Muitas pessoas me perguntam se o Trello é uma boa ferramenta para o GTD. De modo geral, qualquer ferramenta que dê para criar listas serve para o GTD. A DAC (David Allen Company) propõe uma estrutura básica a ser aplicada em qualquer ferramenta, baseada nos princípios do GTD. Fiz essa instalação e compartilho com vocês neste post.

Vale lembrar que a complexidade do uso de qualquer ferramenta vem do uso que você faz dela. À medida que você vai inserindo mais informações, o seu sistema deve ser simples e intuitivo de navegar, para não complicar a sua vida.

O Trello lida com “equipes” e “quadros”. Crie uma “equipe” chamada GTD para inserir o que for relacionado ao seu sistema e, dentro dela, crie os “quadros”: Projetos & Ações e Referência. Você pode criar outros depois, se quiser, mas recomendo começar com esses.

Quadro Projetos & Ações

Exemplo de Assuntos a Tratar, quando clico no “cartão” com o nome da pessoa

A ideia é criar checklists dentro de cada cartão para listar os assuntos a tratar. Essa estrutura pode ser aplicada em todas as outras listas para detalhamentos diversos.

Exemplo de projeto

Quadro Referência

Exemplo de checklist

Quadro: Horizontes mais elevados

Qualquer dúvida, deixe um comentário. Espero que o post seja útil.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDomingo eu quero ver… o domingo passar
Próximo artigoEm que fuso horário você está?
Meu nome é Thais Godinho e meu guarda-chuva profissional engloba três temas: produtividade, organização pessoal e criatividade. As formas de operacionalizar esse trabalho que eu amo são essas: escrevendo no blog, publicando livros, estudando, ministrando cursos e fazendo atendimentos individuais, ajudando as pessoas a se organizarem. Você pode acompanhar minha trajetória pessoal e profissional neste blog, que existe desde 2006.

12 Comentários

  1. O Trello é visualmente bonito e intuitivo, mais fácil do que muitas outras ferramentas. Usei GTD nele em um lugar que trabalhei, mas apenas para coleta, ações, itens delegados e projetos. A equipe inteira aprovou e começou a usar bem rápido. Horizontes 2 pra cima, só no meu sistema pessoal. Uma prova de que dá para usar GTD sem usar o nome GTD. Parabéns pelo post!

  2. A visualização do Tello é ótima, mas só em telas maiores. Em um smartphone, fica equivalente aos outros apps de gerenciamento de listas. Ainda prefiro o Todoist.

  3. Olá Thais não sei se é problema do meu celular, mas acredito q não pq acesso vários sites, no menu no canto esquerdo do site não está funcionando para Android… Ah aliás parabéns pelo blog. Eu já acompanho a muito tempo. Sempre q tenho dúvidas sobre o GTD leio novamente seus artigos.

  4. Estou usando o Trello desde o começo do ano e ele tem funcionado muito bem, principalmente para a caixa de entrada. Também criei um quadro para minhas metas do ano, estão separadas por trimestre, tenho certeza que esse ano será produtivo. rs

  5. Surgiu muitas dúvidas como por exemplo onde fica a caixa de entrada? Fica fora do aplicativo? Para usar só a versão móvel ainda é recomendável? O último tópico (com horizontes, visão etc.) poderia também ser abordado.

    • Oi Douglas, tudo bem?

      A sugestão do post é para o Passo 3: Organização.

      Para a caixa de entrada, você pode criar um novo quadro de captura, sem problemas. Tem muita coisa em termos de personalização que aí depende do uso da pessoa mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA