Estou lendo o novo livro do Tim Ferriss (“Tools of Titans”) e quis trazer algo bem bacana que ele compartilha lá como um dia eficaz. Ele conta que não faz as coisas rápido e que já teve momentos da vida em que tudo estava dando errado, mas ter implementado essas dicas em um dia tornou tudo mais fácil. É uma abordagem diferente da que eu uso com o GTD, mas achei que seria interessante de compartilhar com vocês.

  1. Acordar pelo menos 1 hora antes de ter que ligar o computador. Ele diz que acha que os e-mails são “assassinos de mentes” (eu concordo e muito).
  2. Preparar um chá e se sentar com papel e caneta em mãos. Eu tenho substituído o café pelo chá há algumas semanas e tem sido ótimo.
  3. Escrever no papel de 3 a 5 coisas que estejam te preocupando ou chamando a sua atenção naquele momento como coisas que precisam ser feitas. Aquelas que estejam te deixando mais ansioso(a). Ou aquelas que talvez você tenha procrastinado.
  4. Para cada item, perguntar a si mesmo: “Se essa for a única coisa que eu fizer hoje, eu ficarei satisfeito(a) com o meu dia?”.
  5. Observar cada item para o qual você respondeu “sim” para a pergunta acima.
  6. Bloquear de 2 a 3 horas (uau!) para trabalhar em apenas UM dos itens da lista. Não é para fazer meia hora agora, parar um pouco, fazer uma hora depois etc. Não. É para bloquear um espaço de tempo único para finalizar aquele item.
  7. Se você se distrair, não se preocupe: volte ao foco da ÚNICA coisa que precisa fazer.

Ele diz que é assim que ele quebra seu impulso de procrastinar.

O que eu gosto muito nessa abordagem é:

  • Não abrir o computador ou ler os e-mails assim que começar a trabalhar, porque dessa forma você consegue ter uma noção melhor do que é mais importante e deve focar de verdade naquele dia.
  • Estabelecer uma meta para o dia. Perguntar-se “Se essa for a única coisa que eu fizer hoje, eu ficarei satisfeito(a) com o meu dia?”, do meu ponto de vista, é algo muito satisfatório e poderoso, e nos dá ânimo para saber que estamos movendo as coisas adiante.
  • Tomar chá. Sempre é bom tomar chá. 🙂

Não superestime suas demandas. Você é maior do que isso.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorHoje: LIVE no YouTube sobre como lidar com a sobrecarga
Próximo artigoOnde acompanhar a Thais e o Vida Organizada

Meu nome é Thais Godinho e meu guarda-chuva profissional engloba três temas: produtividade, organização pessoal e criatividade. As formas de operacionalizar esse trabalho que eu amo são essas: escrevendo no blog, publicando livros, estudando, ministrando cursos e fazendo atendimentos individuais, ajudando as pessoas a se organizarem. Você pode acompanhar minha trajetória pessoal e profissional neste blog, que existe desde 2006.

13 Comentários

  1. Thais…
    Sou sua leitora, seguidora… fã mesmo! Todos da minha família já te conhecem… rsrsrs
    Sou uma pessoa extremamente ansiosa… quero fazer tudo! E que tudo saia perfeito! Minha família tem o hábito de guardar coisas… eu tbem “era” assim… e agora estou melhorando… aos poucos… mas melhorando! rsrsrs
    Mas meus familiares tem mais dificuldade… primeiro dificuldade em aceitar que é acumulador, em aceitar que são desorganizados… como faço que eles aceitem a “organização”? Help me, please! rsrsrs… Beijossss ♥

    • Obrigada por comentar!

      Infelizmente não dá pra gente forçar ninguém a se organizar. O importante é a gente organizar a nossa parte e servir como exemplo, e ajudá-los caso peçam. <3

      Boa sorte.

  2. Muito bom! Em um período muito produtivo, eu acordava e ia logo para academia. A motivação era comer a tapioca que vendia na lanchonete de lá. Ela que me fazia levantar e vencer o impulso de dormir mais um pouco, deixar a malhação para o dia seguinte… E assim que terminava de comê-la, fazia uma lista parecida com a do TIM, em um guardanapo que depois jogava fora. Escrever nele não servia para lembrar, mas para organizar a mente mesmo e começar o dia mais leve.

  3. \Oi Thais!
    Adoro quando você escreve estes posts com resenha ou seus aprendizados de algum livro!
    Por coincidência, hoje eu usei essa técnica de reservar duas a três horas pra focar numa tarefa. Era uma atividade que eu estava procrastinando e deu super certo. Concluí e estou me sentindo muito bem comigo.
    Gratidão por partilhar esse texto gostosinho de ler.
    Boa semana!

  4. Excelente conteúdo Thaís! Gosto muito do Tim Ferriss, para mim o essencial é o item:

    3. Escrever no papel de 3 a 5 coisas que estejam te preocupando ou chamando a sua atenção naquele momento como coisas que precisam ser feitas. Aquelas que estejam te deixando mais ansioso(a). Ou aquelas que talvez você tenha procrastinado.

    Obrigada por compartilhar 😉

DEIXE UMA RESPOSTA