ou

Um novo aplicativo para projetos e tarefas tem sido citado em algumas redes sociais e eu resolvi criar uma conta para fazer um teste e mostrar aqui para vocês. O nome dele é Task World e você pode testar a versão grátis durante 15 dias. Tem em português!

Você pode fazer login com a sua conta do Google, o que eu sempre acho ótimo em qualquer ferramenta porque não gosto de perder tempo com o cadastro.

Você pode criar “espaços de trabalho” e, dentro deles, projetos e tarefas. de cara, achei muito parecido com o Trello. Tem até o mesmo formato de canvas e de arrastar tarefas para os blocos ao lado. E eles até oferecem a configuração de importação dos quadros do Trello. Que ousados! rs

Um ponto diferente que já se vê logo ao iniciar o manuseio é que, ao criar um projeto, você pode escolher entre alguns templates. Achei isso um diferencial interessante. Ou seja: você pode escolher se quer visualizar o projeto em modelo Kanban, por departamentos, por equipe, por dia útil ou até com uma configuração em branco para personalizar como quiser. Se tivesse um template de GTD, ganharia meu coração, mas não tem.

Um recurso que achei muito interessante é que ele mostra a linha do tempo do projeto, como se fosse um cronograma. Basta clicar no menu superior, dentro do projeto.

Além da linha do tempo, você pode clicar em “análise” e ver tudo o que foi feito do projeto. 😱 Isso é absolutamente incrível e dá uma visão excelente, especialmente para gestores.

Outros recursos interessantes dentro do projeto são a possibilidade de subir arquivos e de conversar via chat.

Eu criei um projeto fictício só para mostrar como fica a visualização. Em ordem: tarefas, linha do tempo e análise:

Outra coisa legal é que, se você clicar em “visão geral”, no menu principal, o Task World te dá uma visão geral mesmo de tudo o que você precisa fazer dentro daquele painel de controle.

Se todo mundo preencher o cadastro direitinho, dá para clicar no nome da pessoa e ver informações sobre ela, além de atribuir tarefas.

Dentro de cada tarefa, você consegue atribuir uma série de parâmetros que geralmente encontramos já em outros programas similares, como prazo, responsável e etiquetas. Você também consegue personalizar a cor da etiqueta e atribuir “pontos” àquela tarefa (ou seja, você pode ter tarefas com pontuação menor ou maior, o que pode ser um recurso interessante se você trabalha com bônus e recompensas na sua empresa, por exemplo).

Achei que o programa tem uma interface amigável, dedutiva, e as carinhas e cores ajudam a tornar o visual mais agradável, sem deixar de ser um ambiente sóbrio. Ou seja, funciona para uma agência de publicidade mas também para um escritório de advocacia.

O preço varia de acordo com a quantidade de usuários que você queira inserir no sistema. Para um único usuário, o plano anual custa 96 reais (cerca de 8 reais por mês). Não consegui escolher a opção de pagamento mensal para ver a diferença.

Veredito

Uma boa ferramenta para gestão de equipes que precisam de uma mãozinha na parte do controle de prazos e responsabilidades. Para equipes com mais autonomia, vale testar e tirar suas próprias conclusões.

A possibilidade de separar os espaços de trabalho é uma boa para quem trabalha com diferentes equipes e não quer que todos tenham acesso a tudo.

Para GTD, funcionaria especialmente bem para planos de projetos mais complexos, tanto individuais quanto em equipe. Eu usaria em vez do Asana ou do Basecamp, por exemplo.

Você já testou esse programa? Poste nos comentários.

Thais Godinho
31/03/2017
Veja mais sobre:
Task World
5
Guia do Vida Organizada para aplicar o GTD no Todoist – Parte 3
Packing Pro, o aplicativo para organizar suas viagens
Planeje seus deslocamentos

 

  1. MARCO ANTONIO BEZERRA 31/03/2017

    Uma dica para testar e free….. https://www.flock.co

  2. Mariana 31/03/2017

    Adorei a ferramenta! Faço MBA em Gerenciamento de Projetos e achei que a ferramenta é ideal para projetos de médio porte, com equipe e cliente a quem prestar contas. Para pequenos projetos pessoais usando o modelo de planejamento natural proposto pelo David Allen, talvez seja excessivo, mas no meu trabalho certamente será útil. Obrigada!

    • Thais Godinho respondeu Mariana 31/03/2017

      Obrigada por comentar!

  3. Carla Velloso 31/03/2017

    Thaís, que tal entrar para o ramo de app?? Adoraria ter um app específico para o uso do GTD. Fica a dica! 😉

    • Thais Godinho respondeu Carla Velloso 31/03/2017

      O que o GTD ensina é a não usar uma ferramenta específica, seria contrasenso. 😉