ou

Resiliência foi o meu lema em 2016. Desde o início do ano, eu já previa alguns acontecimentos que me tornariam bastante resiliente ao longo dos meses. E foi como aconteceu. Tanto que, em outubro, eu “encerrei” (mentalmente) meu ano de 2016 e comecei a planejar 2017, pois eu queria que ele fosse diferente de 2016 em muitos aspectos. E, só como um retorno aqui para vocês, têm sido ótimo fazer assim. As mudanças que tomei foram significativas e eu me sinto orgulhosa por ter assumido a responsabilidade pelas consequências delas.

Para 2017, ou até para o fim do meu ano pessoal (final de setembro), meu lema é mente como água. A água reage aos acontecimentos de maneira apropriada – se você jogar uma pedrinha, ela reage à pedrinha; se acontecer uma tempestade, ela reage à tempestade. Ao mesmo tempo, quero tranquilidade. É um ano de colocar as pedras no lugar. De buscar estabilidade. De consolidar coisas legais que eu já venho construindo. De pesquisar. De me conhecer. De aprofundar meus conhecimentos. De melhorar meu trabalho. Minha saúde. Meus relacionamentos. Minhas habilidades.

Sabem, os últimos anos foram de grandes conquistas. Conquistei em menos de dois anos o que muitas pessoas não conquistaram uma vida inteira. E tudo isso teve um preço sim, para o lado bom e para o lado ruim. O saldo final é de coisas boas, mas quero arrumar aquilo que não está legal. Não tenho postado tanto sobre assuntos pessoais aqui no blog porque, quanto maior a exposição, maior o número de anônimos com comentários ofensivos, e não preciso disso.

Não vou me estressar, vou focar em coisas boas todos os dias, quero dar risada, quero ter tranquilidade, vou tomar mais decisões com base em quem eu sou. Coerência, enfim. Isso é muito forte para mim e, este ano, o foco vai ser em deixar minha mente tranquila assim para eu poder fazer tudo isso.

E o seu lema para 2017, qual tem sido? Como estão as coisas até aqui?

Thais Godinho
02/02/2017
Veja mais sobre:
47
Por que terapia é importante?
Dormir menos e produzir mais! Desafios de um sono polifásico
Mente como água é o meu lema em 2017

 

  1. Carol 02/02/2017

    Bom dia!!!!
    Legal sua decisão para este ano, mas só para constar que eu gosto quando você fala da sua vida pessoal.
    Assim conseguimos perceber que é algo aplicável, que você é uma pessoa de carne ,osso e sentimentos.
    Eu não concordo 100% com seus posts, mas quando não concordo não significa que preciso ofender, afinal somos diferentes, de culturas diferentes. Mas quando eu amo, trago para minha vida.
    As pessoas precisam aprender a hora de OUVIR e a hora de FALAR, sem criticar quando quem fala é o outro.
    A velha história de que a opinião alheia só é certa se é igual a minha.
    Bjus!!

  2. Ana 02/02/2017

    Amei esse post! Justamente o que estou tentando construir em 2017: MENTE COMO ÁGUA. E é muito bom perceber que tá dando certo 😉 Aqui e ali algumas dificuldades, mas sempre assumindo a responsabilidade pela minha vida. Sou sua fã, Thais. Que vc continue sendo esse farol que me ajuda a enxergar o caminho com mais nitidez e foco. Sucesso e serenidade! Bjs

  3. Kerolen de Almeida 02/02/2017

    Thaísss estou lendo um livro do David Allen de Produtividade Pessoal ( A Arte da Produtividade sem Stress) e em uma parte ele fala exatamente isso da mente como a água, adorei o post, adoro ler seu blog ele me ajuda a tranquilizar a vida !!

  4. Evelyn dos Santos Mata 02/02/2017

    Acho que meu lema vai continuar sendo o de 2016. Sem querer, coloquei uma capa no facebook, que refletiu o que vivi em 2016 e acredito que continuarei a viver em 2017: stay strong.

