ou

No final deste mês, eu tenho alguns lembretes no meu calendário que me ajudam a revisar o mês e o trimestre que estão acabando, além de planejar o mês de abril e o trimestre seguinte. Neste post, vou mostrar como estou fazendo atualmente.

No meu calendário, tenho lembretes para os dias 27 e 28 de março e 1 de abril, assim:

Dia 27

  • Planejar o mês que vem
  • Planejar o próximo trimestre

Dia 28

  • Revisar pendências do mês
  • Revisar o trimestre que está acabando

Dia 1

  • Revisar o mês que acabou

Cada um desses itens me remete a checklists que tenho no meu Evernote para cada um dos “tópicos” (planejar, revisar). Então, no dia correspondente, eu abro o evento (marcado como “dia inteiro”, para ficar acima dos horários do dia) e abro o link no Evernote.

O que tem em tais checklists? Cada vez que eu reviso, tenho a oportunidade de personalizar essas listas, então vou adaptando e moldando cada vez mais para ficarem personalizadas à minha vida, o que recomendo que você também faça. Vou colocar aqui alguns tópicos que estão em todas atualmente, mas sugiro fortemente que você busque criar as suas pensando na vida que quer criar para você e na sua rotina, pois só assim ela terá eficácia. O pensamento deve ser: o que preciso fazer para tirar isso da minha mente? Sempre.

Checklist para planejar o mês

Tem coisas como: ver quantos treinamentos tenho agendados, quando vou viajar a trabalho, sessões de coaching planejadas, shows da banda do meu marido, eventos e provas na escola do nosso filho, reuniões diversas, filmes que eu quero ver no cinema, pessoas que eu gostaria de encontrar, dias para deixar mais livres porque geralmente são mais cheios etc.

Checklist para planejar o trimestre

Tem coisas como: analisar compromissos já agendados, ver que projetos preciso concluir, quanto eu quero guardar de dinheiro, como está a construção do meu negócio (estabelecimento de metas), coisas a fazer dependendo da nova estação etc.

Checklist de pendências do mês

Tem coisas como: verificar se todas as contas foram pagas, geração de notas fiscais e compromissos desse tipo que posso recuperar antes do mês acabar.

Checklist para revisar o mês

Tem coisas como: revisão das minhas áreas de foco, busca de novos projetos, além de um registro do meu estado de espírito de maneira geral.

Checklist para revisar o trimestre

Ao final do último mês do trimestre, reviso como caminharam meus objetivos, meus projetos, os livros que li, como estão as minhas finanças etc.

Checklists são maravilhosos para dar suporte à vida que nós já temos, não para inserir coisas que ainda não fazem parte da nossa vida. Se quer que algo seja realidade, talvez antes você tenha um projeto.

Ter esses pequenos gatilhos no meu calendário me ajuda bastante a revisar esses tópicos.

Saiba mais sobre checklists

Thais Godinho
27/03/2017
Veja mais sobre:
Checklists
6
Listinha básica de cosméticos e maquiagem e minha rotina diária de beleza
Estou diminuindo um pouco o ritmo
Administrando o guarda-roupa

 

  1. agradeço por essa postagem! confesso que no final do mês acabo me esquecendo de rever as checklists, e o mês começa meio desorganizado. não tinha pensado em inserir essas revisões no calendário, vou fazer isso já.

    você classifica esse tipo de checklist como por frequência?

    • Thais Godinho respondeu fabíola de andrade borges 28/03/2017

      Postei hoje no blog um texto onde mostro a organização atual. Por favor, dê uma olhada. Já organizei por frequência, hoje organizo por assunto.

  2. Viviane 28/03/2017

    Amei o post! <3 .. bem escrito como sempre. Acompanho o seu blog desde de 2012. Uso o GTD desde 2014. E sou apaixonada por check list. Acho que estas revisões além das semanais, as mensais , as trimestrais, anuais.. são fundamentais. Fazem com o que a gente mantenha o otimismo. Tenho foco!!!

    • Thais Godinho respondeu Viviane 28/03/2017

      Obrigada!

  3. Tiago M. 28/03/2017

    Esse é um hábito que ainda preciso incorporar nas minhas revisões. Obrigado por compartilhar. Altas ideias aqui.

  4. Simone Menezes 01/06/2017

    Passei aqui nos comentários só pra dizer que amo esse post! Tenho ele impresso. Estou aprendendo mais a cada mês! Obrigada Thais!