ou

Recentemente li o novo livro da Patricia Lages, “Lugar de mulher é onde ela quiser”, e gostaria de fazer uma resenha aqui para o blog. Já adianto que gostei muito do livro e recomendo para mulheres que trabalhem e/ou empreendam. Traz muitas dicas e orientações que teriam sido diferenciais no meu caminho se eu tivesse lido quando estava começando a trabalhar como PJ e a prestar serviços para pessoas e empresas diferentes.

O livro é dividido em duas partes: “Encontre seu lugar” e “Conquiste seu espaço”.

A primeira parte é dedicada à pavimentação do negócio e de você como empreendedora. O que é empreender, como saber se você tem o perfil, sobre ser especialista e ao mesmo tempo ter que ter multifunções, o que pode te impedir de crescer, como organizar o tempo, principais desafios, o impacto do empreendedorismo no relacionamento e muito mais.

Quando eu terminei essa primeira parte, fiquei muito impressionada como ela conseguiu ir em pontos-chave e que farão bastante diferença em qualquer empreendedora que o leia. Sabe, estamos mudando o mundo. E tudo é muito novidade não só para a gente quanto para as pessoas ao nosso redor, especialmente parceiros e crianças.

Na segunda parte, ela fala sobre a organização da empresa em si para que você decole: como começar, erros comuns, como administrar o seu negócio, como administrar as finanças da empresa, como conhecer o seu cliente, modelo canvas (!), branding, marketing no geral, relacionamentos com clientes e outros assuntos relacionados.

O capítulo final, “Você não está sozinha”, foi como um suspiro sincero de apoio. Terminei pensando: “que livro!”.

Sou suspeita para falar do trabalho da Patricia porque gosto muito de todos os seus livros anteriores (todos best-sellers, a saber: Bolsa Blindada 1 e 2 e Virada Financeira). Mas esse é sensacional. Nós, mulheres empreendedoras, precisávamos de um livro assim. Minha única reclamação é que eu não queria que a leitura acabasse! Eu poderia ler mais umas 200 páginas escritas pela Patricia sobre esse tema.

Traz orientações e reflexões mas também dicas práticas, tipo prints de planilhas, sabe? Mostrando ali, mão na massa, como fazer. Eu gostei muito e acredito que será útil demais para quem simplesmente não tem onde buscar orientações similares. Muitas vezes, a empreendedora é a primeira da família a abrir e tocar uma empresa. Pode ser algo muito solitário e com muitas cobranças.

Obrigada, Patricia, por um livro tão bacana. E você, que está lendo este post: já leu o livro? Por favor, deixe um comentário dizendo se gostou. Obrigada!

Thais Godinho
08/04/2017
Veja mais sobre:
Livros
4
Livro: “Lugar de mulher é onde ela quiser” (Patricia Lages)
Como manter o mindset empreendedor e superar a crise

 

  1. Manuela 08/04/2017

    Ótima resenha! Eu comprei todos os livros da Patrícia no final de março e os recebi essa semana. Já terminei de ler o Bolsa Blindada e estou lendo simultaneamente o Bolsa Blindada 2 e o Virada Financeira. Fiquei impressionada com a leveza na escrita, embora ela fale com muita propriedade sobre todos os assuntos relacionados às finanças e organização financeira. O último livro que lerei será o da sua resenha de hoje. Não tenho interesse nenhum em ser empresária, mas com certeza me acho uma empreendedora. Portanto, sei da importância desse livro para todas as mulheres.

  2. Érica Rodrigues 09/04/2017

    Já li e gostei muito. Embora seja professora e não pretenda empreender no sentido de ter um empresa as dicas são válidas para qualquer pessoa. Tenho os outros livros e gosto desse tom de conversa dos livros da Patricia. Vale a pena ler.

  3. Natalia Raposo 10/04/2017

    Olá Thais, ótima resenha! Também já li o livro e achei ótimo, sou empreendedora há 11 anos e mesmo assim o livro trouxe muitas dicas que nunca tinham passado pela minha cabeça, além de ter uma linguagem leve e bem humorada.

  4. Nayara 11/04/2017

    Que especial, Thais!

    Fiquei tentada não só a ler este como os outros da Patrícia Lages. Obrigada pela excelente resenha!