    Terei de ser bastante forte pra aguentar todos os desafios que já estão batendo a porta e ficarão comigo até pelo menos setembro…

    • Thais Godinho respondeu Evelyn dos Santos Mata 02/02/2017

      Força!

  5. Dani 02/02/2017

    O meu lema pra 2017 está sendo Força, Foco e Fé 🙂

  6. Stefanie 02/02/2017

    Parabéns Thais, adorei a nova cara do blog! Ter a mente tranquila é essencial, ajuda a curtir aquilo que já conquistamos e buscar o que ainda nos falta, com serenidade!! Também estou nessa busca no ano de 2017. Beijos

  7. Juciany 02/02/2017

    Bom dia, Thais!
    Sei que alguns comentários trazem uma energia pesada e desnecessária para vida, mas quero deixar registrado o quanto postagens como essa me emocionam, você toca a alma das pessoas com seus textos. Sinto uma alívio e um afago lendo textos assim…
    Sua missão é grandiosa. Grata por compartilhar conosco!
    Bjus
    Juciany

    • Thais Godinho respondeu Juciany 02/02/2017

      <3 <3 <3

  8. Fabiana Pinheiro 02/02/2017

    Meu lema para 2017 é estar presente em tudo o que eu fizer. Tenho a mania de tentar consertar o passado e viver sonhando com o futuro.

  9. Franceline Rodrigues 02/02/2017

    Ei, Thaís; A partir do seu post, penso que meu lema em 2017 não pode ser outro que não seja a DISCIPLINA, já que é coerente com a minha vida nesse momento de muito trabalho, conclusão de estudos e reflexão sobre projetos futuros. Abraços e gratidão;

  10. ana soares 02/02/2017

    Eu estou amando num grau essas últimas postagens… <3

  11. Letícia Moraes 02/02/2017

    Thaís, você é uma pessoa linda e não precisa disso mesmo não. Que venham muitas coisas boas ainda, pode contar comigo também, que sou sua fã! Quando leio sobre o quanto você conquistou, eu sinto como se suas conquistas fossem minhas também! Um abraço forte! Ah, minha mãe adorou a assinatura no livro Casa Organizada,e está bastante empenhada com o projeto ‘destralhar’! Obrigada por tudo <3

    • Thais Godinho respondeu Letícia Moraes 02/02/2017

      Que legal, fico muito feliz!

  12. Mariana Alauk 02/02/2017

    Amo todos os posts que você publica, todos me ensinam e me fazem refletir muito… foi aqui que conheci coisas muito legais e que levo para minha vida até hoje. Gratidão. Ahh e meu lema para 2017 é Essencialismo 🙂
    Bjus

    • Thais Godinho respondeu Mariana Alauk 02/02/2017

      Já amei.

  13. Patty 02/02/2017

    Que post mais inspirador! Gratidão _/\_ ♥

  14. Mi 02/02/2017

    Oi, Thais

    Gostaria te lembrar que sempre que posso dou uma passadinha aqui pra me sentir bem comigo mesma. Hoje você me trouxe satisfação no breve desabafo e em mais essa decisão maravilhosa que resolveu adquirir para sua vida. Posso te garantir que buscar a leveza, o carinho de pessoas que amamos e que nos faz melhor é essencial para a nossa construção pessoal. Abstrair o mal é necessário e abstraí-lo, assim como ignorar a inveja que nos cerca diariamente é um passo para a busca dessa felicidade que nos faz ser o que somos. Quando preciso buscar essa leveza no meu cotidiano, me apoio na yoga e na meditação.

    Espero que o seu ano seja maravilhosamente novo e que te faça incrivelmente feliz.

    abraços,

  15. Nayara 02/02/2017

    Eu amo aquele vídeo do Bruce Lee “be water, my friend”!

    Excelente lema para 2017!!!

    Só fiquei triste em saber dos comentários ofensivos. Não dá para acreditar como tem gente que, em vez de se inspirar, se incomoda com o sucesso e brilho alheio.

