloca no calendário.

      Aquilo que até tem prazo, mas você pode antecipar, você coloca no Todoist.

      É uma diferenciação que funciona para mim.

  3. Thais, sempre confundo esclarecer com organizar.
    Por exemplo, estou processando minha caixa de entrada e no primeiro item vi que vou delegar. Escrevo uma observação ao lado informando que delegarei a x pessoa ou insiro direto na Lista Aguardando resposta?
    No segundo item identifico que será um projeto. Insiro imediatamente na lista de Projetos ou escrevo uma observação ao lado do item “no passo “Organizar” colocar na lista de Projetos e definir próximas ações”?
    Ou para essas duas observações crio itens na caixa de entrada, informando que na etapa “Organizar” deverei inserir nas listas adequadas?
    Aproveito para parabenizá-la pelo lindo trabalho e dizer que lhe acompanho a muitos anos.
    Obrigada,
    Renata

    • O Esclarecer é o processo de raciocínio, que precisa vir antes do Organizar, que é efetivamente inserir nas listas.

  4. Apesar de ainda não ter lido o livro do David Allen, sigo o seu blog há alguns anos e adoro ler seu ponto de vista sobre organização. Fica claro pra mim sua preocupação em não dar “dicas prontas” e sim oferecer um caminho de auto conhecimento mesmo, de entender individualmente quais suas prioridades e ser coerente com isso. Adorei quando diz no vídeo que esclarecer traz clareza do que é seu trabalho e do que é trabalho dos outros, compreender isso traz paz e vai além das ações. Obrigada por compartilhar!

  5. Resumo excelente, você é super articulada. Eu estou implantando em minha vida esse método e já estou colhendo os frutos e assistir seu vídeo só refrescou mais o assunto.
    Obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA