ou

A Páscoa é um feriado cristão, com raízes pagãs, e celebrado por pessoas no mundo todo. Além do apelo religioso, promove um final de semana prolongado, iniciando na Sexta-Feira da Paixão. Vamos ver algumas dicas para organizar a vida nesse feriado?

Vá de chocolate

Aqui no blog nós já publicamos receitas que levam chocolate e que fogem um pouco do furor dos ovos caros. Que tal tentar algo diferente? Seja para você, para a sua família ou para dar de presente, a associação da Páscoa com o chocolate é evidente. Pode ser que você queira aproveitar.

Curta sua religião

Eu acredito que esses feriados religiosos sejam uma boa oportunidade de se reconectar ou se conectar ainda mais com a sua religião e/ou espiritualidade. Aproveite para participar das celebrações, estudar, ter seus momentos de silêncio, meditar/rezar/orar ou simplesmente curtir o espírito da ocasião. Talvez você perceba até que está sentindo falta de ter mais disso no seu dia a dia.

Faça uma boa Revisão Semanal

Nada como um feriado na sexta-feira para fazer uma bela Revisão Semanal. Se você não for trabalhar, utilize o guia do blog para revisar todo o seu sistema e voltar triunfalmente ao método GTD, caso sinta que tenha saído dos trilhos.

Declare o Imposto de Renda

Se ainda não o fez, faça nesse feriado. O prazo final para a declaração é no dia 28, mas deixar para a última hora sempre é mais estressante e pode gerar ansiedade. Veja aqui como fazer.

Separe roupas para doar

Vale a pena revisar constantemente seu guarda-roupa para manter apenas as peças que realmente usa, gosta e ficam bem em você. Um feriado sempre pode ser um bom dia para fazer isso. Se você tiver dificuldade em garantir o comprometimento, agende com uma instituição de caridade para ir buscar as roupas em sua casa na semana seguinte. Assim, você não deixará de fazer essa separação.

Limpe a casa

Não sou muito fã de dedicar toda semana um dia inteiro para limpar a casa, mas sou a favor de faxinas física-espirituais de imersão de vez em quando. A Páscoa é uma boa época para isso, especialmente porque (em algumas regiões do Brasil) o frio está chegando com mais intensidade. Pode ser uma boa se livrar do pó, lavar os pisos e paredes, enfim, fazer aquela faxina caprichada.

Leia mais

procure dedicar mais tempo à leitura e menos ao computador ou qualquer outra tela. Nada contra! Não sou dessas pessoas que acham que “precisamos desligar o wifi e conversar entre nós”, apesar de isso ser ótimo. Acredito na relação saudável com a tecnologia. Porém, é inegável que ficar um tempo offline, no dia a dia, pode parecer difícil. Eu ouço muito isso das pessoas: “não tenho tempo para ler no dia a dia”. Oras, aproveite o feriado. Coloque em dia a sua leitura ou escolha um novo livro ótimo para ler.

Acredito que você já tenha boas ideias para aproveitar o feriado da Páscoa! Aliás, me conte nos comentários: quais são seus planos? Será que vocie já tinha planejado fazer alguma das coisas que estão na lista acima?

Thais Godinho
07/04/2017
Veja mais sobre:
Páscoa
6
5 dicas para deixar sua casa em clima de primavera
Para que servem as cozinhas?
O que sua casa significa para você?

 

  1. Thiago 07/04/2017

    É errado dizer que a páscoa tem “raízes pagãs” (não que você seja, masos detratores da religião cristã adoram dizer esse tipo de coisa). A páscoa tem origem no judaísmo. É a comemoração da libertação do povo judeu do Egito, muitos séculos antes de Cristo. Depois os cristãos entenderam que isso era um símbolo para a passagem (páscoa significa passagem) da morte para a vida, ou seja, da ressurreição de Cristo no domingo de páscoa. Essas coisas de ovos de chocolate e coelhos foram adicionados MUITO mais tarde, por tradições diversas. Ou seja, nada de “raízes pagãs”.

  2. Grasiela 07/04/2017

    Nossa Thaís, nem tinha pensado que eu poderia “planejar” o final de semana do feriado desta forma.
    Eu tinha pensando em fazer algumas coisas que você citou, mas agora consigo pensar nas atividades de forma mais motivante.
    Adorei as dicas! Muito Obrigada!

  3. Flavia 07/04/2017

    Otimas sugestões!!! Principalmente a que se refere a se reconcetar ou concetar-se ainda mais seu lado espiritual. Vivemos em um mundo capitalista, muito corrido e, por vezes, esquecemos de alimentar nosso espirito. Precisamos de paz interior e buscar alimentar nossa fé….
    Abraços

  4. Ana Paula 07/04/2017

    Vou faxinar a alma! Viajar com a família é tudo de bom, mesmo com chuva rs.

  5. Amanda Pereira 11/04/2017

    Já planejei faxinar a casa e separar algumas roupas!!

  6. micileide 11/04/2017

    todas as dicas são maravilhosa.obrigada pelas dicas e feliz páscoa para você e sua familia