  16. Paula 02/02/2017

    Thais li o seu livro Casa organizada e me pergunto pq demorei tanto para e pq li os 2 da Marie Kondo antes !!
    Amei a leitura e eu já estava aplicando muitas coisas na minha vida, mas nunca havia destralhado como destralhei no final desse ano.
    Foram sacolas e sacolas para fora de casa, que me deu um certo alívio mas tbm uma sensação ruim por ter acumulado/mantido essas coisas por tanto tempo.
    Isso pq moro no msm ap tem 3 anos e a maior parte do que eu tenho adquiri depois que me mudei.
    Adoro demais o seu trabalho e te admiro muito, gosto muito das postagens mais pessoais pois consigo ver algumas coisas que você ensina/explica usadas na prática.
    Meu lema esse ano é “Leveza” sempre me cobro demais e me peguei me matando para fazer/dar conta de coisas que nem julgo serem tão necessárias assim e entendi o pq estava me matando.

    Beijos

    • Thais Godinho respondeu Paula 02/02/2017

      Que comentário querido! <3 Muito obrigada.
      Adorei o seu lema para este ano. Leveza é importante demais.

  17. TIAGO M. 02/02/2017

    Thais, legal a ideia de um lema. Eu venho pensando em temas desde 2014, ano da saúde, 2015, ano educação e 2016, ano de mudança. Vou incorporar lemas também. Acho que 2017 se traduz nesta citação: “Não importa o quanto vá devagar desde que não pare.” (Confúcio)

    • Thais Godinho respondeu TIAGO M. 02/02/2017

      Gostei muito!

  18. Sandra Mota 02/02/2017

    Mente como água é a coisa mais deliciosa que existe! Principalmente quando ela está calma, e vc só sente o frescor.

    Em 2017 minha meta é fazer meu curso de yoga que já inicializei, e estudar os sutras sagrados.

    Vc já experimentou a técnica da terapia do som? Se vc faz meditação com tigelas de cristal, vc vai saber do que estou falando, e sentir a mente como água, com foco, como aquele barquinho da foto, direcionado com um objetivo.

    Beijos, acompanho seu blog há muito tempo, mas não costumo escrever.

    • Thais Godinho respondeu Sandra Mota 02/02/2017

      Nunca fiz, mas parece interessante!

  19. Patrícia 02/02/2017

    Thais, meu lema para 2017 é Equilíbrio, em tudo. Aproveito então para agradecer por ter mudado significativamente minha vida nesses últimos 3 anos! Sério, te acompanho daqui, anônima, e consegui realizar grandes mudanças depois de me ver no fundo do poço. Gratidão _/\_! E parabéns, por tudo que conquistou, você plantou, cultivou e colheu! Continue… Grande abraço!

    • Thais Godinho respondeu Patrícia 02/02/2017

      Obrigada <3

  20. Camila 02/02/2017

    Thais,

    nossa ja faz dois anos ou mais que acompanho voce e muitas mudancas que aconteceram na minha vida decorreram dos seus textos e do GTD, a mim apresentado pelo seu website.
    Hoje olho minha vida com muito mais clareza e muito mais proposito. E aguardo todos os dias suas dicas.
    Lamento saber que pessoas percam o seu tempo para falar algo que nao traga algo positivo para o outro, ainda mais alguem que sequer conhecem na realidade.
    Muita forca para alcancar seu objetivo!
    Meu lema de 2017: Foco e transformacao!

    Camila
    PS: desculpa a falta de acento, coisas do computador.

  21. Bel Frazão 02/02/2017

    Parabéns Thaís! Acompanho seu blog desde 2011 e é muito legal te ver amadurecendo, inclusive, ao mesmo tempo que eu (rs). Você se tornou uma referência para mim. Como psicóloga, chego a indicar seu blog para os meus pacientes e muitas vezes eles voltam contando coisas que aprenderam com você. Uma das minhas metas para esse ano é conseguir fazer o coaching com você!!! Ainda não consegui, mas estou trabalhando para isso! Um grande abraço e continue esse trabalho tão bonito e tão sensível.

