ou

Estou lendo o novo livro do Tim Ferriss (“Tools of Titans”) e quis trazer algo bem bacana que ele compartilha lá como um dia eficaz. Ele conta que não faz as coisas rápido e que já teve momentos da vida em que tudo estava dando errado, mas ter implementado essas dicas em um dia tornou tudo mais fácil. É uma abordagem diferente da que eu uso com o GTD, mas achei que seria interessante de compartilhar com vocês.

  1. Acordar pelo menos 1 hora antes de ter que ligar o computador. Ele diz que acha que os e-mails são “assassinos de mentes” (eu concordo e muito).
  2. Preparar um chá e se sentar com papel e caneta em mãos. Eu tenho substituído o café pelo chá há algumas semanas e tem sido ótimo.
  3. Escrever no papel de 3 a 5 coisas que estejam te preocupando ou chamando a sua atenção naquele momento como coisas que precisam ser feitas. Aquelas que estejam te deixando mais ansioso(a). Ou aquelas que talvez você tenha procrastinado.
  4. Para cada item, perguntar a si mesmo: “Se essa for a única coisa que eu fizer hoje, eu ficarei satisfeito(a) com o meu dia?”.
  5. Observar cada item para o qual você respondeu “sim” para a pergunta acima.
  6. Bloquear de 2 a 3 horas (uau!) para trabalhar em apenas UM dos itens da lista. Não é para fazer meia hora agora, parar um pouco, fazer uma hora depois etc. Não. É para bloquear um espaço de tempo único para finalizar aquele item.
  7. Se você se distrair, não se preocupe: volte ao foco da ÚNICA coisa que precisa fazer.

Ele diz que é assim que ele quebra seu impulso de procrastinar.

O que eu gosto muito nessa abordagem é:

  • Não abrir o computador ou ler os e-mails assim que começar a trabalhar, porque dessa forma você consegue ter uma noção melhor do que é mais importante e deve focar de verdade naquele dia.
  • Estabelecer uma meta para o dia. Perguntar-se “Se essa for a única coisa que eu fizer hoje, eu ficarei satisfeito(a) com o meu dia?”, do meu ponto de vista, é algo muito satisfatório e poderoso, e nos dá ânimo para saber que estamos movendo as coisas adiante.
  • Tomar chá. Sempre é bom tomar chá. 🙂

Não superestime suas demandas. Você é maior do que isso.

Thais Godinho
22/05/2017
Veja mais sobre:
Tim Ferriss
13
Editorial de setembro 2015: Priorize
O que são prioridades e como identificá-las
Editorial: Foque

 

  1. Luciana 22/05/2017

    Oi, Thais! Pensando sobre seu artigo e sobre essa frase final do Tim Ferriss fui procurar mais informações na internet e achei este artigo que tem tudo a ver: http://dharmalog.com/2017/01/04/manter-se-ocupado-e-uma-forma-de-preguica-sogyal-rinpoche/

    Obrigada pelos seus posts. Eles têm me ajudado a reavaliar minhas ações. Ainda tenho dificuldades em implementar mudanças, mas sigo tentando. Um beijo e parabéns!

    • Thais Godinho respondeu Luciana 23/05/2017

      Gostei muito. Obrigada pela contribuição!

  2. Claudia Coelho 22/05/2017

    Muito bacana!!! Este livro deve ser muito interesssante. Mas é um livrão, creio que não consigo ler no original. Adorei o post! Perfeito!

  3. Patricia 22/05/2017

    Thais…
    Sou sua leitora, seguidora… fã mesmo! Todos da minha família já te conhecem… rsrsrs
    Sou uma pessoa extremamente ansiosa… quero fazer tudo! E que tudo saia perfeito! Minha família tem o hábito de guardar coisas… eu tbem “era” assim… e agora estou melhorando… aos poucos… mas melhorando! rsrsrs
    Mas meus familiares tem mais dificuldade… primeiro dificuldade em aceitar que é acumulador, em aceitar que são desorganizados… como faço que eles aceitem a “organização”? Help me, please! rsrsrs… Beijossss ♥

    • Thais Godinho respondeu Patricia 23/05/2017

      Obrigada por comentar!

      Infelizmente não dá pra gente forçar ninguém a se organizar. O importante é a gente organizar a nossa parte e servir como exemplo, e ajudá-los caso peçam. <3

      Boa sorte.

  4. Aline 22/05/2017

    Nossa! Realmente interessante essa prática do “Um dia eficaz”. Obg Thaís por compartilhar.

  5. Hugo 22/05/2017

    Muito bom! Em um período muito produtivo, eu acordava e ia logo para academia. A motivação era comer a tapioca que vendia na lanchonete de lá. Ela que me fazia levantar e vencer o impulso de dormir mais um pouco, deixar a malhação para o dia seguinte… E assim que terminava de comê-la, fazia uma lista parecida com a do TIM, em um guardanapo que depois jogava fora. Escrever nele não servia para lembrar, mas para organizar a mente mesmo e começar o dia mais leve.

  6. Jaqueline 22/05/2017

    \Oi Thais!
    Adoro quando você escreve estes posts com resenha ou seus aprendizados de algum livro!
    Por coincidência, hoje eu usei essa técnica de reservar duas a três horas pra focar numa tarefa. Era uma atividade que eu estava procrastinando e deu super certo. Concluí e estou me sentindo muito bem comigo.
    Gratidão por partilhar esse texto gostosinho de ler.
    Boa semana!

  7. Organiza-se 23/05/2017

    Excelente conteúdo Thaís! Gosto muito do Tim Ferriss, para mim o essencial é o item:

    3. Escrever no papel de 3 a 5 coisas que estejam te preocupando ou chamando a sua atenção naquele momento como coisas que precisam ser feitas. Aquelas que estejam te deixando mais ansioso(a). Ou aquelas que talvez você tenha procrastinado.

    Obrigada por compartilhar 😉

  8. Camila Vieira 24/05/2017

    Li tomando um cházinho de maçã 😘🍵

  9. Annanda Sousa 26/05/2017

    Depois de ler esse seu post eu diminuí muuuito o café e troquei por chá.
    Foi muito legal 😀

  10. Renata 28/05/2017

    Adorei! Parabéns ! Obrigada!