Eu nunca liguei muito para o que dizem a respeito de o ano começar depois do Carnaval, mas este ano eu vi isso muito de perto. As pessoas de modo geral estão tão desgostosas de tudo o que tem acontecido politicamente e economicamente no Brasil que resolveram curtir os feriados de início de ano e o Carnaval para valer. Praticamente todo mundo com quem conversei falou a frase “depois do Carnaval eu começo a ver isso”. Então, se você também esperou até aqui para começar a fazer algumas coisas, seja bem-vindo(a).

Aqui no Vida Organizada nós iniciamos um especial de planejamento do ano novo ainda em outubro, com a ideia de fazer deste ano algo mais artesanal, que você pudesse construir de acordo com o estilo de vida que quer ter. Há alguns dias, falamos também sobre a revisão desses planos no primeiro e para o segundo trimestre do ano. A ideia não é engessar a vida – apenas cuidar do tempo que temos, garantindo que não estejamos deixando de fazer coisas que, mais tarde, nos arrependeríamos.

Se você deixou para começar a pensar no ano novo apenas agora, você perdeu dois meses do ano, e muita coisa pode ser feita em dois meses! Não quero dar bronca em ninguém – quero apenas alertar para o fato de que muitas vezes nos deixamos cair em convenções comuns como “o ano novo começa só depois do Carnaval” e isso impacta a nossa vida sem nem a gente perceber. É uma crença limitante.

Os posts deste mês no blog já estão devidamente planejados e sendo produzidos para te inspirar a se organizar cada dia um pouquinho mais. Falaremos sobre esse tepo de renovação depois do Carnaval, mas também sobre cuidados com a casa, alimentação, saúde, estudos, carreira, produtividade e tudo o mais que você adora ver por aqui.

Então bora lá! Vamos fazer de março não apenas o mês da renovação, mas também da anti-procrastinação! Que seja um mês muito bem-vindo a todos nós.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFLY Lady e GTD: Zonas da semana
Próximo artigoChecklist de Março
Meu nome é Thais Godinho e meu guarda-chuva profissional engloba três temas: produtividade, organização pessoal e criatividade. As formas de operacionalizar esse trabalho que eu amo são essas: escrevendo no blog, publicando livros, estudando, ministrando cursos e fazendo atendimentos individuais, ajudando as pessoas a se organizarem. Você pode acompanhar minha trajetória pessoal e profissional neste blog, que existe desde 2006.

11 Comentários

  1. É galera, agora 2017 começou de verdade e não tem mais desculpas para deixar as coisas pra depois. Desejo boas vibrações a todos para que a gente consiga por em prática tudo o que planejamos. Com foco e dedicação, chegaremos lá.

  2. Adorei a proposta! Vamos lá! Adoro este blog e todos os dias passo aqui sem exceção! vamos juntos fazer 2017 melhor ainda!
    Bjs Thais!

  3. Boa tarde

    Ainda bem que nao sou assim…..Depois não entendem pq a vida delas é virado em problemas…… =/

  4. Oba!! esse post me deu ânimo! Estou focada desde o início do ano, mas estou precisando renovar as ideias.
    Obrigada

  5. Verdade Thais. Temos mesmo essa mania.
    Resolvi me educar financeiramente esse ano e só agora no carnaval tive tempo de organizar minhas finanças pessoais em uma planilha. Apesar de estar 2 meses atrasadas, espero que seja um ano lindo. Pretendo me dedicar a ter as férias do sonho e finalizar o ano sem tantas dívidas.
    Seu blog me inspira sempre!

  6. Sempre detestei essa ideia de que o ano só começa após o carnaval. Enrola não só a vida de quem pensa assim, mas de quem está ao redor também.

  7. Olha, no meu caso, o ano realmente vai começar MESMO após o carnaval, pois amanhã vai nascer meu primeiro filho 🙂 Porém, em janeiro e fevereiro eu me organizei (com o GTD, claro) para melhorar vários aspectos da vida da minha pequena família antes dele nascer. Exemplo: melhorias no funcionamento da casa, melhorias financeiras (cancelamento de gastos desnecessários), documentações, executei o máximo de próximas ações possível dentro dos projetos, passei varias coisas para a lista “algum dia/talvez””, etc. Tudo para que eu possa me dedicar muito ao bebê nos primeiros meses. Como sou mãe de primeira viagem, não vejo como planejar os próximos meses, pois não tenho a experiência de lidar com a revolução que a maternidade pode trazer, então optei por deixar minha vida “em aberto” a partir de março. Inclusive, Thais, seria legal saber sua visão sobre a experiência de conciliar este mundo novo da maternidade com os projetos em andamento e como planejar um cenário futuro quando este é totalmente desconhecido.

  8. Pensamento proativo e bola pra frente. Obrigada por partilhar ensinamentos sao frutos da sua experiência, querida Thays.

  9. Essa ideia de que o ano só começa depois do carnaval sempre e incomodou, porque eu, como a maior parte da população começamos o ano, de fato, na primeira semana do ano e isso tem sido assim há 30 anos na minha vida profissional. Mas neste ano, de fato houve um fenômeno que vai além da procrastinação, as pessoas estão mais desanimadas e não começaram o ano com o “gás” que a gente sempre percebe em janeiro. Infelizmente está sendo um período de desesperança, mas vamos lá superar isso e começar a fazer acontecer!!! Afinal, antes março do que nunca né? Bom ano a todos!!!

  10. Querida Thais, o meu ano começou no dia 01.01.2017, assistindo o seu curso maravilhoso de organização para blogueiros e literalmente debulhando o material do curso. Estou muito feliz com o resultado que essa reflexão causou no meu dia a dia, e estou ansiosa para falar sobre isso no blog (esse mês sai!). Meu plano era só falar depois de vivenciar o que havia planejado para meu novo ano, só que você com esses posts, só provoca! Nunca fiz meu ano começar com tanta energia como em 2017! Obrigada por você existir e transformar a nossa vida!

DEIXE UMA RESPOSTA