    • Cah respondeu Bel Frazão 06/02/2017

      Eu indico esse blog para todo mundo onde trabalho, para aprender a se organizar e atender as demandas no prazo!

  22. Edeltraut Lüdtke 02/02/2017

    Thais querida, meu ano começou diferente por causa de coisas que você me falou, de tantas formas, kkk. Sério. Estou com saudades de vir mais aqui, mas tenho colocado muito em prática a minha palavra de 2017 que é ESSENCIAL. É com ela que desejo me recordar desse ano. Para cada área da vida também defini uma palavra primordial, e é para esse mapa que tenho olhado a cada semana. Obrigada por nos inspirar tanto!

  23. Edina 02/02/2017

    Tais sou sua fã já li diversos posts e este está como sempre maravilhoso . Parabéns por tudo que você conquistou. Tenho te acompanhado mas tenho grande dificuldade de aplicar em minha vida então começar pelo princípio que preciso modificar minha vida meu lema será DESTRALHAR , preciso começar urgente. Um grande beijo e muitas vitórias para você. Ah eu adorei o seu lema é inspirador 🙂

  24. AUDINEIA 03/02/2017

    Gosto de falar sobre a água. Na minha opinião a água também explica vários de nossos comportamentos. A água quando colocada em diferentes ambientes se adapta ao meio. Observe a água que escorre no chão, ela vai contornar os obstáculos e seguir o caminho disponível e mais fácil, mesmo que não seja o caminho traçado. Assim é o fluxo de pessoas numa calçada, dos carros nas cidades, dos pensamentos na nossa mente. O fluxo segue pelo caminho mais fácil sempre. Para seguir um caminho que julgamos mais seguro e correto várias vezes temos que interferir conscientemente e até fazer um pouco de esforço para conduzir a água pelo caminho desejado. Se você se deixa guiar pelos seus instintos, é como a água correndo livremente, mas se você tem discernimento você conduz a água e passa a ter mais controle sobre o ambiente.
    Desejo que seus sonhos se realizem em 2017!

  25. Carolina 03/02/2017

    Linda postagem!
    Para esse ano também tenho um mote (não sei se é adequado chamar de lema). Quero começar a entender o meu propósito como indivíduo. Por muitos anos, o meu foco principal foi o de garantir o bom desenvolvimento do meu filho. Porém, estou percebendo que agora não preciso mais colocar tanta energia nisso – as coisas já estão mais estáveis – e os questionamentos sobre as escolhas que fiz estão aparecendo com força na minha mente. Estou lendo muito sobre coisas que me ajudem a entender o meu propósito.

  26. cleber 03/02/2017

    Um bom lema, eu sempre busco o equilibrio, o caminho do meio! Toda ação terá um reação e me concentro muito no poder que tenho de decidir como será essa reação. Obrigado pelos conhecimentos compartilhados !

  27. ANA CLAUDIA VASCONCELLOS 03/02/2017

    Thaís, adorei este post. É isso mesmo. Temos que priorizar a vida da gente e focar nos nossos objetivos. Cuidar para que o exterior não nos tire o foco. O fortalecimento espiritual e mental é tudo ! Adoramos participar de como você está fazendo isso, e compartilhamos o seu sucesso ! Você tem uma boa torcida ! Continue com confiança ! Adoramos o Vida Organizada e a Thaís ! Bjs

  28. Patty 04/02/2017

    Adorei o post!
    No final de 2016 tive uma pneumonia que me deixou mais de 20 dias confinada em um quarto e isso me fez perceber que a vida é tão bela e deixamos passar sem aproveitar ao máximo.
    Então, o meu lema para 2017 é: aproveitar a beleza da vida!

