ou

Eis algumas dicas para destralhar regularmente o seu banheiro.

# Todos os dias, fique de olho na lixeira. Se você morar com mais de uma pessoa, pode ser que ela precise ser trocada diariamente. Inclusive, se você estiver ok em dedicar tempo a isso, é um bom hábito esvaziá-la diariamente.

# Mais de uma vez por semana, pode valer a pena trocar as toalhas. Mais uma vez, depende da quantidade de pessoas na sua casa.

# Uma vez por semana, dê uma olhada nos utensílios e produtos do dia a dia, para ver se estão vazios ou se precisa abastecer. O ideal é que você tenha sempre um produto reserva – não precisa mais do que isso. Para utensílios como: papel higiênico, algodão, cotonetes, o ideal é ter um pacote a mais, e não uma unidade.

# Brinquedos de crianças devem ser lavados semanalmente para tirar sujeira e possível lodo, senão você vai precisar jogar fora muito rápido (como qualquer coisa que a gente não cuide direito).

# Deixe exposto o que está em uso; guarde em armários, gavetas etc o que for apenas estoque.

Mesmo guardando algumas coisas, pode ser útil se perguntar:

  • Eu realmente uso isso?
  • Este item é duplicado?
  • Está na validade?
  • Este item facilita a minha vida ou a deixa mais agradável?
  • O espaço que ele ocupa vale a posse do objeto?

Sobre itens específicos:

Toalhas: Depende da quantidade de trocas. Toalhas de rosto e lavabo costumam ser trocadas mais vezes por semana. O ideal é que você tenha uma quantidade que dê para duas semanas. Toalhas de banho, você pode ter uma em uso e outra lavando. Eu gosto de ter uma terceira, pois se você não tiver secadora e pegar tempo úmido, pode ficar sem toalhas.

Produtos de maneira geral (shampoo, hidratante): Um em uso e um reserva. Compre um novo quando for para o reserva.

Acessórios para cabelo: Aqui a tendência é a bagunça se instalar. Procure usar modelos básicos no dia a a dia e guarde no quarto os mais enfeitadinhos para ocasiões especiais.

Produtos para limpar o banheiro: Vale a pena ter uma cestinha com o essencial para limpar o banheiro ali mesmo, sem ter que ir pegar na área de serviço. Atenha-se ao essencial.

Brinquedos de banho: Mantenha apenas os que estão sendo realmente usados.

Itens pessoais (absorventes, lâminas): A mesma regra anterior: um em uso, outro em estoque. Vale para pacotes.

O maior inimigo do banheiro acaba sendo quem gosta de comprar “produtinhos” novos, pois ficam em enorme variedade e quantidade, ocupando espaço de armazenamento. Se você não tiver problemas com espaço, não há o menor problema. Caso tenha um espaço pequeno, pondere.

Lembre-se de não armazenar no banheiro itens que sofram com a umidade, como medicamentos e maquiagens.

Thais Godinho
25/05/2017
Veja mais sobre:
2
Definição de tralha
O que essa foto do Steve Jobs em casa significa para mim
Dicas para uma casa minimalista e organizada

 

  1. Bruna 26/05/2017

    Eu tento manter meu banheiro sempre organizado e com pouquíssimas coisas. Ele é bem pequeno, então acabo conseguindo manter a organização. O problema é que não tenho box, então ele acaba sujando muito rápido! :/

  2. Patty 26/05/2017

    Adorei as dicas!!! Tenho banheiro pequeno e vou aplicar as dicas agora mesmo!!!🙏🏻