ou

Este post é o último da série que explica como conciliar os dois métodos.

FLY Lady é um método de cuidados com a casa – clique aqui para saber mais.
GTD é um método de produtividade – clique aqui para saber mais.

Computador em uma mesa com um caderno ao lado

O que é um control journal?

Trata-se de um fichário, caderno ou programa que você utiliza para inserir todas as rotinas e informações do método FLY Lady.

Eu recomendo sempre ter uma versão impressa, pois o acesso é mais fácil, especialmente se você morar com outras pessoas.

É interessante dividir as seções por cores e personalizar de modo que funcione para você. Que seja bonitinho. Que seja positivo. Essa é a função do control journal: funcionar para você!

Você não pode construir seu control journal em uma única noite. Muita coisa depende da sua própria vivência e você provavelmente irá alterar muitos dados com o passar do tempo. Vá com calma e fazendo o que puder.

Neste link, no site do método, você encontra ideias e modelos (em inglês) para integrar ao seu control journal.

Veja o artigo no blog: Como criar um control journal

O que é o sistema GTD?

Sistema é o conjunto de ferramentas que você utiliza para o gerenciamento integrado da sua vida utilizando o método GTD.

O control journal, então, seria parte desse sistema. Independente da ferramenta que você utilizar. Ele não substitui o sistema GTD – na verdade, faz parte dele.

Veja o artigo no blog: Sistema GTD

Outros textos que podem ser interessantes:

Com este post, contemplamos todos os assuntos que relacionam e mostram como integrar o método FLY Lady ao método GTD. Você pode encontrar todos sob a tag: FLY Lady e GTD.

Espero que essa série tenha sido útil! Se tiverem dúvidas, por favor, usem sempre os comentários, pois suas dúvidas podem ajudar outras pessoas também, ao serem respondidas. Obrigada!

Thais Godinho
19/04/2017
Veja mais sobre:
FLY Lady, FLY Lady e GTD
8
Baby Steps – Dia 3
Sugestões e dicas para o lanche das crianças na escola
Minha estratégia de execução atual com o GTD – Dezembro 2015

 

  1. Rose Guedes 19/04/2017

    Taís, eu reli alguns textos e aquele em que vc comenta sobre como ficou seu sistema quando ficou doente queria pedir uma ajuda. Passamos um susto essa semana com a saúde de meu esposo. Está tudo bem agora mas nós serviu de alerta pois percebemos que nosso sistema não está compartilhado o suficiente. Ele cuida de certas áreas eu de outras e vamos bem. Mas, com dois filhos pequenos, 3 e 6 anos, ficamos meio apavorados pensando na ausência de um de nós, doença ou morte. Não é um assunto legal, mas , o que podemos fazer para garantir, numa eventual perda ou doença, certa tranquilidade para cuidar financeiramente das crianças? Vc sugere algo específico? Vc é empreededora e mãe, sabe como são essas preocupações e queria sugestões mesmo, investimento, não sei.
    Hj temos uma reserva financeira, era para a troca do carro, mas hj penso se não teriamos que ter algo em separado. Enfim, estamos estudando formas de seguir sempre, cuidando dos pequenos, garantindo a segurança deles, mas o susto me mostrou que ainda é insuficiente.

    • Thais Godinho respondeu Rose Guedes 19/04/2017

      Vale a pena ter uma pastinha física com as informações úteis nesse caso. recomendo ser física porque todos têm acesso.

  2. FRANCIELE 19/04/2017

    Oi Thais, costumo ler seus posts via email email no celular, e o modelo como chega é ruim para ler no celular, será que vc pode alterar alguma coisa no formato para facilitar a leitura em celular e tablet?
    Alguns emails de posts de blogs ficam mais fáceis para ler, mas, sinceramente não sei o que eles fazem, deve ser algo na configuração quando você escreve o post.
    De qualquer forma, estão sendo muito úteis para minha vida mesmo com a dificuldade de leitura em dispositivos móveis 😀
    Abs

    • Thais Godinho respondeu FRANCIELE 19/04/2017

      Obrigada, Franciele. O layout do blog é responsivo sim. Que sistema operacional tem em seu celular? Aí posso verificar o que pode ser. Obrigada!

      • FRANCIELE respondeu Thais Godinho 19/04/2017

        Thais,
        Eu leio tanto no meu celular (windows phone) quando no ipad, e ambos no meu email do gmail, o layout do gmail é igual para todos os dispositivos que uso, mas também já encaminhei o email com seu post para meu outlook e também tive a mesma dificuldade, o texto vai além da tela (“foge” para a direita) e é preciso ficar movendo o texto ou a barra para ler tudo. Normalmente, os textos de blogs aparecem no email de forma que o texto inteiro seja possível de ler sem precisar usa a barra de rolagem. Será que á forma que é escrito?
        Testei clicando no link do titulo e abrindo direto do blog, daí o texto aparece de forma fácil para ler.

        • Thais Godinho respondeu FRANCIELE 19/04/2017

          Obrigada por compartilhar. Quando você acessa o blog para ler o texto aparece direitinho?

  3. Simone 22/04/2017

    Adorei o texto Thais muito bom. Seu trabalho é excelente😚

    • Thais Godinho respondeu Simone 22/04/2017

      Obrigada!