  29. Katiuscia Mizokami 05/02/2017

    Adorei seu texto. Realmente, chega um momento da vida que queremos colocar tudo em ordem. Meu lema desse ano? Ainda não sei, mas meu objetivo é concluir tudo o que já havia começado. 😉

  30. Cah 06/02/2017

    Também quero ser desta forma. Tenho muitas coisas para “voltar ao curso” no desejo de encontrar esse rio que estou buscando há tempos para me banhar. Quanto a vida pessoal, sério mesmo que tem gente que te ofende? Fico me perguntando por qual razão, se você sempre é equilibrada em suas opiniões, respeitando as divergentes. Infelizmente há pessoas mal amadas, que encontram nesse tipo de hobby (ser hater) para ter “algo” para fazer. Que pena que não gastam energia em ajudar os outros, ao planeta ou a si mesmos.

  31. Amanda 06/02/2017

    Oi Thais. Fico triste em saber que tem gente que nem te conhece e tem coragem de te fazer críticas, como se soubessem do seu dia a dia, das suas lutas, das suas lágrimas e sorrisos.
    E logo vc que sempre aponta para a necessidade de adaptar tudo ao nosso dia a dia , considerando nossa individualidade.
    Essas pessoas negativas não merecem nem um segundo de sua atenção, Thais.
    Mas tambem fico muito feliz pelo seu sucesso e te parabenizo por estar se doando pra ajudar tanta gente.
    Saúde e Paz!
    Deus te abençoe!

  32. Aline Moura 06/02/2017

    Olá Thais! Adorei o post. Meu lema para este ano é “paz de espírito”. Quero me sentir tranquila e feliz com a vida que tenho hoje e energizada para correr atrás dos meus sonhos.
    Ah eu ainda não tinha comentado esse ano, gostaria de parabenizá-la pelo novo layout do Blog. Ficou ótimo, lindo! Abraços!!

    • Thais Godinho respondeu Aline Moura 07/02/2017

      Obrigada!

  33. Juliane Bieda 08/02/2017

    Muito interessante seu post (assim como o blog no geral) e é legal ter uma “máxima” que oriente nosso ano. Nos ajuda a ficarmos focadas naquilo que queremos, por mais que venham situações contrárias. Tanto que para esse ano de 2017 meu lema é “ano da colheita”, porque sei que muitas coisas que plantei em anos anteriores darão frutos agora e que continuarei plantando esse ano para sempre ter resultados bons.

    Enfim, que 2017 seja um ano de muitas conquistas para nós, não só materiais, mas acima de tudo pessoais 🙂

  34. Jess 09/02/2017

    Que massa Thais, eu gosto muito desse mantra. Acho que é poderoso.

    o meu lema pra esse ano é organicidade. Deixar ser… Sem muitas expectativas. Venho de um saldo de 3 anos onde eu estipulei muitas metas, planos e busquei um certo “controle” que fui percebendo não ser equilibrado. Então eu acho que esse ano eu preciso deixar as coisas acontecerem um pouco mais frouxas. Quem sabe assim, eu acho um certo caminho do meio.

    Obrigada por sempre compartilhar conosco essas reflexões.

  35. paz 17/03/2017

    Esse post é exatamente o que busco para esse ano. Livrar-me o mais rápido possível de preconceitos, banalidades e afins.

  36. Jessica Ramos 22/03/2017

    Te acompanho sempre, com newsletter e tudo, mas perdi esse post. Encontrei hoje, por acaso, enquanto relia seu material para me organizar (mais uma vez) numa nova fase da vida. Nunca comento, mas dessa vez não pude deixar passar. Meu 2016 durou mais do que 12 meses, começou ainda em 2015 e teve um fim diferente. O lema foi resiliência. Os últimos meses, que para mim mesmo sendo 2017 souberam como um “limbo”, foram de equilíbrio. Sinto-me pronta para enfrentar o mundo, colocar as pedras no lugar e, ao mesmo tempo, também quero tranquilidade (e muita!). Obrigada, Thais, sempre bom te ler. Imitei o seu lema de 2016 e farei o mesmo com o de 2017, peço desculpas e pode cobrar os direitos autorais, rs. Muito sucesso!

    • Thais Godinho respondeu Jessica Ramos 22/03/2017

      Obrigada por comentar <3 Amei.